Estrutura em Árvore da Lista de Exceções

A árvore da lista de exceções é uma parte da árvore de mensagem lógica na qual o fluxo de mensagens grava informações sobre exceções que ocorrem quando uma mensagem é processada.

A raiz da árvore da lista de exceções é chamada de ExceptionList e a árvore consiste em um conjunto de zero ou mais descrições de exceção. A árvore da lista de exceções é preenchida pelo fluxo de mensagens se uma exceção ocorre. Se não ocorrer nenhuma condição de exceção durante o processamento do fluxo de mensagens, a lista de exceções associada a essa mensagem consistirá apenas em um elemento-raiz. Esta é, de fato, uma lista de exceções vazia.

A árvore da lista de exceções pode ser acessada por outros nós no fluxo de mensagens que recebem a mensagem após a exceção ter ocorrido. Você pode modificar o conteúdo da árvore da lista de exceções apenas em um nó que fornece uma interface para modificar a árvore de mensagem de saída; por exemplo, o nó Compute.

Se ocorrer uma condição de exceção, o processamento de mensagens será suspenso e será emitida uma exceção. O controle é transmitido de volta para um nível superior; ou seja, um bloqueio de capturar de fechamento. Uma lista de exceções é criada para descrever a condição de falha, e a mensagem inteira, juntamente com a árvore de ambiente local, e a lista de exceções recém-preenchida é propagada através de um caminho a do fluxo de mensagens de manipulação de exceção.

O filho de ExceptionList é sempre RecoverableException. Geralmente, apenas um filho da raiz é criado, embora mais de um possa ser gerado em algumas circunstâncias. O filho de ExceptionList contém um número de filhos, o último dos quais fornece informações adicionais específicas para o tipo de exceção. A lista a seguir inclui alguns dos tipos de exceção que você pode ver:

A figura a seguir mostra a estrutura da árvore da lista de exceções para uma exceção recuperável:

Estrutura em árvore da lista de exceções para uma exceção recuperável

A estrutura da descrição de exceção pode ser repetida e aninhada para produzir uma árvore da lista de exceções. Nesta árvore:

Os filhos na árvore utilizam o formato de vários elementos de nome-valor que fornecem detalhes da exceção e zero ou mais elementos de nome cujo nome é Inserir. O número da mensagem NLS (National Language Support) identificado em um elemento de nome-valor identifica uma mensagem de erro do WebSphere Message Broker. Os valores Inserir são utilizados para substituir as variáveis nessa mensagem e fornecem detalhes adicionais sobre a causa da exceção.

Os elementos nome-valor na lista de exceções mostrada na figura acima são descritos na seguinte tabela.

Nome Tipo Descrição
Arquivo1 String Nome do arquivo de origem C++
Linha1 Integer Número da linha do arquivo de origem C++
Função1 String Nome da função de origem C++
Tipo2 String Tipo do objeto de origem
Nome2 String Nome do objeto de origem
Rótulo2 String Rótulo do objeto de origem
Texto1 String Texto adicional
Catálogo3 String Nome do catálogo de mensagens NLS4
Severidade3 Integer

1 = informações
2 = aviso
3 = erro

Número3 Integer Número da mensagem NLS4
Inserir3 Tipo Integer O tipo de dados do valor:

0 = Desconhecido
1 = Booleano
2 = Número Inteiro
3 = Flutuante
4 = Decimal
5 = Caractere
6 = Hora
7 = Hora de GMT
8 = Data
9 = Data e Hora
10 = Data e Hora de GMT
11 = Intervalo
12 = BLOB
13 = Matriz de Bits
14 = Ponteiro

Texto String O valor de dados
Notas:
  1. Não utilize os elementos Arquivo, Linha, Função e Texto para tomada de decisões na manipulação de exceção. Esses elementos asseguram que as informações podem ser gravadas em um log para utilização pela equipe de serviços IBM e estão sujeitas a alteração em conteúdo e ordem.
  2. Os elementos Tipo, Nome e Rótulo definem o objeto (geralmente um nó do fluxo de mensagens) que estava processando a mensagem quando ocorreu a condição de exceção.
  3. Os elementos Catálogo, Severidade e Número definem uma mensagem NLS: os elementos Inserir que contêm os dois elementos de nome/valor mostrados definem as inserções nessa mensagem NLS.
  4. O nome do catálogo de mensagens NLS e o número da mensagem NLS referem-se a um catálogo de mensagens traduzível e a um número de mensagem.

Quando o processamento do fluxo de mensagens está completo, a árvore da lista de exceções é descartada.

A amostra a seguir utiliza a lista de exceções no fluxo de mensagens XML_Reservation para transmitir informações de erro para o nó Throw, que gera uma mensagem de erro que inclui as informações de ExceptionList: Você pode visualizar amostras apenas quando utilizar o centro de informações integrado ao Message Brokers Toolkit.
Conceitos relacionados
Visão Geral de Fluxos de Mensagens
Conteúdo da Árvore de Mensagens após uma Exceção
Modelagem de Mensagens
Tarefas relacionadas
Acessando a Árvore Lista de Exceção
Desenvolvendo Fluxos de Mensagens
Tratando Erros em Fluxos de Mensagens
Lançando uma Exceção
Gravando ESQL
Gravando Java
Referências relacionadas
Nós Internos
Nó Compute
Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:36

ac00540_