Conectando-se a um Banco de Dados a partir de Sistemas Linux e UNIX: Considerações sobre 64 Bits

Para permitir que um intermediário se conecte a um banco de dados, defina o DSN (Data Source Name) ODBC para o banco de dados.

Antes de começar:

O Gerenciador de Driver ODBC não possui aplicativo gráfico para ajudá-lo a configurar DSNs ODBC. Você deve definir uma conexão ODBC de 64 bits como um DSN em um arquivo texto comum (denominado odbc64.ini) no computador que hospeda o intermediário.

Importante: Antes de criar um intermediário no HP-UX em Itanium, defina o data source name (DSN) ODBC de 64 bits que o intermediário utilizará para conectar-se ao banco de dados do intermediário.

Defina DSNs de 64 bits nas seguintes situações:
  • No HP-UX em Itanium, o intermediário é um aplicativo de 64 bits e todas as conexões com o banco de dados devem ser conexões de 64 bits. Defina um DSN de 64 bits para o banco de dados do intermediário e para quaisquer bancos de dados do usuário.
  • Se você implementar fluxos de mensagens para um grupo de execução de 64 bits em um sistema Linux ou UNIX, defina um DSN de 64 bits para o banco de dados do intermediário e quaisquer bancos de dados do usuário. O banco de dados do intermediário e todos os bancos de dados do usuário também devem ser instâncias de 64 bits.
  • Se você configurar um gerenciador de filas de 64 bits para coordenar transações globalmente, o banco de dados do intermediário e todos os bancos de dados do usuário deverão ser instâncias de 64 bits (todos os gerenciadores de filas do WebSphere MQ Versão 6 em plataformas de 64 bits são aplicativos de 64 bits).

    Defina todos os seus bancos de dados de usuário como DSNs de 64 bits no arquivo odbc64.ini, mesmo se você implementar fluxos de mensagens para grupos de execução de 32 bits e tiver definido DSNs de 32 bits no odbc.ini.

    Se os aplicativos de fluxo de mensagens coordenados globalmente utilizarem mensagens MRM, defina também um DSN de 64 bits para o banco de dados do intermediário.

Se você implementar os aplicativos do fluxo de mensagens para um grupo de execução de 32 bits, ative conexões de 32 bits a todos os bancos de dados, incluindo o banco de dados do intermediário; consulte Conectando-se a um banco de dados dos sistemas Linux e UNIX.

Para configurar um DSN de 64 bits para um banco de dados:

  1. Copie o arquivo de amostra odbc64.ini que é fornecido no diretório install_dir/DD64 em um local de sua escolha; por exemplo, copie o arquivo no diretório home de seu ID do usuário. Cada ID do usuário do serviço do intermediário no sistema pode, portanto, utilizar suas próprias definições de DSN.

    Consulte o conteúdo do arquivo de amostra em Arquivo de Amostra odbc64.ini.

  2. Certifique-se de que o arquivo odbc64.ini tenha a propriedade de arquivo mqm:mqbrkrs, e tenha as mesmas permissões do arquivo de amostra odbc64.ini fornecido.
  3. Configure a variável de ambiente ODBCINI64 para apontar para o seu arquivo odbc64.ini, especificando um caminho completo e nome de arquivo.

    Se você já tiver executado o script mqsiprofile, a variável de ambiente ODBCINI64 estará definida com um valor padrão. Altere o valor da variável para que aponte para o local do seu arquivo odbc64.ini, assegurando que o caminho do arquivo completo esteja correto.

  4. Em todos os sistemas, exceto HP-UX em Itanium, configure a variável de ambiente do caminho de procura da biblioteca para mostrar o local das bibliotecas de 32 bits para o gerenciador de banco de dados que você está utilizando.

    Se você estiver utilizando um gerenciador de filas de 64 bits (todos os gerenciadores de filas do WebSphere MQ Versão 6 em plataformas de 64 bits têm 64 bits) para coordenar transações globalmente, definir o caminho da procura da biblioteca poderá impedir a execução de todos os comandos do WebSphere MQ no mesmo ambiente. Para informações adicionais, consulte 'Implicações de um gerenciador de filas de 64 bits' na seção Iniciação Rápida para o sistema operacional no WebSphere MQ Versão 6: centro de informações on-line, ou no manual da WebSphere MQ Versão 5.3 no WebSphere MQ.

    Para obter mais informações sobre o caminho de procura da biblioteca, consulte a documentação do gerenciador de banco de dados.

