Novidades na Versão 5.0

Introdução à nova função principal no WebSphere Business Integration Message Broker Versão 5.0.

Consulte também Nova Função Incluída nos Fix Packs da Versão 5.0.
Novo Ambiente de Desenvolvimento Gráfico Baseado no Eclipse
O Message Brokers Toolkit é um ambiente de desenvolvimento integrado e uma interface gráfica com o usuário baseada na plataforma Eclipse. O Message Brokers Toolkit consiste na plataforma Eclipse e em um conjunto de plug-ins Java que permitem a criação, manutenção e implementação de fluxos de mensagens do WebSphere Message Broker (incluindo aplicativos Publicação/Assinatura) e modelos de mensagens. Consulte o tópico Message Brokers Toolkit e o Web site Eclipse.
O Message Brokers Toolkit inclui, entre outras coisas, os seguintes recursos novos:
  • É possível controlar vários domínios de intermediário utilizando um único Message Brokers Toolkit. Consulte Message Brokers Toolkit.
  • Você pode utilizar o Message Brokers Toolkit com repositórios de origem externa, por exemplo, com repositórios que permitem o controle de versão do fluxo de mensagens e de dados de origem do conjunto de mensagens. Consulte Repositório de Desenvolvimento.
  • Editores aprimorados, como o editor Mapeamento do Fluxo de Mensagens, editor Conjunto de Mensagens e editor ESQL, facilitam a construção da solução. Consulte Editores no Message Brokers Toolkit.
  • O nó Mapeamento permite criar transformações de mensagens utilizando um método arrastar e soltar, sem precisar gravar código ESQL. Consulte Nó Mapeamento.
  • É possível reutilizar sub-rotinas e funções do ESQL. Consulte Esquemas do Intermediário.
  • O depurador de fluxos permite incluir pontos de interrupção nas conexões de um fluxo de mensagens e passar de instrução a instrução do código ESQL. Consulte o Visão Geral do Depurador de Fluxo.
  • É possível configurar algumas propriedades do fluxo de mensagens no tempo de implementação em vez de no tempo de desenvolvimento. Consulte Propriedades Configuráveis de um Broker Archive.
Experiência de Usuário Inicial Aprimorada

A Barra de Ativação de pré-instalação é ativada a partir do CD do Windows antes da instalação. Ele orienta você no processo de verificação e instalação de qualquer software de pré-requisito antes de ativar a instalação do produto. A instalação é implementada, agora, utilizando o InstallShield para Multi-Platforms.

A página deBoas-vindas do Message Brokers Toolkit, que aparece após você ativar o Message Brokers Toolkit, fornece links para várias tarefas básicas, permitindo que você configure e exercite um sistema em funcionamento o mais rápido possível. As tarefas suportadas incluem:

Você pode visualizar amostras apenas quando utilizar o centro de informações integrado ao Message Brokers Toolkit.

Suporte aos Serviços da Web

Vários aprimoramentos fornecem suporte para Serviços da Web:

Modelagem Aprimorada de Mensagens
Os aprimoramentos a seguir foram feitos ao modelo de mensagem:
Aprimoramentos da Transformação XSLT

O nó XMLTransformation permite integrar transformações XSLT existentes no ambiente do intermediário. A página de estilo utilizada para definir a transformação pode ser especificada como um atributo da instância do nó, ou pode ser determinada dentro do contexto do fluxo e especificada utilizando uma área definida do Ambiente Local. Este recurso é fornecido através da recompactação e aprimoramento do mecanismo de transformação da folha de estilo XSLT baseado em XALAN derivado do produto WebSphere Transcoding Publisher.

Para obter informações adicionais, consulte Nó XMLTransformation.

Suporte Estendido ao ID do Usuário e Senha

O acesso ao banco de dados externo a partir de nós Compute, Banco de Dados e Warehouse foi estendido para que seja possível associar um ID do usuário e senha específicos a um determinado DSN ODBC no tempo de execução do intermediário. Essa combinação de ID do usuário e senha é, então, utilizada para todas as conexões feitas pelo intermediário com o DSN específico, substituindo a utilização padrão do ID do usuário e senha do intermediário.

Isso aborda um requisito importante para que seja possível especificar combinações de ID do usuário e senha diferentes para diferentes bancos de dados e para que seja possível definir isso em uma base intermediário por intermediário. O comando mqsisetdbparms é fornecido para a configuração dessas informações no intermediário.

Para obter informações adicionais, consulte Acessando Bancos de Dados em Fluxos de Mensagens.

Contabilidade e Estatísticas do Fluxo de mensagens
Já é possível coletar estatísticas sobre o comportamento do fluxos de mensagens. Por exemplo, é possível coletar dados sobre quantas mensagens são processadas e qual o tamanho dessas mensagens ou, ainda, sobre o uso da CPU e os tempos de processamento passados. Para obter informações adicionais, consulte Dados de Contabilidade e Estatísticas do Fluxo de Mensagens, e a developerWorks sobre desempenho do fluxo de mensagens.
Publicação/assinatura aprimoramentos
As seguintes alterações do Publicação/Assinatura foram feitas:
  • O conjunto de protocolos e padrões de distribuição suportados pelo intermediário foram estendidos para fornecer distribuição multicast de IP confiável e em tempo real de assinaturas por uma Rede Local. Isso é fornecido como uma extensão como suporte ao JMS IP existente no WebSphere Event Broker. Para obter informações adicionais, consulte WebSphere MQ Multicast Transport, Multicast Publicação/Assinatura e WebSphere MQ Real-time Transport.
  • Os recursos do Publicação/assinatura foram consolidados no WebSphere Message Brokers. Isso racionaliza as ofertas de produtos e fornece um caminho de upgrade claro do WebSphere Event Broker para o WebSphere Message Broker.
Autenticação de SSL, QoS e Envelopamento do HTTP
Os itens relacionados com a Internet a seguir foram incluídos:
Novo Modelo de Segurança de Nível do Objeto
É possível agora controlar o acesso aos recursos de tempo de execução por objeto em oposto ao tempo de execução por grupo. Consulte o Segurança para Recursos de Tempo de Execução: Listas de Controle de Acesso.
Suporte Aumentado à Plataforma
Os ambientes operacionais suportados agora incluem o Linux em x86, Linux em System z e Windows XP, oferecendo uma opção mais ampla de plataformas nas quais implementar sua solução. Para obter informações adicionais, consulte Requisitos do Sistema Operacional.
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:32

ab00017_