Utilize o nó JMSInput para receber mensagens de destinos JMS. Os destinos JMS são acessados por meio de uma conexão com um provedor JMS.
O nó JMSInput age como um consumidor de mensagens JMS e pode receber todos os seis tipos de mensagens definidos na Especificação Java Message Service, Versão 1.1. As mensagens são recebidas utilizando chamadas de método, que são descritas na especificação JMS.
O nó JMSInput está contido no repositório JMS da paleta e é representado no ambiente de trabalho pelo seguinte ícone:
O nó JMSInput recebe e propaga mensagens com uma árvore de mensagens JMS. É possível configurar as propriedades do nó JMSInput para controlar a maneira como as mensagens JMS são recebidas.
Os fluxos de mensagens que manipulam mensagens recebidas de conexões com provedores JMS devem sempre ser iniciados com um nó JMSInput. Se você incluir um nó de saída em um fluxo de mensagens que comece com um nó JMSInput, ele poderá ser qualquer um dos nós de saída suportados (incluindo nós de saída definidos pelo usuário); não é necessário incluir um nó JMSOutput. No entanto, se você não incluir um nó JMSOutput, deverá incluir o nó JMSMQTransform para transformar a mensagem no formato esperado pelo nó de saída.
Se estiver propagando mensagens JMS e criando um fluxo de mensagens para ser utilizado como um subfluxo, não será possível utilizar um nó de entrada padrão; é necessário utilizar uma instância do nó JMSInput como o primeiro nó para criar um terminal In para o subfluxo.
export MQSI_LIBPATH32=$MQSI_LIBPATH32:/usr/mqm/lib:/usr/mqm/java/lib
Os serviços configuráveis são definidos para vários provedores JMS. Você pode escolher um dos serviços predefinidos ou pode criar um novo serviço para um novo provedor ou para um dos provedores existentes.
mqsireportproperties brokerName -c AllTypes -o AllReportableEntityNames -r
Utilize o comando mqsireportproperties para visualizar as propriedades do provedor e o comando mqsichangeproperties para configurar ou modificar as propriedades.
Para cada mensagem recebida com êxito, o nó JMSInput roteia a mensagem para o terminal Out. Se essa ação falhar, a mensagem será repetida. Se o limite de repetição for alcançado, em que o limite é definido pela propriedade Limite de Restauração do nó, a mensagem será roteada para o terminal Failure. Você pode conectar nós ao terminal Failure para manipular essa condição.
Se ocorrer uma exceção no caminho de falha, o caminho é tentado novamente até o número de tentativas ser duas vezes o Limite de Restauração. Se esse limite for excedido, a mensagem é colocada no Destino de Restauração.
Se você não conectou os nós ao terminal Failure, a mensagem é gravada no Destino de Restauração. Se não tiver especificado um Destino de Restauração, o nó emite a mensagem de erro BIP4669 e pára de processar entradas adicionais.
Se a mensagem for capturada pelo nó JMSInput após a geração de uma exceção em outro lugar no fluxo de mensagens, a mensagem será roteada para o terminal Catch. Se você não tiver conectado nós ao terminal Catch, o nó restaurará mensagens para nova entrega, até que o problema seja resolvido, ou o Limite de Restauração seja atingido. Se você não definir um Destino de Restauração, o nó emitirá uma mensagem de erro BIP4669 e interromperá o processamento da entrada futura.
Quando você incluir um nó JMSInput em um fluxo de mensagens, o valor configurado para o Modo de Transação define se as mensagens são recebidas no ponto de sincronização.
install_dir/bin/ JMSSwitch.dll XAOpenString=Initial Context,location JNDI,Optional_parms ThreadOfControl=THREAD
install_dir/bin/ JMSSwitch.dll XAOpenString=Initial Context,location JNDI,Optional_parms ThreadOfControl=THREAD
XAResourceManager: Name=Jms_Provider_Name SwitchFile=/install_dir/bin/ JMSSwitch.so XAOpenString=Initial Context,location JNDI,Optional_parms ThreadOfControl=THREADEm que:
Os parâmetros opcionais são separados por vírgula e são determinados por posição. Portanto, quaisquer parâmetros que estejam faltando devem ser representados por uma vírgula.
install_dir/classes/xarecovery.jar
install_dir/bin
Para obter informações adicionais, consulte a seção Guia de Administração o Sistema do WebSphere MQ Versão 6: centro de informações on-line, ou o manual da Versão 5.3 no WebSphere MQ.
Para utilizar o mesmo gerenciador de fila para o intermediário e o provedor JMS, certifique-se de que a instalação do WebSphere MQ esteja no nível mínimo necessário: Versão 5.3 CSD12 ou Versão 6.0 Fix Pack 1.
