Recursos

Os projetos, pastas e arquivos existentes no ambiente de trabalho são chamados de recursos. Eles são referidos coletivamente como o espaço de trabalho. E são armazenados em seu sistema local de arquivos.

Por padrão, os recursos residem (com seus metadados) no diretório de espaço de trabalho. O diretório de espaço de trabalho é criado na primeira vez que você iniciar o ambiente de trabalho.

em que user_ID é o nome de usuário com o qual você fez o logon.

É possível criar projetos em outros diretórios além do diretório de espaço de trabalho. É possível manter vários espaços de trabalho, especificando um novo local, quando solicitado enquanto o ambiente de trabalho está sendo iniciado.

Tipicamente, é possível editar e visualizar ambiente de trabalho os recursos na visualização Desenvolvimento de Intermediário no Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário. A exceção é um recurso de domínio do intermediário (também referido como um objeto de domínio)que você visualiza e abre para edição na visualização do Navegador de Administração do Intermediário no Perspectiva de Administração do Intermediário.

A figura a seguir mostra um projeto de servidor, um projeto de fluxo de mensagens e um projeto de conjunto de mensagens na visualização Desenvolvimento do Intermediário da Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário.

Uma captura de tela da visualização Desenvolvimento do Intermediário na Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Servidor Intermediário

Editores de recursos não refletem automaticamente as alterações feitas em uma janela em janelas adicionais que tenham sido abertas para visualizar o mesmo recurso. Feche e reabra as janelas adicionais sempre que atualizar um recurso numa sessão do editor.

Tipos de Recurso

Você pode criar e trabalhar com três tipos básicos de recurso:
Arquivos
Os arquivos de espaço de trabalho são comparáveis com arquivos em um sistema de arquivo. Diferentes tipos de recursos são mantidos em diferentes tipos de arquivos, por exemplo, arquivos do fluxo de mensagens, arquivos de definição do conjunto de mensagens, arquivos ESQL, arquivos de mapeamento, arquivos Esquema XML e arquivos archive do intermediário. Os tipos de arquivos estão listados em Tipos de Recursos no ambiente de trabalho.
Pastas
As pastas de espaço de trabalho são comparáveis aos diretórios em um sistema de arquivo. As pastas estão contidas em projetos ou em outras pastas. As pastas podem conter arquivos e outras pastas.

Ao criar recursos, eles são agrupados por tipo de arquivo em categorias lógicas na hierarquia e colocados em pastas virtuais.

Em um projeto do Fluxo de Mensagens, várias pastas virtuais contêm grupos de recursos:
Fluxos
Essa pasta virtual é sempre mostrada após a criação do projeto, e contém arquivos .msgflow, que são agrupados por espaços de nome.
Mapas
Essa pasta virtual é mostrada somente quando contém arquivos .msgmap, que são agrupados por espaços de nome.
ESQLs
Essa pasta virtual é mostrada somente quando contém arquivos .esql, que são agrupados por espaços de nome.
Conexões com o Banco de Dados
Essa pasta virtual é mostrada somente quando contém arquivos relacionados a banco de dados, por exemplo, .conxmi, .dbxmi e .schxmi. Esses arquivos de banco de dados são agrupados por espaços de nome.
Enfileirados
Essa pasta virtual é mostrada somente quando contém arquivos .enqueue, que são agrupados por espaços de nome.
Testes de Fluxo
Essa pasta virtual é mostrada somente quando contém arquivos .mbtest, que são agrupados por espaços de nome.
Em um projeto de Conjunto de Mensagens, uma pasta de conjunto de mensagens contém um arquivo de conjunto de mensagens (.messageSet.mset) e, potencialmente, duas pastas virtuais que contêm grupos de recursos:
Definições de Mensagens
Essa pasta virtual é sempre mostrada após a criação do projeto, e contém arquivos .mxsd, que são agrupados por espaços de nome.
Categorias de Mensagem
Essa pasta virtual é mostrada somente quando contém arquivos .category, agrupados por espaços de nome.

Se você selecionar Ocultar Categorias, essas pastas não aparecem.

Projetos
Os projetos podem conter pastas e arquivos. Os projetos são utilizados para construção e gerenciamento de versões, e compartilhamento e organização de recursos. Assim como as pastas, os projetos são mapeados para diretórios em um sistema de arquivos. Ao criar um projeto, você especifica uma localização para ele no sistema de arquivos. Por padrão, os projetos são criados no diretório de espaço de trabalho.

Um projeto é aberto ou fechado. Você pode exibir e modificar um projeto aberto no ambiente de trabalho. Não é possível visualizar ou modificar o conteúdo de um projeto fechado. Os arquivos e pastas de um projeto fechado não são exibidos no ambiente de trabalho, mas ainda residem no sistema de arquivos local.

Você pode filtrar projetos fechados de modo que eles não apareçam no ambiente de trabalho, selecionando Filtros no menu de visualização (mostrado por uma seta para baixo) na visualização Desenvolvimento do Intermediário e, em seguida, clicando em Projetos Fechados na lista exibida de filtros de recursos.

Um projeto fechado requer menos memória do que um projeto aberto.

Você pode:
  • Incluir um projeto ao ambiente de trabalho.
  • Salve uma nova versão de um projeto em um repositório externo.
  • Copiar um projeto do ambiente de trabalho de outro usuário.

Os tipos de projetos estão listados em Tipos de Recursos no ambiente de trabalho.

Conjuntos de Trabalho

Conjunto de trabalho é uma coleção lógica de projetos de aplicativo que você pode utilizar para limitar o número de recursos exibidos na visualização Desenvolvimento do Intermediário. Criando e utilizando um conjunto de trabalhos, você pode reduzir a complexidade visual do que é exibido na visualização Desenvolvimento do Intermediário, tornando mais fácil gerenciar e trabalhar com seus projetos do aplicativo.

O conjunto de trabalho ativo é o conjunto de trabalho atual de projetos de aplicativo escolhidos para exibição. Somente os projetos de aplicativo contidos no conjunto de trabalho ativo são exibidos na visualização Desenvolvimento do Intermediário. Se você não criar nenhum conjunto de trabalho, o conjunto de trabalho ativo padrão conterá <todos os recursos> e exibirá todos os projetos de aplicativo.

Você pode criar um novo conjunto de trabalho na visualização Desenvolvimento do Intermediário de qualquer uma das seguintes maneiras:
  • É possível criar um novo conjunto de trabalho e incluir nele projetos de aplicativos existentes.
  • Quando você utiliza um assistente de Início Rápido para configurar os recursos básicos que são necessários para desenvolver um aplicativo de fluxo de mensagens, tem a opção de criar um novo conjunto de trabalhos para os recursos.

Ao utilizar a Perspectiva do Desenvolvimento de Aplicativos do Intermediário para criar um novo arquivo ou projeto, o novo arquivo ou projeto é incluído automaticamente no conjunto de trabalho ativo atual Se você não tiver identificado um conjunto de trabalhos ativo, o novo arquivo ou projeto será exibido em todos os recursos na visualização Desenvolvimento do Intermediário, mas ele não será incluído em um conjunto de trabalhos.

Avisos | Marcas Registradas | Downloads | Biblioteca | Suporte | Feedback

Copyright IBM Corporation 1999, 2009Copyright IBM Corporation 1999, 2009.
Última atualização : 2009-02-13 16:11:33

ab00230_