Depuração: Colocando uma Mensagem de Teste em uma Fila de Entrada

É possível colocar uma mensagem em uma fila de entrada para testar um fluxo de mensagens que você está depurando.

Antes de começar

Conclua as etapas descritas em: Anexando o depurador de fluxo a um grupo de execução para depuração.

Se o seu fluxo de mensagens incluir nós MQInput e MQOutput, será possível testar o fluxo colocando uma mensagem na fila de entrada do seu primeiro nó MQInput.

É possível utilizar as interfaces de linha de comandos ou o WebSphere MQ Explorer (caso você tenha o WebSphere MQ Versão 6 instalado) ou WebSphere MQ Services (caso você tenha o WebSphere MQ Versão 5.3 instalado) para colocar uma mensagem em uma fila.

Também é possível utilizar Cliente de Teste como uma alternativa de repetição. Para utilizar o Cliente de Teste, conclua as etapas descritas nas seguintes seções:

Se a mensagem for processada pelo fluxo de mensagens e for colocada em uma fila de saída, você poderá recuperá-la nessa fila. Consulte: Depuração: Obtendo uma Mensagem de Teste de uma Fila de Saída.

Configurando e utilizando um arquivo de enfileiramento

Para configurar um arquivo de enfileiramento para utilizá-lo para enviar uma mensagem de teste:

  1. Alterne para o Perspectiva de Administração do Intermediário.
  2. Na barra de ferramentas ambiente de trabalho, clique na seta na barra de ferramentas Colocar Mensagem em uma Fila Colocar Mensagem em uma Fila.
  3. No menu drop-down, clique em Colocar Mensagem para chamar o assistente Novo Arquivo de Mensagens de Enfileiramento.
  4. Selecione o projeto do fluxo de mensagens, contendo o fluxo de mensagens que você está depurando.
  5. No campo Nome do Arquivo, digite um nome para o arquivo que será criado (a extensão .enqueue será incluída automaticamente).
  6. Clique em Concluir. O arquivo de enfileiramento é criado e é aberta uma visualização mostrando seus detalhes.
  7. Insira os nomes do gerenciador de filas e da fila para o nó de entrada para este fluxo. Os nomes de gerenciadores de filas fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas; certifique-se de digitar o nome corretamente.

    Se estiver colocando uma mensagem em uma fila de entrada que está em um computador remoto, certifique-se de que o gerenciador de filas do intermediário associado possua um canal de conexão do servidor chamado SYSTEM.BKR.CONFIG.

  8. Se você estiver colocando uma mensagem em uma fila remota, digite valores para identificar o host e a porta do computador que está hospedando a fila.
  9. Opcional: Clique na guia MQMD para customizar os campos do cabeçalho MQMD. Leia as descrições destes campos na seção Referências de Programação de Aplicativo do WebSphere MQ Versão 6: centro de informações on-line ou do manual do WebSphere MQ Versão 5.3 no WebSphere MQ; as constantes estão listadas na seção Constantes ou no manual.
  10. Opcional: Clique na guia Configuração e selecione Cabeçalhos da Mensagem MQ para customizar os campos do cabeçalho MQMD. Leia as descrições destes campos na seção Referências de Programação de Aplicativo do WebSphere MQ Versão 6: centro de informações on-line; as constantes estão listadas na seção Constantes.

    Clique em Cabeçalho da Mensagem MQ "Cabeçalho Padrão" para visualizar as configurações para o cabeçalho da mensagem utilizado para a mensagem de teste. É possível editar as opções para o cabeçalho padrão ou, como alternativa, criar um novo cabeçalho para editar:

    1. Clique em Cabeçalhos de Mensagens MQ.
    2. Clique em Incluir e insira um nome exclusivo para o cabeçalho.
    3. Edite as configurações do cabeçalho.
    4. Clique na guia Eventos e selecione o cabeçalho apropriado para sua mensagem na lista Cabeçalho.
  11. Clique em Arquivo > Salvar para salvar o arquivo.
  12. Opcional: Para colocar a mensagem na fila diretamente desta janela, clique em Gravar na Fila.
  13. Clique na seta do Colocar mensagem em uma fila Colocar mensagem em uma fila para ver o arquivo enfileirado listado no menu drop-down.
  14. Clique nesse arquivo no menu, (ou se for o número 1 no menu, apenas clique no seu próprio ícone) para colocar uma mensagem na fila. Se tiver definido os pontos de interrupção apropriados, o depurador de fluxo pausará o fluxo no próximo.

Para localizar seu arquivo de enfileiramento posteriormente, alterne para o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário e expanda a árvore de navegação para o projeto de fluxo de mensagens. Dê um clique duplo no arquivo de enfileiramento para abri-lo em uma visualização.

