Em diagramas de classe UML (Linguagem de Modelagem Unificada), um relacionamento de associação de elemento pertencente é um tipo de associação que determina a propriedade.
A associação de elemento pertencente representa classes que pertencem a um pacote. Esse relacionamento é utilizado para representar classes aninhadas em um diagrama de classe UML em que uma classe é declarada no escopo de uma outra classe (externa). Uma classe aninhada pertence ao espaço de nomes da classe externa e pode ser utilizada apenas na classe externa. Ou seja, a classe-pai declara a classe interna (ou aninhada). Esse constructo é utilizado principalmente por razões de implementação e para ocultar informações.
Uma classe declarante e uma classe em seu espaço de nomes são conectadas por uma linha de âncora (referida como uma associação pertencente na UML), com um ícone de âncora na extremidade conectada a uma classe declarante. Um ícone de âncora aparece como um sinal de mais dentro de um círculo. O conteúdo do pacote é declarado na classe e pertence a seu espaço de nomes.
Por exemplo, se a Classe B está conectada a uma Classe A através de uma linha de âncora com o símbolo de âncora na Classe A, a Classe B é declarada no espaço de nomes da Classe A. Ou seja, o relacionamento entre a Classe A e a Classe B é a associação de elementos pertencentes ao espaço de nomes.
A figura a seguir ilustra como associações de elementos pertencentes são representadas em diagramas de classe.
Código fonte Java | Visualização UML |
![]() |
![]() |