Antes de começar, você deve concluir o Exercício 1.2: Trabalhando com os Componentes Lista de Registros Relacionais e Tabela de Dados.
Quando você estiver pronto para publicar seu aplicativo da Web, precisará de um servidor que hospede-o para que os usuários acessem o Web pela Internet. Entretanto, para testar o Web site, você pode utilizar o WebSphere Application Server para simular um servidor para finalidades de teste.
Depois de iniciar o servidor, é preciso pará-lo antes de poder continuar a trabalhar com o site. Para parar o servidor, consulte Parando o Servidor adiante.
A qualquer momento durante o desenvolvimento de seu Web site, você pode abrir uma página no Page Designer e utilizar a guia Visualizar para ver como seu design aparecerá em um navegador. Entretanto, a visualização Visualizar não permite ver os aspectos dinâmicos de sua página (como conexões com o banco de dados) tal como eles seriam exibidos ao executar a partir de um servidor. Para testar o Web site em um servidor, siga estas etapas:
Importante: Você deve utilizar o mesmo servidor que aquele escolhido para ser o servidor de destino no exercício 1.1. Utilizar um servidor diferente nesta etapa criará erros.
Se você estiver utilizando o WebSphere Application Server v6.0:
Se você não conseguir localizar o WebSphere Application Server v6.0, clique em Definir um servidor manualmente e, em seguida, clique em WebSphere v6.0 Server para criar o servidor.
Se você estiver utilizando o WebSphere Application Server v5.1:
Se você não conseguir localizar o WebSphere v5.1 Test Environment, clique em Definir um servidor manualmente e, em seguida, clique em WebSphere v5.1 Test Environment para criar o servidor.
As ferramentas do servidor criam o novo servidor, iniciam-no e abrem a página no navegador da Web interno do workbench. Isso pode levar um momento. Na visualização Console, você pode observar as mensagens à medida que as ferramentas do servidor iniciam o servidor.
Agora é possível visualizar como o site aparecerá e funcionará quando for realmente publicado em um servidor da Web. É possível clicar nos links, digitar dados nos formulários e ver qualquer conteúdo gerado dinamicamente no site que pode não aparecer na exibição de Visualização. Além disso, se você quiser ver sua página em diferentes navegadores da Web, poderá copiar o URL do navegador da Web do workbench para o navegador de sua escolha.
É preciso parar o servidor antes de poder continuar com o tutorial. Se você deixar o servidor em execução, verá mensagens de erro quando continuar com o tutorial. Esses erros aparecem porque o servidor está conectado ao banco de dados de amostra, impedindo que você se conecte ao banco de dados para alterar as informações mostradas no Web site. Siga estas etapas para parar o servidor:
Essa visualização em geral está localizada no centro da parte inferior do workbench. Se você não conseguir localizar a visualização Servidores, vá para Janela > Mostrar Visualização > Servidores na barra de menus.
Você verá mensagens na visualização Console enquanto o servidor é encerrado. Quando o Status do servidor na visualização Servidores é alterado para Parado, o servidor pára e você pode continuar trabalhando no Web site.
Você pode testar seu Web site no servidor a qualquer momento, mas lembre-se de parar o servidor quando concluir.
Quando tiver desligado o servidor de teste, continue para o Exercício 1.4: Criando Novos Registros.