Como Programar Fluxos de Mensagens?

Novos usuários: utilize os links neste tópico para obter informações sobre os conceitos e as tarefas associadas à programação de fluxos de mensagens.

Como Utilizar Mapeamentos de Mensagens?

Mapeamentos de mensagens utilizam uma interface arrastar e soltar para criar e transformar as mensagens. Você pode utilizar lógica condicional, funções ESQL e funções XPath para criar transformações e mapeamentos complexos. Também é possível utilizar mapeamento de mensagens para selecionar e manipular dados em tabelas de banco de dados. É necessário criar uma definição de mensagem para cada mensagem incluída em um mapeamento de mensagens. Arquivos de mapeamento de mensagens são armazenados em projetos de fluxo de mensagens.
  • Como Criar um Arquivo de Mapeamento de Mensagens?

    Siga este link para obter instruções de como criar um mapeamento de mensagens na Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário. Você também pode criar um mapeamento de mensagens nos nós que suportam mapeamento, incluindo:

  • Com o que se parece o editor de Mapeamento de Mensagens?

    Crie e modifique os mapeamentos de mensagem no editor de Mapeamento de Mensagens. Utilize esse link para descobrir mais a respeito do editor de Mapeamento de Mensagens.

  • Como Configurar Mapeamentos de Mensagem?

    Quando você configurar mapeamentos de mensagens, poderá arrastar o conteúdo de uma origem para um destino. A origem pode ser uma mensagem, um banco de dados, ou ambos, e o destino pode ser mensagens, tabelas de banco de dados, ou ambas. Se o destino for um banco de dados, você poderá selecionar a operação de banco de dados(inserir, atualizar ou excluir) que deseja executar na tabela. Você pode definir como constante o valor do destino, ou pode utilizar uma função ou expressão para produzir o valor. Além disso, você pode configurar mapeamentos condicionais para definir diferentes valores para destinos com base no conteúdo das origens e identificar elementos repetitivos em origens e destinos. Siga este link para descobrir mais a respeito de mapeamentos de mensagens.

  • Sintaxe de Mapeamento de Mensagens

    Ao utilizar uma expressão para definir o valor de um destino em um mapeamento de mensagens, a expressão deve estar no formato XPath.

  • Como Criar e Chamar Submapas e Rotinas?

    Você pode reutilizar mapeamentos de mensagens entre diferentes fluxos e projetos de fluxos de mensagens, ao utilizar um submapa. Você também pode utilizar um submapa para criar mapeamentos de mensagens para uma origem curinga, de modo que possa selecionar elementos de substituição, por exemplo, para selecionar o elemento corpo apropriado de uma mensagem SOAP. Além de chamar um submapa de um mapeamento de mensagens, é possível chamar um submapa de ESQL. Também é possível chamar rotinas ESQL de um mapeamento de mensagens. Utilize este link para obter mais informações sobre criação e uso de submapas e rotinas ESQL.

Como Utilizar ESQL?

ESQL (Linguagem de Consulta Estruturada Estendida) é uma linguagem de programação baseada em SQL (Linguagem de Consulta Estruturada), que é comumente utilizada com bancos de dados relacionais, tais como, DB2. A linguagem ESQL estende os constructos da linguagem SQL para fornecer suporte ao trabalho com conteúdo de mensagem e banco de dados. ESQL pode ser utilizada com os nós Compute, Banco de Dados e Filter. Muitas das Amostras do WebSphere Message Broker demonstram como utilizar a ESQL em fluxos de mensagens. Você pode visualizar amostras apenas quando utilizar o centro de informações integrado ao Message Brokers Toolkit. As amostras a seguir contêm exemplo de código ESQL: Utilize os links a seguir para descobrir como utilizar a ESQL em seus fluxos de mensagens.

Como Utilizar Java?

É possível criar um arquivo de classe Java para um nó JavaCompute e codificar funções Java para ajustar o comportamento do nó. É possível incluir qualquer código Java em seus nós JavaCompute e utilizar a API do nó Java definido pelo usuário para processar mensagens. Você gerencia arquivos Java por meio da perspectiva Java.

