Antes de iniciar, é necessário concluir o Exercício 2.1: Importando os Recursos Necessários .
Em qualquer aplicativo da Web baseado em dados, você terá partes do lado do servidor e do lado cliente que compõem o aplicativo completo. As partes do lado cliente são aquelas na máquina do cliente (na realidade, a máquina que acessa o aplicativo por meio de uma página da Web). As partes do lado do servidor são aquelas que residem no servidor. Uma das partes mais fundamentais de um aplicativo da Web que utiliza componentes Faces Client é a origem de dados real que reside no servidor. Embora os componentes Faces Client criem páginas da Web mais responsivas e reduzam a largura da banda, fazendo menos idas e vindas no servidor e manipulando dados do lado cliente, a origem de dados real ainda reside no lado do servidor.
Para incluir dados do lado do servidor em seu projeto, é necessário definir o Java bean a ser utilizado para a origem de dados nesta página.
Raiz
. raiz
para o nome do bean. Geralmente, você pode nomear o bean como desejar, mas para este tutorial, utilize raiz
.Na visualização Dados de Página, agora você pode acessar toda a sua estrutura de dados raiz. Examine a visualização em árvore, expandindo e reduzindo nós. Explore todos os beans na estrutura de dados e todas as suas propriedades. A visualização da estrutura de dados corresponde totalmente a como os beans estão dispostos. Se você tiver referências recursivas (como Usuário tendo uma coleção de Portfólios e cada Portfólio tendo um ponteiro de volta para o Usuário proprietário), a árvore mostrará um relacionamento de aninhamento infinito.
Os componentes JavaServer Faces do lado do servidor estão agora preparados para ligar os dados. O bean recém-criado pode agora ser utilizado diretamente para ligar controles do lado do servidor.
Agora você pronto para iniciar o Exercício 2.3: Criando e Configurando Dados do Lado Cliente.