Exercício 1.3: Criando e Construindo um Procedimento Armazenado SQL

Antes de começar, você deve concluir o Exercício 1.2: Criando uma Conexão com o Banco de Dados DB2 SAMPLE e Copiando-a em seu Projeto.

Neste exercício, você utilizará um assistente para criar um procedimento armazenado DB2(R) SQL. Esse procedimento armazenado simples retorna informações do funcionário da tabela EMPLOYEE quando o ID do departamento do funcionário corresponde a um valor digitado pelo usuário. Você utilizará um outro assistente para criar a instrução SQL, embora também possa digitar a instrução diretamente no assistente que cria o procedimento armazenado.

Como você está utilizando o assistente, é possível ver informações adicionais sobre cada campo no assistente, colocando o foco do teclado no campo e pressionando F1.

Para criar um procedimento armazenado SQL:

  1. Na visualização Definição de Dados, navegue para a pasta SPSimple/SAMPLE/SCHEMANAME/Procedimentos Armazenados.
  2. Clique com o botão direito do mouse na pasta Procedimento Armazenado e selecione Novo > Procedimento Armazenado SQL. O assistente para Novo Procedimento Armazenado SQL é aberto.
  3. No campo Nome, digite SPEmployee.
  4. Selecione as caixas de opções Construir e Ativar Depuração e clique em Avançar.

    Em etapas posteriores, você estará depurando o procedimento armazenado utilizando o depurador de procedimento armazenado SQL integrado incluído com o workbench, portanto você o está construindo e ativando a depuração aqui. Ao construir uma rotina SQL, o workbench registra a rotina na tabela de catálogos do banco de dados de destino.

    Se você não selecionou as opções de construção aqui, poderá construir e ativar o procedimento armazenado para depuração posteriormente, clicando com o botão direito do mouse no procedimento armazenado na visualização Definição de Dados e selecionando Construir para Depuração no menu pop-up.

  5. Clique em Assistência ao SQL.

    Isso ativa o assistente que irá conduzi-lo pela criação de uma instrução SQL.

  6. Na primeira página do assistente para Assistência ao SQL, mantenha os padrões para criar uma instrução SELECT utilizando o assistente e clique em Avançar.
  7. Na lista Tabelas Disponíveis, navegue para a tabela SCHEMANAME/Tabelas/SCHEMANAME.EMPLOYEE.
  8. Clique em > para mover a tabela para a lista Tabelas Selecionadas.
  9. Clique na guia Colunas.
  10. Expanda a árvore SCHEMANAME.EMPLOYEE e selecione EMPNO, FIRSTNME, LASTNAME e WORKDEPT.
  11. Clique em > para mover as colunas para a lista Colunas Selecionadas.
  12. Clique na guia Condições.
  13. Na coluna Coluna, selecione EMPLOYEE.WORKDEPT.
  14. Na coluna Operador, selecione =.
  15. Na coluna Valor, digite :dept. Isso cria uma variável do host denominada "dept" que é utilizada como um parâmetro de entrada do usuário para o procedimento armazenado.
  16. Clique em Avançar para ver a instrução SQL criada. A instrução SQL deve ser semelhante a esta:
    SELECT SCHEMANAME.EMPLOYEE.EMPNO, SCHEMANAME.EMPLOYEE.FIRSTNME, SCHEMANAME.EMPLOYEE.LASTNAME, SCHEMANAME.EMPLOYEE.WORKDEPT FROM SCHEMANAME.EMPLOYEE WHERE SCHEMANAME.EMPLOYEE.WORKDEPT = :dept
  17. Clique em Concluir para fechar o assistente para Assistência ao SQL, em seguida, clique em Avançar no assistente para Novo Procedimento Armazenado SQL.
  18. Na página Parâmetros, no campo Código de Manipulação de Erro SQL, selecione SQLSTATE e SQLCODE.

    Na tabela Parâmetros, você deverá ver os parâmetros de saída para SQLSTATE e SQLCODE e o parâmetro de entrada (dept) criado. Nessa página, você pode criar opcionalmente outros parâmetros do usuário, mas para as finalidades deste tutorial, os parâmetros serão mantidos como estão.

  19. Clique em Avançar. Na página Fragmentos de Código do assistente, você pode especificar opcionalmente arquivos que contêm fragmentos de código para inserir no corpo do procedimento armazenado, mas neste caso isso não será feito.
  20. Clique em Avançar para rever as opções de procedimento armazenado e clique em Concluir para criar e construir o procedimento armazenado.

O procedimento armazenado, SPEmployee, aparece na visualização Definição de Dados na pasta Procedimentos Armazenados sob o esquema no qual ele foi criado. O procedimento armazenado também é aberto no editor, no qual é possível visualizar e editar o código fonte. Como você selecionou as opções Construir e Ativar Depuração, o procedimento armazenado é automaticamente construído e ativado para depuração. O ícone próximo ao procedimento armazenado na visualização Definição de Dados deve conter uma chave inglesa para indicar que o procedimento armazenado foi construído. É possível visualizar os resultados da construção na visualização Saída do BD.

Neste ponto, você poderia opcionalmente utilizar o editor para fazer alterações no procedimento armazenado, dependendo de sua solução de negócios.

Agora você está pronto para começar o Exercício 1.4: Depurando o Procedimento Armazenado.

Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.