Fluxos de Mensagens do Domínio XML

Se você não estiver utilizando o domínio SOAP, seu fluxo de mensagens precisará considerar o formato do fluxo de bits real das mensagens de serviço da Web com as quais você está trabalhando. Um formato de árvore lógica diferente é utilizado por cada domínio.

Se as mensagens forem SOAP, você poderá utilizar o domínio XMLNSC ou o domínio XML MRM. Os dois domínios oferecem validação. O domínio XMLNSC é mais eficiente, enquanto o domínio XML MRM pode ser útil se você tiver requisitos específicos de transformação de mensagens, por exemplo, se seu fluxo de mensagens utilizar formatos de dados binários.

Se as mensagens utilizarem MIME (por exemplo, SOAP com Anexos ou MTOM), será possível utilizar o domínio MIME. Neste caso, seu fluxo de mensagens provavelmente também precisará identificar pelo menos a parte MIME correspondente à carga útil SOAP e então analisar isto explicitamente utilizando o domínio XMLNSC ou MRM conforme acima.

No domínio SOAP, WSDL é utilizado para configurar automaticamente seus nós com as informações do terminal apropriadas. Se não estiver utilizando o domínio SOAP, será necessário selecionar e configurar os nós de transporte manualmente. As ligações WSDL típicas seriam:

Você pode configurar fluxos de mensagens que recebem mensagens de entrada de clientes utilizando um transporte e interagem com um serviço da Web ou aplicativo legado utilizando outro.

É possível propagar uma mensagem para mais de um local. Por exemplo, a resposta do serviço da Web a ser retornada para um cliente por um nó HTTPReply pode primeiro ser enviada para um aplicativo de auditoria utilizando um nó MQOutput, depois de fazer os ajustes necessários nos cabeçalhos da mensagem.

Os nós são utilizados juntos nos seguintes padrões básicos, utilizando nós HTTP como transportes de exemplo:

Se necessário, os nós SOAPExtract e SOAPEnvelope podem ser utilizados junto com estes padrões para extrair a carga útil SOAP e reconstruir um Envelope SOAP, respectivamente.

Se desejar que seu fluxo de mensagens valide mensagens, um conjunto de mensagens apropriado deverá ser implementado com o fluxo. Um conjunto de mensagens apropriado é criado importando WSDL existente ou gerando WSDL a partir de um conjunto de mensagens existente. Para obter detalhes sobre como importar WSDL existente, consulte Importando do WSDL. Para obter detalhes sobre como gerar WSDL a partir de um conjunto de mensagens existente, consulte Geração de WSDL.

Também é possível criar um novo conjunto de mensagens e fluxo com base em arquivos WSDL ou XSD existentes. Para obter detalhes, consulte Criando um Aplicativo Baseado em Arquivos WSDL ou XSD

O conjunto de mensagens gerado conterá definições de mensagem para a versão do Envelope SOAP relevante e para os dados de carga útil XML definidos pelo WSDL. Nos domínios XMLNSC ou XML MRM, as mensagens podem ser validadas no conjunto de mensagens. Veja detalhes na seção Validando Mensagens.

Conceitos relacionados
WebSphere MQ Web Services Transport
Gerar WSDL
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Tarefas relacionadas
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Implementando
Referências relacionadas
Nós Internos
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:57

ac34520_