Exercício 1.3: Importando um Arquivo WSDL

Antes de iniciar, é necessário concluir o Exercício 1.2: Definindo o Nível de Conformidade WS-I.

O processo completo de criação do serviço da Web envolve a criação do serviço da Web a partir de um arquivo WSDL. Este é o método recomendado para a criação dos serviços da Web. Embora isto seja mais difícil para usuários principiantes do que criar um serviço da Web a partir de um Java bean ou de um EJB (Enterprise Java Bean), ao iniciar com um arquivo WSDL você pode criar um serviço da Web que é voltado à XML.

Importar o Arquivo WSDL

  1. Crie uma pasta na pasta WebContent do projeto da Web AddressBook para conter o arquivo WSDL. Clique com o botão direito do mouse no projeto da Web e selecione New (Nova) > Folder (Pasta). Nomeie a pasta como WSDL.
  2. Utilizando o assistente de importação, importe o arquivo WSDL na pasta WSDL que você criou. Clique com o botão direito do mouse na pasta WSDL e clique em Import (Importar) > File System (Sistema de Arquivo). Navegue até o arquivo WSDL que está localizado no diretório Resources (Recursos) do plugin com.ibm.etools.webservice.tdjava.simple.tutorial.doc. Se você não conseguir localizar este plugin, procure o diretório de instalação do produto Rational Developer para localizar seu local.

Examine o Arquivo WSDL de Catálogo de Endereços no WSDL Editor

Você pode criar e examinar arquivos WSDL utilizando o WSDL Editor. Dê um clique duplo no arquivo WSDL para abri-lo no Editor. Ele deve ter uma aparência semelhante à seguinte:

Agora você está pronto para começar o Exercício 1.4: Testando o Arquivo WSDL.

Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2004. Todos os Direitos Reservados.