Aprenda Mais Sobre Geração Automática de Chaves

Para configurar a geração automática de chaves, é preciso conhecer algumas coisas sobre como ela funciona. Para utilizar a geração automática de chaves, o banco de dados precisa ter uma tabela reservada para essa finalidade. Essa tabela tem duas colunas:

Quando o banco de dados precisa de uma nova chave exclusiva, ele localiza a linha com um valor de 1 na coluna de identidade. O valor da coluna incrementadora dessa linha contém a próxima chave disponível. O banco de dados utiliza essa chave e atualiza a tabela para que uma nova chave esteja disponível na próxima vez.

A seguir, um exemplo de uma tabela de geração de chaves. Qual é a próxima chave disponível para este banco de dados? A resposta está depois da tabela.

Coluna de Identidade Coluna Incrementadora
3 78
4 3
1 65
2 12

A próxima chave disponível nesta tabela é 65, porque essa chave (na coluna incrementadora) está na mesma linha que o 1 na coluna de identidade.

Depois que a próxima chave disponível for buscada da tabela, a tabela será atualizada para a próxima vez em que uma chave for necessária. O banco de dados também pode recuperar várias chaves de um só vez tomando o valor da coluna incrementadora de mais de uma linha.

Em resumo, para que a geração automática de chaves funcione, é necessário ter apenas uma tabela de geração de chaves configurada com duas colunas: uma coluna de chave primária para uso como uma coluna de identidade e uma coluna para armazenar a próxima chave disponível. Essa tabela deve ser inicializada com um registro cujo valor na coluna de identidade seja 1 e cujo valor na coluna incrementadora seja a primeira chave disponível para ser utilizada. Depois que você tiver essa configuração, estará pronto para utilizar a geração automática de chaves.

Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.