Tratando Erros em Fluxos de Mensagens

O intermediário fornece tratamento de erro básico para todos os fluxos de mensagens. Se o processamento básico não for suficiente e você deseja tomar medidas específicas em resposta a determinadas condições e situações de erro, será possível aprimorar seus fluxos de mensagens para fornecer seu próprio tratamento de erros.

Por exemplo, você pode projetar um fluxo de mensagens que espera determinados erros a serem processados de uma maneira específica ou um fluxo que atualiza um banco de dados e precisa reverter essas atualizações se outro processamento não for concluído com êxito.

As opções que você pode utilizar para isso são um tanto complexas em alguns casos. As opções fornecidas para os nós MQInput e TimeoutNotification são extensivas, porque estes nós lidam com mensagens e transações persistentes. O nó MQInput também é afetado por opções de configuração para o WebSphere MQ.

Como você pode decidir manipular diferentes erros de diferentes maneiras, não há procedimentos pré-determinados a serem descritos. Esta seção fornece informações sobre princípios de manipulação de erros e as opções disponíveis e você deve decidir qual combinação de opções é necessária em cada situação, com base nos detalhes fornecidos nesta seção.

Você pode escolher uma ou mais dessas opções em seu fluxo de mensagens:

Se você incluir nós definidos pelo usuário em seu fluxo de mensagens, deverá ver as informações fornecidas com o nó para entender como você pode manipular erros com estes nós. As descrições desta seção abrangem apenas os nós internos.

Ao projetar sua abordagem de manipulação de erros, considere os seguintes fatores:

Os princípios gerais de tratamento de erro são:

Para obter informações adicionais, consulte Conectando Terminais com Falha, Gerenciando Erros no Nó Input e Capturando Exceções em um Nó TryCatch.

Se seu fluxo de mensagens incluir atualizações de banco de dados, a maneira na qual você configura os nós que interagem com esses bancos de dados também pode afetar a maneira como esses erros são manipulados:

Para obter informações adicionais sobre as atualizações de banco de dados coordenadas, consulte Configurando Fluxos de Mensagens Coordenados Globalmente.

Os fluxos de mensagens para agregação envolvem considerações adicionais que não serão discutidas neste tópico. Para obter informações adicionais sobre fluxos de mensagens para agregação, consulte Manipulando Exceções em Fluxos de Agregação.

A amostra a seguir demonstra como utilizar uma rotina de manipulação de erros para capturar informações sobre erros e armazenar essas informações em um banco de dados. A rotina de manipulação de erro é um subfluxo que você pode incluir, inalterado, em qualquer fluxo de mensagens. A amostra também demonstra como configurar os fluxos de mensagens para controlar a transacionalidade; principalmente, a utilização de transações coordenadas globalmente para assegurar integridade geral dos dados. Você pode visualizar amostras apenas quando utilizar o centro de informações integrado ao Message Brokers Toolkit.
Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Visão Geral da Implementação
WebSphere Broker JMS Transport
Tarefas relacionadas
Utilizando Subfluxos
Criação de um Fluxo de Mensagens
Definindo o Conteúdo do Fluxo de Mensagens
Editando Propriedades Configuráveis
Manipulando Exceções em Fluxos de Agregação
Referências relacionadas
Nós Internos
WebSphere MQ Enterprise Transport
WebSphere MQ Mobile Transport
WebSphere MQ Multicast Transport
WebSphere MQ Real-time Transport
WebSphere MQ Telemetry Transport
WebSphere MQ Web Services Transport
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:35

ac00410_