Comando mqsichangebroker

Plataformas Suportadas

  • Windows
  • Sistemas Linux e UNIX
  • z/OS

Finalidade

Utilize o comando mqsichangebroker para alterar algumas das propriedades do intermediário.

Você deve parar o intermediário, utilizando mqsistop em plataformas Windows e em sistemas Linux e UNIX ou stopcomponent no z/OS, (consulte Comando mqsistop) antes de emitir esse comando.

Quando você reinicia o intermediário, utilizando mqsistart em plataformas Windows e em sistemas Linux e UNIX ou startcomponent no z/OS, (consulte Comando mqsistart), ele utiliza os parâmetros alterados.

Sintaxe

Plataformas Windows, Sistemas Linux e UNIX

Comando do Console do z/OS

Sinônimo: cb

Parâmetros

brokername
(Obrigatório - Plataformas Windows e sistemas Linux e UNIX) Este deve ser o primeiro parâmetro. Especifique o nome do intermediário que deseja modificar.
-a ServicePassword
(Opcional - Plataformas Windows e sistemas Linux e UNIX) A senha para o ServiceUserID.

Para compatibilidade com sistemas existentes, você também pode especificar <password>. Entretanto, se não especificar uma senha com este parâmetro ao executar o comando, será solicitado que você digite uma senha durante sua chamada e digite a senha uma segunda vez para verificar se ela foi digitada corretamente.

Em sistemas Linux e UNIX, -a é obrigatório para compatibilidade de plataformas Windows, mas não é utilizado em relação ao ServiceUserID; ele é utilizado como um padrão apenas se -p não for especificado. (Consulte a descrição do parâmetro -p para obter detalhes adicionais.)

Se você tiver criado esse intermediário para também utilizar este ID de usuário e senha para acesso ao banco de dados (ou seja, se omitiu os parâmetros -u DataSourceUserID e -p DataSourcePassword ou incluiu-os, mas forneceu o mesmo ID e senha para o ID do usuário do serviço utilizando -a ServicePassword e -i ServiceUserID), assegure-se de que você atualizou as duas instâncias da senha nesse comando.

Para concluir uma alteração de senha com êxito, você deve:

  • Parar o intermediário.
  • Alterar a senha utilizando os recursos apropriados do sistema operacional.
  • Utilizar este comando para atualizar todos os parâmetros que fazem referência a esta mesma senha.
  • Iniciar novamente o intermediário.
-i ServiceUserID
(Opcional - Plataformas Windows e sistemas Linux e UNIX) O ID do usuário sob o qual o intermediário é executado. Também é necessário alterar a senha (-a), se você alterar este valor.

Pode ser especificado em qualquer sintaxe válida do username. Em plataformas Windows, eles são:

  • domain\username
  • \\server\username
  • .\username
  • username

Em sistemas Linux e UNIX, apenas o último formato, username, é válido.

Se você utilizar o formato não qualificado para este ID do usuário (username) em plataformas Windows, o sistema operacional pesquisa o ID do usuário em todo o seu domínio, começando com o sistema local.Essa pesquisa pode levar algum tempo para concluir.

O ServiceUserID especificado deve ser um membro do grupo local mqbrkrs.Em plataformas Windows, ele pode ser um membro indireto ou direto do grupo.O ServiceUserID também deve ter autorização para acessar o diretório home (em que o WebSphere Message Broker foi instalado), e o diretório de trabalho (se especificado pelo sinalizador mqsicreatebroker -w).Esse ID também deve ser membro (direto ou indireto) de grupo local mqm.

Os requisitos de segurança para o ServiceUserID são detalhados em Requisitos de Segurança para Plataformas Windows para plataformas Windows e em Requisitos de Segurança para Plataformas Linux e UNIX para plataformas Linux e UNIX.

-p DataSourcePassword
(Opcional - Plataformas Windows e sistemas Linux e UNIX) A senha do ID do usuário com o qual os bancos de dados que contêm as tabelas do intermediário e os dados do usuário serão acessados. Se não for especificada, será assumido como padrão ServicePassword especificado por -a.

Para compatibilidade com sistemas existentes, você também pode especificar <password>. Entretanto, se não especificar uma senha com este parâmetro ao executar o comando, será solicitado que você digite uma senha durante sua chamada e digite a senha uma segunda vez para verificar se ela foi digitada corretamente.

Para DB2 em sistemas Linux e UNIX, -p pode ser especificado como uma cadeia vazia (duas aspas duplas, ""). Neste caso, o DB2 concede a WebSphere Message Broker os privilégios do ServiceUserID que resulta em uma conexão do banco de dados como "já verificado". Se você especificar uma cadeia vazia para -a e -p, nenhuma senha será armazenada pelo WebSphere Message Broker, criando a configuração mais segura.

