Construindo o Modelo de Mensagem para o Analisador IDOC

As mensagens ALE IDoc enviadas e recebidas de aplicativos SAP utilizando o WebSphere MQ Link para R3 podem ser processadas pelo analisador IDOC, que requer um modelo de mensagem para interpretar os dados corretamente. Este tópico descreve como construir o modelo de mensagem.

Antes de começar:

Obtenha o SupportPac IA0F, que contém instruções detalhadas para ajudar com a criação de conjuntos de mensagens para o analisador IDOC.

Obtendo o IDoc

Crie um arquivo de importação dos dados IDoc necessários para o Message Brokers Toolkit.
  1. Efetue logon em um sistema SAP.
  2. Execute a transação fornecida we60, que extrai os dados IDoc como um arquivo de cabeçalho C.
    1. Em Tipo Básico, selecione o tipo IDoc de interesse; por exemplo, MATMAS02.
    2. Deixe as caixas de opção Controle, Dados e Status desmarcadas.
    3. Selecione a versão Tipos de Registros. Um IDoc Versão 4 é tipo 3.
    4. Pressione F7 para exibir uma representação C do IDoc.
    5. Selecione Sistema->Lista->Salvar->Arquivo Local.
    6. Clique em não convertido.
    7. Quando solicitado, digite um nome de arquivo e de diretório para a saída da transação. A representação C do IDoc é salva nesse arquivo de cabeçalho C.
  3. Utilize o utilitário Java IDocHeaderTweak do SupportPac IA0F para assegurar que o formato do arquivo de saída criado esteja correto para importação para o Message Brokers Toolkit.

Modelando o IDoc

Crie seu modelo de mensagem.

  1. Comute para a Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário do Message Brokers Toolkit.
  2. Utilize o assistente Novo Conjunto de Mensagens para criar um conjunto de mensagens para seu IDoc. Selecione os dados binários como o tipo de dados a ser utilizado. Isso cria um conjunto de mensagens com um formato físico CWF (Custom Wire Format) e predefine a propriedade Domínio de Mensagem Padrão para MRM.
  3. Utilize o editor de Conjunto de Mensagens para alterar a propriedade Domínio de Mensagem Padrão para IDOC.
  4. Utilize o assistente Novo Arquivo de Definição de Mensagem para importar um modelo pré-construído da estrutura de mensagem ALE IDoc. Para iniciar o assistente, clique em Arquivo > Novo > Arquivo de Definição de Mensagem de. Quando o assistente abrir, selecione Mensagem Fornecida pela IBM, em seguida, SAP ALE IDoc. Esse modelo pré-construído do SAP ALE IDoc inclui definições de segmentos DC e DD. O arquivo de definição de mensagem resultante é chamado idoc.xsd. Para obter informações sobre como utilizar o assistente de Novo Arquivo de Definição de Mensagem, consulte Importando a partir de Mensagens Fornecidas pela IBM.
  5. Utilize o assistente de Novo Arquivo de Definição de Mensagem ou o comando mqsicreatemsgdefs para importar a representação C do IDoc no novo conjunto de mensagens. Para iniciar o assistente, clique em Arquivo > Novo > Arquivo de Definição de Mensagem de.
    Especifique as seguintes configurações:
    • Selecione Arquivo de Cabeçalho C.
    • Crie mensagens para os segmentos que aparecem no IDoc.
    • Utilize a opção Codificação de Cadeia para importar matrizes de caracteres como cadeias de comprimento fixo.
    • Utilize a opção Caractere de Preenchimento para Cadeia para tornar o espaço em branco (" ") o caractere de preenchimento utilizado.
    Para obter informações sobre como utilizar o assistente Novo Arquivo de Definição de Mensagem do Arquivo de Cabeçalho C, consulte Importando a partir de C.
  6. Renomeie cada mensagem para ser o nome do segmento que ela representa. O nome deve estar em caracteres maiúsculos. Por exemplo, para um segmento chamado E2MARAMM, nomeie a mensagem E2MARAMM. É possível utilizar o utilitário Java IDocHeaderTweak do SupportPac IA0F para fazer isso.

Inclua o conjunto de mensagens em um arquivo bar (broker archive) e implemente o arquivo BAR em um grupo de execução do intermediário. O analisador IDOC utiliza o analisador MRM para analisar os segmentos IDoc que você definiu.

A propriedade Domínio de Mensagem, o nome do conjunto de mensagens e o nome do Formato de Ligação Customizado são utilizados quando você cria um fluxo de mensagens para processar um IDoc. Esses nomes aparecem como os valores das propriedades Domínio de Mensagem, Conjunto de Mensagens e Formato de Mensagem de um nó MQInput. Não forneça uma propriedade Tipo de Mensagem no nó MQInput, pois o analisador IDOC utiliza o conteúdo do campo segnam do IDoc DD definido pelo SAP para fornecer o nome da mensagem.

Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:52

ac20030_