Depuração: atravessar código-fonte

Quando o processamento do fluxo de mensagens tiver pausado em um ponto de interrupção na entrada de um nó que contém código ESQL, código Java ou mapeamentos, você poderá atravesar o código.

Antes de começar:

Inclua um ou mais pontos de interrupção em seu fluxo de mensagens. Consulte: Incluindo Pontos de Interrupção no Depurador de Fluxo.

Início da mudançaOs nós que podem conter código ESQL, código Java ou mapeamentos estão listados em: Visão Geral do Depurador de Fluxo. Inclua pontos de interrupção conforme apropriado:
  • Código ESQL: inclua um ponto de interrupção no código ESQL.
  • Código Java: inclua um ponto de interrupção no código Java.
  • Mapeamentos: inclua um ponto de interrupção em um mapa, utilizando o painel Script do Mapa. Note que as rotinas de mapeamento são implementadas em ESQL; você pode preferir atravessar o código ESQL em vez de passar pelos mapeamentos.
Fim da mudança

Para atravessar seu código-fonte:

  1. Alterne para o Perspectiva de Depuração.
  2. Entrando no código-fonte. Na visualização Depuração:
    • clique em Entrar no Código-fonte Entrar no código na barra de ferramentas.
    • ou clique com o botão direito do mouse na estrutura de pilha do fluxo e então clique em Entrar Entrar.
  3. Quando o processamento do fluxo de mensagens tiver pausado em um ponto de interrupção dentro do código ESQL, do código Java ou de mapeamentos, você poderá atravessar o código-fonte, linha por linha.Repita esta etapa sempre que for necessário. Na visualização Depuração:
    • clique em Próximo Passo Próximo Passo na barra de ferramentas.
    • ou clique com o botão direito do mouse na estrutura de pilha do fluxo e então clique em Próximo Passo Próximo Passo.
    Uma única linha de código-fonte é executada e o fluxo é pausado na próxima linha de código. O que você pode fazer depende de qual tipo de código está contido no nó.Consulte:

    Caso o depurador esteja pausado antes da última linha de código quando você avançar, ela será executada e o processador do fluxo de mensagens continuará até o próximo ponto de interrupção no processamento lógico da mensagem atual. Se não houver nenhum ponto de interrupção ativado no qual a instância de fluxo possa ser pausada, ela será executada até a conclusão e será removida da Visualização Depuração.

  4. Caso já tenha parado de olhar o código ou os mapeamentos antes do último ponto de interrupção,será possível contunuar o processamento do fluxo de mensagens. Na visualização Depuração:
    • clique em Retornar Retornar na barra de ferramentas.
    • ou clique com o botão direito do mouse na estrutura de pilha do fluxo e então clique em Retornar Retornar.
    O código-fonte é executado até a conclusão a partir do ponto de interrupção atual e o processamento do fluxo de mensagens continua até o próximo ponto de interrupção configurado no processamento lógico da mensagem atual. Se não houver nenhum ponto de interrupção ativado no qual a instância de fluxo possa ser pausada, ela será executada até a conclusão e será removida da Visualização Depuração.

Avançar:

Caso tenha concluído a depuração deste fluxo de mensagens, poderá remover os pontos de interrupção ou finalizar a sessão de depuração:
Conceitos relacionados
Visão Geral do Depurador de Fluxo
Perspectiva de Depuração
Tarefas relacionadas
Depuração: Executando até a Conclusão
Referências relacionadas
Atalhos do Depurador de Fluxo
Ícones e Símbolos do Depurador de Fluxo
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:12:33

ag11330_