Exercício 1.3: Aplicando seu Probe

Antes de começar, você deve concluir o Exercício 1.2: Criando seu primeiro probe.

Agora que você criou o probe RandomNumbersProbe e corrigiu todos os erros, poderá executar o programa RandomNumbers e aplicar o probe nele. Note que não é necessário modificar o projeto que contém o programa RandomNumbers.

Primeiro, vamos executar o programa RandomNumbers sem o probe.

O programa seleciona um número aleatório entre um e dez. Se o número aleatório for 10, a simulação é finalizada com um "acerto". Caso contrário, o programa seleciona números aleatórios até que (A) o novo número corresponda ao primeiro número ou (B), o novo número seja 10. No caso (A) a simulação relata um "acerto". No caso (B) a simulação relata um "erro".

Para executar o programa:

  1. Na barra de menus do Software Development Platform, selecione Janela > Mostrar Visualização > Console. A visualização Console é aberta.
  2. Na visualização Explorador de Pacotes, expanda as entradas RandomNumbers e pacote padrão.
  3. Clique com o botão direito do mouse no arquivo RandomNumbers.java e selecione Executar > Aplicativo Java.

A saída na visualização Console será semelhante ao seguinte:

Random number simulation now starting.
Next selected random value: 7.
The initial random value is not ten. Looking for a match.
Target value is 7
Next selected random value: 5.
No match, not a ten. Continuing.
Target value is 7
Next selected random value: 8.
No match, not a ten. Continuing.
Target value is 7
Next selected random value: 7.
A match occurred before a ten: hit.

Agora, execute o programa novamente, mas desta vez aplique o probe:

  1. Na visualização Explorador de Pacotes, clique com o botão direito do mouse no arquivo RandomNumbers.java e selecione Perfil > Criar Perfil de Aplicativo Java. O diálogo Propriedades para RandomNumbers é aberto, permitindo editar as propriedades da configuração de ativação.
  2. Selecione a guia Criação de Perfil.
  3. Na lista de conjunto de criação de perfis, selecione o conjunto de criação de perfis Exemplo de Probe e clique em Editar. A caixa de diálogo Editar Conjunto de Criação de Perfis é aberta.
  4. Expanda o item Probes na árvore, se ainda não estiver expandido, e clique em Inserção de Probe. (Não é suficiente haver uma marca na caixa de opções Inserção de Probe; é necessário clicar na entrada Inserção de Probe para editar as propriedades do conjunto de criação de perfil.) Seu probe, RandomNumbersProbe, aparece na lista de probes selecionáveis.
  5. Clique na caixa de opções de RandomNumbersProbe para incluir uma marca e certifique-se de que outros probes que possam estar listados não estejam marcados.
  6. Clique em Avançar. A página de filtro do editor de Conjunto de criação de perfis é aberta. Utilizaremos essa página para nos certificar de que o probe é aplicado apenas às classes e métodos que desejamos.
  7. Certifique-se de que o conjunto de filtros Padrão esteja selecionado.
  8. Clique em Concluir.
  9. Na caixa de diálogo Propriedades, clique em OK. O Software Development Platform é alternado para a perspectiva Criação de Perfis e de Logs e o programa é executado. O probe selecionado será aplicado às suas classes à medida que forem carregadas e o fragmento de "entrada" do probe será acionado assim que o método for executado.
    Nota: Se você obtiver uma Mensagem de Segurança informando que o Agent Controller não está disponível, leia Se não for possível coletar dados.
  10. Se a visualização Console ainda não estiver sendo exibida, selecione Janela > Mostrar Visualização > Console para abri-la.

A visualização Console exibe a saída comum do programa RandomNumbers, mais a saída gerada pela lógica do probe. Ela será semelhante ao seguinte:

[Enter method RandomNumbers.main]
[Enter method RandomNumbers.<init>]
[Enter method RandomNumbers.runSimulation]
Random number simulation now starting.
[Enter method RandomNumbers.getRandomNumber]
Next selected random value: 2.
The initial random value is not ten. Looking for a match.
Target value is 2
[Enter method RandomNumbers.getRandomNumber]
Next selected random value: 2.
A match occurred before a ten: hit.

Como é possível observar, a saída do fragmento de "entrada" do probe aparece juntamente com a saída do próprio programa. Note que a saída do probe está entre colchetes porque assim foi como gravamos a chamada System.out.println no fragmento.

Se Não For Possível Coletar Dados

Antes de poder coletar qualquer tipo de dados de criação de perfis, o Agent Controller deve estar em execução. Se você obtiver uma mensagem informando que o Agent Controller não está disponível, certifique-se de que ele foi instalado, inicie-o manualmente e tente novamente. Para obter instruções, consulte o guia de instalação. É possível acessar o guia de instalação utilizando a barra de lançamento, ou ainda é possível encontrá-lo no CD do produto em disk1/install.html.

Agora você está pronto para começar o Exercício 1.4: Criando probes mais avançados.

Termos de uso | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.