O Processo de Desenvolvimento é uma configuração da estrutura de suporte RUP que atende às necessidades do projeto que o segue. Um nome comum para este artefato no contexto de um projeto é Processo Específico para o Projeto.
Função:  Engenheiro de Processos 
Opcionalidade/Ocorrência:  Todos os projetos devem seguir um processo de desenvolvimento. O processo específico do projeto é freqüentemente fornecido para os membros do projeto por meio de um Web site.
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML:  Não aplicável.
Informações Adicionais:   
Entrada de Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade Para o início da página

A finalidade do Processo de Desenvolvimento ou do Processo Específico do Projeto é fornecer orientação e suporte para os membros do projeto. "As informações nas pontas dos dedos" é uma metáfora que se alinha bem à finalidade deste artefato.

Breve Contorno Para o início da página

Dependendo do mecanismo de entrega escolhido, um contorno do processo pode obter várias formas. Para os processos com base na Web, como o RUP, você pode obter uma boa idéia do conteúdo geral observando o mapa do site ou nos primeiros dois níveis do navegador em árvore.

Propriedades Para o ínicio da página

Um Processo de Desenvolvimento não possui propriedades UML. A seguir, há uma lista das características e recursos que são propriedades importantes de um processo de desenvolvimento de software :

  • Uma estrutura bem definida dos elementos do processo de núcleo, como funções, atividades e artefatos, ao redor da qual o restante da descrição do processo está centralizado.
  • A orientação do processo descritivo, por exemplo, as descrições dos elementos do processo, conceitos e white papers para finalidades educacionais.
  • A orientação do processo prescrito, por exemplo, diretrizes passo a passo, listas de verificação, mentores de ferramentas para suportar o executor ao produzir artefatos.
  • Um modelo de ciclo de vida. No RUP, definimos o ciclo de vida incremental e iterativo descrevendo quatro fases e a noção das iterações em cada fase.
  • Recursos adicionais para iniciar a produção de artefatos do projeto, como recursos reutilizáveis, diretrizes, gabaritos e exemplos.
  • Um mecanismo para apresentar a orientação do processo para os usuários. No RUP, escolhemos o formato de um web site altamente navegável com os seguintes atributos:
    • Um mecanismo de procura que permite que os usuários encontrem facilmente a orientação relevante quando necessário.
    • Um menu para permitir a navegação lógica do processo, como o ramo esquerdo do navegador em árvore em qualquer Web site RUP.
    • Um mecanismo de filtragem para permitir que as pessoas removam informações que não estejam diretamente relacionadas à utilização diária do produto do processo.
    • um glossário de termos utilizados na descrição do processo.
  • Descrições de - e links para - ferramentas de suporte.
  • Orientação sobre como modificar o processo para atender às necessidades específicas de um projeto.

Sincronização Para o início da página

Um processo adaptado para um projeto é normalmente o resultado do trabalho feito no início do projeto ou, às vezes, antes mesmo da inicialização do projeto. Como parte da preparação do ambiente para o projeto, você pode precisar fornecer visualizações diferentes sobre o processo de suporte ou descrever desvios mais granulados do processo de suporte. O processo específico do projeto é normalmente atualizado conforme necessário até além do projeto. Um exemplo dessa atualização é a preparação de diretrizes e gabaritos específicos necessários para fazer o trabalho planejado para a iteração de lançamento.

Responsabilidade Para o início da página

A SRS (Engenheiro de Processos papel é o principal responsável por este artefato. Essas responsabilidades incluem:

  • Fornecer orientação do processo relevante o suficiente para os membros do projeto fazerem seu trabalho de forma eficiente e com qualidade aceitável.
  • Produzir um varsão consumível do processo, incluindo meios intuitivos de navegar no conteúdo.
  • Assegurar que os membros do projeto sejam adequadamente introduzidos no processo.
  • Colher feedback sobre o processo e a atualização conforme necessário.

Adaptação Para o início da página

determinados discriminadores devem ser considerados ao decidir um processo apropriado para o seu projeto de desenvolvimento de software, como a formalidade do artefato necessário, o tamanho do projeto em termos de números de membros de equipe, duração e orçamento e a maturidade do processo dos membros do projeto. A estrutura RUP suporta uma variedade de tipos de projeto, assim você sempre precisará adaptar o processo às necessidades específicas do projeto.

O processo específico do projeto pode, em alguns casos, consistir em somente um caso de desenvolvimento que serve como uma camada de filtragem na parte superior da estrutura de processo de suporte. Pequenas organizações de desenvolvimento normalmente não possuem recursos dedicados ao desenvolvimento de um amplo processo organizacional, mas utilizam o produto RUP Builder para publicar o processo de desenvolvimento para o projeto.

Organizações de desenvolvimento maiores ou com ênfase especial na reutilização de projetos cruzados e aprimoramento do processo normalmente desenvolverão uma ou mais configurações para a organização. O processo específico para o projeto é instanciado a partir de uma configuração organizacional correspondente. Para obter detalhes adicionais sobre as configurações do processo em uma configuração da organização de desenvolvimento, consulte o produto do RPW (Rational Process Workbench).

Consulte Atividade: Adaptar o Processo para o Projeto para obter detalhes sobre a adaptação deste artefato.



Rational Unified Process   2003.06.15