AggregateControl

Utilize o nó AggregateControl para marcar o início de um fan-out de pedidos que fazem parte de uma agregação.

Este tópico contém as seguintes seções:

Propósito

Agregação é uma extensão do modelo de aplicativo de pedido/resposta. Ela combina a geração e difusão de vários pedidos relacionados à recepção das respostas correspondentes e compila estas respostas em uma única mensagem de resposta agregada.

A função de agregação é fornecida pelos três seguintes nós:
  • O nó AggregateControl marca o início de um fan-out de pedidos que fazem parte de uma agregação. Ele envia uma mensagem de controle utilizada pelo nó AggregateReply para corresponder os diferentes pedidos que foram feitos. As informações propagadas do terminal Control incluem o identificador do intermediário, a propriedade de nome agregado e a propriedade de tempo limite. Você não deve alterar as informações de agregação incluídas no Ambiente da Mensagem pelo nó AggregateControl.
  • O nó AggregateRequest registra o fato de que as mensagens de pedido foram enviadas. Ele também coleta informações que ajudam o nó AggregateReply a construir a mensagem de resposta agregada. Você deve preservar as informações incluídas no Ambiente da mensagem pelo nó AggregateControl, caso contrário, a agregação falhará.
  • O nó AggregateReply marca o final de um fan-in de agregação. Ele coleta respostas e as combina em uma única mensagem de resposta agregada.

Este nó cria a pasta LocalEnvironment.ComIbmAggregateControlNode. Essa pasta e seus campos são de uso interno do WebSphere Message Broker, e você não deve confiar em sua existência ou nos valores ao desenvolver fluxos de mensagens.

O nó AggregateControl está contido no repositório Roteamento da paleta e é representado no ambiente de trabalho pelo seguinte ícone:

 Ícone do nó AggregateControl

Utilizando este nó em um fluxo de mensagens

Veja as amostras a seguir para consultar sobre como utilizar este nó: Você pode visualizar amostras apenas quando utilizar o centro de informações integrado ao Message Brokers Toolkit.

Terminais e Propriedades

Quando tiver colocado uma instância do nó AggregateControl em um fluxo de mensagens, você poderá configurá-lo; consulte Configurando um Nó do Fluxo de Mensagens. As propriedades do nó são exibidas na visualização Propriedades. Para exibir as propriedades do nó no diálogo Propriedades, dê um clique duplo no nó ou clique com o botão direito no nó e clique em Propriedades. Todas as propriedades obrigatórias para as quais é necessário digitar um valor (aquelas que não têm um valor padrão definido) são marcadas com um asterisco.

Os terminais do nó AggregateControl são descritos na tabela a seguir.

Terminal Descrição
Entrada O terminal de entrada que aceita a mensagem para processamento pelo nó.
Saída O terminal de saída para o qual a mensagem original será roteada quando o processamento for concluído com êxito.
Control O terminal de saída para o qual uma mensagem de controle será roteada. A mensagem de controle é enviada para um nó AggregateReply correspondente.

O terminal Control foi reprovado no Versão 6.0; para utilizar conexões desse terminal, consulte Utilizando Mensagens de Controle em Fluxos de Agregação.

As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó. A coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcada com um asterisco caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido); a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens ao arquivo BAR para implementá-lo).

As propriedades Descrição do nó AggregateControl são descritas na tabela a seguir:

Propriedade M C Padrão Descrição
Nome do Nó Não Não O tipo de nó (AggregateControl) O nome do nó.
Descrição Breve Não Não   Uma breve descrição do nó.
Descrição Longa Não Não   Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens.

As propriedades Básicas do nó AggregateControl são descritas na tabela a seguir:

Propriedade M C Padrão Descrição
Nome Agregado Sim Sim   Um nome utilizado para associar o fluxo de mensagens fan-out ao fluxo de mensagens fan-in. Esse valor deve ser contextualmente exclusivo no intermediário.
Tempo Limite (s) (Timeout (sec)) Sim Não 0 A período de tempo, em segundos, durante o qual as respostas são aguardadas no fan-in.

O valor padrão é zero; se você aceitar esse valor padrão, o tempo limite será desativado para fan-outs desse nó (ou seja, as respostas são aguardadas indefinidamente). Se nem todas as respostas forem recebidas, o fluxo de mensagens continuará aguardando e não será concluído. Defina um valor maior que zero para assegurar-se de que o fluxo de mensagens possa ser concluído, mesmo que nem todas as respostas sejam recebidas. Para obter informações adicionais sobre tempos limite, consulte Nó AggregateReply.

z/OS platform No z/OS, se a propriedade de tempo limite (Timeout) não estiver definida como zero, defina o parâmetro do gerenciador de filas EXPRYINT como 5.

Referências relacionadas
Nó AggregateReply
Nó AggregateRequest
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:43

ac04740_