Para utilizar o mesmo gerenciador de filas para o intermediário e o provedor JMS, assegure que sua instalação do WebSphere MQ esteja no nível mínimo requerido: WebSphere MQ Versão 6.0 Fix Pack 1 ou acima é requerido para XA para utilizar o mesmo gerenciador de filas para o intermediário e o provedor.
controle do ponto de sincronização para o provedor JMS é gerenciado com a coordenação de ponto de sincronização RRS do gerenciador de filas do intermediário. Não é necessário modificar o arquivo .ini .
Quando tiver colocado uma instância do nó JMSInput em um fluxo de mensagens, você poderá configurá-lo; consulte Configurando um Nó do Fluxo de Mensagens. As propriedades do nó são exibidas na visualização Propriedades. Para exibir as propriedades do nó no diálogo Propriedades, dê um clique duplo no nó ou clique com o botão direito no nó e clique em Propriedades. Todas as propriedades obrigatórias que não tiverem um valor padrão definido serão marcadas com um asterisco.
Terminal | Descrição |
---|---|
Failure | O terminal de saída para o qual a mensagem é encaminhada se um ocorrer erro. Mesmo que a propriedade Validação (Validation) esteja definida, as mensagens propagadas para esse terminal não serão validadas. |
Out | O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se for recuperada com êxito. |
Catch | O terminal de saída para o qual a mensagem será roteada se uma exceção for gerada no recebimento de dados e capturada por este nó. |
As tabelas a seguir descrevem as propriedades do nó. A coluna com cabeçalho M indica se a propriedade é obrigatória (marcada com um asterisco caso seja necessário digitar um valor quando nenhum padrão for definido); a coluna com cabeçalho C indica se a propriedade é configurável (você poderá alterar o valor quando incluir o fluxo de mensagens ao arquivo BAR para implementá-lo).
Propriedade | M | C | Padrão | Descrição |
---|---|---|---|---|
Nome do Nó | Não | Não | O tipo de nó, JMSInput | O nome do nó. |
Descrição Breve | Não | Não | Uma breve descrição do nó. | |
Descrição Longa | Não | Não | Texto que descreve a finalidade do nó no fluxo de mensagens. |
Propriedade | M | C | Padrão | Descrição |
---|---|---|---|---|
Fila de origem | Não | Não | Selecionado | O nome da fila a partir da qual o nó recupera mensagens que chegam. Se o nó tiver que ser lido a partir de uma fila (ponto a ponto), selecione Fila de Origem e digite o nome da fila de origem, que é a fila JMS listada no arquivo de ligações. Essa propriedade é mutuamente exclusiva com tópico Assinatura. |
Tópico de assinatura | Não | Não | Não Selecionada | O nome do tópico no qual o nó efetuou assinatura. Se o nó tiver que ler um Tópico de Assinatura (Publicação/Assinatura), selecione Tópico de Assinatura e digite o nome do tópico de assinatura.
|
ID de assinatura durável | Não | Não | O identificador de um tópico de assinatura durável. Se o nó tiver que receber publicações de um tópico de assinatura durável, digite um ID de Assinatura Durável.
|
Propriedade | M | C | Padrão | Descrição |
---|---|---|---|---|
Fábrica de contexto inicial | Sim | Sim | com.sun.jndi.fscontext. RefFSContextFactory | O ponto inicial para um espaço de nomes JNDI.
Digite um valor de Depósito de informações de contexto inicial (Initial context factory). Um aplicativo JMS utiliza o contexto inicial para obter e consultar os objetos administrados de JNDI para o provedor JMS. O valor padrão é com.sun.jndi.fscontext.RefFSContextFactory, que define o Gerador de Contexto Inicial baseado em arquivo para o provedor de JMS WebSphere MQ. Para identificar o nome do Gerador de Contexto Inicial para o provedor de JMS, consulte a documentação do provedor de JMS. |
Ligações JNDI do local | Sim | Sim | O caminho do sistema ou local LDAP para o arquivo de ligações O arquivo de ligações contém definições para objetos administrados de JNDI
que são utilizados pelo nó JMSInput. Quando você digita
um valor para Ligações de JNDI de Local,
verifique se ele está de acordo com as seguintes instruções:
Para obter informações sobre a construção de arquivo de ligações de objetos JNDI administrados, consulte a documentação do provedor de JMS. |
|
Nome de fábrica da conexão | Sim | Sim | O nome da connection utilizada pelo nó JMSInput para criar uma conexão com o provedor JMS. Esse nome já deve existir no arquivo de ligações. | |
Destino de restauração | Não | Sim | O nó JMSInput envia mensagens de entrada para este destino quando erros impedem o fluxo de mensagens de processar a mensagem e a mensagem deve ser removida do destino de entrada. O nome de destino de backout deve existir no arquivo de ligações. | |
Limite de Backout | Não | Sim | 0 | O valor que controla quando uma mensagem entregue novamente é colocada no destino de restauração. Por exemplo, se o valor for 3, o provedor JMS tentará entregar a mensagem no destino de entrada três vezes. Depois da terceira tentativa de entrega, a mensagem é removida do destino de entrada e é enviada para o Destino de Recuperação. |
Propriedade | M | C | Padrão | Descrição |
---|---|---|---|---|
Domínio de mensagem | Não | Não | O domínio utilizado para analisar a mensagem que chega.
