Uma extensão definida pelo usuário pode detectar qual versão do WebSphere Message Broker está instalada.
Utilize as instruções a seguir em seus scripts do instalador no Windows para testar para as seguintes versões. Para detectar cada versão, procure pela chave de registro fornecida para cada versão. Nos exemplos mostrados, x pode ser qualquer inteiro.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\ WebSphere MQ Integrator V2.1
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\ mqsi.studio\DisplayVersion = 5.x.x.x
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\ mqsi.ib\DisplayVersion = 5.x.x.x
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\ WMBT60\DisplayVersion = 6.x.x.x
O diretório de trabalho padrão é %ALLUSERSPROFILE%\Application Data\IBM\MQSI em que %ALLUSERSPROFILE% é a variável de ambiente que define o diretório de trabalho do sistema. Com o valor-padrão de %ALLUSERSPROFILE%, o diretório de trabalho é C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\IBM\MQSI. O valor real pode ser diferente em seu computador; utilize %ALLUSERSPROFILE% para assegurar que tenha acessado o local correto.
Cada linha no arquivo possui o seguinte formato:
PATH_TO_INSTALLATION = VERSION_OF_INSTALLATION
Por exemplo, se você instalou o Fix Pack 5 Versão 6.0 no local da instalação padrão, a linha conterá o seguinte texto:
C\:\\ Program\
Files\\IBM\\MQSI=6.0.0.5
O caractere barra invertida \ é interpretado como um caractere de escape. Ele é inserido antes de cada caractere não alfabético e não numérico na cadeia para preservar o caractere. Um sinal de dois pontos, um espaço e várias barras invertidas são caracteres de escape neste exemplo.
Analise cada linha do arquivo para detectar todas as versões instaladas e os caminhos do diretório para os componentes de tempo de execução e ignore todos os diretórios duplicados e inexistentes.
Os sistemas Linux e UNIX não têm um método comum de pacote: é necessário verificar quais arquivos estão presentes no sistema do arquivo. Procure pelos arquivos listados a seguir para cada versão do WebSphere Message Broker que você desejar detectar.
Verifique a presença de /usr/opt/mqsi/bin/mqsilist e
verifique se /usr/opt/mqsi/bin/mqsiprofile e /usr/opt/mqsi/bin/mqsisetdbparms
não estão presentes.
Em outros sistemas Linux e UNIX, verifique a presença de /opt/mqsi/bin/mqsilist e certifique-se de que opt/mqsi/bin/mqsiprofile e /opt/mqsi/bin/mqsisetdbparms não estão presentes.
Verifique a presença de /usr/opt/mqsi/bin/mqsilist.
Verifique também se /usr/opt/mqsi/bin/mqsiprofile não está presente.
No Linux e em outros sistemas UNIX, verifique a presença de /opt/mqsi/bin/mqsilist e certifique-se de que opt/mqsi/bin/mqsiprofile não esteja presente.
Para detectar kits de ferramentas da Versão 6 e posterior, procure a existência de /etc/IBM/WebSphereMessageBrokersToolkit/products/com.ibm.wbmt.
if [ -e /etc/IBM/WebSphereMessageBrokersToolkit/products/com.ibm.webt ] # Event Broker installed if [ -e `grep location /etc/IBM/WebSphereMessageBrokersToolkit/products/ com.ibm.webt | sed 's/location=//'`/webt_prod/version.txt` ] # it is FP1 or greater get version from version.txt else #version is 6.0 fi fi if [ -e /etc/IBM/WebSphereMessageBrokersToolkit/products/com.ibm.wmbt ] # Message Broker installed if [ -e `grep location /etc/IBM/WebSphereMessageBrokersToolkit/products/ com.ibm.wmbt | sed 's/location=//'`/wmbt_prod/version.txt` ] #It is FP1 or greater get version from version.txt else #version is 6.0 fi fi
Para detectar componentes de tempo de execução da Versão 6.0 e posterior, procure o arquivo /var/mqsi/install.properties. Cada linha neste arquivo contém um caminho da instalação e informações da versão V.R.M.F.