Propriedades do Conjunto de Mensagens de Formato TDS

As tabelas a seguir mostram as propriedades que você pode configurar para um conjunto de mensagens no formato TDS.

Consulte Propriedades do Conjunto de Mensagens TDS Padrão para obter as configurações padrão destas propriedades para cada um dos padrões de mercado.

Padrão do Sistema de Mensagens

Propriedade Type Significado
Padrão do Sistema de Mensagens Enumerado Especifique o padrão a ser utilizado para este formato de ligação. Selecione um dos seguintes valores:
  • Texto Definido pelo Usuário - para dados de texto não baseados em um padrão
  • SWIFT
  • ACORD AL3
  • EDIFACT
  • X12
  • TLOG
  • HL7
  • CSV - Comma Separated Values
  • Combinações Definidas pelo Usuário - para dados binários e de texto mistos

Se você estiver definindo suas próprias mensagens com marcação/delimitadas ou estiver utilizando um padrão que não está incluído na lista de valores mostrados, selecione Texto Definido pelo Usuário, se todos os seus dados forem texto ou Combinações Definidas pelo Usuário se nem todos os seus dados forem texto.

O valor que você seleciona para esta propriedade determina os valores padrão de algumas das outras propriedades.

O padrão é Texto Definido pelo Usuário.

Configurações da separação de elementos de dados

Propriedade Tipo Significado
Indicador de Grupo String Especifique o valor padrão de um caractere especial ou cadeia que precede os dados que pertencem a um grupo ou tipo complexo no fluxo de bits.
Terminador de Grupo String Especifique o valor padrão de um caractere especial ou cadeia que finaliza dados pertencentes a um grupo ou a um tipo complexo no fluxo de bits.
Delimitador String Especifique o valor padrão de um caractere especial ou cadeia que especifica o delimitador que é utilizado entre elementos de dados.

Esta propriedade aplica-se apenas aos métodos Separação de Elementos de Dados delimitados (Delimitado Marcado, Todos os Elementos Delimitados e Elementos de Comprimento Variável Delimitados).

Suprimir Delimitadores de Elementos Ausentes Enumerado Utilize esta propriedade para selecionar se deseja que os delimitadores sejam suprimidos para elementos que estão ausentes em uma mensagem. As opções são:
  • Final de Tipo. Utilize esta opção para suprimir o delimitador quando um elemento estiver ausente. Por exemplo, se o modelo tiver sido definido para ter até três elementos e apenas dois estiverem presentes, o último delimitador poderá ser omitido na mensagem.
  • Nunca. Utilize esta opção para assegurar que, mesmo que os elementos opcionais não estejam presentes, todos os delimitadores sejam gravados. Esta opção deve ser utilizada quando o mesmo delimitador é utilizado para delimitar objetos-pais e objetos-filhos. Por exemplo, se um elemento filho opcional estiver ausente e todos os delimitadores forem iguais, os aplicativos de processamento de mensagens não poderão informar onde os elementos filhos em uma mensagem são finalizados e onde o próximo elemento pai é iniciado.
Separador de Dados de Tag String Especifique o valor padrão de um caractere especial ou cadeia que separa a tag dos dados.

Se você configurar a propriedade Separador de Dados da Tag, a propriedade Comprimento da Tag será ignorado.

Essa propriedade se aplica apenas aos métodos marcados Separação de Elementos de Dados (Delimitado Marcado, Comprimento Fixo Marcado e Comprimento Codificado Marcado).

Comprimento de Tag Número Inteiro Especifique o comprimento padrão de um valor de tag. Quando a mensagem é analisada, esta propriedade permite que as tags sejam extraídas do fluxo de bits.

As propriedades Separador de Dados de Tag e Comprimento de Tag são mutuamente exclusivas.Se você configurar a propriedade Separador de Dados da Tag, a propriedade Comprimento da Tag será ignorado.

Essa propriedade se aplica apenas aos métodos marcados Separação de Elementos de Dados (Delimitado Marcado, Comprimento Fixo Marcado e Comprimento Codificado Marcado).

Nota: Qualquer valor que você configurar para uma propriedade de grupo ou tipo complexo substituirá o valor configurado para a propriedade do conjunto de mensagens correspondente.