O Se o Domínio de Mensagem for deixado em branco, o nó JMSInput
determinará o domínio de mensagem de uma destas duas formas:
Para informações adicionais, consulte Ordem de Precedência para Derivar o Domínio de Mensagem.
|
|
Conjunto de Mensagens | Não | Não | O nome ou identificador do conjunto de mensagens no qual a
mensagem que chega é definida. Se
você estiver utilizando o analisador MRM ou IDOC, selecione o Conjunto de
Mensagens que deseja utilizar. Esta lista é preenchida com os conjuntos de mensagens disponíveis quando você seleciona MRM
ou IDOC como o Domínio de Mensagem. Deixe Conjunto de Mensagens em branco para os analisadores XML, XMLNS, XMLNSC, JMS MIME e BLOB. |
|
Tipo de mensagem | Não | Não | O nome da mensagem que chega. Se você estiver utilizando o analisador MRM, selecione a mensagem que deseja
na lista em Tipo de Mensagem. Esta lista é ocupada com mensagens que
estão definidas no Conjunto de
mensagens que você selecionou. Deixe Tipo de Mensagem em branco para os analisadores XML, XMLNS, XMLNSC, JMS, MIME, BLOB e IDOC. |
|
Formato de Mensagem | Não | Não | O nome do formato físico da mensagem que chega. Se
você estiver utilizando o analisador MRM ou IDOC, selecione o
formato da mensagem na lista em Formato da
Mensagem.
Essa lista inclui todos os formatos físicos definidos para esse Conjunto de Mensagens. Deixe Formato de Mensagem em branco para os analisadores XML, XMLNS, XMLNSC, JMS, MIME e BLOB. |
Propriedade | M | C | Padrão | Descrição |
---|---|---|---|---|
Cronometragem de análise (Parse timing) | Não | Não | On Demand | Esta propriedade controla quando uma mensagem de entrada é analisada.
Os valores válidos são:
Por padrão, o Tempo de Análise é configurado como On Demand.
Esse
valor causa o atraso da validação até que a mensagem seja analisada pela análise parcial.
|
Utilizar analisador compacto XMLNSC para domínio XMLNS | Não | Não | Não Selecionada | Essa propriedade controla se o Analisador Compacto XMLNSC (XMLNSC Compact Parser) é utilizado para mensagens no Domínio XMLNS (XMLNS Domain). Se você definir essa propriedade, os dados da mensagem serão exibidos em XMLNSC nos nós que estão conectados ao terminal de saída quando o Domínio de Mensagens das propriedades de cabeçalho MQRFH2 de entrada ou Análise da Mensagem de Entrada for XMLNS. |
Reter conteúdo misto | Não | Não | Não Selecionada | Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar texto misto em uma mensagem de entrada. Se você selecionar a caixa de opções, serão criados elementos para texto misto. Se você desmarcar a caixa de opções, texto misto será ignorado e nenhum elemento será criado. |
Reter comentários | Não | Não | Não Selecionada | Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar comentários em uma mensagem de entrada. Se você selecionar a caixa de opções, serão criados elementos para comentários. Se você desmarcar a caixa de opções, comentários serão ignorados e nenhum elemento será criado. |
Reter instruções de processamento | Não | Não | Não Selecionada | Esta propriedade controla se o analisador XMLNSC cria elementos na árvore de mensagens ao encontrar instruções de processamento na mensagem de entrada. Se você selecionar a caixa de opções, serão criados elementos para instruções de processamento. Se você desmarcar a caixa de opções, instruções de processamento serão ignoradas e nenhum elemento será criado. |
Propriedade | M | C | Padrão | Descrição |
---|---|---|---|---|
Propriedade do aplicativo | Não | Sim | O seletor de mensagem que filtra mensagens de acordo com o valor da
propriedade do aplicativo. Se o provedor de JMS tiver que filtrar mensagens, com base nas propriedades da mensagem que são definidas pelo aplicativo cliente JMS original, digite um valor para Propriedade de Aplicativos , especificando o nome da propriedade e as condições de seleção; por exemplo, OrderValue > 200. Deixe a Propriedade do Aplicativo em branco se você não desejar que o nó de entrada faça uma seleção com base na propriedade do aplicativo. Para obter uma descrição de como construir o seletor de mensagem JMS, consulte Seletor de Mensagem JMS. |
