Explorando Métodos Java Utilizando Visualizações de Diagramas de Seqüência Estáticos

É possível criar visualizações de diagramas de seqüência estáticos de métodos (operações), incluindo assinaturas, em classes e interfaces Java para representar e explorar visualmente comportamentos e interações em aplicativos Java.

Os diagramas de seqüência UML estáticos podem mostrar operadores de interação interrompíveis. Um operador de interação interrompível indica que o fragmento de interação representa um bloco de manipulação de exceção no código fonte (ou seja, um bloco try ou catch Java). O código no primeiro operando desse fragmento representa o código tentado (o bloco try). Os operandos subseqüentes representam blocos de manipulação de exceção. Opcionalmente, se estiver presente na fonte, o operando final que é guardado pela condição finally representa código que é executado independente de se uma exceção ocorreu ou não.

Uma visualização de diagrama de seqüência UML estático é um diagrama de tópicos, que tem uma extensão de nome de arquivo .tpx. É possível atualizar visualizações de diagramas de seqüência estáticos de métodos Java para refletir as alterações mais recentes no código fonte. É possível convertê-las em diagramas de seqüência UML editáveis, que têm uma extensão de nome de arquivo .dnx, e que podem ser utilizado para compreender e desenvolver comportamentos e interações entre classes e interfaces Java.

Conceitos relacionados
Diagramas de Tópicos
Referências relacionadas
Boas Práticas de Modelagem UML
Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2004, 2005. Todos os Direitos Reservados.