Definições de Dados de Caractere

Propriedade Tipo Significado
CCSID Padrão Número Inteiro CCSID (Coded Character Set Identification) especifica o mapeamento entre códigos de caracteres e símbolos. Você deve especificar um conjunto de códigos que seja suportado pelo WebSphere Message Broker.

Esta propriedade armazena o CCSID padrão para o fluxo de bits da mensagem, mas este valor pode ser substituído quando a mensagem é processada (por exemplo, pelo CCSID no cabeçalho de uma mensagem de entrada de WebSphere MQ).

  Enumerado Essa propriedade aplica-se somente a elementos e atributos com um tipo físico Text. Esta propriedade especifica se um valor de elemento ou de atributo simples deve ser removido quando for analisado. A propriedade não se aplica a um elemento ou atributo simples, com um tipo lógico de Booleano ou Binário. Toda a remoção é aplicada a valores de elemento ou de atributo antes da conversão do valor em seu tipo lógico. Esta propriedade não se aplica durante a gravação de elementos ou atributos.
Essa propriedade aplica-se somente a um elemento ou atributo simples, ou seja, contido em um tipo ou grupo complexo que tenha a propriedade Alinhamento configurada para Alinhamento à Esquerda ou Alinhamento à Direita, e que satisfaça uma das seguintes condições:
  • A propriedade Separação de Elementos de Dados está configurada como Comprimento Fixo, Comprimento Fixo AL3, Comprimento Fixo Marcado, Utilizar Padrão de Dados ou Comprimento Codificado Marcado.
  • A propriedade Separação de Elementos de Dados está configurada como Elementos de Comprimento Variável Delimitados e o elemento ou atributo possui um valor configurado para seu comprimento de modelo ou referência de comprimento.
  • A propriedade Separação de Elementos de Dados está configurada como Marcado Delimitado ou Todos os Elementos Delimitados e a propriedade Observar Comprimento do Elemento está configurada. O elemento ou atributo possui um valor de comprimento de modelo ou de referência de comprimento configurado.
Essa propriedade pode ser configurada em um dos seguintes valores:
  • Nenhum Corte. Nenhum dos caracteres será removido do valor de elemento ou de atributo.
  • Espaços em Branco à Esquerda. Os caracteres de espaço em branco são removidos da esquerda do valor de elemento ou de atributo.
  • Espaços em Branco à Direita. Os caracteres de espaço em branco são removidos da direita do valor de elemento ou de atributo.
  • Cortar Ambos. Os caracteres de espaço em branco são removidos da esquerda e da direita do valor de elemento ou de atributo.
  • Cortar Caracteres de Preenchimento. Os caracteres de preenchimento são removidos do valor de elemento ou de atributo. O caractere de preenchimento é configurado pela propriedade Caractere de Preenchimento do elemento ou atributo. Se a propriedade Justificação do elemento ou atributo estiver configurada como Justificar à Esquerda, os caracteres de preenchimento serão removidos da direta. Se a propriedade Justificação do elemento ou atributo estiver configurada como Justificar à Direita, os caracteres de preenchimento serão removidos da esquerda. Se a propriedade Justificação do elemento ou atributo estiver configurada como Não Aplicável, não ocorrerá nenhuma remoção.

Caracteres de espaço em branco incluem caracteres de controle que estão no intervalo de U+0000 a U+001f e de U+007f a U+009f.

Pode ser necessário utilizar esta propriedade se você tiver entrada de dados que seja mapeada para um tipo numérico simples. Por exemplo, se os dados de entrada tiverem espaços inicias, será possível configurar esta propriedade como Espaços em Branco Iniciais para evitar problemas de conversão de dados ao processar estes campos.

Caractere de Escape Botão e Cadeia Especifique o caractere de escape que é utilizado para permitir que caracteres especiais reservados (como delimitadores) sejam incluídos como parte dos dados. Você deve especificar apenas um único caractere ou um mnemônico que representa um único caractere.

Os caracteres de escape se aplicam apenas em campos de comprimento variável.

Caracteres de escape, na análise, sempre escapam o próximo caractere e são sempre removidos.

Caracteres de escape, na gravação, são inseridos na parte frontal de todos os caracteres que são listados em Caracteres Reservados.

Caracteres Reservados String Especifique qualquer caractere reservado especial. Qualquer destes caracteres reservados deve ser precedido pelo Caractere de Escape ou o campo de dados que o contém deve ser delimitado por um par de Caracteres Aspas, se eles devem ser incluídos como parte dos dados. O Caractere de Escape, o Caractere Aspas, os delimitadores e indicadores de grupo devem ser incluídos nesta lista.

