Especificando o J2EE Request Profiler como o Agente de Coleta de Dados

O J2EE Request Profiler é utilizado para coletar dados de execução a partir de aplicativos distribuídos, o qual pode passar por múltiplos processos e hosts. Estes dados coletados podem ser visualizados como diagramas de seqüência. Para utilizar o J2EE Request Profiler com esta finalidade, primeiro é necessário ativá-lo (consulte a tarefa relacionada) e, em seguida, o especifique como o agente escolhido.

  1. Inicie o aplicativo se ainda não estiver em execução.
  2. A partir da barra de ferramentas principal na perspectiva Criação de Perfis e Registro, clique no botão Perfil  .
  3. Dê um clique duplo em Conectar - Processo Java para criar uma nova condifuração de perfil.
  4. Especifique um nome para a configuração no campo Nome.
  5. Na guia Hosts, se o workbench estiver remoto para o processo do aplicativo para o qual deseja conectar, inclua o host remoto. Certifique-se de que o host correto foi selecionado nesta página. Clique em Apply (Aplicar).
  6. Selecione a guia Agentes.
  7. Selecione J2EE Request Profiler na lista Agentes utilizando as teclas de setas.
  8. Selecione a guia Criação de Perfis.
  9. Selecione o conjunto de criação de perfis Histórico da Execução e clique em Editar.
  10. No diálogo Editar Conjunto de Criação de Perfis, selecione Análise do Tempo de Execução. As opções da Análise do Tempo de Execução são exibidas na área de janela à direita.
  11. Selecione Mostrar detalhes gráficos do fluxo da execução. Esta opção permite utilizar as diferentes visualizações gráficas de criação de perfis para examinar os dados coletados.
  12. Clique em Next (Avançar).
  13. Selecione WebSphere J2EE na lista de conjuntos de criação de perfis.
  14. Clique em Finish (Concluir).
  15. Clique em Perfil para iniciar a criação de perfil do aplicativo. O agente de criação de perfil é exibido na visualização Monitor de Criação de Perfis.
  16. Na visualização Monitor de Criação de Perfis, dê um clique duplo no agente de criação de perfis e selecione Iniciar Monitoração. Agora os daods serão coletados.

Agora você pode prosseguir com a execução do aplicativo. Sempre que a execução do aplicativo ultrapassar os limites de um ORB, uma instância adicional correspondente do J2EE Request Profiler aparecerá automaticamente na tela Monitores.

Nota: Um monitor pode ter múltiplos hosts e cada um desses hosts pode ter múltiplos processos. Cada processo conterá apenas um J2EE Request Profiler.

Neste momento tudo está definido para a visualização de diagramas de seqüência. Consulte a tarefa relacionada: Exibindo diagramas de seqüência utilizando o J2EE Request Profiler.

Nota: Uma amostra do J2EE Request Profiler é fornecida com o produto. Para obter instruções sobre como utilizá-lo, consulte seu leia-me (Arquivo > Novo > Exemplo > J2EE Request Profiler > Next (Avançar) > Finish (Concluir)).

Tarefas Relacionadas
Ativando o J2EE Request Profiler
Exibindo Diagramas de Seqüência Utilizando o J2EE Request Profiler
Visualizando Interações de Rastreio Utilizando as Visualizações do Diagrama de Seqüência