Opcional: Incluindo Dados em sua Mensagem

Caso deseje incluir apenas uma pequena quantidade de dados de teste em sua mensagem de teste, digite os dados na janela "Dados da Mensagem" seção :

  1. Abra seu Arquivo de Enfileiramento e selecione a guia Procurar .
  2. Digite os seus dados de teste diretamente na janela "Dados da Mensagem" seção.
  3. Coloque a mensagem de teste selecionando a guia Geral e clicando em Gravar na Fila.

Opcional: Utilizando um Arquivo de Dados de Amostra

Se desejar que sua mensagem de teste contenha uma quantidade maior de dados de amostra (por exemplo, algum XML estruturado), primeiro crie ou importe um arquivo contendo esses dados e, em seguida, obtenha o arquivo de enfileiramento para utilizá-lo. Siga as etapas opcionais para utilizar um destes métodos de criação e inclusão de dados.

Para obter o arquivo de enfileiramento para utilizar um arquivo que contém dados de amostra:

  1. Crie ou importe o arquivo de dados da mensagem, conforme descrito abaixo.
  2. Abra o arquivo de enfileiramento; no Nome do Arquivo clique no botão Procurar.
  3. Na janela "Incluir uma Mensagem", selecione o arquivo e clique em OK.
  4. Clique em Arquivo > Salvar quando concluir.
  5. Para ver os dados no arquivo, selecione a guia Procurar no botão da visualização de enfileiramento. Se você desejar alterar os dados, digite algum texto na janela "Dados da Mensagem" ou edite o arquivo dando um clique duplo na visualização Desenvolvimento do Intermediário.
    Dica: Se decidir experimentar utilizar um arquivo de dados XML em vez de texto, não se esqueça de editar as propriedades para o nó input de seu fluxo de mensagens e defina o Domínio de Mensagem como XML. Quando sua mensagem aparece no Depurador de Fluxo na visualização Variáveis (Variables), o XML é analisado e pode ser expandido na árvore.

Opcional: Criando um Arquivo de Dados de Amostra para a Mensagem

Para criar um novo arquivo de dados de amostra:

  1. Alterne para o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Clique em Arquivo > Novo > Outro.
  3. Clique em Simples e, em seguida, clique em Arquivo.
  4. Na janela Novo Arquivo, selecione o projeto no qual deseja guardar o arquivo e no Nome do Arquivo digite um nome e uma extensão para o arquivo. Se o arquivo contiver XML, verifique se a extensão é .XML.
  5. Clique em Concluir. O arquivo é criado e aparece na visualização Desenvolvimento do Intermediário. É aberta uma visualização com um editor apropriado (texto ou XML) para o arquivo.
  6. Edite o arquivo e digite o texto ou dados XML desejados.
  7. Clique em Arquivo > Salvar quando concluir.

Agora você pode selecionar o arquivo conforme descrito na seção Opcional: Utilizando um Arquivo de Dados de Amostra. Você pode também dar um clique duplo no arquivo para abri-lo em um editor apropriado.

Opcional: Importando um Arquivo de Dados de Amostra Existente para a Mensagem

Se já tiver um arquivo em seu computador que contenha dados de amostra que deseja utilizar em uma mensagem de teste, utilize estas etapas para importar os dados para o ambiente de trabalho. Se o arquivo contiver XML, certifique-se de que ele contenha a extensão .XML.

  1. Alterne para o Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.
  2. Clique em Arquivo > Importar.
  3. Na lista de assistentes, selecione Sistema de Arquivos e clique em Avançar.
  4. No Diretório, clique no botão Procurar e navegue para a pasta que contém o arquivo e clique em OK. Uma lista de arquivos na pasta aparece.
  5. Na lista de arquivos, selecione a caixa de opções junto ao arquivo que deseja importar.
  6. Na Pasta, clique no botão Procurar e selecione o projeto no qual deseja guardar o arquivo.
  7. Clique em Concluir.

Depois de importar o arquivo conforme descrito aqui, uma cópia do arquivo será armazenada no espaço de dados do ambiente de trabalho junto com todos os demais arquivos do ambiente de trabalho para sua configuração. O arquivo original não será utilizado diretamente novamente.

O arquivo aparece na visualização Desenvolvimento do Intermediário em seu projeto escolhido e pode ser selecionado conforme descrito na seção Opcional: Utilizando um Arquivo de Dados de Amostra nesta página. Você também pode dar um clique duplo nele para abri-lo em um editor adequado.

Conceitos relacionados
Visão Geral do Depurador de Fluxo
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:12:34

ag16710_