A SRS (Especificação de Requisitos de Software) captura os requisitos de software para o sistema completo ou para uma parte dele.
Função:  Especificador de Requisitos  
Opcionalidade/Ocorrência:  Considerada primeiro na fase de Iniciação, aperfeiçoado nas fases de Elaboração e de Construção.
Gabaritos e Relatórios: 
     
Exemplos: 
     
Representação em UML:  Não aplicável.
Informações Adicionais  
Entrada de Atividades:    Saída das Atividades:   

Finalidade Para o início da página

A SRS (Especificação de Requisitos de Software ) concentra-se na coleta e na organização de todos os requisitos que envolvem o projeto. Por exemplo, talvez seja desejável ter uma SRS para descrever todos os requisitos de software para cada recurso de uma determinada liberação do produto. Isso pode incluir vários casos de uso do modelo de casos de uso do sistema para descrever os requisitos funcionais desse recurso, juntamente com o conjunto relevante de requisitos detalhados em Especificações Suplementares. O Especificação de Requisitos de Software é útil para coletar os requisitos de software do projeto em um documento formal no estilo IEEE830.

Como você pode se deparar com diferentes ferramentas para coletar esses requisitos, é importante entender que a coleta dos requisitos pode ser feita com vários e diferentes artefatos e ferramentas. Por exemplo, talvez você ache adequado coletar requisitos textuais, como requisitos não funcionais, restrições de design, etc., com uma ferramenta de documentação de texto nas Especificações Suplementares. Por outro lado, talvez ache útil coletar alguns (ou todos) dos requisitos funcionais nos casos de uso e ache prático utilizar uma ferramenta adequada às necessidades de definição do modelo de caso de uso. Por esse motivo, coletaremos os requisitos para a nossa SRS em um pacote que pode consistir em um único documento ou em um conjunto de diversos artefatos que descrevem os requisitos.
(Consulte a seção Informações Adicionais para obter instruções adicionais).

O pacote SRS controla a evolução do sistema em toda a fase de desenvolvimento do projeto; quando novos recursos são adicionados ou modificados no documento Vision, eles são elaborados dentro desse pacote. A Especificação de Requisitos de Software é utilizada por estas pessoas:

  • O analista de sistemas cria e mantém o documento Vision e as Especificações Suplementares, que servem como entrada para a SRS e são o meio de comunicação entre o analista de sistemas, o cliente e outros desenvolvedores.
  • O especificador de requisitos cria e mantém o caso de uso individual e outros componentes do pacote SRS,
  • Os designers utilizam o Pacote SRS como referência ao definirem responsabilidades, operações e atributos nas classes e ao ajustarem as classes ao ambiente de implementação.
  • Os implementadores utilizam o Pacote SRS como referência para entrada durante a implementação de classes.
  • O Coordenador de Projeto utiliza o Pacote SRS como referência para entrada ao planejar as iterações.
  • Os testadores utilizam o Pacote SRS como uma entrada para consideração dos testes que serão requeridos.

Breve Contorno Para o início da página

A SRS (Especificação de Requisitos de Software ) captura todos os requisitos de software para o sistema ou para uma parte dele.

Várias organizações diferentes de uma SRS são possíveis. Revise a seção de adaptação para obter orientação adicional.

Sincronização Para o início da página

Especificação de Requisitos de Software :

  • São consideradas inicialmente na fase de Iniciação, como um complemento para definir o escopo do sistema.
  • São aperfeiçoadas de modo incremental durante as Fases de Elaboração e Construção.

Responsabilidade Para o início da página

Um Especificador de Requisitos é responsável pela produção do pacote SRS (Especificação de Requisitos de Software ), que é um complemento importante para o modelo de casos de uso. O Pacote SRS coleta Especificações Suplementares e casos de uso aplicáveis do modelo de casos de uso que, juntos, capturam um conjunto completo de requisitos no sistema ou em um subsistema definido .

Adaptação Para o início da página

Várias organizações diferentes de uma SRS são possíveis. Revise a seção de gabaritos e exemplos na tabela de cabeçalho desta página para obter as disposições apropriadas no contexto do projeto. Consulte [IE830] para obter elaboração adicional desse artefato, incluindo outras opções para organização da SRS.

Esse artefato inclui logicamente os seguintes:



Rational Unified Process   2003.06.15