Sobre o Painel Ambientes

Use o painel Ambientes para criar e gerenciar ambientes para seus projetos. Para visualizar o painel, selecione Ambientes.

Lista de ambientes mostrados no painel Ambientes

No painel Ambientes, você pode também clicar em um ambiente para exibir e editar suas variáveis.

Guia Detalhes

Propriedades de Ambiente

Especifique as seguintes propriedades de ambiente:

Nome
O nome para o ambiente.
Acesso
O grupo de acesso de usuários que podem usar esse ambiente.

Propriedades da Variável

No painel Ambientes, selecione uma variável para visualizar o painel Variáveis. Use o painel Variáveis para especificar as seguintes propriedades:

Nome
Nomes de variáveis podem utilizar apenas caracteres alfanuméricos (a-z, A-Z, 0-9) e o caractere de sublinhado ( _ ) em um nome. O comprimento máximo é de 255 bytes:
  • Conjuntos de caracteres de byte único: 255 caracteres
  • Conjuntos de caracteres de byte duplo: 127 caracteres
Valor
Os valores de variáveis têm as seguintes características:
  • Comprimento: Os valores podem ter qualquer comprimento (até o limite do sistema operacional, se houver um).
  • Caracteres especiais: Os caracteres %, $, [, ], {, }, \, " e ' têm significados especiais para o pré-analisador (antes da avaliação do SO) e para avaliação no sistema operacional. Evite utilizá-los. Salve-os com uma barra invertida (\) para transmiti-los. Consulte o Interpretação de Variáveis em Etapas.

    Se um valor estiver entre aspas simples, os nomes das variáveis são passados como literais ao invés de interpretados. Por exemplo, uma designação de variável MyEnv='$env' faz com que a cadeia $env seja designada como MyEnv, ao invés do valor da variável $env.

  • Variáveis em valores: se uma variável estiver em um valor de variável, essa variável será interpretada quando uma etapa que usa a variável for executada.
  • Valores suspensos: Para especificar itens para uma variável suspensa, configure o tipo de variável na Lista Suspensa, salve a variável e, em seguida, edite-a. Clique na guia Opções Pull-down para incluir itens no pull-down. Consulte o Criando Pull-downs para uma Variável.
  • Comandos com ponto como valores: Alguns comandos com pontos podem ser utilizados como o valor de uma variável de ambiente; nesses casos, o sistema substitui o comando com ponto por outros valores. Consulte o Utilizando Comandos com Ponto em Variáveis.
  • Retornos de linha: As variáveis não armazenam retornos de linha. Você pode designar um valor de várias linhas a uma variável, conforme mostrado no seguinte exemplo. O conteúdo do arquivo text.txt é designado à variável test:
    .bset env "test = `type text.txt`"
    As linhas do arquivo são concatenadas. Por exemplo, suponha que o conteúdo do arquivo fosse o seguinte:
    Primeira linha
    E segunda linha
    O valor a variável se torna o seguinte:
    Primeira linha E segunda linha
Tipo
As variáveis são designadas a um destes tipos:
  • Padrão - o padrão. A variável pode ter um valor e uma ação designada.
  • Incluir - o valor da variável aponta para outro ambiente a ser incluído. Todas as variáveis do ambiente são incluídas.
    Nota: O tipo de variável Incluir substitui a funcionalidade .include fornecida em liberações anteriores.
  • Lista Pull-down - a variável contém um conjunto de valores que os usuários podem escolher. Depois que uma variável da lista suspensa for criada, será possível selecioná-la e clicar na guia Opções Suspensas para incluir valores.
Ação

Uma das seguintes:

  • Definida: A opção padrão. O valor especificado é designado para a variável. A variável é criada se ela ainda não existir.
  • Definida se não definida: Essa ação designa o valor para a variável somente se a variável ainda não tiver um valor. Consulte o Sobre Variáveis.
  • Anexar: O valor é anexado ao valor atual para a variável. O delimitador PATH específico do SO é incluído entre os valores:
    • Windows: ponto-e-vírgula (;)
    • UNIX ou Linux: dois-pontos (:)
  • Pré-anexar: O valor é inserido na frente do valor atual. O delimitador PATH específico do SO é incluído entre os valores:
    • Windows: ponto-e-vírgula (;)
    • UNIX ou Linux: dois-pontos (:)
  • Limpar: O valor é configurado para uma sequência vazia. Se a propriedade Valor contiver um valor, ele não será utilizado.
  • Excluir/Não Configurado: A variável é excluída do ambiente aplicado atual. Se a propriedade Valor contiver um valor, ele não será utilizado.
  • Designar Oculto: O sistema designa a variável, mas oculta o valor nos registros, mostrando-o como "*****". Use essa opção para ocultar os valores de variável dos usuários que executam o projeto.
    Importante: Tome cuidado se você armazenar informações confidenciais em variáveis ocultas. É possível ler os valores de variáveis ocultas inspecionando o banco de dados ou usando um cliente de API. Elas não são seguras para informações sensíveis, como senhas.

