Tópicos

Introdução To top of page

Essa diretriz focaliza a identificação de JSPs. Orientação adicional sobre JSPs é fornecida em Diretrizes: JSPs.

Identificando JSPs To top of page

As JSPs são semelhantes aos servlets por interagirem com clientes com base na Web. Entretanto, enquanto os servlets são classes Java, as JSPs utilizam uma sintaxe próxima ao HTML. As JSPs são ideais para a criação de páginas dinâmicas da Web. Elas são identificadas principalmente a partir de classes limite (consulte Diretrizes: Classe de Análise) em arquiteturas da Web. Elas também podem conter alguma lógica de controle, mas em geral, essa lógica é melhor fatorada para servlets ou outras classes java (consulte Diretrizes: Servlet).

Considere a utilização de JSPs de "gabarito" de apresentação para fornecer uma aparência e comportamento comuns para a interface com o usuário do aplicativo. Consulte Padrões Núcleo de J2EE - Visualização Composta ([ALU01].

Modelando JSPs To top of page

As JSPs são representadas no RUP por Artefato: Classe de Design e, portanto, são modeladas como classes (estereotipadas como <<ServerPage>>).

Orientação geral relacionada à modelagem de páginas do servidor e de páginas do cliente é fornecida por White Paper: Modeling Web Application Architectures with UML e Modeling Web Application Design with UML em http://www.rational.com/products/whitepapers/100462.jsp.

As JSPs são convertidas em servlets. Assim como com os servlets, o designer da JSP não define as operações a serem chamadas pelos clientes, mas, em vez disso, o designer da JSP focaliza a definição das responsabilidades da JSP e como ela interage com outros elementos de design, como servlets, outras JSPs, classes JavaBean e as características da página de cliente produzida.



Rational Unified Process   2003.06.15