Exercício 1.2: Criando uma Conexão com o Banco de Dados DB2 SAMPLE e Copiando-a em seu Projeto

Antes de começar, você deve concluir o Exercício 1.1: Configurando o Ambiente para Desenvolvimento de Procedimento Armazenado.

Criando uma Conexão com o Banco de Dados SAMPLE

O workbench fornece assistentes que tornam mais fácil para você conectar-se aos bancos de dados DB2(R) e não-DB2 e exibir o status de suas conexões. O assistente para Nova Conexão com o Banco de Dados cria uma conexão com um banco de dados que é exibida na visualização Explorador de Banco de Dados. Utilizando o assistente, você tem a opção de conectar-se a um banco de dados DB2(R) que possui um alias definido. Utilizando a opção de alias, não é necessário saber a plataforma e a versão do alias do DB2. Para as finalidades deste tutorial, você se conectará ao banco de dados SAMPLE utilizando esta opção de alias.

Se você desejasse conectar-se a um banco de dados DB2 não catalogado ou conectar-se a um sistema de gerenciamento de banco de dados diferente do DB2, também poderia utilizar o assistente de conexão para especificar o gerenciador de banco de dados, a plataforma e a versão de seu banco de dados juntamente com um driver JDBC suportado.

O assistente para conexão com o banco de dados permite filtrar objetos que serão recuperados do banco de dados. Filtrar objetos de banco de dados aprimora a velocidade da conexão para grandes bancos de dados e também simplifica sua exibição. Neste exercício, você utilizará o recurso de filtragem para recuperar e exibir apenas a tabela EMPLOYEE no banco de dados SAMPLE.

Para criar uma conexão com o banco de dados SAMPLE:

  1. Na visualização Explorador de Banco de Dados, clique em qualquer lugar e selecione Nova Conexão. O assistente para Nova Conexão com o Banco de Dados é aberto.
  2. No campo Nomes da Conexão, digite DB2SP.
  3. Selecione o botão de opções Escolher um Alias do DB2 e clique em Avançar.
  4. No campo Alias, selecione SAMPLE.
  5. Especifique o ID do usuário e a senha com os quais você deseja conectar-se e, em seguida, clique em Avançar.

    Você pode especificar seu ID do usuário do sistema operacional ou um outro ID do usuário. Em qualquer um dos casos, o ID e a senha devem ser válidos para o banco de dados SAMPLE.

  6. Na área de filtragem de esquema da página de filtro, selecione Atender a Todas as Condições. Essa opção inclui objetos apenas se eles atenderem a todas as condições de filtragem ativadas (lógica E). A opção Atender a Qualquer Condição inclui objetos se eles atenderem a qualquer uma das condições de filtragem (lógica OU).
  7. Mantenha o filtro padrão (Esquema NOT LIKE SYS%). Essa cadeia filtra todos os esquemas do sistema de sua exibição de conexão. Normalmente, é conveniente manter esse filtro ativado.
  8. Clique em Incluir próximo à área de filtro de esquema para especificar um outro filtro de esquema.

    A janela Incluir Filtro de Esquema é aberta. Nesta janela, você criará uma cadeia que filtra (não recupera ou exibe) todos os objetos no esquema NULLID.

  9. No campo Predicado, selecione NOT LIKE.
  10. No campo Filtro, digite NULLID, em seguida, clique em OK.
  11. Clique em Incluir próximo à área de filtro de objetos para especificar um filtro para tabelas em esquemas de qualificação. Certifique-se de que a guia Tabela esteja ativada. Você também poderia especificar filtros para rotinas, clicando na guia Rotina.
  12. Na janela Incluir Filtro de Objetos, selecione LIKE no campo Predicado.

    Desta vez, você criará uma cadeia que filtra todas as tabelas nos esquemas de qualificação, exceto a tabela EMPLOYEE.

  13. No campo Filtro, digite EMPLOYEE.
  14. Clique em OK na janela Incluir Filtro de Objetos, em seguida, clique em Concluir.

    Quando avisado para copiar os metadados do banco de dados em uma pasta de projeto, responda Não. Você concluirá esta etapa no próximo exercício.

A conexão que você criou aparece na visualização Explorador de Banco de Dados. Você pode expandir o objeto de conexão para ver os objetos de banco de dados que correspondem aos critérios de filtragem.

Copiando o Modelo de Banco de Dados em seu Projeto

Depois de criar uma conexão com o banco de dados, você pode copiar o modelo de banco de dados em um projeto na visualização Definição de Dados e, em seguida, utilizar os metadados para criar objetos de banco de dados suportados. Neste tutorial, você copiará a conexão com o banco de dados recentemente criada no projeto simples criado no Exercício 1.1.

Para copiar a conexão com o banco de dados em seu projeto:

  1. No Explorador de Banco de Dados, expanda a árvore de conexão com o banco de dados DB2SP.
  2. Clique com o botão direito do mouse na conexão SAMPLE e selecione Copiar no Projeto. A janela Copiar no Projeto é aberta.

    Neste caso, você está copiando o banco de dados inteiro, mas também pode copiar a partir do nível de esquema ou de tabela.

  3. Clique em Procurar e navegue para a pasta SPSimple.
  4. Clique em OK, em seguida, clique em Concluir.

O banco de dados SAMPLE é exibido na pasta SPSimple na visualização Definição de Dados.

Agora você está pronto para começar o Exercício 1.3: Criando e Construindo um Procedimento Armazenado SQL.

Termos de Utilização | Feedback
(C) Copyright IBM Corporation 2000, 2005. Todos os Direitos Reservados.