A visualização Diagrama de Seqüência UML2 apresenta o fluxo de execução de um aplicativo, conforme a notação definida pelo UML. É uma visualização útil quando utilizada com o Log Analyzer ou a Ferramenta de Traçado de Perfil.
As visualizações Diagrama de Seqüência UML2 estarão disponíveis apenas se a coleta de informações do fluxo foi ativada.
A visualização Diagrama de Seqüência UML2 apresenta uma seqüência de eventos dependentes causais, em que os eventos são definidos como entradas e saídas de métodos, bem como chamadas de saída e chamadas de retorno. Especificamente, apresenta interações entre instâncias de classes. Essas interações possuem a forma de chamadas de métodos e retornos de chamadas. A implementação da ferramenta Diagrama de Seqüência estende essa definição para uma que generaliza autores de interações, bem como seus meios. Em outras palavras, as visualizações fornecidas pela ferramenta podem apresentar não apenas as interações de classes e instâncias de classes, como também aquelas entre os encadeamentos, processos e hosts. Esse uso estendido da notação do fluxo de execução é motivado pela necessidade de fornecer uma hierarquia da representação de dados, necessária para rastreios distribuídos em larga escala.
A data de execução exibida na visualização Diagrama de Seqüência é adquirida de uma instância de um Java Profiling Agent. O Java Profiling Agent fornece dados que permitem que a ferramenta gere o fluxo de execução de um aplicativo Java executado em uma JVM (Java Virtual Machine) específica à qual o agente está conectado.
É possível visualizar a seqüência do fluxo de execução a partir de diferentes níveis de abstração, iniciando com as interações de classes, indo pelas interações entre os encadeamentos ou interações de processos, até as interações de hosts em uma rede. A importância dessa apresentação de dados em vários níveis torna-se óbvia para a monitoração de aplicativos e-business.
Dependendo da infra-estrutura do aplicativo, pode ser necessário exibir o fluxo de execução em diferentes níveis da hierarquia de monitoração. Para uma aplicação local, o nível de processo ou de host pode ser adequado, mas para uma aplicação distribuída, o nível de monitoração, que fornece uma visualização da execução por vários hosts, poderia ser mais apropriado. A visualização da execução de uma aplicação distribuída a partir do nível de monitoração pode revelar alguns pontos de interesse que podem direcionar os desenvolvedores de aplicativos para qualquer um dos gráficos de nível inferior para executar visualização ou análise mais detalhada. Por exemplo, no caso de um aplicativo consistindo em servlets e beans corporativos que são distribuídos por um cluster de hosts, a visualização preliminar das interações de hosts pode levar um desenvolvedor de software a exibir diagramas de seqüência de interações de objetos de processos específicos. Esses diagramas mostrarão apenas os dados selecionados, representando parte da execução em um bean corporativo ou contêiner de servlet, no nível de componentes de negócios correspondentes.
Para navegar na hierarquia de aquisição de dados, utilize a visualização Monitor de Traçado de Perfil. Cada um dos níveis de hierarquia dos recursos de traçado de perfis fornece todos os tipos aplicáveis de diagramas de seqüência. Os seguintes tipos de diagramas estão disponíveis:
As linhas ativas de rastreamento são classificadas por categorias:
Categoria da Linha Ativa | Hieróglifo correspondente no título da linha ativa |
---|---|
Host | ![]() |
Processo | ![]() |
Encadeamento | ![]() |
Classe | ![]() |
Objeto | ![]() |
Classe/Objetos Reduzidos | ![]() |
Na visualização de interações de objetos, as categorias Classe e Objeto podem estar presentes. As classes são mostradas quando as chamadas são feitas para um método estático de uma classe. Os objetos são mostrados para qualquer chamada em uma instância de classe que não seja a classe java.lang.Class.
Conceitos Relacionados
Visão Geral da Ferramenta de Traçado de Perfil
Visão Geral do Log Analyzer
Tarefas Relacionadas
Traçado de Perfil de um Aplicativo
Visualizando Interações de Rastreio
Referência Relacionada
Controles do Diagrama de Seqüência
Categorias da Linha Ativa
Níveis de Monitoração e Visualizações Correspondentes
Tempo
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.