O modelo de casos de uso é um modelo das funções pretendidas do sistema e seu ambiente, e serve como um contrato estabelecido entre o cliente e os desenvolvedores. O modelo de casos de uso é utilizado como fonte de informações essencial para atividades de análise, design e teste.  
Outros Relacionamentos:  Cont‚m
Função:  Analista de Sistemas  
Opcionalidade/Ocorrência:  Requerido 
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML:  Modelo, estereotipado como <<modelo de casos de uso>>  
Informações Adicionais:   
Entrada de Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade Para o início da página

Estas são as pessoas que utilizarão o modelo de casos de uso:

  • O cliente aprova o modelo de casos de uso. Depois de obter a aprovação, você saberá qual é o sistema que o cliente deseja. Você também pode utilizar o modelo para discutir o sistema com o cliente durante a fase de desenvolvimento.
  • Possíveis usuários utilizam o modelo de casos de uso para conhecer melhor o sistema.
  • O arquiteto de software utiliza o modelo de casos de uso para identificar a funcionalidade da arquitetura.
  • Os designers utilizam o modelo de casos de uso para obter uma visão geral do sistema. Por exemplo, quando você refina o sistema, precisa da documentação sobre o modelo de casos de uso para ajudá-lo no trabalho.
  • O gerente utiliza o modelo de casos de uso para planejar e acompanhar a modelagem do caso de uso e também o design subseqüente.
  • Pessoas que não participam do projeto, mas trabalham na organização, executivos e comitês gerais de trabalho utilizam o modelo de casos de uso para ter uma idéia do que foi feito.
  • O modelo de casos de uso é revisado para oferecer regularmente feedback adequado aos desenvolvedores .
  • Os designers utilizam o modelo de casos de uso como base para seu trabalho.
  • Os testadores utilizam o modelo de casos de uso para planejar as atividades de teste (caso de uso e teste de integração) o mais cedo possível.
  • Aqueles que desenvolverão a próxima versão do sistema utilizam o modelo de casos de uso para saber como a versão atual funciona.
  • Os redatores da documentação utilizam os casos de uso como base para redigir os guias do usuário do sistema.

Propriedades Para o início da página

Nome da Propriedade  Breve Descrição  Representação em UML 
Introdução  É uma descrição textual que funciona como uma rápida introdução do modelo.   Valor ativado, do tipo "texto curto". 
Descrição do Relatório Sintético  Uma descrição textual que contém informações não refletidas pelo restante do modelo de casos de uso, incluindo:
· Seqüências normais em que os casos de uso são empregados pelos usuários.
· Funcionalidade não manipulada pelo modelo de casos de uso. 
Valor ativado, do tipo "texto formatado". 
Pacotes de Casos de Uso  Os pacotes do modelo, representando uma hierarquia.   Incluídos por meio da associação "representa" ou recursivamente por meio da agregação "possui". 
Casos de Uso  Os casos de uso do modelo adquiridos pelos pacotes.   Adquiridos recursivamente por meio da agregação "possui". 
Atores  Os atores do modelo, pertencentes aos pacotes.   - " - 
Relacionamentos  Os relacionamentos do modelo, pertencentes aos pacotes  - " - 
Diagramas  Os diagramas do modelo, pertencentes aos pacotes.   - " - 
Visualização do Caso de Uso  A visão de caso de uso do modelo, que é uma visão arquitetural que mostra os casos de uso e/ou cenários significativos.   - " - 

Sincronização Para o início da página

O modelo de casos de uso define principalmente os requisitos funcionais do sistema, e é utilizado como fonte de informações essencial à análise e design de arquitetura. Pode ser utilizado logo na fase de iniciação para delinear o escopo do sistema, como também durante a fase de elaboração. O modelo de casos de uso é refinado por fluxos de eventos mais detalhados durante a fase de construção. O modelo de casos de uso permanece consistente com o modelo de design.

Por ser um instrumento de planejamento bastante importante, o modelo de casos de uso é utilizado, em geral, em todas as fases do ciclo de desenvolvimento.

Responsabilidade Para o início da página

O Analista de Sistemas é responsável pela integridade do modelo de casos de uso e assegura que, como um todo, ele esteja correto, consistente e legível. No entanto, o modelo de casos de uso contém elementos que desempenham uma função importante na visualização da arquitetura (conforme capturado na visualização do casos de uso) do modelo do sistema e, como tal, o arquiteto administra as responsabilidades pela integridade desses elementos. Para obter informações adicionais, consulte Função: Arquiteto de Software.

Lembre-se de que os detalhes de pacotes de casos de uso, casos de uso, atores, relacionamentos e diagramas são de responsabilidade do seu respectivo especificador de requisitos. Para obter informações adicionais, consulte Função: Especificador de Requisitos.

Adaptação Para o início da página

Adaptação para fornecer suporte às necessidades do projeto.  Isso pode incluir apenas um subconjunto dos subartefatos (propriedades), adaptando o nível de formalidade no qual os subartefatos são criados e gerenciados e adaptando os subartefatos individuais.



Rational Unified Process   2003.06.15