Objetos do Modelo de Mensagem: Tipos Simples

Um tipo simples é uma definição abstrata de um item de dados, tal como um número, uma cadeia ou uma data.

A finalidade de um tipo simples é definir o conteúdo de um ou mais elementos simples. Os tipos simples (e quaisquer elementos que sejam baseados em tipos simples) não podem conter atributos ou elementos filhos. Os tipos simples aparecem em contraste com os tipos complexos, que definem a estrutura de um elemento, mas geralmente não definem qualquer dado simples.

Tipos Simples Globais e Locais

Os tipos simples podem ser globais ou locais. Um tipo simples global pode ser utilizado como a base para mais de um elemento. Ele deve ter um nome exclusivo pelo qual pode ser referido. Um tipo simples local está associado a um único elemento, e não está disponível para reutilização em outro lugar no modelo de mensagem. Os tipos locais não possuem um nome.

Variações de Tipos Simples

Integrado

O Esquema XML define um grande número de tipos simples para seu uso, abordando todos os tipos de dados padrão, como cadeias, números inteiros, decimais e flutuações.

Restrição

É possível definir seus próprios tipos simples, derivando de outro tipo simples (ou tipo base), por restrição. Um tipo de restrição pode ter limitações de valores aplicadas a ele.

Um tipo de restrição pode derivar de um tipo simples integrado ou de um tipo simples definido pelo usuário.

Lista

Um tipo de lista é uma forma de processamento de um valor simples de repetição. A notação é mais compacta do que a notação para um elemento de repetição e oferece uma forma de ter atributos com diversos valores.

Um tipo de lista pode ser baseado em um tipo de união (veja abaixo). Isto pode descrever uma lista de itens separados por espaço em que cada item pode ser baseado em qualquer um dos tipos simples na união.

Uma lista de listas não é válida. O tipo de item de uma lista não pode ser a própria lista ou derivada em qualquer nível de outro tipo de lista e resulta em um erro de lista de tarefa no editor.

Um tipo de lista pode ter os aspectos minLength, maxLength e length aplicados a ele. Esses aspectos restringem o número de itens da lista. Para restringir os valores de cada item na lista, as facetas devem ser aplicadas ao tipo de item e não à própria lista. O editor de definição de mensagem fornece suporte adicional para enumeração e facetas padrão diretamente em um tipo de Lista, para permitir a importação de qualquer esquema que as utilize, mas emite um aviso de que a enumeração e as facetas padrão são ignoradas pelo intermediário.

União

Um tipo de união é uma união de dois ou mais outros tipos simples.

Um tipo de união permite que um valor esteja de acordo com qualquer um dos vários tipos simples diferentes. Os tipos simples que consistem em um tipo de união são conhecidos como seus tipos de membro. Não há limite superior sobre quantos tipos de membro podem existir, mas deve haver, pelo menos, um. Um tipo de membro pode ser definido como um tipo simples integrado, um tipo simples definido pelo usuário ou um tipo simples local definido anonimamente dentro do tipo de união.

Um tipo de união também pode incluir a lista, a união e os tipos simples restritos, entre seus membros.

domínio MRM

O analisador MRM não aplica as limitações de valor até que os dados estejam na árvore lógica. Isso significa que não é possível escolher entre dois tipos simples que sejam derivados do mesmo tipo fundamental, mas possuem limitações de valor diferentes (por exemplo, um número inteiro no intervalo de 1 a 10 e um número inteiro no intervalo de 11 a 20). Um aviso aparecerá na lista de tarefas, se for tentada, e o analisador ignorará as limitações de valores quando resolver a união. O editor de definição de mensagem fornece suporte adicional para enumeração e facetas padrão diretamente em um tipo de União, para permitir a importação de qualquer esquema que as utilize, mas o editor emite um aviso de que a enumeração e as facetas padrão são ignoradas pelo analisador MRM.

Limitações de Valores

Qualquer limitação de valor que for aplicada ao tipo derivado deve restringir melhor o tipo base (e quaisquer elementos baseados neles). Não é válido para um tipo derivado enfraquecer ou remover uma limitação de valor que seu tipo base tenha definido. Se nenhuma limitação de valor for aplicada para o tipo derivado, o tipo derivado será quase idêntico ao seu tipo base, mas será tratado como uma restrição do tipo base em situações em que seja relevante (herança de tipo e substituição de elemento).

Conceitos relacionados
Conceitos de Modelagem de Mensagens
Objetos do Modelo de Mensagem
Objetos do Modelo de Mensagem: Herança de Tipo
Objetos do Modelo de Mensagem: Limitações de Valor de Tipo Simples
Grupos de Substituição no Modelo de Mensagem
Tarefas relacionadas
Incluindo um Tipo Simples
Referências relacionadas
Editor de Definição de Mensagens
Propriedades Lógicas do Tipo Simples
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:12:08

ad10401_