A Amostra JavaCompute Node oferece uma coleta de fluxos de mensagens que demonstram como utilizar o nó JavaCompute. Você pode visualizar amostras apenas quando utilizar o centro de informações integrado ao Message Brokers Toolkit.
  • Como Utilizar um Nó JavaCompute?

    É possível utilizar o nó JavaCompute para examinar o conteúdo de uma mensagem de entrada, transformar uma mensagem e construir novas mensagens. Siga este link para obter informações sobre como utilizar e configurar o nó JavaCompute em seus fluxos de mensagens.

  • Como Criar Código Java para um Nó JavaCompute?

    Saiba como criar um arquivo de classe Java utilizando o assistente do nó JavaCompute. O assistente do nó JavaCompute cria uma classe Java com código Java modelo baseado nas opções selecionadas no assistente. Você pode então modificar o código esboçado para executar seu próprio processamento.

  • Como Abrir um Arquivo Java Existente?

    É possível modificar um código Java existente criado em um Projeto Java.

  • Como Salvar um Arquivo Java?

    Sabia como salvar seu arquivo Java.

  • Como Gravar Java para Aplicativos do Fluxo de Mensagens?

    Obtenha informações de introdução sobre como gravar código Java para aplicativos do fluxo de mensagens, incluindo como manipular a árvore de mensagens, acessar bancos de dados, manipular erros e acessar propriedades do intermediário.

  • Quais visualizações e editores utilizo ao programar Java?

    Obtenha uma lista de tópicos de conceito, tarefa e referência que estão relacionados a editores e visualizações para trabalhar com Java. Esse link funcionará somente se você estiver acessando o centro de informações a partir do Message Brokers Toolkit.

  • Onde Obter Assistência ao Programar Java?

    Você pode utilizar o assistente de código para fornecer uma lista de conclusões de comando disponíveis que podem ser selecionadas para inserção no editor. Também é possível utilizar o assistente de comando para acessar informações de Javadoc sobre código no editor Java. Esse link funcionará somente se você estiver acessando o centro de informações a partir do Message Brokers Toolkit.

  • Como Incluir Dependências de Código Java?

    Saiba como incluir referências em outros projetos Java e arquivos JAR em seu código de nó JavaCompute.

  • Onde posso encontrar a API do nó definida pelo usuário Java?

    Siga este link para a API Java das classes do WebSphere Message Broker para criar um nó definido pelo usuário Java que também pode ser utilizado para codificar seu nó JavaCompute.

Como Utilizar Transformações XML?

Você pode utilizar o nó XMLTransformation para transformar uma mensagem XML em outro formato de XML de acordo com as regras fornecidas por uma folha de estilo XSL (Extensible Stylesheet Language). Você pode especificar o local da folha de estilo a ser aplicada a essa transformação de três maneiras:
  • Utilizando o conteúdo dos dados XML dentro da própria mensagem, que transforma a mensagem de acordo com uma folha de estilo que a própria mensagem define.
  • Definindo um valor dentro da pasta LocalEnvironment.
  • Utilizando propriedades do nó, o que garante que a transformação definida por essa única folha de estilo seja aplicada a cada mensagem que está sendo processada pelo nó.
Você pode localizar links para obter informações sobre a utilização de transformação de XML nesta seção.
  • Onde Localizar um Aplicativo de Amostra que Demonstre Transformações XML?

    Se você instalou o Message Brokers Toolkit, poderá utilizar esse link para exibir a amostra XMLT na Galeria de Amostras. A amostra XMLT é um aplicativo de amostra de fluxo de mensagens que mostra como utilizar um fluxo de mensagens para transformar uma mensagem XML em outro formato de mensagem XML de acordo com as regras fornecidas por uma folha de estilo XSL. Você pode visualizar amostras apenas quando utilizar o centro de informações integrado ao Message Brokers Toolkit.

  • Como Utilizar o Nó XMLTransformation?

    Siga este link para saber como utilizar e configurar o nó XMLTransformation para transformar uma mensagem XML em outro formato de XML.

  • Onde posso encontrar mais informações sobre Transformações XSL?

    Para saber mais sobre transformações XML, siga este link para a especificação W3C da sintaxe e da semântica da linguagem de Transformações XSL para transformar documentos XML em outros documentos XML.

Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:31

aa40220_