Variáveis ESQL

Uma variável ESQL é um campo de dados utilizado para ajudar a processar uma mensagem.

Para utiliza uma variável, primeiro você deve declará-la e informar seu tipo. O tipo de dados de uma variável é fixo; se você escrever código ESQL que atribua um valor de tipo diferente, ou será implementado um lançamento implícito para o tipo de dados do destino ou ocorrerá uma exceção (se o lançamento implícito não for suportado).

Para definir uma variável e nomeá-la, utilize a instrução DECLARE.

Os nomes de variáveis de ESQL fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas; portanto, certifique-se de utilizar a letra correta em todos os lugares. A maneira mais simples de garantir que você está utilizando a letra correta é sempre definir as variáveis utilizando nomes maiúsculos.

O ambiente de trabalho marca variáveis que não foram definidas. Remova todos estes avisos antes de implementar um fluxo de mensagens.

Você pode designar um valor inicial para a variável na instrução DECLARE. Se um valor inicial não for especificado, variáveis escalares serão inicializadas com o valor especial NULL e as variáveis ROW serão inicializadas com um estado vazio. Subseqüentemente, você pode alterar o valor da variável utilizando a instrução SET.

Três tipos de nó integrado podem conter código ESQL e, portanto, suportam a utilização de variáveis ESQL:

Escopo, Existência e Compartilhamento de Variáveis

Quão extensa e por quanto tempo uma variável ESQL específica fica disponível são descritos por seu escopo, existência e compartilhamento:

O escopo de uma variável
é a medida da faixa na qual ela está visível. No ambiente do intermediário, o escopo de variáveis geralmente é limitado ao nó individual.
A existência de uma variável
é uma medida do tempo durante o qual ela mantém seu valor. No ambiente do intermediário, a existência de uma variável varia, mas geralmente é restrita à existência de um encadeamento em um nó.
As características de compartilhamento de uma variável
Indique se cada encadeamento possui sua própria cópia da variável ou se uma variável é compartilhada entre vários encadeamentos. No ambiente do intermediário, as variáveis geralmente não são compartilhadas.

Tipos de Variável

Externo
As variáveis externas (definidas com a palavra-chave EXTERNAL) também são conhecidas como propriedades definidas pelo usuário, consulte Propriedades Definidas pelo Usuário no ESQL. Elas existem durante toda a existência de um fluxo de mensagens e são visíveis para todas as mensagens que passam pelo fluxo. Você pode definir variáveis externas apenas no nível do módulo e do esquema. Você pode modificar seus valores iniciais (opcionalmente configurados pela instrução DECLARE) no tempo de design, utilizando o editor do Fluxo de Mensagens, ou no tempo de implementação, utilizando o editor Broker Archive. Não é possível modificar posteriormente seus valores utilizando ESQL.
Normal
As variáveis normais têm uma existência de apenas uma mensagem que passa por um nó. Elas são visíveis apenas a essa mensagem. Para definir uma variável normal, omita as palavras-chave EXTERNAL e SHARED.
Compartilhado
As variáveis compartilhadas podem ser utilizadas para implementar um cache de memória no fluxo de mensagens, consulte Otimizando Tempos de Resposta do Fluxo de Mensagens. As variáveis compartilhadas têm uma existência longa e são visíveis para várias mensagens que passam por um fluxo, consulte Variáveis de Existência Longa. Elas ocorrem durante a existência do processo do grupo de execução, a existência do fluxo ou nó, ou durante a existência da SQL do nó que declara a variável (o que for mais curto). Elas são inicializadas quando a primeira mensagem é transmitida pelo fluxo ou nó, após a inicialização de cada intermediário.

Consulte também a opção ATOMIC do Instrução BEGIN ... END. A construção BEGIN ATOMIC é útil quando várias alterações precisam ser feitas em uma variável compartilhada e é importante evitar que outras instâncias vejam os estados intermediários dos dados.

Para obter informações sobre tipos específicos de variáveis, consulte:
Conceitos relacionados
Propriedades Definidas pelo Usuário no ESQL
Propriedades Definidas pelo Usuário
Variáveis de Existência Longa
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo ESQL
Referências relacionadas
Nós Internos
Nó Compute
Nó Banco de Dados
Nó Filter
Instrução DECLARE
Instrução BEGIN ... END
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:12:41

ak01010_