Analisador e Domínio MIME

Utilize o domínio MIME se suas mensagens utilizarem o padrão MIME para mensagens multipartes.

O analisador MIME (Multipurpose Internet Mail Extension) não suporta o padrão MIME integral, mas suporta utilizações comuns do MIME. É possível enviar as mensagens para o intermediário por HTTP ou por outros tipos de transporte, como o WebSphere MQ. Utilize o domínio MIME se suas mensagens utilizarem o padrão MIME para mensagens multipartes.

O domínio MIME não suporta valores Content-Type com um tipo de mídia igual a message.

Para especificar que uma mensagem utilize o domínio MIME, selecione MIME como o Domínio de Mensagem no nó do fluxo de mensagens relevante.

Utilize o domínio e o analisador MIME para analisar e gravar mensagens MIME. O analisador MIME cria uma árvore lógica e configura a propriedade ContentType do intermediário. É possível utilizar nós Compute e nós JavaCompute para manipular a árvore lógica. Defina o valor Content-Type utilizando a propriedade ContentType no domínio MIME.

Mensagem MIME de Exemplo

O exemplo a seguir mostra uma mensagem MIME simples com diversas partes. A mensagem mostrada é uma mensagem SOAP com Anexos, com duas partes: a parte da raiz e a parte do anexo. A cadeia limite MIME_boundary delimita as partes.

MIME-Version: 1.0
Content-Type: Multipart/Related; boundary=MIME_boundary; type=text/xml
Content-Description: Optional description of message.

Optional preamble text
--MIME_boundary
Content-Type: text/xml; charset=UTF-8
Content-Transfer-Encoding: 8bit
Content-ID: <rootpart@example.com>

<?xml version='1.0' ?>
<SOAP-ENV:Envelope
          xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">
    
    <SOAP-ENV:Header xmlns:ins="http://myInsurers.com">
       <ins:ClaimReference>abc-123</ins:ClaimReference>
    </SOAP-ENV:Header>
    
    <SOAP-ENV:Body xmlns:ins="http://myInsurers.com">
       <ins:SendClaim>
          <ins:ClaimDetail>myClaimDetails</ins:ClaimDetail>
          <ins:ClaimPhoto>
            <href>cid:claimphoto@example.com</href>
          </ins:ClaimPhoto>
       </ins:SendClaim>
    </SOAP-ENV:Body>
    
</SOAP-ENV:Envelope>

--MIME_boundary
Content-Type: application/octet-stream
Content-Transfer-Encoding: binary
Content-ID: <claimphoto@example.com>

myBinaryData
--MIME_boundary--Optional epilogue text

Árvore Lógica MIME de Exemplo

O diagrama a seguir mostra uma árvore lógica MIME. Uma árvore lógica MIME não precisa conter todos os filhos mostrados no diagrama. O valor do cabeçalho Content-Type de uma mensagem MIME é igual ao do campo ContentType na subárvore Propriedades. Os cabeçalhos de transporte são cabeçalhos do transporte que é utilizado, como um MQMD ou HTTP.

O diagrama mostra uma árvore de mensagens lógicas MIME de exemplo. O elemento Raiz tem três filhos: Propriedades, cabeçalhos Transport e MIME. A subárvore Propriedades contém o domínio de mensagem e a propriedade ContentType. Os cabeçalhos-filhos Transport contêm informações como o cabeçalho MQMD. A subárvore MIME tem quatro filhos: os cabeçalhos MIME-Version, Content-Type e Content-Description, bem como o filho Parts. O filho Parts pode ter vários filhos chamados Part, além de poder ter opcionalmente filhos iniciais e finais. O filho Part mostrado aqui possui um cabeçalho Content-Type, um cabeçalho Content-Transfer-Encoding e um cabeçalho Content-ID. O último filho de Part é Data. Aqui, Data consiste em um BLOB.

Você pode analisar posteriormente os dados BLOB na árvore (por exemplo, utilizando uma instrução ESQL CREATE) se você souber o formato daquela parte MIME. Você pode localizar informações sobre o formato a partir de seu campo Content-Type na árvore lógica. Como alternativa, você pode saber o formato que aquela mensagem MIME adquire e ser capaz de analisá-las de modo adequado. Por exemplo, você poderá saber que a primeira Part MIME é sempre uma mensagem XML e que a segunda Part MIME é uma assinatura de segurança binária.

Você deve especificar como analisar outros formatos de mensagens, como dados delimitados por tag ou binários, em seu fluxo de mensagens, pois o analisador MIME não faz isso. Você também deve especificar como manipular as partes de mensagens codificadas e assinadas, pois o analisador MIME não processa as mesmas.

Alguns modelos de mensagem MIME predefinidos são fornecidos com o ambiente de trabalho e podem ser importados utilizando o assistente Nova Definição de Mensagem de Mensagem Fornecida pela IBM. Consulte Mensagem Fornecida pela IBM: Selecionar uma Mensagem Fornecida pela IBM.

Conceitos relacionados
Analisadores
Detalhes da Árvore MIME
Mensagens MIME
Visão Geral do ESQL
Conceitos de Modelagem de Mensagens
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo ESQL
Desenvolvendo Java
Referências relacionadas
Desenvolvendo Fluxos Utilizando o Domínio MIME
Mensagem Fornecida pela IBM: Selecionar uma Mensagem Fornecida pela IBM
Informações de Referência do Modelo de Mensagens
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:56

ac30060_