Depurando Java

Quando o processamento do fluxo de mensagens tiver pausado em um ponto de interrupção configurado no código-fonte dentro de um nó que contém o código Java, será possível examinar e modificar as variáveis Java no Depurador de Fluxo.

Início da mudança
  1. Alterne para o Perspectiva de Administração do Intermediário.
  2. Clique em Iniciar > Programas > IBM WebSphere Message Brokers 6.1 > Console de Comandos para abrir o Console de Comando.
  3. Inicie o intermediário, utilizando o comando mqsistart no Console de Comandos.
  4. Configure a porta de depuração Java executando o comando mqsichangeproperties (tudo em uma linha) no Console de Comandos:
    mqsichangeproperties broker_name -e execution_group_name 
    -o ComIbmJVMManager -n jvmDebugPort -v port_number
    Exemplo:
    mqsichangeproperties TEST -e default 
    -o ComIbmJVMManager -n jvmDebugPort -v 3920
  5. Pare e reinicie o intermediário, executando os comandos mqsistop e mqsistart.
  6. Abra o fluxo de mensagens que deseja depurar no editor do Fluxo de Mensagens dando um clique duplo em seu nome na área de janela Navegador de Administração do Intermediário.
  7. Inclua um ponto de interrupção onde o método Java é chamado, seguindo as instruções em Incluindo Pontos de Interrupção no Depurador de Fluxo.
  8. Para entrar diretamente no código Java durante o processo de depuração, inclua um ponto de interrupção no código Java.
  9. Implemente o arquivo (BAR) archive do intermediário que inclui o arquivo JAR que contém o código Java, seguindo as instruções em Implementando um Arquivo Broker Archive.
  10. Clique em Executar > Depuração para abrir o assistente de Depuração.
  11. Clique com o botão direito do mouse em Depuração do Intermediário de Mensagem na lista de elementos à esquerda e clique em Novo.
  12. Configure a Porta de Depuração Java com o mesmo valor especificado para o parâmetro -v no comando mqsichangeproperties, e clique em Aplicar para salvar suas alterações.
  13. Clique na guia Origem, especifique o local do arquivo de origem e clique em Aplicar para salvar suas alterações.
  14. Clique em Depuração para iniciar o processo de depuração.
Fim da mudança

Trabalhando com Variáveis Java

Quando o processamento do fluxo de mensagens tiver pausado em um ponto de interrupção no código-fonte dentro de um nó que contenha o código Java (um nó definido pelo usuário ou um nó JavaCompute), você poderá procurar variáveis Java na visualização Variáveis na Perspectiva de Depuração e alterar seus valores de dados associados.

  1. Alterne para o Perspectiva de Depuração.
  2. Clique na guia Variáveis para abrir a visualização Variáveis, caso ainda não esteja aberta. As variáveis são mostradas em uma árvore, utilizando o símbolo Variável.
  3. Para trabalhar com uma variável, clique nela com o botão direito do mouse e selecione uma opção no menu.
O processamento do fluxo de mensagens continua até o próximo ponto de interrupção configurado no processamento lógico da mensagem atual. Se não houver nenhum ponto de interrupção ativado no qual a instância de fluxo possa ser pausada, ela será executada até a conclusão e será removida da Visualização Depuração.

Avançar:

Ao concluir a depuração do fluxo de mensagens, será possível remover os ponto de interrupção ou encerrar a sessão de depuração:
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:12:33

ag11370_