|
Registro de Data e Hora | Não | Sim | O seletor de mensagem que filtra mensagens de acordo com o
JMSTimestamp. Se o provedor JMS for necessário para filtrar mensagens que foram geradas em momentos específicos, digite um valor para Registro de Data de Hora, em que o valor é um tempo em milissegundos Java não qualificado; por exemplo, 105757642321. Qualifique o seletor com operadores, como BETWEEN ou AND. Deixe o Registro de Data e Hora em branco de você não desejar que o nó de entrada faça uma seleção com base no JMSTimeStamp. |
|
Modo de entrega | Não | Sim | Todos | O seletor de mensagem que filtra as mensagens de acordo com o modo
de entrega da mensagem. Se o provedor de JMS tiver que filtrar mensagens com base no valor de cabeçalho do JMSDeliveryMode nas mensagens JMS, selecione uma opção para Modo Entrega a partir da lista:
|
Prioridade | Não | Sim | O seletor de mensagem que filtra as mensagens de acordo com a
prioridade da mensagem. Se o provedor JMS for necessário para filtrar mensagens com base no valor de cabeçalho JMSPriority na mensagem JMS, digite um valor para Prioridade (Priority). Os valores válidos para Prioridade são de 0 (mais baixo) a 9 (mais alto); por exemplo, digite 5 para receber mensagens de prioridade 5. Você também pode qualificar o seletor; por exemplo, > 4 para receber mensagens com uma prioridade maior que 4 ou BETWEEN 4 AND 8 para receber mensagens com uma prioridade no intervalo de 4 a 8. Deixe Prioridade em branco se você não desejar que o nó de entrada faça uma seleção baseada em JMSPriority. |
|
ID da Mensagem | Não | Sim | O seletor de mensagem que filtra as mensagens de acordo com o ID de
mensagem. Se o provedor JMS for necessário para filtrar mensagens com base no cabeçalho JMSMessageID, digite um valor para ID de Mensagem (Message ID). Digite um ID de Mensagem específico ou digite um seletor condicional; por exemplo, digite > WMBRK123456 para retornar mensagens em que o ID de Mensagem é maior que WMBRK123456. Deixe ID de Mensagem em branco se você não quiser que o nó de entrada faça uma seleção com base em JMSMessageID. |
|
Entregue Novamente | Não | Sim | Se o provedor JMS for necessário para filtrar mensagens com base no cabeçalho JMSRedelivered,
digite um valor para Entregue Novamente:
|
|
ID de Correlação | Não | Sim | O seletor de mensagem que filtra as mensagens de acordo com o ID de
correlação. Se o provedor JMS for necessário para filtrar mensagens com base no cabeçalho JMSCorrelationID, digite um valor para ID de Correlação. Digite um ID de Correlação específico ou digite uma cadeia condicional; por exemplo, WMBRKABCDEFG retorna mensagens com um ID de Correlação que corresponde a esse valor. Deixe ID de Correlação em branco se você não quiser que o nó de entrada faça uma seleção com base em JMSCorrelationID. |
Propriedade | M | C | Padrão | Descrição |
---|---|---|---|---|
Modo de Transação | Sim | Não | nenhum | Esta propriedade controla se a mensagem que chega
é recebida no ponto de sincronização externo, ponto de sincronização local ou saída do ponto de sincronização.
|
Propriedade | M | C | Padrão | Descrição |
---|---|---|---|---|
Validate | Não | Sim | Nenhuma | Essa propriedade controla se a validação ocorre.
Os valores válidos são:
Se você selecionarConteúdo ou Conteúdo e Valor, selecione uma opção na lista Ação de Falha. |
Ação de falha | Não | Não | Exceção | Essa propriedade controla o que acontecerá se a validação falhar. Você pode configurar essa propriedade
somente se configurar Validar como Conteúdo ou Conteúdo
e Valor. Os valores válidos são:
|
Inclusão de todos Valores de Tipo | Não | Não | Selecionado | Não é possível editar essa propriedade. As verificações de limitação de valor básico estão incluídas na validação de Conteúdo e Valor. |
Correção | Não | Não | Nenhuma | Não é possível editar essa propriedade. |