A implementação de um procedimento armazenado em um banco de dados é um processo de duas etapas. Depois de concluir a criação de um procedimento armazenado, você pode exportá-lo para um script. Depois, pode executar o script de exportação para implementar o procedimento armazenado em um banco de dados local ou remoto. Você pode optar por salvar o script na pasta Scripts de um projeto ou pode exportá-lo no sistema de arquivo. Neste tutorial, você exportará o script para a pasta Scripts do projeto SPSimple.
Você já construiu o procedimento armazenado criado neste tutorial, portanto o procedimento armazenado já está armazenado no banco de dados. Em um cenário mais típico, você pode construir o procedimento armazenado em um banco de dados de teste local e, em seguida, implementá-lo em um banco de dados de produção. Para as finalidades do tutorial, você criará uma instrução DROP PROCEDURE em seu script de exportação, para que a versão construída no início seja eliminada antes da instrução CREATE PROCEDURE no script de exportação ser executada.
spemployee_export
no campo Nome do Arquivo.
Visualize o progresso da exportação na visualização Saída do BD. Quando a ação de exportação é concluída, você pode ver o script que foi criado na pasta Scripts\Data
do projeto SPSimple. Neste caso, o script é um arquivo SQL. Em alguns casos, dependendo
do tipo de procedimento armazenado que você está exportando ou do banco de dados,
o script pode ser um arquivo XML.
Agora você pode executar o script de exportação para implementar o procedimento armazenado no banco de dados. Neste caso, para simplificar o cenário do tutorial, estamos implementando o procedimento armazenado de volta para o banco de dados SAMPLE. Entretanto, também seria possível implementá-lo em um outro banco de dados, desde que a versão do banco de dados seja compatível com o banco de dados utilizado para criar o procedimento armazenado. Por exemplo, você pode implementar de um banco de dados DB2(R) UDB para Linux, UNIX e Windows Versão 8.2 em um banco de dados DB2 UDB para Linux, UNIX e Windows Versão 8.1, mas não pode implementar em um banco de dados DB2 UDB para z/OS.
Para implementar o procedimento armazenado no banco de dados SAMPLE:
sp_employee.sql
criado na pasta Scripts\Data do projeto SPSimple e selecione Implementar. O assistente para Executar Script é aberto.
Nota: O assistente que é aberto quando você implementa uma rotina varia dependendo do idioma da rotina e do banco de dados de destino.
Como você criou uma instrução DROP PROCEDURE para seu procedimento armazenado, é possível ver a instrução DROP PROCEDURE na lista de instruções a serem executadas. Se, neste ponto, você decidir que não deseja executar a instrução DROP PROCEDURE, pode desmarcar a caixa de opções próxima a essa instrução. Neste caso, você deve mantê-la marcada para que a versão anterior do procedimento armazenado construído no banco de dados seja eliminada.
Quando você seleciona essa opção, é sempre avisado para consolidar ou efetuar rollback das alterações. A opção padrão (Consolidar alterações apenas se obtiver êxito) avisa a você para consolidar ou efetuar rollback das ações concluídas até o momento apenas se ocorrer um erro.
A janela Confirmar Resultados de Exportação é aberta, na qual você pode ver as instruções DROP PROCEDURE e CREATE PROCEDURE na coluna Tarefa. Você pode ver se as instruções foram executadas com êxito na coluna Mensagem.
Conclua seu tutorial revisando os materiais no Resumo.