Especificação de uma ocorrência no espaço e no tempo. Em termos menos formais, um evento é uma ocorrência de algo a que o sistema deve responder.   A finalidade deste Artefato: Evento é capturar características de eventos, como freqüência, prioridade e requisitos de resposta.
Other Relationships:  Parte de Modelo de Design
Função:  Arquiteto de Software  
Opcionalidade/Ocorrência:  Identificar e caracterizar eventos é aplicável principalmente a sistemas reativos (orientados a eventos), sistemas que utilizam coincidência e/ou sistemas que utilizam mensagens assíncronas.
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML: 

No contexto de diagramas de estado e atividade, Evento se refere a um disparo para uma transição de estado.

Entretanto, esse artefato abrange "evento" no sentido mais geral, como ocorrências às quais o sistema deve responder, incluindo eventos de sinais, chamadas, mudanças de estado ou tempo.

Consulte também Artefato: Sinal.

Informações Adicionais:   
Entrada de Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade Para o início da página

Um evento é usado para identificar e capturar informações sobre ocorrências externas das quais o sistema está ciente e às quais ele deve responder. Os eventos também podem ser utilizados para capturar informações sobre eventos internos, como exceções.

Breve Resumo Para o início da página

São características importantes dos eventos:

  • internos vs. externos - O evento é externo ou interno?
  • prioridade - Esse evento precisa provocar a suspensão de outros processos para ser tratado?
  • freqüência - Com que freqüência o evento ocorre?
  • distribuição da freqüência - O evento ocorre em intervalos regulares ou há picos?
  • requisitos de resposta - Qual a velocidade com que o sistema deve responder ao evento (pode precisar distinguir entre caso médio e pior).
  • tipo - Trata-se de um Evento de Chamada, Evento de Tempo ou Evento de Mudança (consulte Conceitos: Eventos e Sinais para obter as definições)?

Sincronização Para o início da página

Alguns eventos, especialmente aqueles que representam os eventos externos e os eventos internos significativos aos quais o sistema deve responder, são identificados logo no início da fase de elaboração. Outros eventos necessários à comunicação assíncrona no sistema são identificados na última parte da fase de elaboração. Todos os eventos são significativos do ponto de vista da arquitetura e devem ser completamente identificados até o final da fase de elaboração.

Responsabilidade Para o início da página

O arquiteto de software é responsável por todos os eventos. É ele quem deve garantir que estejam sendo usados corretamente.

Adaptação Para o início da página

As características dos eventos podem ser capturadas em uma planilha, em um banco de dados, no banco de dados de gerenciamento de requisitos ou como uma tabela, no Documento de Arquitetura de Software.

Podem ainda ser capturadas como classes, estereotipadas <<evento>>, embora isso deva ser tratado como uma maneira conveniente de capturar informações de gerenciamento sobre eventos e não deve ser confundido com dados transmitidos quando o evento ocorre. Se um evento de chamada resultar na transmissão de dados, os dados deverão ser representados pela assinatura da operação chamada. Se o evento for um sinal, seus dados deverão ser modelados explicitamente (consulte Artefato: Sinal).



Rational Unified Process   2003.06.15