Utilizando Áreas do Bloco de Rascunho em Ambiente Local

A árvore Ambiente Local inclui uma subárvore chamada Variáveis. Ela é sempre criada, mas nunca é ocupada pelo fluxo de mensagens. Utilize essa área para suas próprias finalidades, por exemplo, para transmitir informações de um nó para outro. É possível criar outras subárvores na árvore LocalEnvironment se você quiser.

A vantagem de criar seus próprios dados em um scratchpad em LocalEnvironment é que esses dados podem ser propagados como parte da árvore lógica para nós subseqüentes no fluxo de mensagens. Se você criar uma nova mensagem de saída em um nó Compute, também poderá incluir toda ou parte da árvore LocalEnvironment da mensagem de entrada na nova mensagem de saída.

Para assegurar que as informações em LocalEnvironment sejam propagadas mais adiante no fluxo, a propriedade Modo de Computação do nó Compute deve ser configurada para incluir LocalEnvironment como parte da árvore de saída (por exemplo, especifique LocalEnvironment e Message). Consulte Definindo o Modo para obter detalhes adicionais sobre o Modo de Computação.

No entanto, quaisquer atualizações de dados feitas em um nó não são retidas se a mensagem voltar no fluxo de mensagens (por exemplo, se uma exceção for emitida). Se criar seus próprios dados e quiser que esses dados sejam preservados em todo o fluxo de mensagens, será necessário utilizar a árvore Ambiente.

Você pode definir valores na subárvore Variáveis em um nó Compute, que serão utilizados posteriormente por outro nó (Compute, Database ou Filter) para alguma finalidade determinada quando você configura o fluxo de mensagens.

Como LocalEnvironment não está no escopo de um nó Compute, InputLocalEnvironment e OutputLocalEnvironment devem ser utilizados.

Por exemplo, você pode utilizar o bloco de rascunho do LocalEnvironment para propagar o destino de uma mensagem de saída para nós subseqüentes de um fluxo de mensagens. Seu primeiro nó Compute determina que as mensagens de saída desse fluxo de mensagens devem ir para as filas do WebSphere MQ. Inclua o ESQL a seguir para inserir essas informações no LocalEnvironment configurando o valor de OutputLocation no OutputLocalEnvironment:
SET OutputLocalEnvironment.Variables.OutputLocation = 'MQ';
Seu segundo nó Compute pode acessar essas informações a partir de sua mensagem de entrada. No ESQL desse nó, utilize o nome de correlação InputLocalEnvironment para identificar a árvore LocalEnvironment na mensagem de entrada que contém esses dados. O ESQL a seguir configura queueManagerName e queueName com base no conteúdo de OutputLocation no LocalEnvironment, utilizando InputLocalEnvironment:
IF InputLocalEnvironment.Variables.OutputLocation = 'MQ' THEN
   SET OutputLocalEnvironment.Destination.MQ.DestinationData.queueManagerName = 'myQManagerName';
   SET OutputLocalEnvironment.Destination.MQ.DestinationData.queueName = 'myQueueName';
END IF;

No exemplo, queueManagerName e queueName são configurados para a subárvore Destino na mensagem de saída. O modo de Computação do segundo nó Compute deve ser configurado para incluir a árvore LocalEnvironment ma mensagem de saída. Configure o nó MQOutput para utilizar a lista de destinos criados na árvore LocalEnvironment, configurando a propriedade Modo de Destino para Lista de Destinos.

Para obter informações sobre a lista completa de elementos na subárvore Dados de Destino, consulte Tipos de Dados para Elementos na Subárvore Dados de Destino.

Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Estrutura em árvore do ambiente local
Visão Geral do ESQL
Tarefas relacionadas
Projetando um Fluxo de Mensagens
Referências relacionadas
Nó Compute
Nó Banco de Dados
Nó Filter
Tipos de Dados para Elementos na Subárvore Dados de Destino
Referência de ESQL
Instrução SET
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:49

ac16870_