Conectores são notações ou representações gráficas de relacionamentos em diagramas UML (Linguagem de Modelagem Unificada).
Um conector é uma linha que representa um relacionamento entre formas. Os conectores mostram todas ou parte das informações semânticas sobre os relacionamentos subjacentes, mas não contêm nenhuma semântica.
Um conector representa somente um relacionamento e cada relacionamento é representado por um conector. Contudo, um relacionamento pode ser representado por várias instâncias de um conector ou por nenhuma, em um ou mais diagramas.
Cada conector tem propriedades que controlam sua aparência em um diagrama. O ajuste dessas propriedades afeta somente a aparência do conector e não afeta o relacionamento subjacente ou nenhum outro conector que represente o relacionamento.
Por exemplo, cada conector tem uma propriedade de cor de linha que pode ser especificada para a cor da linha do conector.
É possível especificar valores de propriedades de conector para fazer as seguintes coisas:
É possível escolher entre estilos de linhas oblíquas (por padrão) e retilíneas para conectores, e manipular o roteamento, a cor e os pontos de curvatura de conectores.
O estilo de linha oblíqua faz com que os conectores apareçam em uma linha inclinada ou em ângulo. Ao incluir pontos de curvatura no conector, é possível alterar a direção da linha. O estilo de linha retilínea faz com que os conectores apareçam usando linhas horizontais e verticais. Ao incluir um ponto de curvatura em um conector, a linha muda de direção usando ângulos retos. É mais fácil arrastar linhas de conector oblíquas em torno de outras formas em um diagrama do que arrastar linhas retilíneas. As linhas oblíquas também são mais eficientes quanto a espaço em diagramas complexos.