Tópicos

IntroduçãoPara o início da página

Em um aplicativo Java, as classes Java são os blocos de construção fundamentais de todas as construções de implementação, como JavaBeans, EJBs, Servlets e Applets. Toda a lógica de implementação é fornecida em classes Java.

Classes são gabaritos a partir dos quais os objetos são criados. Elas encapsulam estruturas de dados com os algoritmos para manipulação de dados. Uma classe é geralmente um depósito de informações do provedor para os objetos que ela define.

Essas diretrizes não explicam o conceito de classes ou de design orientado a objetos em detalhes. A discussão a seguir supõem que o leitor esteja familiarizado com o design orientado a objetos. Para obter uma discussão detalhada sobre o design orientado a objetos, consulte a seção de referência.

Recursos da Classe Java Para o início da página

As classes Java incluem:

  • Funções-membro
  • Dados do membro
  • Funções estáticas
  • Dados estáticos
  • Herança
  • Implementação de interfaces

As funções-membro implementam algum comportamento relacionado a objetos individuais. Elas são executadas no contexto de um objeto individual.

Os dados do membro definem as estruturas de dados dos objetos, na forma de um conjunto de declarações variáveis. A maneira ideal de acessá-los é apenas por meio das funções-membro.

As funções estáticas são métodos executados fora do contexto dos objetos individuais que elas definem.

Os dados estáticos pertencem à classe que os define, em vez de aos objetos individuais que eles definem. Há exatamente uma instância de dados estáticos em um aplicativo em execução. Os dados estáticos são normalmente acessados apenas por meio de funções estáticas, embora alguns designs chamem as instâncias acessando diretamente os dados estáticos.

As classes Java podem estar relacionadas por meio de herança, expressas utilizando a palavra-chave Java "extends". A herança fornece uma técnica sofisticada para a reutilização do código, permitindo aos designers extraírem estruturas de dados e comportamento comuns nas superclasses, deixando o comportamento específico em subclasses.

Uma interface declara um conjunto de métodos cuja implementação é fornecida em classes. Uma classe pode implementar várias interfaces e as interfaces podem ser implementadas por várias classes. A separação da interface da implementação aumenta o desacoplamento de classes. O acesso de objetos por meio de interfaces fornece uma maneira clara de utilizar o polimorfismo.

Identificando Classes Java Para o início da página

Em um aplicativo J2EE, as classes Java podem ser identificadas para suportar o design de elementos J2EE. Para obter informações adicionais sobre a identificação desses elementos, consulte as diretrizes a seguir:

As diretrizes para identificação de classes Java adicionais não são diferentes das diretrizes para identificação de outros tipos de classes. Para obter informações adicionais, consulte Atividade: Identificar Elementos de Design.

Modelando Classes Java Para o início da página

As classes Java são modeladas como classes UML.

No diagrama a seguir, mostramos a representação em UML de uma classe Java e o código fonte Java correspondente.
Diagrama descrito no texto de acompanhamento. class MyClass {
private int myMemberData;
private String myOtherMemberData;
private static int myStaticData;
public int getMyMemberData() {
return this.myOtherMemberData;
}
public static int getMyStaticData() {
return MyClass.myStaticData;
}
}





Conteúdo desenvolvido ou parcialmente desenvolvido por Inferdata Corporation.

Rational Unified Process   2003.06.15