    As variáveis Designar Oculto são protegidas contra edição, por padrão. Usuários que não tenham a permissão Editar Tags Ocultas não podem editar esses valores. No entanto, eles podem excluí-las e recriá-las se tiverem essas permissões. Usuários com a permissão Editar Tags Ocultas podem editar esses valores diretamente, mas devem inserir novamente o valor a ser usado. Esse comportamento evita que os usuários exibam o valor de uma variável Designar Oculto alterando seu tipo para Configurar.

    Nota: Se uma variável em uma etapa estiver configurada para Designar Oculta, todas as variáveis nessa etapa serão tratadas como se estivessem configuradas como Designar Oculta.
    Nota: As variáveis Designar Oculto aplicam-se somente a projetos. Se uma variável Designar Oculta for aprovada para um Adaptador, ela não permanecerá oculta.

    O sistema normalmente altera a sintaxe de uma variável em uma linha de comandos para o formato apropriado do sistema operacional (%VAR% para sistemas Windows®, $VAR para Linux® e UNIX®). Ele não faz isso para uma variável oculta. A variável é passada diretamente para o servidor e o ambiente do sistema operacional do servidor interpreta a variável.

    Portanto, não use nomes de variáveis que possam ser analisadas por qualquer sistema operacional. Exemplos:
    • $name: se esta variável for definida para Designar Ocultas, então quando ela for interpretada em um sistema UNIX ou Linux, o sistema operacional tentará resolvê-la em seu ambiente, não para o ambiente Build Forge.
    • %address%. se esta variável for configurada como Designar Ocultas, então quando ela for interpretada em um sistema Windows, o sistema operacional tentará resolvê-la em seu ambiente, não no ambiente Build Forge.
No Projeto
Define como uma variável é usada quando você inicia manualmente uma tarefa. Essa propriedade afeta apenas as variáveis que são utilizadas em ambientes designados a um projeto. A propriedade não afeta variáveis quando a tarefa está em execução. O valor pode ser um dos seguintes:
  • Normal: A variável se comporta normalmente quando designada a um projeto.
  • Necessário: Um valor deve existir para a variável. As variáveis com essa propriedade são realçadas no painel Iniciar. Um valor definido na definição de variável é suficiente. Se um valor não for definido, uma tarefa não poderá ser iniciada com rapidez ou iniciada.

    Se uma tarefa contiver variáveis Necessárias, ela será iniciada pelo planejador ao invés de um usuário, as variáveis serão deixadas inalteradas se não tiverem atualmente um valor ou espaço em branco, se elas não tiverem um valor.

  • Somente leitura: O valor não pode ser alterado.
  • Suprimir Exibição: A variável não é exibida no painel Iniciar Tarefa. Entretanto, a variável existe e pode ser utilizada nas etapas.
  • Deve Alterar: O valor da variável deve ser alterado. As variáveis de nível superior com essa propriedade são realçadas no painel Início; se um novo valor não for inserido, a tarefa não poderá ser iniciada rapidamente ou iniciada.
    Nota: Se uma tarefa que contém variáveis Alteração Obrigatória for iniciada pelo planejador em vez de por um usuário, os valores da variável não serão alterados. Além disso, se uma tarefa que contém variáveis Alteração Obrigatória for iniciada por uma propriedade de classe, os valores da variável não serão alterados. As propriedades de classe incluem Iniciar ao limpar, Iniciar ao entrar e Iniciar ao sair.

Guia Captura Instantânea

Uma captura instantânea de ambiente é uma instância de um ambiente. A guia Captura Instantânea fornece o nome da captura instantânea. Use essa guia para visualizar ou alterar o nome da captura instantânea e os comentários da captura instantânea.


Feedback