Antes de iniciar, é necessário concluir o Exercício 1.1: Importando os recursos requeridos.
No exercício anterior, criamos o projeto AuctionPortlet para conter os portlets que serão desenvolvidos neste tutorial. Para preparar para a criação da interface com o usuário e incluir dados em portlets específicos do Faces, definiremos o fluxo do aplicativo utilizando o editor de Diagrama da Web. Um diagrama da Web é apenas um método para definir o fluxo do aplicativo, mas é especialmente apropriado para o desenvolvimento visual de aplicativos de portlet baseados no Faces.
Um diagrama Web é um arquivo que ajuda a visualizar e alterar o fluxo de um aplicativo Web, tais como um aplicativo portlet com base no Faces ou no Struts. O editor do diagrama Web é um editor visual para edição de diagramas Web. Quando você inclui nós, conexões e outros componentes em um diagrama da Web, isso é referido genericamente como desenhar o diagrama.
Um diagrama Web é consistido de nós e conexões entre nós. Um nó é um ícone que representa um recurso, como uma página JSP do portlet ou um JavaTM bean. Se o recurso existe, o nó é chamado de realizado; se o recurso não existe, o nó é chamado de não realizado. Nós realizados não mostrados coloridos com seus nomes em negrito. Nós não realizados são mostrados como ícones cinzas.
Nós incluiremos três nós JSP no diagrama da Web. Um será considerado um nó master, que permitirá a navegação a dois nós de detalhes vinculados.
O arquivo será aberto
no painel de edição com algumas instruções sobre como utilizar o editor de diagramas
Web.
Para criar o primeiro nó, você pode arrastar UserAdminView.jsp, a página de visualização inicial do JSP criada com o projeto AuctionPortlet, do Project Explorer ao editor. Como esse arquivo já foi criado, ele é exibido como um objeto realizado.
Nota: Você pode arrastar os nós para reposicioná-los.
Os links que foram definidos proverão as páginas do portlet com os vínculos, para um fluxo apropriado dos dados iniciados pelo usuário no aplicativo. Quando a página UserAdminView solicita uma ação de criação ou atualização do usuário, o formulário apropriado é aberto. Depois que as informações necessárias são submetidas por esses formulários, as novas informações do usuário ficam disponíveis para a função de consulta do portlet UserAdmin.
Agora você está pronto para iniciar o Exercício 1.3: Desenvolvendo a Página UserAdmin.