Sistemas de informações corporativos de todos os tipos geram diversos tipos de arquivos de log, como por exemplo, logs de acessos, logs de atividades e logs de erros. Estes arquivos de log geralmente contêm registros de logs construídos em formatos proprietários. A carência de uma conversão comum para registro torna a análise de sistemas cruzados em uma correlação de eventos muito difícil.
Com o auxílio da estrutura do Generic Log Adapter, os programadores podem contribuir com analisadores estáticos e analisadores com base em regras pré-definidas para o assistente Importar na ferramenta Log and Trace Analyzer. No analisador com base em regras, um arquivo de configuração do adaptador contendo regras de análise expressas em gramática de expressão comum, é fornecido para o mecanismo do Generic Log Adapter. Em um analisador estático, o arquivo de configuração do adaptador contém uma referência para uma classe Java que realiza a análise do arquivo de log.
O tópico Criando analisadores de logs fornece detalhes sobre como criar um analisador de logs para o Log and Trace Analyzer. O tópico Amostras do Arquivo de Configuração do Adaptador fornece exemplos de adaptadores baseados em regras e adaptadores estáticos que podem ser utilizados como uma base para um analisador de logs.(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.