    A variável de ambiente de caminho da procura da biblioteca depende de seu sistema operacional:
    • No Linux e Solaris: LD_LIBRARY_PATH
    • No HP-UX: SHLIB_PATH
    • No AIX: LIBPATH
    1. Se você estiver conectando-se a uma instância de banco de dados do DB2 de 64 bits, inclua diretório de instâncias do DB2/sqllib/lib32 no início da variável de ambiente de caminho da procura da biblioteca. Por exemplo, no Solaris:
      export LD_LIBRARY_PATH=diretório de instâncias DB2/sqllib/lib32:$LD_LIBRARY_PATH

      Esta etapa é necessária porque algumas partes do intermediário devem consultar um ambiente de 32 bits. Entretanto, essa etapa pode impedi-lo de executar comandos do DB2 nesse shell de ambiente. Para digitar comandos do DB2, inicie um shell de ambiente separado e execute db2profile para a instância de banco de dados relevante. Se tiver o DB2 Versão 9 instalado e estiver conectando a uma instância de banco de dados do DB2 de 64 bits no HP-UX, inclua DB2 instance directory/sqllib/lib32 no início do caminho da procura da biblioteca para a variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH e SHLIB_PATH.

    2. Se você estiver utilizando uma instância Oracle de 64 bits, inclua $ORACLE_HOME/lib32 no início da variável de ambiente do caminho de procura da biblioteca.
      Por exemplo, no HP-UX:
      export SHLIB_PATH=$ORACLE_HOME/lib32:$SHLIB_PATH

      Esta etapa é necessária porque algumas partes do intermediário devem consultar um ambiente de 32 bits.

  5. Se você estiver utilizando uma instância de 64 bits do DB2, configure a variável de ambiente MQSI_LIBPATH64 para incluir as bibliotecas de banco de dados de 64 bits regulares. Por exemplo, no AIX:
    export MQSI_LIBPATH64=diretório_da_instância_do_DB2/sqllib/lib64:$MQSI_LIBPATH64
  6. Se você estiver utilizando uma instância de banco de dados DB2 que é instalada no AIX, um único processo poderá fazer um máximo de 10 conexões utilizando a memória compartilhada para um banco de dados DB2. Portanto, se você implementar mais de um ou dois fluxos de mensagens ao mesmo tempo, é possível que ocorram falhas de conexãocaracterizadas no DB2 pela mensagem de erro SQL1224N. Os erros de conexão são relatados no registro do sistema a partir do grupo de execução do intermediário.

    Para resolver esse problema, utilize um conexão TCP/IP na instância de banco de dados; consulteA mensagem de erro SQL1224N DB2 é emitida ao conectar-se ao DB2 para obter detalhes.

  7. Edite a sub-rotina final no arquivo odbc64.ini (a sub-rotina [ODBC]) para especificar o local do Gerenciador de Driver ODBC e para controlar o rastreio. Os detalhes exatos na sub-rotina dependem do sistema operacional.
    Para assegurar-se de que tenha editado o arquivo odbc64.ini correto, abra o arquivo no editor de texto vi utilizando o seguinte comando:
    vi $ODBCINI64
    ou vi $ODBCINI no Linux em x86.
    1. Início da mudançaNo InstallDir, inclua o local da instalação do WebSphere Message Broker para concluir o caminho completo para o diretório ODBC.Fim da mudança Se você não configurar este valor corretamente, a definição de ODBC não funcionará.
    2. Em Trace, configure o valor como 0; se seu representante de serviço IBM solicitar que você ative o rastreio ODBC, configure o valor como 1.
    3. Em TraceFile, digite o caminho completo e o nome do arquivo no qual o rastreio ODBC é gravado. Os arquivos de rastreio podem tornar-se grandes; especifique um diretório com bastante espaço livre em disco.
    4. Início da mudançaNo TraceDll, inclua o local da instalação do WebSphere Message Broker para concluir o caminho completo para o DLL de rastreio do ODBC.Fim da mudança
    5. Aceite os valores padrão que são mostrados no arquivo odbc64.ini de amostra para todas as outras entradas na sub-rotina. Exemplo:
      • No AIX:
        [ODBC]
        Trace=0
        TraceFile=<Um Diretório com bastante espaço livre>/odbctrace.out
        TraceDll=<Seu diretório de instalação>/DD64/lib/odbctrac.so
        InstallDir=<Seu diretório de instalação>/DD64
        UseCursorLib=0
        IANAAppCodePage=4
      • No HP-UX em PA-RISC:
        [ODBC]
        Trace=0
        TraceFile=<Um Diretório com bastante espaço livre>/odbctrace.out
        TraceDll=<Seu diretório de instalação>/DD64/lib/odbctrac.sl
        InstallDir=<Seu diretório de instalação>/DD64
        UseCursorLib=0
        IANAAppCodePage=4
  8. Edite a primeira sub-rotina no arquivo odbc64.ini (a sub-rotina [ODBC Data Sources]) para listar o DSN de cada banco de dados. Exemplo:
    • No AIX:
      [ODBC Data Sources]
      WBRKBKDB=IBM DB2 ODBC Driver
      MYDB=IBM DB2 ODBC Driver
      ORACLEDB=DataDirect
      5.0 64bit Oracle Wire Protocol
      SYBASEDB=DataDirect 5.0 64bit
      Sybase Wire Protocol
      SQLSERVERDB=DataDirect
      5.0 64bit SQL Server Wire Protocol
    • No HP-UX em PA-RISC:
      [ODBC Data Sources]
      WBRKBKDB=IBM DB2 ODBC Driver
      MYDB=IBM DB2 ODBC Driver
      ORACLEDB=DataDirect
      5.0 64bit Oracle Wire Protocol
      SYBASEDB=DataDirect 5.0 64bit
      Sybase Wire Protocol
      SQLSERVERDB=DataDirect
      5.0 64bit SQL Server Wire Protocol
    O banco de dados DB2 chamado WBRKBKDB no exemplo, é o banco de dados do intermediário criado pelo assistente de Configuração Padrão (disponível apenas no Linux em x86). Se não estiver utilizando a configuração padrão, não será necessário listar este banco de dados no arquivo odbc64.ini.

