Atividade
|
Finalidade
|
Função: Especificador de Requisitos |
Freqüência: |
Etapas |
Artefatos de Entrada: | Artefatos Resultantes: |
Mentores de Ferramentas: |
Informações Adicionais: |
Detalhes de Workflow: |
Certifique-se de que todos os requisitos estão especificados no nível de detalhe necessário para que sejam distribuídos aos designers, testadores e escritores de documentação. Revise os Pontos de Verificação: Especificações Suplementares para saber se são necessários detalhes adicionais para capturar quaisquer requisitos de software não incluídos nos casos de uso.
Se estiver produzindo uma SRS (Especificação de Requisitos de Software) formal, revise Pontos de Verificação: Especificação de Requisitos de Software.
Se os requisitos forem rastreados ou formalmente gerenciados, verifique se cada um deles está claramente identificado e rotulado.
Os requisitos são geralmente armazenados e gerenciados com uma ou mais ferramentas. Por exemplo, as ferramentas de:
Este passo gera a documentação com base nessas ferramentas, a fim de que as informações possam ser facilmente revisadas. Consulte a seção Informações Adicionais dessa atividade para obter detalhes de relatórios aplicáveis relacionados a esse trabalho, que possam ser executados
Se ferramentas especializadas não forem utilizadas para capturar os requisitos, este passo não poderá ser aplicado (todos os requisitos de software serão gravados diretamente na documentação).
Em projetos menos formais, este passo consiste em empacotar os relatórios relevantes e a documentação gerada manualmente, com materiais de suporte suficientes para que os requisitos possam ser revisados efetivamente.
Em projetos mais formais, uma ou mais SRS (Especificações de Requisitos de Software) coletam e organizam todos os requisitos que envolvem o projeto. Por exemplo, uma SRS separada pode descrever todos os requisitos de software para cada recurso em uma determinada liberação do produto. Isso pode incluir vários casos de uso do modelo de casos de uso do sistema para descrever os requisitos funcionais desse recurso, juntamente com o conjunto relevante de requisitos detalhados em Especificações Suplementares.
A Especificação de Requisitos de Software é um documento formal do tipo IEEE 830, representado por uma construção de "pacote" UML. São fornecidos dois gabaritos SRS de amostra: um para ser utilizado *com* a modelagem de casos de uso (rup_srsuc.dot) e outro para ser utilizado *sem* a modelagem de casos de uso (rup_srs.dot). O primeiro (rup_srsuc.dot) referencia ou inclui os artefatos de modelo de caso de uso: o relatório sintético de modelo de caso de uso, os relatórios de caso de uso e as especificações suplementares. Esse procedimento permite que você tenha uma SRS formal compatível com o IEEE sem a necessidade de duplicar as informações nesses três outros artefatos.
O segundo (rup_srs.dot) é um documento independente que contém *todos* os requisitos de software diretamente no documento. Esse documento precisaria que fosse aplicada a rastreabilidade aos requisitos de artefato de caso de uso caso eles fossem utilizados. Tecnicamente, ambos contêm as mesmas informações. No entanto, as informações contidas no modelo de casos de uso são incluídas por referência (em vez de serem duplicadas) no primeiro e são totalmente duplicadas (se estiverem utilizando casos de uso) no segundo, exigindo um esforço muito maior para manter os relacionamentos de rastreabilidade.
Utilizando o gabarito Especificação de Requisitos de Software, monte as partes do pacote SRS e forneça as informações restantes para ter uma definição completa dos requisitos de software deste subsistema ou recurso.
Rational Unified Process
|