Antes de iniciar, é necessário concluir o Exercício 1.3: Incluindo beans de entidade em diagramas de classe.
O exercício 1.4 ensina a criar os arquivos de mapeamento de banco de dados para o CloudscapeTM. Ele explica sobre os arquivos criados e suas utilizações. Neste módulo, você irá fazer estas tarefas:
A seguir, você mapeará os beans de entidade para um banco de dados relacional. O mapeamento envolve a criação de arquivos de definição do banco de dados para as tabelas que serão utilizadas para armazenar os campos do bean de entidade. Geralmente, cada bean utiliza uma tabela diferente. Os campos no bean representam colunas na tabela. Os campos-chave no bean correspondem às chaves primárias na tabela do banco de dados.
O mapeamento do banco de dados resulta em um conjunto de arquivos que serão discutidos mais tarde. Esses arquivos são empacotados com o EJB. Eles também são utilizados por um administrador para criar as tabelas do banco de dados ao colocar um aplicativo EJB em produção. Os arquivos de mapeamento do banco de dados dependem do tipo de banco de dados.
É possível criar um conjunto de arquivos de mapeamento do banco de dados para um ou vários tipos de bancos de dados, que estão listados abaixo.
Esta abordagem, criando definições do banco de dados a partir dos beans de entidade existentes, é chamada mapeamento top-down. O processo reverso, mapeamento bottom-up, também está disponível, no qual você cria beans de entidade a partir de tabelas do banco de dados existentes. O mapeamento Meet-in-the-middle também está disponível, para utilização quando houver beans corporativos existentes e tabelas do banco de dados existentes. Consulte Mapeando beans corporativos para as tabelas do banco de dados para obter informações adicionais.
Para criar arquivos de mapeamento do Cloudscape, siga estas etapas:
Cloudscape V5.1
como o Banco de Dados de Destino.UMLEJB
como o Nome do banco de dados.NULLID
como o Nome do esquema.
Na visualização Explorador de Projetos, em Projetos EJB > UML EJB tutorial > ejbModule > META-INF > backends, você verá a pasta CLOUDSCAPE_V51_1 que contém os arquivos de mapeamento listados abaixo. Outra visualização dos relacionamentos de mapeamentos pode ser localizada em Projetos EJB > UML EJB tutorial > diretório Deployment Descriptor > Mapas. Você pode localizar a tabela recém-mapeada na visualização Explorador de Projetos, selecionando a tabela no diagrama de classe, clicando com o botão direito do mouse e selecionando Navegar > Mostrar em > Visualização de Definição de Dados.
Map.mapxmi
O arquivo XML define os relacionamentos entre os campos CMP nos beans e no esquema do banco de dados. Dê um clique duplo na visualização Explorador de Projetos para ver uma representação visual.
Table.ddl
Este é o arquivo de definição de dados. Ele contém as instruções SQL de criação da tabela e outras definições de tabela. Ele é utilizado para criar o banco de dados real que será utilizado para persistir os dados do aplicativo EJB no servidor de teste ou de produção.
UMLEJB_NULLID_AUTHOR.tblxmi
Este arquivo XML possui um nome derivado do nome do banco de dados, do nome do esquema e do nome da tabela. Ele utiliza a biblioteca de tags XMI para definir entradas do banco de dados, esquema, colunas e tipos de dados. Este arquivo em específico, define a tabela do bean Author.
UMLEJB_NULLID_BOOK.tblxmi
Este arquivo XML define a tabela do bean Book.
UMLEJB_NULLID_Author_Book.tblxmi
Este arquivo XML define os relacionamentos entre os Author e os beans Book.
UMLEJB_NULLID.schxmi
Esse arquivo XML define o esquema, com ponteiros para outros arquivos codificados pelo XMI.
UMLEJB.dbxmi
Esse arquivo XML define o banco de dados, com ponteiros para outros arquivos codificados pelo XMI.
Agora você está pronto para iniciar o Exercício 1.5: Concluindo o processo de criação do EJB.