Utilize o comando mqsicreateconfigmgr para criar um Configuration Manager e seus recursos associados.
Se ele não existir:
Se o gerenciador de filas for criado no Windows por este comando, ele não será iniciado como um serviço. O gerenciador de filas parará se você efetuar logoff. Portanto, você deve permanecer conectado ou alterar o status de inicialização do serviço do gerenciador de filas. Se você bloquear sua estação de trabalho, o gerenciador de filas do WebSphere MQ não será parado.
Se você utilizar clusters WebSphere MQ em seu domínio, defina o gerenciador de filas antes de executar esse comando e configure o gerenciador de filas no cluster para benefício da administração reduzida e disponibilidade melhorada.
Se você executar o comando mqsicreateconfigmgr novamente nessa situação e especificar o parâmetro -n, o parâmetro será ignorado porque o novo banco de dados ainda existe.
Nos sistemas Windows, o ID do usuário utilizado para executar este comando deve ter autoridade de Administrador no sistema local.
Nos sistemas Linux e UNIX, o ID do usuárioutilizado para executar este comando deve ser membro do grupo mqbrkrs.
Nos sistemas z/OS, o ID do usuário utilizado para executar este comando deve ser membro de um grupo que possua acesso READ e WRITE ao diretótio de componente e acesso ao WebSphere MQ.
A autoridade de acesso é concedida para o grupo WebSphere Message Broker grupo mqbrkrs a todas estas filas. Se a DLQ estiver ativada, ela também terá a mesma autoridade.