Se o conjunto de caracteres reservados tiver que ser atualizado dinamicamente (no caso de EDIFACT e X12 quando caracteres reservados, como delimitadores, serem especificados em cadeias de serviço), você deve utilizar os mnemônicos fornecidos para especificar caracteres nesta lista.

Se você especificou Caracteres Reservados, um Caractere de Escape ou um Caractere Aspas também deve ser especificado.

Os caracteres reservados aplicam-se apenas em campos de comprimento variável.

Caracteres reservados não são utilizados em análises.

Derivar comprimento padrão de tipo lógico Caixa de Opções Se esta caixa de opções for selecionada, o valor da propriedade Comprimento não configurada de um elemento será derivado do tipo simples do elemento (cadeia, binário, inteiro e decimal, somente tipos simples).

Configurações numéricas

Propriedade Tipo Significado
Ponto Decimal String Especifique o caractere que será utilizado para separar a parte inteira de um número de sua fração.
Código positivo decimal compactado String Controla o sinal positivo utilizado para campos decimais compactados.

Os valores válidos são C ou F.

Especifique o caractere que será utilizado para separar a parte inteira de um número de sua fração.
Verificação Numérica Precisa Caixa de Opções Utilize esta propriedade em conjunto com a propriedade Padrão do Sistema de Mensagens, a propriedade Ponto Decimal Virtual e a propriedade Precisão de um elemento. Utilizar esta propriedade permite que você aplique regras de restrição para a verificação numérica.
As regras para Verificação Numérica Rígida são:
  • Se a propriedade Precisão de um elemento estiver configurada como Todos os Dígitos Significativos, um separador decimal estará presente apenas se o valor possuir uma parte fracional.
  • Se a propriedade Precisão de um elemento estiver configurada para Ponto Decimal Explícito, o separador decimal deve sempre estar presente, mesmo se a parte fracionária estiver faltando.
  • Se a propriedade Precisão de um elemento estiver configurada para Notação Exponencial, o valor de entrada deve ser em notação exponencial. A notação exponencial é permitida apenas para números flutuantes.
  • Se a propriedade Precisão de um elemento estiver configurada para um valor específico, o número de dígitos específico após o separador decimal deve estar presente.
  • Todos os valores devem conter pelo menos um dígito na parte de inteiro do número.
  • Se um Ponto Decimal Virtual de um elemento tiver sido configurado, o número não deve ter um ponto decimal.
  • Exceto para EDIFACT, o separador decimal pode ser apenas o valor especificado e '.' não é permitido. Para EDIFACT, both '.' e o separador especificado são permitidos. Neste caso, o separador decimal deve ser especificado como ',' e o código permite que '.' '.'.
  • Exceto para funções exponenciais, apenas dígitos 0-9, o separador decimal, o sinal de positivo e o sinal de negativo são permitidos. Para funções exponenciais, os caracteres 'e' e 'E' também são permitidos. Caracteres de preenchimento são permitidos apenas se estiverem em uma posição alheia ao número.
Derivar sinal do tipo lógico Caixa de Opções Se esta propriedade for selecionada, uma propriedade Assinada TDS não configurada tentará derivar seu valor do tipo simples do elemento (apenas número inteiro e tipos lógicos simples decimais) Para estes tipos lógicos, são aplicáveis apenas aos tipos físicos Número Inteiro, Decimal Externo e Decimal Compactado.
Ordem de bytes padrão Enumerado Controla a ordem de bytes de números representados como inteiros binários para mensagens sem MQMD.

Os valores válidos são Big Endian ou Little Endian.

Esta propriedade armazena a ordem de bytes padrão para os números que são representados como inteiros binários para as mensagens sem MQMD, mas esse valor pode ser substituído quando a mensagem for processada.

Ordem de bytes decimais compactados padrão Enumerado Controla a ordem de bytes de números representados como decimais compactados para mensagens sem MQMD.

Os valores válidos são Big Endian ou Little Endian.

Esta propriedade armazena a ordem de bytes padrão dos números que são representados como decimais de pacote para mensagens sem MQMD, mas esse valor pode ser substituído quando a mensagem for processada.