É necessário assegurar que tenha alterado todas as instâncias da utilização desta senha. Se você tiver criado (ou alterado) o intermediário para utilizar o mesmo ID do usuário e senha para seu ID do usuário do serviço, bem como seu acesso ao banco de dados, deverá atualizar as duas instâncias ao mesmo tempo. Consulte a descrição de -a para obter detalhes adicionais.

-s UserNameServerQueueManagerName
(Opcional) O nome do gerenciador de filas do WebSphere MQ que está associado ao Servidor de Nome de Usuário.Se desejar remover a segurança baseada em tópico, especifique uma cadeia vazia (duas aspas duplas, "").

Observe que no z/OS esse nome faz distinção entre maiúsculas e minúsculas e você deve delimitar os nomes com aspas simples, se eles contiverem caracteres maiúsculos e minúsculos.

-j
(Opcional - Plataformas Windows e sistemas Linux e UNIX) O acesso de Publicação/Assinatura é ativado para o intermediário.
-d
(Opcional - Plataformas Windows e sistemas Linux e UNIX) O acesso de Publicação/Assinatura não é ativado para o intermediário.
-t
(Opcional - Plataformas Windows e sistemas Linux e UNIX) Pedidos que o intermediário executa como um aplicativo confiável do WebSphere MQ.

Esta opção não está disponível no AIX. Se especificada, o sinalizador será ignorado.

Para obter detalhes adicionais sobre como utilizar aplicativos confiáveis do WebSphere MQ, consulte WebSphere MQ Intercommunication.

-n
(Opcional - Plataformas Windows e sistemas Linux e UNIX) Pedidos que o intermediário deixa de executar como um aplicativo confiável do WebSphere MQ.
-l UserLilPath
(Opcional) Especifica uma lista de caminhos (diretórios) dos quais o intermediário carrega LILs (Loadable Implementation Libraries) para nós de processamento de mensagens plug-in criados pelo usuário.

Você deve criar seu próprio diretório para armazenar seus arquivos .lil ou .jar. Não salve-os no diretório de instalação do WebSphere Message Broker.

Se você especificar mais de um diretório adicional, eles deverão ser separados pelo separador de caminho padrão específico da plataforma (ponto-e-vírgula (;) em plataformas Windows, dois-pontos (:) em sistemas Linux e UNIX e no z/OS).

Você não pode incluir variáveis de ambiente neste caminho: se fizer isso, elas serão ignoradas.

Observe que em sistemas Linux e UNIX e no z/OS, esse nome faz distinção entre maiúsculas e minúsculas e você deve incluir os nomes entre aspas simples, se forem compostos por letras maiúsculas e minúsculas.

-g ConfigurationTimeout
(Opcional) Define o período de tempo (em segundos) que um grupo de execução no intermediário tem permissão para aplicar uma alteração na configuração (por exemplo, uma atualização implementada a partir do workbench).

Quando um fluxo de mensagens estiver processando uma mensagem do aplicativo, ele não poderá responder a uma alteração de configuração. Se qualquer um dos fluxos de mensagens no grupo de execução que tiver recebido solicitação para alterar sua configuração não concluir o processamento de uma mensagem do aplicativo e aplicar a alteração da configuração neste tempo limite, o grupo de execução retornará uma resposta negativa à mensagem de configuração implementada.

O valor definido para este tempo limite depende do carregamento do sistema (incluindo utilização da CPU) e do carregamento de cada grupo de execução. Você pode fazer uma estimativa inicial implementando toda a configuração do intermediário. O tempo gasto para essa conclusão bem-sucedida fornece uma indicação do valor mínimo que deve ser definido.

O valor é especificado em segundos e pode variar de 10 a 3600. O valor padrão é 300.

A soma de ConfigurationTimeout e de ConfigurationDelayTimeout (descritos abaixo) representa o período máximo de tempo que um intermediário tem permissão para processar uma mensagem de configuração implementada antes de gerar uma resposta negativa.

-k ConfigurationDelayTimeout
(Opcional) Define o período de tempo (em segundos) que um intermediário tem permissão para processar uma alteração mínima na configuração (por exemplo, uma atualização implementada a partir do workbench).

Isto representa o tempo gasto para que uma mensagem de configuração mínima implementada seja processada pelo intermediário e seus grupos de execução, e depende de atrasos da rede do gerenciador de filas, do carregamento no gerenciador de filas do intermediário e do carregamento do sistema.

É possível estimar este valor emitindo um comando para solicitar uma alteração de configuração simples, por exemplo:
  • Em plataformas Windows e em sistemas Linux e UNIX:
    mqsireporttrace brokerName -e "Execution Group Name" -u
  • No z/OS
    F MQP1BRK,reporttrace u=yes,e='exgrp1'

Observe que no z/OS este nome faz distinção entre maiúsculas e minúsculas e é necessário incluir os nomes entre aspas simples, se eles contiverem caracteres com letras mistas.

O tempo de resposta de cada grupo de execução se difere, de acordo com o carregamento do sistema e do carregamento de seus próprios processos. O valor definido deve refletir o tempo de resposta mais longo gasto por qualquer grupo de execução para responder. Se o valor definido for muito baixo, o intermediário retornará uma resposta negativa e poderá emitir mensagens de erro no log de erros local.

