Em diagramas de seqüência UML (Linguagem de Modelagem Unificada), as ocorrências de execução mostram o período de tempo durante o qual uma instância representada por uma linha de vida está ativa. Cada ocorrência de execução representa uma execução em um comportamento.
Conforme ilustrado na figura a seguir, uma ocorrência de execução é exibida em um retângulo vertical fino que sobrepõe a linha tracejada de uma linha de vida.
Como a ocorrência de execução possui uma duração, ela é representada por duas ocorrências de eventos, a ocorrência de evento de início e a ocorrência de evento de conclusão. As partes superior e inferior da ocorrência de execução representam o início e a conclusão do comportamento na interação.
As ocorrências de execução são criadas automaticamente quando você cria uma mensagem síncrona ou assíncrona. Entretanto, você pode criar manualmente uma ocorrência de execução que não esteja anexada a uma mensagem. Por exemplo, é possível incluir uma ocorrência de execução em uma ocorrência de execução existente para criar ocorrências de execução aninhadas em uma seqüência de chamada.
Conforme ilustrado na figura a seguir, uma ocorrência de execução aninhada é exibida como um retângulo deslocado, e que cobre parte, de uma ocorrência de execução existente em uma linha de vida.