Formato de flutuação padrão Enumerado Controla o formato de números representados como flutuantes para mensagens sem MQMD.

Os valores válidos são S390, IEEE ou Reverse IEEE.

Esta propriedade armazena o formato padrão dos números que são representados como flutuação para mensagens sem MQMD, mas este valor pode ser substituído quando a mensagem for processada.

Representação de Valores Booleanos

Propriedade Tipo Significado
Valor true booleano do texto String Especifica o caractere que representa o valor true Booleano de texto.
Valor false booleano do texto String Especifica o caractere que representa o valor false Booleano de texto.
Valor null booleano do texto String Especifica o caractere que representa o valor null Booleano de texto.
Valor true booleano binário String Especifica o valor hexadecimal que representa o valor true Booleano binário.
Valor false booleano binário String Especifica o valor hexadecimal que representa o valor false Booleano binário.
Valor null booleano binário String Especifica o valor hexadecimal que representa o valor null Booleano binário.

Definições de Data/Hora

Propriedade Tipo Significado
Derivar formato padrão dateTime de tipo lógico Botão Selecione esta opção se desejar que o formato dateTime padrão seja determinado pelo tipo lógico do elemento ou atributo.

É possível substituir essa propriedade para um elemento ou atributo em um tipo complexo.

Utilizar o formato data/hora padrão Botão e Cadeia Selecione esta opção se desejar especificar um formato de data/hora padrão que é fixado para todos os elementos ou atributos do tipo lógico dateTime, date, time, gYear, gYearMonth, gMonth, gMonthDay e gDay.

É possível substituir essa propriedade para um elemento ou atributo em um tipo complexo.

Para obter informações adicionais, consulte Formatos DateTime.

Iniciar o século para anos de 2 dígitos Número Inteiro Essa propriedade determina como os anos de dois dígitos são interpretados. Especifique os dois dígitos que começam com uma janela de 100 anos que contenha o ano atual. Por exemplo, se você especificar 89, e o ano corrente for 2002, todas as datas de dois dígitos serão interpretadas como sendo no intervalo de 1989 a 2088.
Dias na Primeira Semana do Ano Enumerado Especifique o número de dias do ano novo que devem estar na primeira semana.

O início de um ano está normalmente na metade de uma semana. Se o número de dias nessa semana for inferior ao valor especificado aqui, a semana será considerada como a última no ano anterior; portanto, a semana 1 começa alguns dias após o ano novo. Caso contrário, ela será considerada como a primeira semana do ano novo; nesse caso, a semana 1 começa alguns dias antes do ano novo.

Selecione Utilizar Código do Idioma do Intermediário, que faz com que o intermediário obtenha informações da plataforma subjacente, ou selecione um número na lista que é exibida.

Primeiro Dia da Semana Enumerado Especifique o dia no qual cada nova semana é iniciada.

Selecione Utilizar Código do Idioma do Intermediário, que faz com que o intermediário obtenha informações da plataforma subjacente, ou selecione um valor na lista que é exibida.

