O Formato de Ligação XML suporta a técnica Identidade da Mensagem e a técnica Caminho da Mensagem de identificação de mensagens integradas em uma mensagem multipartes. Não é obrigatório utilizá-las para identificar uma mensagem integrada, pois o conteúdo e a estrutura da mensagem são descritos totalmente pelo fluxo de bits. O modelo lógico deve incluir uma definição de mensagem incorporada na posição apropriada, mas não existem definições extras requeridas.
No domínio MRM, as mensagens XML incorporadas são reconhecidas pela correspondência do nome da tag XML com o nome XML de uma definição de mensagem no modelo de mensagem. Se a posição da mensagem incorporada corresponder a uma definição de mensagem incorporada no modelo lógico, a mensagem será reconhecida.
Portanto, se as técnicas de Identidade de Mensagem ou de Caminho de Mensagem forem utilizadas com as mensagens XML, o valor de elemento da Identidade de Mensagem ou o valor do Caminho da Mensagem será utilizado apenas para verificar se a mensagem identificada pela tag XML no fluxo de bits é a esperada. Se não for a mensagem esperada, será lançada uma exceção.
Onde você tiver definido a mensagem integrada em um conjunto de mensagens diferente, é necessário utilizar um elemento de Identidade do Conjunto de Mensagens ou um valor de atributo para especificar o conjunto de mensagens de destino. Observe que os conjuntos de mensagens nos quais as mensagens raiz e integradas subseqüentes estão definidas devem ser consistentes em sua utilização da propriedade 'Utilizar Espaço de Nomes' do conjunto de mensagens. Ou seja, as mensagens incorporadas definidas em um conjunto de mensagens ciente do espaço de nomes e que estão contidas em uma mensagem pai definida em um conjunto de mensagens que não é ciente do espaço de nomes não são suportadas. De forma semelhante, as mensagens integradas definidas em um conjunto de mensagens que não é ciente do espaço de nomes e que estão contidas em uma mensagem pai definida em um conjunto de mensagens ciente do espaço de nomes não são suportadas.
Se a definição de mensagem incorporada for um tipo complexo, a definição de mensagem conterá um elemento complexo baseado nesse tipo complexo. Esse elemento complexo terá sua própria marcação, que aparecerá no fluxo de bits antes da marcação para a mensagem incorporada. Se desejar evitar essa tag extra, será possível criar a definição de mensagem incorporada a partir de um grupo e inserir o grupo na posição apropriada no modelo de mensagem.