Utilize o Cliente de Teste para testar fluxos de mensagens em um ambiente seguro antes de serem utilizados em um sistema de produção.
É possível alterar o conteúdo das mensagens de teste que são colocadas no fluxo de mensagens no Cliente de Teste para ajudar a determinar se seus fluxos de mensagens estão funcionando conforme esperado. Se o nó de entrada no fluxo de mensagens selecionado esperar uma mensagem XML de um conjunto de mensagens associado, a estrutura da mensagem é fornecida e pode ser editada para produzir a mensagem de teste apropriada. Como alternativa, é possível criar uma nova mensagem de teste ou importar uma mensagem de teste existente do sistema de arquivos. Você também pode configurar um cabeçalho apropriado para a mensagem de teste, se o formato da mensagem for WebSphere MQ.
O Cliente de Teste monitora nós de saída no fluxo de mensagens de forma que você possa ver em quais nós as mensagens de saída são recebidas. Também é possível visualizar o conteúdo da mensagem de saída ou visualizar o conteúdo de mensagens de erro recebidas quando a mensagem de teste passa pelo fluxo de mensagens. Quando uma mensagem é recebida em um nó de saída ou quando um erro é produzido quando a mensagem de teste passa pelo fluxo de mensagens, um evento de teste é registrado no Cliente de Teste.
O comportamento padrão do Cliente de Teste é parar o teste quando a primeira mensagem de saída é recebida. É possível configurar o Cliente de Teste para aguardar diversas mensagens de saída a serem recebidas. Nesse caso, é possível parar o teste manualmente. Parar o teste desconecta os monitores que estão em execução, mas não pára o fluxo de mensagens. Um teste síncrono, como quando o fluxo de mensagens é chamado a partir de um nó HTTPInput, é parado automaticamente quando uma mensagem de resposta é recebida. Um teste assíncrono, como quando o fluxo de mensagens é chamado a partir de um nó MQInput, pode ser parado manualmente, dependendo da configuração do monitor no painel de configuração. Todos os eventos de teste são parados quando o Cliente de Teste é fechado e os monitores de teste são removidos.
Se alterar seu fluxo de mensagens, é possível utilizar a mesma configuração de teste para testas as alterações. O comportamento padrão do Cliente de Teste é implementar o fluxo de mensagens que você deseja testar automaticamente para um grupo de execução, sempre que uma alteração for feita no fluxo de mensagens. Portanto, é possível fazer uma alteração em um fluxo de mensagens e testar rapidamente o resultado utilizando o Cliente de Teste, sem a necessidade de implementar manualmente os fluxos de mensagens. A primeira vez que colocar uma mensagem de teste no nó de entrada em um fluxo de mensagens, o grupo de execução é configurado para implementar o fluxo de mensagens utilizando o assistente Local da Implementação. É possível configurar as opções de implementação para substituir o comportamento padrão do Cliente de Teste para implementar o fluxo de mensagens manualmente ou para implementar o fluxo de mensagens toda vez que transmitir uma mensagem de teste ao fluxo de mensagens.
Você pode executar o Cliente de Teste utilizando o modo de depuração para visualizar informações adicionais sobre o caminho que a mensagem segue através do fluxo de mensagens utilizando o depurador do fluxo.
Os detalhes da configuração de teste e os eventos de teste podem ser salvos como um arquivo .mbtest. É possível utilizar esse arquivo para repetir o teste ou para revisar os resultados posteriormente.