    Liste todos os seus DSNs em seu arquivo odbc64.ini, independentemente do gerenciador de banco de dados. Você pode definir vários DSNs para serem resolvidos no mesmo banco de dados; entretanto, se você estiver utilizando a coordenação global de transações, não utilize esta opção, porque ela pode causar problemas de integridade de dados.

  9. Para cada banco de dados listado na sub-rotina [ODBC Data Sources], crie uma sub-rotina no arquivo odbc64.ini após a sub-rotina [ODBC Data Sources]. As entradas na sub-rotina dependem do gerenciador de banco de dados. As informações para os diferentes sistemas operacionais podem ser diferentes; por exemplo, os caminhos de arquivo para os drivers.
    Para uma instância de banco de dados DB2:
    1. Em Driver, aceite o valor mostrado no arquivo de amostra odbc64.ini.
    2. Em Descrição (Description), digite uma descrição significativa do banco de dados. Esse campo é somente informativo e não afeta a conexão.
    3. No Banco de Dados, digite o alias do DB2. O nome da origem de dados deve ser o mesmo que o nome do alias do banco de dados. Se você estiver utilizando um banco de dados DB2 remoto, configure sua conexão cliente/servidor para que esse alias seja resolvido para o banco de dados correto. Para obter informações adicionais, consulte a documentação do DB2.
      Por exemplo, no AIX:
      [MYDB]
      Driver=libdb2Wrapper64.so
      Description=MYDB DB2 ODBC Database
      Database=MYDB
    Para um banco de dados Oracle:
    1. Início da mudançaNo Driver, inclua o local da instalação WebSphere Message Broker para preencher o caminho completo até o driver mostrado no arquivo odbc64.ini de amostra.Fim da mudança
    2. Em Descrição (Description), digite uma descrição significativa do banco de dados. Esse campo é somente informativo e não afeta a conexão.
    3. Em HostName, digite o endereço IP da instância na qual o banco de dados Oracle está em execução.
    4. Em PortNumber, digite o número da porta na qual o banco de dados Oracle está atendendo.
    5. Em SID, digite o Identificador do Sistema Oracle (Oracle System Identifier) do banco de dados, conforme mostrado no servidor de banco de dados Oracle.
    6. Aceite os valores padrão que são mostrados no arquivo odbc64.ini de amostra para todas as outras entradas na sub-rotina. Exemplo:
      • No AIX:
        [ORACLEDB]
        Driver=<Seu diretório de instalação>/DD64/lib/UKora20.so
        Description=DataDirect 5.0 64bit Oracle Wire Protocol
        HostName=<Nome da Máquina do Servidor Oracle>
        PortNumber=<Porta na qual o Oracle está atendendo no HostName>
        SID=<Seu SID do Oracle>
        CatalogOptions=0
        EnableStaticCursorsForLongData=0
        ApplicationUsingThreads=1
        EnableDescribeParam=1
        OptimizePrepare=1
        WorkArounds=536870912
        ProcedureRetResults=1
        ColumnSizeAsCharacter=1
      • No HP-UX em PA-RISC:
        [ORACLEDB]
        Driver=<Seu diretório de instalação>/DD64/lib/UKora20.sl
        Description=DataDirect 5.0 64bit Oracle Wire Protocol
        HostName=<Nome da Máquina do Servidor Oracle>
        PortNumber=<Porta na qual o Oracle está atendendo no HostName>
        SID=<Seu SID do Oracle>
        CatalogOptions=0
        EnableStaticCursorsForLongData=0
        ApplicationUsingThreads=1
        EnableDescribeParam=1
        OptimizePrepare=1
        WorkArounds=536870912
        ProcedureRetResults=1
        ColumnSizeAsCharacter=1
    Para um banco de dados Sybase:
    1. Início da mudançaNo Driver, inclua o local da instalação WebSphere Message Broker para preencher o caminho completo até o driver mostrado no arquivo odbc64.ini de amostra.Fim da mudança
    2. Em Descrição (Description), digite uma descrição significativa do banco de dados. Esse campo é somente informativo e não afeta a conexão.
    3. Em Banco de Dados, digite o nome do banco de dados ao qual você se conectará por padrão. Se não for especificado um valor, o padrão será o banco de dados definido pelo administrador do sistema para cada usuário.
