É possível utilizar diagramas UML (Linguagem de Modelagem Unificada) para representar e desenvolver visualmente artefatos de aplicativos EJB (Enterprise JavaBeans) em um ambiente de desenvolvimento único, fortemente integrado.
Um diagrama de classe UML representa alguns ou todos os componentes ou elementos em um aplicativo. É possível utilizar diagramas de classe para compreender e projetar as estruturas e relacionamentos para beans corporativos EJB. Você pode criar seu próprio contexto para compreender, trabalhar em conjunto e desenvolver um aplicativo utilizando um subconjunto de suas classes. Também é possível desenvolver beans corporativos diretamente de diagramas de classe e testar beans corporativos em um servidor.
É possível utilizar diagramas de seqüência UML para representar e desenvolver visualmente comportamentos e interações de beans corporativos.
É possível utilizar diagramas de navegação temporários não editáveis para criar visualizações estáticas rápidas e explorar relacionamentos existentes em aplicativos e utilizar diagramas de tópicos não editáveis para criar visualizações dinâmicas de aplicativos com base em contexto e consultas.