Customizando a JCL do Configuration Manager

Isso é parte da tarefa maior de criar um Configuration Manager no z/OS.

Antes de começar

Antes de iniciar esta etapa, é necessário ter concluído Customizando o Conjunto de Dados do Componente Configuration Manager.

Todas as JCLs possuem um cabeçalho padrão, incluindo:
  1. Uma descrição breve de sua função.
  2. Uma descrição na qual podem ser localizadas informações adicionais relacionadas à função da JCL.
  3. Se apropriado, um número de tópico.
  4. A seção que lista as próprias variáveis JCL.
  5. Cada arquivo JCL define seu próprio STEPLIB
  6. Alguns arquivos JCL, por exemplo, BIPRELG, podem requerer o DB2 definido no STEPLIB para o componente do intermediário. Este deve ser removido da JCL se o componente for um Configuration Manager ou um Servidor de Nome de Usuário, pois ele não é requerido.

Você pode customizar os arquivos utilizando uma macro de edição do ISPF que precisa ser ajustada ou pode fazer alterações em cada um dos membros do PDSE manualmente.

BIPEDIT é um programa REXX que pode ser utilizado para ajudá-lo na customização de sua JCL. Depois de customizar BIPEDIT, é possível executar este programa REXX nos outros arquivos JCL para alterar suas variáveis de JCL.

Primeiro, customize o arquivo BIPEDIT renomeado utilizando as informações coletadas:
Em seguida, é necessário ativar o arquivo BIPEDIT renomeado antes de customizar outros arquivos JCL. Faça isso executando o seguinte comando do TSO:
    ALTLIB ACTIVATE APPLICATION(EXEC) DA('COMPONENTDATASET')
em que 'COMPONENTDATASET' é idêntico a ++COMPONENTDATASET++.

Este comando está ativo para a sessão do ISPF local com a qual ele foi emitido. Observe que, se você tiver sessões de tela divididas, as outras sessões não poderão utilizá-lo. Se você utilizar a opção 6 do ISPF para emitir o comando, utilize a opção 3.4 do ISPF para editar o conjunto de dados; isto permite utilizar o comando editar.

É possível então editar cada arquivo JCL e executar o exec BIPEDIT renomeado digitando seu nome na linha de comandos (por exemplo, MQ01EDCM). Você pode utilizar Visualizar em vez de Editar em um membro até que os problemas em seu programa REXX sejam resolvidos. Como alternativa, você pode Cancelar a opção Editar sessão em vez de utilizar Salvar.

Você deve configurar um valor para todas as variáveis listadas na JCL; se não configurar, a JCL não funcionará corretamente.

Alguns arquivos JCL incluem ++OPTIONS++ para um comando, eles devem ser substituídos por parâmetros opcionais adicionais específicos do comando no z/OS ou removidos. Provavelmente, você terá que fazer isso além de executar BIPEDIT. Se não precisar de opções adicionais, remova ++OPTIONS++ utilizando o seguinte comando:
     "c ++OPTIONS++ '' all" 
em que ' ' representa duas aspas simples.

Salve a macro de edição e execute esta macro em todos os membros, exceto na própria macro de edição.

Não configure nenhum dos parâmetros de transmissão opcionais (-1 ou -2) no BIPCRCM neste momento, porque você deseja criar o registro e as filas do WebSphere MQ.

Quando atualizar BIPCPROF (o perfil do Configuration Manager), as alterações não ficarão acessíveis até que você execute BIPGEN para copiar o perfil para o HFS e criar o ENVFILE. É necessário fazer isso sempre que atualizar BIPCPROF para que as alterações entrem em vigor, o que ocorre quando você reinicia o Configuration Manager.
Nota: É necessário estar ciente de que outro processo pode estar utilizando o ENVFILE atual, portanto, é necessário considerar se a atualização do ENVFILE atual no sistema de arquivos terá algum impacto.
Conceitos relacionados
Configuration Manager
Tarefas relacionadas
Criando um Configuration Manager no z/OS
Customizando o Conjunto de Dados do Componente Configuration Manager
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2005 Última Atualização: 04/11/2005
ae24240_