Instale extensões definidas pelo usuário que você mesmo tenha desenvolvido ou tenha adquirido de outros fornecedores de software com o mínimo de intervenção do usuário.
Conclua as seguintes tarefas:
Você deve instalar extensões definidas pelo usuário em todos os computadores apropriados do intermediário e, se a extensão for um nó definido pelo usuário, nos computadores do ambiente de trabalho (analisadores definidos pelo usuário não possuem um componente de ambiente de trabalho). Os componentes podem ser instalados separadamente ou como parte de um processo. Os componentes podem estar em sistemas diferentes, portanto, verifique se as instalações foram concluídas em todos os sistemas afetados.
Se uma extensão
grava mensagens para o rastreio do usuário, é necessário atualizar a variável de ambiente
MQSI_CONSOLE_NLSPATH (sistemas Windows),
ou NLSPATH (todos os outros sistemas) para que o comando mqsiformatlog possa localizar o
catálogo de mensagens.
Antes de instalar um nó definido pelo usuário, verifique a versão do Message Brokers Toolkit para o qual estiver instalando, pois uma versão específica do kit de ferramentas pode ser um pré-requisito da extensão definida pelo usuário, ou pode requerer arquivos específicos para executar.
Para determinar a versão, consulte Detectando Versões Instaladas do WebSphere Message Broker.
Se o produto for de compartilhamento de shell com outro produto, o caminho de instalação será determinado pelo primeiro programa Rational que foi instalado. Para determinar o local da instalação do Message Brokers Toolkit, consulte o arquivo cdi_ref.properties configurado pela Rational. Este arquivo é instalado pelo Message Brokers Toolkit e por produtos Rational Versão 6.x; na primeira vez em que estes produtos for instalado o arquivo será criado. Ele será compartilhado por todas as instalações subseqüentes. Se todos os produtos Message Brokers Toolkit e Rational Versão 6.x forem desinstalados o arquivo será removido quando o último produto for desinstalado.
Para configurar o Message Brokers Toolkit com ícones e opções para um novo nó definido pelo usuário, configure um um novo arquivo de link do Eclipse que aponte para o diretório que contém os arquivos de plug-in do Eclipse. O arquivo de link deve conter uma linha que especifique o caminho completo do diretório de destino. Ao criar o arquivo de link Eclipse, coloque-o em <c.wb.b_wb.location>/eclipse/links/.
Copie o arquivo compactado que você criou em Empacotando um Projeto do ambiente de trabalho de Nó Definido pelo Usuário para o diretório identificado por seu arquivo de link. Extraia o conteúdo nesse diretório. Exemplo:
O arquivo nomeado opt/ibm/MessageBrokerToolkit/6.0/eclipse/links/Myextension.link pode conter a linha path=/opt/My/Extension/Nodes/eclipse/plugins/seu_nome_de_nó.
O diretório apontado pela variável de caminho deve ter o conteúdo do
arquivo compactado que você criou anteriormente quando empacotou o projeto.
Quando você tiver instalado a extensão, reinicie o ambiente de trabalho de destino com a opção -clean. Você pode fazer isso a partir da linha de comandos ou modificando o atalho do menu. Você deve utilizar a opção -clean sempre que alguma alteração for feita nas extensões definidas pelo usuário, para assegurar-se de que as alterações sejam captadas pela paleta do nó do fluxo de mensagens. Quando o ambiente de trabalho tiver iniciado novamente, a nova categoria de nós aparecerá na paleta do editor de fluxo.
Se você for um usuário experiente do Eclipse ou um desenvolvedor de plug-in, talvez queira utilizar funções mais avançadas do Eclipse para manipular produtos adicionais, como extensões definidas pelo usuário. Por exemplo, você pode empacotar extensões definidas pelo usuário como recursos do Eclipse, em vez de plug-ins.
Os recursos possuem várias vantagens:
Para obter uma descrição completa destas e de outras opções avançadas do Eclipse, consulte o Guia PDE, que inclui uma seção sobre como criar recursos. Você também pode achar útil a descrição do manifesto de recurso em "Navegando e Customizando o Ambiente de Trabalho".
Pode ser necessário detectar a versão dos componentes de tempo de execução instalados para garantir que o arquivo LIL correto seja carregado pelo nível correto do intermediário. Consulte o Detectando Versões Instaladas do WebSphere Message Broker.
Para incluir arquivos .jar ou .lil em instalações de tempo de execução no WebSphere Business Integration Message Broker Versão 5.0 ou posterior, eWebSphere Message Broker Versão 6.0 e posterior, consulte Instalando Arquivos de Tempo de Execução da Extensão Definida pelo Usuário em um Intermediário. Para intermediários da Versão 2, inclua os arquivos de extensão definidos pelo usuário no install_dir/lil/, e reinicie o intermediário.
Não é possível utilizar o parâmetro -l para modificar o LILPATH do usuário para extensões de 64 bits. Em vez disso, anexe o diretório que contém o diretório que possui os arquivos de extensão à variável de ambiente MQSI_LILPATH64, conforme descrito na seção a seguir.
Consulte os comandos mqsicreatebroker e mqsichangebroker para informações
adicionais.
É possível fazer esta alteração criando um script de ambiente customizado no diretório de trabalho:
Você pode fornecer qualquer nome ao script de ambiente, mas a extensão do arquivo deve ser .cmd no Windows e .sh em todas as outras plataformas. O script pode executar todas as operações de um shell script, mas você deve limitar o escopo para anexar apenas as seguintes variáveis:
Este exemplo mostra o perfil de ambiente MyExtension no Windows, instalado em
C:\Program Files\MyExtensions.
O script é chamado MyExtension.cmd e armazenado no diretório de trabalho. O local padrão é %ALLUSERSPROFILE%\Application Data\IBM\MQSI\common\profiles. em que a configuração padrão para a variável de ambiente %ALLUSERSPROFILE% é C:\Documents and Settings\All Users\.
O script Windows tem o seguinte conteúdo:
REM incluído pela instalação MyExtension, não modifique set MQSI_LILPATH=%MQSI_LILPATH%;"C:\Arquivos de Programas\MyExtension\bin"
Este exdmplo mostra o perfil do ambiente para MyExtension no Linux, instalado em /opt/MyExtension. O script é chamado deMyExtension.sh e é armazenado no diretório de trabalho /var/mqsi/common/profiles/.
O script Linux tem o seguinte conteúdo:
#!/bin/ksh # Incluído pela instalação MyExtension, não modifique export MQSI_LILPATH=/opt/MyExtension/lil${MQSI_LILPATH:+":"${MQSI_LILPATH}}
Você pode testar as seguintes variáveis no script do perfil, por exemplo, se você deseja assegurar-se de que uma extensão definida pelo usuário seja executada apenas em uma versão específica do intermediário: