O uso de espaços de nomes pelo WebSphere Message Broker não é necessariamente limitado aos modelos de mensagem XML.
Existe um cenário no qual o uso dos espaços de nomes pelos modelos de mensagem não-XML podem simplificar o código ESQL ou Java que você escreve. Antes de descrever este cenário, é importante entender que o analisador MRM, ao analisar as mensagens definidas em um Arquivo de Definição de Mensagem que possuem um espaço de nomes de destino, produz uma árvore de mensagem lógica que contém informações de nome e de espaço de nomes. Isso é feito independentemente do formato físico da mensagem. Para mensagens não XML (CWF ou TDS), o espaço de nomes é obtido a partir do arquivo Definição de Mensagem.
Considere um cenário de transformação no qual uma mensagem de um aplicativo COBOL requer que seja transformado em XML que reconhece espaço de nomes; por exemplo, uma mensagem SOAP XML. A transformação deve mapear a árvore de mensagem lógica que foi criada para a mensagem COBOL para uma árvore de mensagem lógica que corresponde à mensagem XML. Se a árvore de mensagens COBOL não contiver informações de espaço de nomes, cada mapeamento de um campo COBOL em um elemento XML deve configurar o espaço de nomes para o elemento XML. No entanto, se a árvore de mensagens COBOL já contiver as informações de espaço de nomes necessárias, esse mapeamento será muito mais simples.
Para permitir que o analisador MRM crie informações de espaço de nomes em uma árvore de mensagens que foi criada a partir de uma mensagem CWF ou TDS, você precisa especificar um espaço de nomes de destino para o Arquivo de Definição de Mensagens. Isso deve ser feito como parte do processo de criação do Arquivo de Definição da Mensagem; você não poderá fazer isso depois que o arquivo tiver sido criado. Há duas maneiras de especificar um espaço de nomes de destino. Para cada um deles, faça com que o espaço de nomes de destino do Arquivo de Definição de Mensagens seja o mesmo que o espaço de nomes de destino da mensagem XML na qual a mensagem não XML está sendo transformada.
Ao lidar com a árvore de mensagens para a mensagem não XML e a árvore de mensagens para a mensagem XML, o código ESQL ou Java que você grava para executar a transformação deve ser ciente do espaço de nomes.