Configurando o Componente Sensor para um Analisador com Base em Regras

A função do sensor é ler o conteúdo do log para processamento.

Pré-requisitos:

Para configurar o sensor para um analisador com base em regras, siga estas etapas:

  1. Na área de janela à esquerda do Editor de Configuração de Adaptador, selecione Configuração > Instância do Contexto > Sensor. A área de janela à direita exibe as informações do sensor.
  2. Na lista Tipo de Sensor, selecione o SingleFileSensor.
  3. Digite uma descrição de seu sensor no campo Descrição.
  4. No campo Bloco Máximo, digite o número de linhas que você deseja que o sensor processe antes de transmitir as informações para o extrator.
  5. Alguns arquivos de log anexam um rodapé ao final do arquivo de log. Essa parte do arquivo de log não é considerada dados do log e precisa ser excluída ao monitorar alterações em um arquivo de log. Você pode especificar o tamanho do rodapé do arquivo de log no campo Tamanho do Rodapé do Arquivo. O tamanho padrão é 90 bytes.
  6. Se um arquivo de log estiver sendo monitorado em operação contínua, os n últimos bytes do arquivo de log são armazenados na memória. Estes dados armazenados, denominados buffer de confiança, são comparados com os n últimos bytes do arquivo de log que está sendo monitorado para verificar se o arquivo de log foi alterado. Você pode especificar o tamanho do buffer de confiança no campo Tamanho do Buffer de Confiança. O tamanho padrão é 1024 bytes.
  7. A propriedade directory permite especificar o nome do diretório no qual o arquivo de log de aplicativo está localizado. Para atualizar o valor da propriedade, siga estas etapas:
    1. Selecione Configuração > Instância do Contexto > Sensor > Diretório da Propriedade.
    2. Edite o valor da propriedade.
    3. Salve o arquivo de configuração do adaptador para aplicar as alterações.
  8. A propriedade fileName permite especificar o nome do arquivo de log do aplicativo. Se o aplicativo que está gerando o arquivo de log usar rotação de arquivos de log, é possível especificar o nome do arquivo de log utilizando expressões comuns. Por exemplo, um aplicativo gera os seguintes arquivos de log em rotação
    myapp.log
    myapp_1.log
    myapp_2.log
    . O nome do arquivo pode ser especificado como myapp(_\d)?.log. O sensor lerá todos os arquivos que correspondem a esse padrão como um único arquivo.
  9. Duas propriedades opcionais que podem ser incluídas são as propriedades converter e shell. Para configurar essas propriedades:
    1. Selecione Configuração > Instância do Contexto > Sensor.
    2. Clique com o botão direito do mouse no sensor para tornar visível o menu pop-up. Selecione Incluir > Propriedade. A área de janela à direita é atualizada com campos para digitar o nome e o valor da propriedade.
    3. Digite o nome e o valor da propriedade.
    4. Salve o arquivo de configuração do adaptador para aplicar as alterações.
    Consulte a Tabela de Propriedades do Sensor para obter uma explicação das propriedades exigidas para o componente sensor de um analisador baseado em regras.
  10. Para testar se o arquivo de log está sendo carregado pelo sensor, clique no ícone Reexecutar Adaptador  Figura do ícone Reexecutar Adaptador para executar o adaptador.
  11. Clique em Mostrar Log Figura do ícone Mostrar Log do adaptador para exibir os resultado na visualização Resultados do Sensor.

Uma vez que o sensor está configurado, você pode continuar para configurar o componente extrator.

Conceitos Relacionados
Visão Geral do Adaptador de Log Genérico Hyades

Tarefas Relacionadas
Configurando o Componente Extrator

Referências Relacionadas
Estrutura do Arquivo de Configuração do Adaptador
Editor de Configuração de Adaptador
Gramática de Expressão Comum