Comando Ocupar

A ação Ocupar permite criar um mapa pesquisando o destino ou atualizar um mapa contendo erros estruturais para que ele fique sem erros. Quando um mapeamento é iniciado, a estrutura de destino está vazia. Para um determinado elemento na árvore de destino, o comando Ocupar cria um gabarito de mapa com todos os filhos possíveis da estrutura de destino. As opções feitas são capturadas como linhas If. Essa abordagem de criação de um destino é chamada de desenvolvimento de mapa de cima para baixo, ou de pesquisa interna, porque você constrói o mapa iniciando o trabalho de fora para dentro.

Se o mapa contiver um elemento de destino que tenha um erro estrutural, a operação Ocupar também restaurará o mapa para um estado correto. Por exemplo, se estiver faltando um elemento obrigatório no mapa em razão de uma nova definição de elemento incluída no conjunto de mensagens, a operação Ocupar criará o elemento ausente na posição correta. Se (como nesta situação) houver várias posições válidas em que seja possível incluir um elemento, o comando selecionará uma. Se a seleção não for a requerida, você poderá utilizar os comandos de edição para modificar o destino.

Os componentes de mensagem de destino exibidos na área de janela da planilha do Editor de Mapeamento de Mensagens são minimizados por padrão. Se você desejar configurar o valor de um campo em Propriedades, clique com o botão direito do mouse em Propriedades, em seguida, selecione Ocupar. Depois, você pode configurar o valor de um campo. Utilize os símbolos (+) e (-) na árvore para expandir/reduzir visualmente os nós da árvore e para mostrar/ocultar uma ramificação de árvore já existente. Utilize a ação Ocupar para criar scripts de mapa e incluí-los como filhos do item selecionado (ao fazer isso, o item selecionado torna-se visualmente expansível). Se você expandir um campo e não criar um mapeamento para os itens expandidos, isso será o mesmo que não expandir o campo. Se você mapear um elemento de tipo complexo sem expandi-lo, geração de código ESQL criará o elemento de tipo complexo com seus filhos. Alternativamente, você pode optar por mapear filhos de tipo simples individuais no tipo complexo (entretanto, não é possível executar ambos).

Conceitos relacionados
Previsão de Valores de Mapeamento
Expressão If
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2005 Última Atualização: 04/11/2005
ar25147_