Esse fluxo descreve o que precisa ser feito pelo sistema para agregar valor a um ator. Ele consiste em uma seqüência de atividades que, juntas, produzem algo para o ator. O fluxo de eventos consiste em um fluxo básico e um ou vários fluxos alternativos.

O fluxo de eventos de um caso de uso pode ser descrito graficamente com a ajuda de um diagrama de atividades. Esse diagrama mostra:

  • Estados das atividades, que representam o desempenho de uma atividade ou de uma etapa no fluxo de eventos.
  • Transições que mostram qual estado de atividade se segue a outro. Algumas vezes, esse tipo de transição é conhecido como transição de conclusão, já que difere de uma transição porque não exige um evento trigger explícito. Ele é disparado pela conclusão da atividade que o estado da atividade representa.
  • Decisões para as quais um conjunto de condições de guarda foi definido. Essas condições de guarda controlam qual transição (de um conjunto de transições alternativas) sucede a atividade concluída. As decisões e as condições de guarda permitem mostrar encadeamentos alternativos no fluxo de eventos de um caso de uso.
  • Barras de sincronização, que você pode utilizar para mostrar subfluxos paralelos. As barras de sincronização permitem mostrar encadeamentos simultâneos no fluxo de eventos de um caso de uso.

Diagrama descrito no texto de acompanhamento.

Um diagrama de atividades simplificado para o caso de uso Retirar Dinheiro no modelo de casos de uso de um caixa eletrônico (ATM).

O diagrama de atividades é um caso especial de diagrama de estados, no qual todos ou a maioria deles são estados de atividades e no qual todas ou quase todas as transições são disparadas após a conclusão de ações nos estados de origem.



Rational Unified Process   2003.06.15