    4. Em NetworkAddress, digite o endereço de rede do servidor Sybase ASE (que é necessário para bancos de dados locais e remotos). Especifique um endereço IP no seguinte formato:
      <servername or IP address>, <portnumber>
      Por exemplo, Sybaseserver,5000. É possível também especificar o endereço IP diretamente; por exemplo, 199.226.224.34,5000. É possível localizar o número da porta no arquivo de interfaces Sybase que é denominado interfaces em sistemas Linux e UNIX.
    5. Aceite os valores padrão que são mostrados no arquivo odbc64.ini de amostra para todas as outras entradas na sub-rotina. Exemplo:
      • No AIX:
        [SYBASEDB]
        Driver=<Seu diretório de instalação>/DD64/lib/UKase20.so
        Description=DataDirect  5.0 64bit Sybase Wire Protocol
        Database=<Seu Nome do Banco de Dados>
        ApplicationUsingThreads=1
        EnableDescribeParam=1
        OptimizePrepare=1
        SelectMethod=0
        NetworkAddress=<SeuNomedeServidor>,<SeuNomedePorta>
        SelectUserName=1
      • No HP-UX em PA-RISC:
        [SYBASEDB]
        Driver=<Seu diretório de instalação>/DD64/lib/UKase20.sl
        Description=DataDirect  5.0 64bit Sybase Wire Protocol
        Database=<Seu Nome do Banco de Dados>
        ApplicationUsingThreads=1
        EnableDescribeParam=1
        OptimizePrepare=1
        SelectMethod=0
        NetworkAddress=<SeuNomedeServidor>,<SeuNomedePorta>
        SelectUserName=1
    Para um banco de dados do servidor SQL Server:
    1. No Driver, inclua o local da instalação WebSphere Message Broker para preencher o caminho completo até o driver mostrado no arquivo odbc64.ini de amostra.
    2. Em Descrição (Description), digite uma descrição significativa do banco de dados. Esse campo é somente informativo e não afeta a conexão.
    3. Em Endereço, digite o endereço de rede do servidor de banco de dados (necessário para os bancos de dados locais e remotos). Especifique um endereço IP no seguinte formato:
      <servername or IP address>, <portnumber>
    4. Em Banco de Dados, digite o nome do banco de dados ao qual você se conectará por padrão. Se não for especificado um valor, o padrão será o banco de dados definido pelo administrador do sistema para cada usuário.
    5. Aceite os valores padrão que são mostrados no arquivo odbc64.ini de amostra para todas as outras entradas na sub-rotina.
      Por exemplo, no AIX:
      [SQLSERVERDB]
      Driver=<Seu_diretório_de_instalação>/merant/lib/UKmsss20.so
      Description=DataDirect 5.0 SQL Server Driver
      Address=<Seu Host SQLServer>,<Porta de seu servidor SQLServer>
      Database=<Seu Nome do Banco de Dados>
      AnsiNPW=Yes
      QuoteId=No
  10. Certifique-se de que tenha editado todas as três partes do arquivo odbc64.ini:
    • A sub-rotina [ODBC Data Source] na parte superior do arquivo odbc64.ini.
    • Uma sub-rotina para cada origem de dados.
    • A sub-rotina [ODBC] no final do arquivo odbc64.ini.
    Se você não configurar todas as três partes corretamente, os DSNs ODBC não serão válidos e o intermediário não poderá conectar-se ao banco de dados.
Agora você configurou as conexões com o banco de dados ODBC de 64 bits.
Em seguida: Configure o ambiente para emitir comandos do cosole e para executar o intermediário, de forma que ele possa acessar as bibliotecas necessárias do banco de dados. Para obter informações adicionais, consulte Configurando seu ambiente para suportar acessos a bancos de dados de.
Tarefas relacionadas
Criando um banco de dados DB2 nos sistemas Linux eUNIX
Criando os bancos de dados do intermediário e do usuário
Conectando-se a um banco de dados dos sistemas Linux e UNIX
Alterando o Tamanho de Heap do Banco de Dados em Bancos de Dados do Intermediário do DB2
Referências relacionadas
Bancos de Dados Suportados
Arquivo de Amostra odbc64.ini
Informações relacionadas
Centro de Informações On-line do WebSphere MQ Versão 6
Página da Web da Biblioteca do WebSphere MQ
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:12:41

ah25530_