Analisador é um programa que interpreta o fluxo de bits de uma mensagem que chega e cria uma representação interna da mensagem em uma estrutura em árvore. O analisador também gera novamente um fluxo de bits para uma mensagem de saída da representação da árvore de mensagens interna.
Um analisador é chamado quando o fluxo de bits que representa uma mensagem de entrada é convertido no formato interno que pode ser tratado pelo intermediário. O formato interno, uma estrutura de árvore lógica, é descrito em Estrutura de Árvore Lógica. A forma como o analisador interpreta o fluxo de bits é exclusiva desse analisador; por isso, a árvore de mensagens lógicas criada do fluxo de bits varia de analisador para analisador.
Um analisador também pode criar um fluxo de bits a partir de uma estrutura de árvore, se um nó no fluxo de mensagens chamar a função ESQL ASBITSTREAM.
O intermediário requer acesso a um analisador para cada domínio de mensagem ao qual pertencem as mensagens de entrada e de saída. Além disso, o intermediário requer um analisador para cada cabeçalho de mensagem identificável que pode ser incluído na mensagem de entrada ou de saída. Os analisadores são chamados quando exigidos pelo fluxo de mensagens.
O WebSphere Message Broker fornece suporte interno para mensagens nos seguintes domínios de mensagens, fornecendo os analisadores de corpo da mensagem listados a seguir:
O WebSphere Message Broker fornece também analisadores para os seguintes cabeçalhos de mensagem, que seus aplicativos podem incluir nas mensagens de entrada ou de saída:
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho MQCFH, consulte O Analisador MQCFH.
Para obter informações adicionais sobre este cabeçalho e seu conteúdo, consulte a seção Formatos de Comandos Programáveis e Interface de Administração do WebSphere MQ Versão 6: centro de informações on-line, ou o centro de informações da Versão 5.3 no WebSphere MQ.
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho MQCIH, consulte O Analisador MQCIH.
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho MQDLH, consulte O Analisador MQDLH.
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho MQIIH, consulte O Analisador MQIIH.
Para obter uma lista de elementos nativos do cabeçalho MQMD, consulte O Analisador MQMD.
Para obter uma lista de elementos nativos do cabeçalho MQMDE, consulte O Analisador MQMDE.
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho MQRFH, consulte O Analisador MQRFH.
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho MQRFH2, consulte Os Analisadores MQRFH2 e MQRFH2C.
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho MQRMH, consulte O Analisador MQRMH.
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho MQSAPH, consulte O Analisador MQSAPH.
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho MQWIH, consulte O Analisador MQWIH.
Para obter uma lista de elementos que são nativos do cabeçalho SMQ_BMH, consulte O Analisador SMQ_BMH.
Para processar e analisar dados do corpo da mensagem ou cabeçalhos que os analisadores fornecidos não identificam, crie analisadores definidos pelo usuário utilizando a interface de programação do analisador definido pelo usuário do WebSphere Message Broker.
Nenhum analisador é fornecido para mensagens ou partes de mensagens no formato MQFMT_IMS_VAR_STRING. Os dados nesse formato geralmente são precedidos por um cabeçalho MQIIH (formato MQFMT_IMS). O WebSphere Message Broker trata esses dados como mensagem BLOB. Se você alterar o CodedCharSetId ou a codificação dessa mensagem em um fluxo de mensagens, os dados de MQFMT_IMS_VAR_STRING não serão convertidos e o descritor de mensagens ou o cabeçalho precedente não descreverá corretamente essa parte da mensagem. Se precisar que os dados nessa mensagem sejam convertidos, defina a mensagem no MRM ou forneça um analisador definido pelo usuário.