Verificação Precisa de Data/Hora Caixa de Opções Selecione essa opção se desejar restringir os dateTimes a um formato válido de dateTime. Se Verificação Estrita de DateTime for selecionada, receber um dateTime incorreto provocará um erro.
Verificação Estrita de dateTime
Os exemplos de verificação estrita de dateTime são:
  • DateTimes são restritos apenas para dateTimes válidos. Quando você utiliza esta opção, uma data tal como 35 de Março não é processada como 4 de Abril e 10h79 não é processada como 11h19. Receber um dateTime fora da banda, como esses exemplos, faz com que ocorra um erro.
  • O número de caracteres para um componente dateTime numérico deve estar dentro dos limites dos símbolos de formatação correspondentes. Repita o símbolo para especificar o número mínimo de dígitos que você requer. O número máximo de dígitos que são permitidos se torna o limite superior para um símbolo específico. Por exemplo, dia no mês possui um limite superior de 31; portanto, uma cadeia de formatações de 'd' permite que os valores 2 e 21 sejam analisados, mas não permite os valores 32 e 210. Na saída, os números são preenchidos com zeros para o comprimento especificado. Um ano é um caso especial; consulte a propriedade do conjunto de mensagens Início do Século para Anos de 2 Dígitos. Para segundos fracionários, o comprimento deve corresponder implicitamente ao número de símbolos de formato na entrada. A saída é arredondada para o comprimento especificado.
  • O espaço em branco não é ignorado. O espaço em branco na cadeia de entrada deve corresponder ao mesmo número e posição do espaço em branco na cadeia de formatações.
  • Se ainda houver dados a serem analisados na cadeia de entrada depois que todos os símbolos na cadeia de formatações tiverem sido correspondidos, ocorrerá um erro.
Verificação de dateTime Tolerante
Os exemplos de verificação de dateTime tolerante são:
  • O analisador converte valores dateTime fora da banda para o valor dentro da banda apropriado. Por exemplo, uma data 2005-05-32 é convertida em 2005-06-01.
  • A saída de dateTimes sempre está de acordo com a contagem de símbolos. Por exemplo, uma cadeia de formatações de yyyy-MM-dd (em que '-' é o separador de campo) permite que um ou mais caracteres sejam analisados em relação a MM e dd. Portanto, as datas que não são válidas - por exemplo, 2005-1-123 e 2005-011-12 - podem ser inseridas. O primeiro valor de 2005-1-123 gera a saída como a data 2005-05-03, e o segundo valor de 2005-011-12 gera a saída como a data 2005-11-12.
  • O número do símbolo Z de formatação de fuso horário é aplicável apenas ao formato dateTime de saída.
  • O espaço em branco é ignorado.
Fuso Horário Enumerado O valor definido para essa propriedade será utilizado se o valor especificado para a propriedade Formato Padrão de DateTime não incluir informações sobre Fuso Horário.

O valor inicial é Utilizar Código do Idioma do Intermediário, que faz com que o intermediário obtenha informações da plataforma subjacente.

Você pode alterar essa propriedade, selecionando da lista de valores.

Horário de Verão Caixa de Opções Selecione esta opção, se a área na propriedade Fuso Horário observar o Horário de Verão. Se não observar o Horário de Verão, não selecione esta opção.

Por exemplo, se uma área for selecionada em Fuso Horário e esta opção não for selecionada, o valor transmitido representará o fuso horário sem o Horário de Verão.

Utilizar o Formato UTC de Entrada na Saída Caixa de Opções Esta propriedade se aplica a elementos e atributos do tipo lógico xsd:dateTime ou xsd:time que possuem um formato de data/hora igual a I, IU, T ou TU ou que incluem ZZZ ou ZZZU.

Esses elementos e atributos podem especificar UTC (Coordinated Universal Time), utilizando o caractere Z ou o fuso horário +00:00 no valor. Na entrada, o analisador MRM lembra a forma como o UTC foi especificado.

Se esta propriedade for selecionada e o elemento ou o atributo forem copiados para uma mensagem de saída, o formato UTC será preservado na mensagem de saída e substituirá o formato implícito pela propriedade de formato dateTime.

Se esta propriedade for limpa ou o elemento ou atributo não foi copiado de uma mensagem de entrada, o formato UTC na mensagem de saída será controlado somente pela propriedade de formato dateTime.

Configurações genéricas

Propriedade Tipo Significado
Política de saída para elementos ausentes Enumerado Controla se o valor padrão ou valor nulo é utilizado na saída para elementos ausentes.

Os valores válidos são UseDefaultValue ou UseNullValue.

Derivar comprimento padrão de tipo lógico Caixa de Opções Se esta propriedade for selecionada, uma propriedade de Comprimento TDS não configurada tentará derivar seu valor padrão do tipo simples do elemento (apenas cadeia, binário, inteiro e tipos lógicos simples decimais). Para estes tipos lógicos, são aplicáveis apenas aos tipos físicos Binário, Texto, Número Inteiro, Decimal Externo e Decimal Compactado.
Conceitos relacionados
Formatos Físicos no Domínio MRM
Formato MRM TDS
Formato TDS: Relacionamento com o Modelo Lógico
Tarefas relacionadas
Trabalhando com Formatos Físicos
Referências relacionadas
Propriedades do Conjunto de Mensagens
Propriedades do Conjunto de Mensagens CWF
Propriedades do Conjunto de Mensagens de Formato de Ligação XML
Mnemônicos TDS
Caracteres de Espaço em Branco em TDS
Propriedades do Conjunto de Mensagens TDS Padrão
Propriedades da Documentação para Todos os Objetos do Conjunto de Mensagens
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:12:04

ad09265_