Alterar tempos limite que afetam as tarefas de configuração no intermediário.
Antes de começar:
Leia Visão Geral da Implementação para entender as condições nas quais estes tempos limite se aplicam.
Vários fatores afetam o tempo gasto por um intermediário para aplicar e responder a estes pedidos. Eles incluem o carregamento no computador do intermediário, os atrasos de rede entre componentes e o trabalho que os grupos de execução estão desempenhando no momento do recebimento do pedido. O número de fluxos de mensagens em um grupo de execução, e sua complexidade, e conjuntos e mensagens grandes também afetam o tempo gasto.
Você pode alterar o período de tempo que um intermediário pode gastar para executar estas ações utilizando dois parâmetros que podem ser configurados nos comandos mqsicreatebroker e mqsichangebroker. O valor padrão combinado para estes parâmetros é de aproximadamente seis minutos (360 segundos).
Durante o desenvolvimento e teste de fluxos de mensagens e de configurações do servidor, experimente os valores configurados para estes tempos limites para determinar os valores apropriados para seus recursos.
Este valor define o tempo máximo (em segundos) permitido para que um pedido de configuração de usuário seja processado e é padronizado para cinco minutos (300 segundos). O valor é afetado pelo carregamento do sistema (incluindo a utilização do processador) e pelo carregamento de cada grupo de execução. Se o pedido não for concluído neste período, o intermediário gerará a mensagem de aviso BIP2066, mas continuará implementando a alteração. O intermediário registra informações de diagnóstico adicionais em logs do sistema e de eventos.
Este valor define o tempo máximo (em segundos) permitido para que uma alteração na configuração interna seja processada e é padronizado para um minuto (60 segundos). Por exemplo, ele define o período de tempo permitido para que o intermediário inicie um grupo de execução antes de ser requerida uma resposta.
O intermediário inicia um processo interno para iniciar um grupo de execução e tornar todos os fluxos de mensagens ativos. Parte desta inicialização é desempenhada em série (um grupo de execução de cada vez), portanto, se a alteração afetar mais de um grupo de execução, o tempo necessário aumentará. Se um grupo de execução exceder este tempo limite, o intermediário gerará uma mensagem de aviso BIP2080. No entanto, a inicialização continuará e o grupo de execução será iniciado. O intermediário registra informações de diagnóstico adicionais em logs do sistema e de eventos.
A soma de ConfigurationChangeTimeout e de InternalConfigurationTimeout representa o período de tempo máximo que pode ser gasto por um intermediário para processar uma mensagem de configuração implementada antes de gerar uma resposta negativa. Verifique se as configurações típicas foram concluídas com êxito dentro do tempo especificado, para minimizar mensagens de aviso. Procure mensagens de aviso na Perspectiva de Administração do Intermediário na visualização Alertas. Quando todas as mensagens desaparecerem, a implementação será concluída. Se você iniciar uma implementação e registrar o tempo gasto para que todas as mensagens desapareçam da visualização Alertas, poderá utilizar este intervalo de tempo como base para configurar estes valores de tempo limite.
Se o intermediário estiver em um sistema de produção, aumente os valores para ConfigurationChangeTimeout e InternalConfigurationTimeout para permitir que as mensagens do aplicativo que estão sendo processadas por fluxos de mensagens sejam concluídas antes da aplicação da alteração na configuração. Também é recomendável aumentar o valor se você tiver consolidado fluxos de mensagens em menos grupos de execução que estão sendo utilizados para teste.
Se o intermediário estiver em um sistema de desenvolvimento ou de teste, será possível reduzir os tempos limite (em específico, ConfigurationChange Timeout) para aprimorar os tempos de resposta recebidos e para forçar uma resposta de um intermediário que não está mostrando o comportamento esperado. No entanto, a redução dos valores de tempo limite reduz a probabilidade de implementação bem-sucedida de uma alteração na configuração.