Utilizando UDPs para Configurar um Fluxo de Mensagens no Tempo de Implementação

As UDPs (Propriedades Definidas pelo Usuário) fornecem a oportunidade de configurar fluxos de mensagens no tempo de implementação sem modificar o código do programa. As utilizações típicas de UDPs servem para especificar informações de configuração ou para manter informações de versão.

Uma UDP é uma constante definida pelo usuário que pode ser utilizada em seus programas ESQL ou Java. Como opção, é possível fornecer à UDP um valor inicial ao declará-la ao seu programa. Esse valor inicial pode ser modificado no tempo de design, pelo Editor de Fluxo de Mensagens ou substituído, no tempo de implementação, pelo Editor Archive do Intermediário. No tempo de execução, após a UDP ter sido declarada, seu valor pode ser consultado por instruções de programa subseqüentes, mas não modificado.

É possível definir UDPs em procedimentos e funções ou no nível do módulo ou do esquema.

Para obter uma visão geral de propriedades definidas pelo usuário, consulte Propriedades Definidas pelo Usuário. Para informações de referência sobre como definir UDPs em programas ESQL, consulte Instrução DECLARE.

  1. Codifique seu aplicativo para manipular dois ou mais valores de uma propriedade definida pelo usuário, talvez executando sub-rotinas ou funções diferentes.
  2. Declare a propriedade definida pelo usuário para seu aplicativo. Em ESQL, isso é feito utilizando a instrução DECLARE com a opção EXTERNAL especificada. Consulte Instrução DECLARE.
  3. Opcionalmente, forneça à UDP um valor inicial que, se especificado, se torna o valor padrão. Observe que qualquer valor especificado pelo Editor do Fluxo de Mensagens no tempo de design ou pelo Editor do BAR no tempo de implementação, substitui qualquer valor inicial declarado e que a UDP deve receber um valor, quando a UDP é declarada ou pelo Editor do Fluxo de Mensagens ou do BAR; caso contrário, ocorre um erro no tempo de implementação.
  4. Tome cuidado ao especificar o tipo de dados da UDP, porque ocorre um cast para lançamento no DataType solicitado.
  5. No tempo de design, utilize a guia "Propriedades Definidas pelo Usuário" do Editor de Fluxo de Mensagens para definir a UDP para o intermediário, utilizando o mesmo nome que o declarado para seu programa. Observe que o Editor de Fluxo de Mensagens permite que as UDPs sejam agrupadas na UI; no entanto, esse agrupamento não tem nenhuma participação na correspondência da declaração da UDP. Também é possível configurar ou alterar o valor padrão da UDP. O valor da UDP está configurado no nível do fluxo e é igual para todos os nós elegíveis contidos no fluxo. Um "nó elegível" é um nó que suporta UDPs e está dentro do escopo da declaração que declara a UDP para seu aplicativo.
  6. No tempo de implementação, se o valor padrão da UDP for inadequado para o ambiente ou tarefa atual, utilize o editor do BAR para alterá-lo. O Editor do BAR permite que valores de UDP de um fluxo sejam visualizados e configurados. O valor da UDP está configurado no nível do fluxo e é igual para todos os nós elegíveis contidos no fluxo.
  7. Se um subfluxo inclui uma UDP que tem o mesmo nome que uma UDP no fluxo principal, os valores das UDPs do fluxo principal e do subfluxo são separados. No editor do BAR, configure o valor do fluxo principal no nó que representa o fluxo principal; sua configuração altera somente o valor visto pelos nós elegíveis no fluxo principal. Configure o valor da UDP do subfluxo no nó-filho do fluxo principal que representa o subfluxo.
  8. Se quiser configurar valores diferentes para uma UDP em nós diferentes no mesmo fluxo, cada nó ou grupo de nós que deve ter o mesmo valor deve ser colocado em um subfluxo separado. É possível, então, configurar o valor da UDP para cada conjunto de nós, no tempo de design e implementação, no subfluxo.
Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Visão Geral do ESQL
Propriedades Definidas pelo Usuário
Tarefas relacionadas
Projetando um Fluxo de Mensagens
Definindo o Conteúdo do Fluxo de Mensagens
Promovendo uma Propriedade
Referências relacionadas
Nó Compute
Nó Database
Instrução DECLARE
Editor de Fluxo de Mensagens
Propriedades Configuráveis do Fluxo de Mensagens
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2005 Última Atualização: 04/11/2005
ac06007_