O valor é especificado em segundos e pode variar de 10 a 3600. O valor padrão é 60.

Se o intermediário estiver em um sistema de produção, será recomendável aumentar os valores para ConfigurationTimeout e ConfigurationDelayTimeout para permitir que mensagens do aplicativo que estão sendo processadas por fluxos de mensagens sejam concluídas antes da aplicação da alteração da configuração.

Se o intermediário estiver em um sistema de desenvolvimento ou de teste, talvez você queira reduzir tempos limites (em específico, o ConfigurationTimeout) para aprimorar os tempos de resposta recebidos e para forçar uma resposta de um intermediário que não esteja mostrando o comportamento esperado. No entanto, a redução dos valores de tempo limite reduz a probabilidade de implementação bem-sucedida de uma alteração de configuração.

-PHTTPPort
(Opcional) Insira o nome da porta na qual o suporte a serviços da Web está atendendo.

Observe que este listener é iniciado pelo intermediário quando um fluxo de mensagens que inclui o suporte a serviços da Web é iniciado e possui um valor padrão de 7080.

É necessário assegurar que a porta especificada não tenha sido especificada para nenhuma outra finalidade.

-vstatisticsarchiveinterval
(Opcional) Especifique o intervalo do cronômetro, em minutos, no qual as estatísticas e a contabilidade do WebSphere Message Broker são notificadas de que os registros de archive devem ser gerados.Para contabilidade interna, o intervalo válido é de 10 a 14400 minutos.

Um intervalo de zero minuto indica que a plataforma possui um método externo de notificação e não está utilizando um cronômetro interno no WebSphere Message Broker .

-y LdapPrincipal
(Opcional - Todas as plataformas, mas obrigatório quando LdapCredentials for fornecido.) O usuário proprietário para acesso a um diretório LDAP opcional que contém o Contexto Inicial administrado pela JNDI para o provedor JMS.
-z LdapCredentials
(Opcional - Todas as plataformas, mas obrigatório quando LdapPrincipal for fornecido.) A senha do usuário para acesso ao LDAP.
-c ICUDataPath
(Opcional) Um conjunto delimitado de diretórios para procurar conversores de páginas de códigos adicionais. Em sistemas Windows, o delimitador é ";". Em sistemas UNIX e Linux, o delimitador é ":". Os conversores de páginas de códigos devem ter o formato icudt32_codepagename.cnv ou em um pacote de dados ICU chamado icudt32.dat.

Se desejar alterar outras propriedades do intermediário, deverá excluir e recriar o intermediário e utilizar o workbench para reimplementar a configuração do intermediário. Se desejar alterar o ID do usuário utilizado para acesso ao banco de dados, consulte Administrando o Domínio do Intermediário.

Autorização

Em sistemas Windows, o ID do usuário utilizado para invocar esse comando deve ter autoridade de Administrador no sistema local.

Em sistemas Linux e UNIX, o ID do usuário utilizado para invocar esse comando deve ser um membro do grupo mqbrkrs.

Em sistemas z/OS, o ID do usuário utilizado para invocar esse comando deve ser um membro de um grupo que tenha acesso READ e WRITE ao diretório de componentes.

Utilizando LDAP: assegure-se de que o registro esteja protegido apropriadamente para evitar acesso não autorizado. A configuração das opções LdapPrincipal e LdapCredentials em mqsichangebroker não é requerida para operação correta do intermediário. A senha não é armazenada em texto sem formatação no sistema de arquivo.

Respostas

Esse comando retorna as seguintes respostas:
  • BIP2595 Erro ao atribuir a cadeia de caracteres '...' a um inteiro (somente z/OS)
  • BIP8003 Sinalizador duplicado detectado (somente z/OS)
  • BIP8012 Impossível conectar aos componentes do sistema
  • BIP8013 O componente não existe
  • BIP8018 Componente em execução
  • BIP8021 ID do usuário/senha incorretos
  • BIP8022 ID do usuário/senha inválidos
  • BIP8023 Senha requerida
  • BIP8030 Incapaz de modificar os privilégios do ID do usuário
  • BIP8068 O argumento ... não é um valor inteiro válido para este sinalizador (apenas z/OS)
  • BIP8073 Nome do intermediário inválido (Apenas plataformas Windows e UNIX)
  • BIP8158 Formato inválido para o comando (somente z/OS)
  • BIP8159 Parâmetro desconhecido "..." (somente z/OS)

Exemplos

Plataformas Windows e sistemas Linux e UNIX:
mqsichangebroker WBRK_BROKER -s WBRK_UNS_QM
mqsichangebroker WBRK_BROKER -s ""
z/OS:
F MQP1BRK,cb g=100,k=200
Conceitos relacionados
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback
Direitos Autorais IBM Corporation 1999, 2005 Última Atualização: 04/11/2005
an07090_