Exercício 1.1: Entendendo o Faces Client

Os componentes Faces baseiam-se na tecnologia JavaServer Faces. Uma dos principais benefícios da tecnologia JavaServer faces é que a interface com o usuário é processada independentemente da lógica do programa subjacente. Você pode criar visualmente um aplicativo que acesse dados dinamicamente e execute de modo igualmente satisfatório em um navegador ou dispositivo hand-held. Saiba Mais sobre JavaServer Faces.

Os componentes Faces Client são projetados para complementar os componentes Faces. Eles são construídos especificamente para tratar da exibição de dados de cliente no lado do navegador. Com os componentes Faces Client, você pode criar páginas dinâmicas da Web rapidamente, arrastando os componentes da interface com o usuário para a página. Na maioria das páginas da Web baseadas em dados, os dados são mesclados com controles HTML. Quando um usuário deseja visualizar dados não exibidos na página, o navegador envia um pedido para o servidor. O servidor recupera os dados, os mescla com HTML e envia uma nova página para o navegador. Em contraste, com uma página da Web do Faces Client, os dados são mantidos separadamente dos controles. Os dados são organizados em um modelo formal aos quais os controles podem ser ligados e são armazenados como objetos JavaScript no início de cada página da Web. Esse design permite que vários controles sejam ligados aos mesmos dados. Um usuário pode visualizar diferentes partes desses dados, como contas diferentes, sem idas e voltas no servidor.

Benefícios do Faces Client

Aqui estão alguns benefícios do Faces Client:

Os Componentes Faces Client

Há quatro componentes Faces Client: Grade de Dados, Visualização em Árvore, Gráfico e Serviço da Web. Os componentes Faces Client são construídos utilizando JavaScript e HTML; os componentes Gráfico e Serviço da Web também utilizam o Macromedia Flash. Esses componentes podem interagir uns com os outros, portanto, você pode colocar vários deles na mesma página e definir eventos que permitam a interação dos componentes. Por exemplo, uma lista de contas pode ser exibida em uma árvore que esteja vinculada a uma grade de dados. Quando o usuário realça uma conta na árvore, a grade de dados exibe as transações dessa conta. Quando o usuário seleciona uma conta diferente, a grade de dados exibe o conjunto de transações para a conta selecionada sem percursos de retorno para o servidor ou recarregamento da página.

A figura a seguir mostra a visualização Paleta com a gaveta Componentes Faces Client expandida, para mostrar os componentes que você pode arrastar facilmente para a página JSP que estiver sendo editada.


Gaveta do Face Client na Visualização Paleta

A tabela a seguir explica o que pode ser feito com os componentes disponíveis na gaveta Componentes Faces Client.

Componente Faces Client Descrição
Grade de Dados Uma tabela para exibir vários registros de um banco de dados relacional ou vários itens de uma matriz JavaBean. Inclui os seguintes recursos:
  • Classificar a grade de dados por colunas, clicando no título da coluna (crescente ou decrescente).
  • Inserir controles de página, por exemplo, mostrar página seguinte ou anterior e primeira ou última página.
  • Tornar editáveis a grade de dados inteira ou colunas específicas.
  • Incluir controles para incluir novas linhas na tabela ou excluir as existentes.
  • Filtrar dados exibidos na grade de dados.
Gráfico Apresenta dados em um gráfico de barras, gráfico de setores circulares ou gráfico de linhas.
Nota: O Macromedia Flash 7 ou superior deve estar instalado no navegador.
Visualização em Árvore Cria uma estrutura de árvore para exibir dados hierárquicos.
Serviço da Web Recupera dados de um Serviço da Web existente sem atualizar a página.
Nota: O Macromedia Flash 7 ou superior deve estar instalado no navegador.

Utilizando Componentes Faces Client

De um modo geral, há alguns procedimentos a serem executados antes de começar a utilizar os componentes Faces Client em seu aplicativo:

  1. Criar dados de cliente. Todos os componentes Faces Client requerem dados de cliente. Você pode criar dados de cliente a partir dos seguintes objetos: JavaBeans, Lista de Registros Relacionais, Registro Relacional e registros EGL. As Listas de Registros Relacionais e os Registros Relacionais estão disponíveis como componentes Faces e baseiam-se no mecanismo SDO (Service Data Object). Saiba Mais sobre SDO. Para criar Dados de Cliente, primeiro crie um componente de dados na visualização Dados de Página. Em seguida, utilize o menu Novo > Dados de Cliente na visualização Dados de Cliente. Você não pode soltar um componente de dados da paleta Dados em um Componente Faces Client.
  2. Criar um projeto da Web dinâmico na perspectiva da Web.
  3. Criar um arquivo Faces JSP. Certifique-se de selecionar Básico com armazenamento em cache de dados do lado cliente como o modelo para o arquivo Faces JSP.

Agora você pode trabalhar com os componentes Faces Client a partir da gaveta na visualização Paleta. Arraste um componente para a visualização Design para incluir um componente em sua página.

Agora você está pronto para iniciar o Exercício 1.2: Percorrendo um Aplicativo de Amostra.

Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.