As UDPs (Propriedades Definidas pelo Usuário) podem ser acessadas como variáveis por seu programa ESQL, especificando a palavra-chave EXTERNAL na instrução DECLARE. Por exemplo, a instrução ESQL DECLARE today EXTERNAL CHARACTER 'monday' define uma propriedade definida pelo usuário chamada atualmente com um valor inicial 'monday'.
Antes de utilizar uma propriedade definida pelo usuário, também é necessário definir a propriedade ao construir um fluxo de mensagens que a utiliza, utilizado o editor de Fluxo de Mensagens. Ao definir uma UDP utilizando o editor de Fluxo de Mensagens, também são definidos um valor e tipo de propriedade. O valor pode ser um valor padrão, que varia de acordo com o tipo da UDP. O valor designado à UDP no editor de Fluxo de Mensagens tem precedência sobre qualquer valor designado à UDP em seu programa ESQL.
Antes de implementar o fluxo de mensagens que utiliza a UDP, você pode alterar o valor da UDP utilizando o editor Broker Archive. Se você tentar implementar um fluxo de mensagens que contenha uma UDP que não tinha nenhum valor designado a ela, ocorrerá uma falha de implementação. Para obter mais informações, consulte Configurando um fluxo de mensagens no momento da implementação com propriedades definidas pelo usuário.
É possível utilizar UDPs para configurar os dados de configuração facilmente e utilizá-los como constantes típicas. Nenhuma chamada externa para plug-ins gravados pelo usuário ou análise de árvores de ambiente está envolvida, portanto, o código ESQL é mais fácil de se gravar e manter e tem um desempenho melhor. Além disso, os custos de análise de leitura de dados fora das árvores são removidos. O valor da UDP é marcado na variável no momento da implementação, agilizando o acesso.
É possível declarar UDPs somente em módulos ou esquemas.
Para obter uma descrição de como acessar uma UDP a partir de um nó JavaCompute, consulte Acessando Propriedades Definidas pelo Usuário a partir de um Nó JavaCompute.