Um conjunto de atividades e tarefas divididas por seqüências de tempo, com recursos atribuídos e dependências de tarefas, para a iteração; um plano sofisticado.  
Função:  Coordenador de Projeto  
Opcionalidade/Ocorrência:  Obrigatório.
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML:  Não aplicável.
Informações Adicionais:   
Entrada de Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade Para o início da página

As pessoas mencionadas a seguir usam o Plano de Iteração:

  • O coordenador de projeto - para planejar as atividades e tarefas de iteração, para programar as necessidades de recursos e para acompanhar o progresso em relação ao planejamento
  • Os membros da equipe do projeto - para entender o que eles precisam fazer, quando precisam fazê-lo e quais são as outras atividades das quais eles dependem

Sincronização Para o início da página

O Plano de Iteração da próxima iteração é elaborado na iteração atual. Ele é modificado quando necessário durante a iteração.

Um Plano de Iteração é a entrada para o próximo Plano de Iteração. Ele fica obsoleto após a iteração.

Responsabilidade Para o início da página

O Coordenador de Projeto é responsável pela integridade dos Planos de Iteração.

AdaptaçãoPara o início da página

É necessário que o Plano de Iteração detalhe minuciosamente o que será feito, a fim de reduzir a possibilidade de imprecisões sobre a posição ou responsabilidades verdadeiras a qualquer momento. Geralmente, algum tipo de ferramenta de planejamento de projeto (como o Microsoft® Project) será utilizado.

Informações Adicionais Para o início da página

Este é um plano minucioso para uma iteração. Geralmente, existem dois planos: uma para a iteração atual e um em construção para a próxima iteração.

Para definir o conteúdo de uma iteração, é necessário:

  • o plano do projeto
  • o status atual do projeto (em acompanhamento, atrasado, com muitos problemas, com deficiência de requisitos, e assim por diante)
  • uma lista de cenários ou casos de uso que devem ser concluídos até o final da iteração
  • uma lista de riscos que devem ser resolvidos até o final da iteração
  • uma lista de mudanças que devem ser incorporadas ao produto (correções de erros, mudanças em requisitos)
  • uma lista das principais classes ou pacotes que devem ser completamente implementados

Essas listas devem ser classificadas. Os objetivos de uma iteração devem ser eficientes para que, quando surgirem as dificuldades, os itens possam ser retirados das iterações com base em suas classificações.

Critérios de Avaliação

Cada iteração é concluída por uma avaliação. Nessa avaliação de iteração, você analisa os resultados da iteração com base nos critérios de avaliação que foram estabelecidos para o Plano de Iteração.

Esses critérios são definidos antes de cada iteração e estabelecem metas para o conjunto de recursos, a qualidade e o desempenho a serem atingidas na iteração. A obtenção real dessas metas irá variar. Por exemplo, em uma determinada iteração, o conjunto de recursos pode ser ultrapassado, a qualidade pode ser insatisfatória e o desempenho pode ser deficiente.

Além disso, as metas podem ser expressas como metas mínimas e desejáveis. Por exemplo, talvez haja um conjunto de recursos necessários e alguns recursos desejáveis que serão tentados nessa iteração se a velocidade de desenvolvimento e os níveis da equipe sejam adequados.



Rational Unified Process   2003.06.15