Grupos de execução

Um grupo de execução é um agrupamento denominado de fluxos de mensagens que foram designados a um intermediário.O intermediário impõe um grau de isolamento entre fluxos de mensagens nos grupos de execução distintos assegurando que eles sejam executados em espaços de endereço separados ou como processos exclusivos.

Cada grupo de execução é iniciado como um processo separado do sistema operacional, fornecendo um ambiente de tempo de execução isolado para um conjunto de fluxos de mensagens implementados. Em um grupo de execução, os fluxos de mensagens designados são executados em diferentes conjuntos de encadeamentos. Você pode especificar o tamanho do conjunto de encadeamentos (ou seja, o número de encadeamentos) que são designados a cada fluxo de mensagens, especificando o número de instâncias adicionais de cada fluxo de mensagens.

Um único grupo de execução padrão é configurado para ficar pronto para ser utilizado quando você criar uma referência a um intermediário no ambiente de trabalho. Configurando grupos de execução adicionais, você pode isolar fluxos de mensagens que tratam dados sensitivos, tais como, registros de folhas de pagamentos, informações de segurança ou informações de produtos não anunciados, a partir de outros fluxos de mensagens não sensitivos.

Se você criar grupos de execução adicionais, deverá fornecer a cada grupo um nome exclusivo dentro do intermediário e designar e implementar um ou mais fluxos de mensagens a cada um.

É possível criar e implementar grupos de execução no ambiente de trabalho ou utilizando comandos.

Um processo de grupo de execução também é conhecido como um DFE (DataFlowEngine); esse termo é geralmente utilizado nos cenários de determinação de problemas (conteúdo de rastreio, mensagens de diagnóstico, etc.). Um DFE é criado como um processo de sistema operacional e tem um relacionamento de um para um com o grupo de execução denominado. Se mais de um fluxo de mensagens for executado em um grupo de execução, vários encadeamentos são criados no processo do DFE.

Grupos de Execução de 64 Bits

Ao criar um grupo de execução, é necessário especificar sua Arquitetura de Processador, que determina se o grupo de execução opera no modo de 32 bits ou de 64 bits. A sua opção deve corresponder ao processador do seu hardware e sistema operacional de intermediário de destino; nem todos os sistemas suportam os dois modos.

Quais plataformas suportam grupos de execução de 64 bits?
  • HP-UX em Itanium suporta apenas grupos de execução de 64 bits.
  • Os seguintes sistemas suportam grupos de execução de 32 bits e 64 bits: AIX, HP-UX em PA-RISC, Linux em POWER, Linux em x86-64, Linux em System z, Solaris em SPARC.
  • Os seguintes sistemas suportam apenas grupos de execução de 32 bits: Windows, z/OS.

Se você implementar um arquivo BAR em um grupo de execução não suportado pelo intermediário, ele rejeitará a implementação.

Por que Criar Grupos de Execução de 64 Bits?
Em um ambiente que suporte ambos, os grupos de execução de 64 bits oferecerão duas vantagens principais:
  • Se você estiver utilizando um gerenciador de filas de 64 bits e um grupo de execução de 64 bits, poderá executar o intermediário como um aplicativo confiável do WebSphere MQ, o que significa que o intermediário pode manipular operações do WebSphere MQ mais rápido do que um intermediário normal. Não será possível executar um intermediário como um aplicativo confiável se você tiver um gerenciador de filas do intermediário de 64 bits, mas apenas um grupo de execução de 32 bits.
  • É possível alocar uma quantidade grande de memória contígua. Os fluxos de mensagens implementados em um grupo de execução de 64 bits podem processar mensagens maiores do que os fluxos de mensagens implementados em um grupo de execução de 32 bits.

Para verificar se você precisa definir nomes de origem de dados de 32 bits (DSNs), DSNs de 64 bits ou ambos, quando você estiver utilizando um grupo de execução de 64 bits ou quando você configurar a coordenação global de fluxos de mensagens que são implementados para um grupo de execução de 64 bits, consulte Ativando as Conexões ODBC para os Bancos de Dados

Considerações ao Utilizar Grupos de Execução de 64 Bits
A lista a seguir descreve as principais diferenças entre utilizar grupos de execução de 32 bits e de 64 bits:
Grupo de Execução
Você deve criar um novo grupo de execução e especificar, no momento da criação, que esse é um grupo de execução de 64 bits. Não é possível alterar um grupo de execução de 32 bits existente para um grupo de execução de 64 bits.
Gerenciador de Filas do Intermediário
O gerenciador de filas do intermediário deve ser de 64 bits.
Bancos de Dados
Se você utilizar um banco de dados DB2, deve utilizar uma instância local do DB2 de 64 bits ou um cliente DB2 de 64 bits. Com Oracle, Sybase, Informix, e SQL Server, você pode utilizar bancos de dados de 32 bits ou 64 bits dependendo de como conectar o sistema de intermediário ao servidor de banco de dados.
Fluxos de Mensagens
Quando você implementa um fluxo de mensagens para um grupo de execução, o fluxo de mensagens é executado como um aplicativo de 32 bits ou de 64 bits, dependendo se o grupo de execução for de 32 bits ou 64 bits. Não é necessário alterar os fluxos de mensagens existentes para serem executados em um grupo de execução de 64 bits, a menos que o fluxo de mensagens inclua um nó definido pelo usuário compilado para um aplicativo de 32 bits.
Nós Definidos pelo Usuário
Recompile os nós definidos pelo usuário de 32 bits como aplicativos de 64 bits antes da implementação. Para obter mais informações, consulte o manual Instalando uma Extensão Definida pelo Usuário para as Versões Atual e Antiga do Intermediário.
Depurador de Fluxo
O depurador de fluxo não é suportado para ser utilizado com fluxos de mensagens implementados para grupos de execução de 64 bits.
Conceitos relacionados
Intermediários
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Visão Geral da Implementação
Tarefas relacionadas
Incluindo um Grupo de Execução em um Intermediário no ambiente de trabalho
Ativando as Conexões ODBC para os Bancos de Dados
Utilizando Aplicativos Confiáveis do WebSphere MQ
Referências relacionadas
Bancos de Dados Suportados
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:12:24

ae00270_