O Modelo de Implementação representa a composição física da implementação em termos de Subsistemas de Implementação e Elementos de Implementação (diretórios e arquivos, incluindo código fonte, dados e arquivos executáveis).
Outros Relacionamentos:  Cont‚m
Função:  Arquiteto de Software  
Opcionalidade/Ocorrência:  Opcional. Fases de Elaboração e Criação.
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML:  Modelo, estereotipado como <<modelo de implementação>>. 
Informações Adicionais:   
Entrada de Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade Para o início da página

O Modelo de Implementação identifica as partes físicas da implementação para melhor entendê-las e gerenciá-las. O Modelo de Implementação define as unidades principais de integração, com base nas quais as equipes são organizadas, bem como as unidades que podem ser transformadas, implementadas e substituídas separadamente.

Um Modelo de Implementação mais detalhado também pode incluir código fonte de nível inferior, além de arquivos derivados e sua relação com o Modelo de Design. Esse detalhe é recomendável apenas se você possui sincronização automática entre o modelo e os arquivos.

Propriedades Para o início da página

Nome da Propriedade  

Breve Descrição  

Representação em UML  

Introdução  Uma descrição textual que serve de rápida introdução ao modelo  Valor ativado, do tipo "texto curto" 
Subsistemas de Implementação   Os subsistemas no modelo, representando uma hierarquia   Adquiridos por meio da meta-associação "representa" ou recursivamente por meio da meta-agregação "possui"  
Elementos de Implementação  Os elementos no modelo, adquiridos pelos subsistemas   Adquiridos recursivamente por meio da meta-agregação "possui" 
Relacionamentos   As relações no modelo, pertencentes aos Subsistemas de Implementação   - " -  
Diagramas   Os diagramas no modelo, pertencentes aos Subsistemas de Implementação   - " -  
Visualização da Implementação   A visualização da implementação do modelo, que é uma visualização arquitetural mostrando os Subsistemas de Implementação e as camadas   Os elementos e os diagramas na visualização são adquiridos recursivamente por meio da meta-agregação "possui" 

Sincronização Para o início da página

A estrutura Modelo de Implementação é estabelecida na Fase de Elaboração e refinada, quando necessário, na Fase de Construção.

Responsabilidade Para o início da página

Um arquiteto de software é responsável pela integridade do modelo de implementação, garantindo que:

  • O Modelo de Implementação como um todo esteja correto, consistente e legível. O Modelo de Implementação está correto quando ele atende a todos os requisitos e está consistente com o Modelo de Design.
  • A arquitetura no Modelo de Implementação, descrita na Visualização da Implementação, cumpra sua finalidade. A Visualização da Implementação é descrita em um artefato separado; consulte Artefato: Documento de Arquitetura de Software.

Observe que o arquiteto de software não é responsável pelos Subsistemas de Implementação e pelos Elementos de Implementação; isso é responsabilidade do implementador correspondente.

Adaptação Para o início da página

Um Modelo de Implementação é opcional. Se você opta por criar um Modelo de Implementação, as principais decisões de adaptação dizem respeito à relação entre o Modelo de Implementação e o Modelo de Design e quais Elementos de Implementação são importantes o bastante para o modelo. A orientação sobre como tomar tais decisões é abordada em Diretrizes: Modelo de Implementação. Consulte também Conceitos: Mapeamento de Design para Código.



Rational Unified Process   2003.06.15