O espaço de nomes associado a um arquivo de definição de mensagem faz parte da camada lógica do modelo de mensagem.
Portanto, ele não depende da presença de um Formato de Ligação XML. No entanto, se você tiver um Formato de Ligação XML, as informações de espaço de nomes da camada lógica serão utilizadas para preencher algumas das propriedades do Formato de Ligação XML. Se os espaços de nomes estiverem ativados para um Conjunto de Mensagens, no Formato de Ligação XML, uma tabela de pares de URI/prefixo de espaço de nomes será mantida. Essa tabela é inicialmente ocupada com espaços de nomes de todos os Arquivos de Definição de Mensagem com seus prefixos quando são criados.
Seu conjunto de mensagens possui espaços de nomes ativados, o intermediário não armazena os valores de quaisquer atributos xmlns na árvore quando analisa um documento de instância XML. Também não armazenará os valores de nenhum dos atributos Local de Esquema e Nenhum Local de Esquema do Espaço de Nomes. Quando um documento XML é escrito, o intermediário gera novamente essas informações a partir das propriedades do Formato de Ligação XML do conjunto de mensagens.
A tabela de pares de URI/prefixo de espaço de nomes é utilizada pelo Domínio MRM quando emite uma mensagem XML. Os elementos e atributos que estão qualificados por um espaço de nomes são prefixados com o prefixo correspondente a partir da tabela. O intermediário também gerencia a saída dos atributos xmlns correspondentes que mapeiam os prefixos para os espaços de nomes. É possível escolher se os atributos xmlns para todas as entradas na tabela de URI/prefixo de espaço de nomes são a saída no início do documento ou se são apenas a saída no documento, quando necessário.
Se os espaços de nomes estiverem ativados para um Conjunto de Mensagens, no Formato de Ligação XML haverá uma tabela de localizações de esquemas que mapeiam URIs de espaço de nomes para nomes de arquivos. É possível incluir entradas nesta tabela e mapear um nome de arquivo para o espaço de nomes sem destino. Se você estiver utilizando WebSphere Message Broker, esta tabela será utilizada para emitir os atributos schemaLocation e Nenhum Local de Esquema de Espaço de Nomes no início do documento XML.