Antes de iniciar, você precisa concluir o Exercício 1.3: Testando o Web Site.
Neste exercício, você criará uma página que permite que os usuários criem novos anúncios classificados e os coloquem no banco de dados. Primeiro você criará um registro relacional para representar um novo registro no banco de dados, e em seguida você criará uma visualização do registro em sua página como um conjunto de campos de entrada.
Se aparecer uma mensagem de aviso instruindo que não foi possível estabelecer uma conexão ao banco de dados, você deixou o servidor em execução depois de testar o Web site. Se isso acontecer, clique em Cancel (Cancelar) em cada diálogo e pare o servidor conforme explicado em Parando o Servidor no Exercício 1.3: Testando o Web Site.
A janela Incluir Registro Relacional deverá ser semelhante a esta:
A página Configurar Controles de Dados ajuda a personalizar a visualização do registro relacional. Por exemplo, é possível alterar as colunas, as etiquetas dos campos e o botão Submeter em seu formulário de entrada. Depois de concluir essas etapas, um formulário de entrada totalmente funcional estará na página.
Para renomear as etiquetas geradas para os campos de entrada, clique em uma etiqueta na coluna Label (Etiqueta). O ícone do mouse muda para um cursor para que você possa digitar o novo texto.
A janela Incluir Registro Relacional deverá ser semelhante a esta:
O formulário tem um campo Mensagens de Erro. Isso não significa que seu projeto tenha erros; esse campo marca o lugar onde os erros serão exibidos se houver algum quando o usuário submeter o formulário.
Quando o formulário de entrada é submetido, a página incluirá automaticamente o novo registro no banco de dados. É possível programar o botão Colocar Nova Listagem para retornar à página all_records.jsp para que você possa visualizar imediatamente o novo registro no banco de dados. Para isso, faça o seguinte:
A visualização Quick Edit em geral está no centro da parte inferior do workbench, nas guias próximas à visualização Propriedades. Se você não conseguir localizar a visualização Quick Edit, vá para a barra de menus e clique em Window (Janela) > Show View (Mostrar Visualização) > Quick Edit.
A visualização Quick Edit é um editor Java dependente do contexto que pode ajudar a codificar eventos para os componentes Faces. A visualização Quick Edit agora contém o código gerado que manipula a criação de um novo registro no banco de dados, como é mostrado a seguir:
Como a coluna de ID é uma chave primária na tabela ADS, não é possível incluir registros com um valor de ID que já exista na tabela. No Módulo 2, você verá como utilizar a geração automática de chaves para criar automaticamente uma nova chave não utilizada para cada registro.
Até lá, você precisará digitar um número de ID não utilizado nessa página para incluir um novo registro. Os registros fornecidos com o banco de dados utilizam números de ID de 1 a 22, portanto, você pode digitar qualquer número acima de 22 como uma chave primária. Certifique-se de não duplicar chaves se você digitar mais que um registro.
O formulário de entrada na página é um conjunto de campos de entrada JavaServer Faces que foram ligados ao registro relacional que você criou. Lembre-se que você criou o registro relacional para representar um novo registro na tabela ADS do banco de dados. Ligação é um método pelo qual você pode vincular um componente de entrada JavaServer Faces a uma coluna no registro relacional.
Quando você criou o registro relacional, o assistente ligou automaticamente todas as suas colunas aos campos de entrada na página. Se você quiser fazer alterações manualmente, poderá ligar outras colunas a outros campos de entrada. Para ligar uma coluna do registro relacional ao campo de entrada, arraste a coluna da visualização Dados da Página para o campo. Você pode experimentar esse processo excluindo e recriando o campo de entrada Description (Descrição) em seu formulário. Aprenda Mais Sobre a Visualização Dados da Página.
As etapas a seguir são fornecidas para ilustrar o conceito do campo de entrada e o processo de ligação; no entanto, seguir essas etapas é opcional neste tutorial. Se você não quiser fazer isso, vá para o Exercício 1.5: Criando uma Página de Atualização.
Existe agora um campo de entrada nessa célula, mas não existe texto tal como {ID} ou {TITLE} dentro dele porque esse campo de entrada não está ligado a nenhuma coluna.
Agora você pode criar e modificar seus próprios formulários de entrada JavaServer Faces. Você está pronto para iniciar o Exercício 1.5: Criando uma Página de Atualização.