Resolução de Problemas da Instalação do Agente no z/OS

Você poderá receber mensagens de erro após a compilação do código de origem do agente no z/OS. Este tópico descreve as correções de alguns erros comuns.

O script configure-zos define alguns valores comuns e executa algumas verificações básicas para identificar os cabeçalhos e as funções disponíveis no sistema.

Por causa das variações nas configurações do sistema z/OS, o script ./configure-zos poderá ser executado sem erros, mas você talvez veja os seguintes erros quando executar o script ./build-zos.

CEE3501S O módulo CCNDRVR não foi encontrado.
FSUM3066 A etapa COMPILE foi finalizada com o seguinte código de retorno:

-1: EDC5083I Ocorreu um erro ao tentar carregar um módulo no armazenamento.

Esse erro indica que a biblioteca dinâmica requerida não pode ser carregada pelo compilador.

Execute o comando: % export STEPLIB="SYS1.SCCNCMP"

Execute novamente o comando ./build-zos. Se o comando falhar novamente, entre em contato com o administrador do sistema para obter assistência na localização da biblioteca necessária.

IKJ56228I DATA SET CEE.SCEEOBJ NOT IN CATALOG OR CATALOG CAN NOT BE ACCESSED
FSUM3066 A etapa COMPILE foi finalizada com o seguinte código de retorno:

FSUM3052 O nome da definição de dados C8961 não pode ser resolvido. O conjunto de dados não foi encontrado. Verifique se o nome do conjunto de dados CEE.SCEEOBJ está especificado corretamente.

Esse erro indica que o vinculador não conseguiu localizar uma biblioteca do sistema que ele precisa para concluir a compilação. Execute os comandos:

% export _C89_LSYSLIB=SYS1.SCEELKED:SYS1.SCEELKEX

% export _C89_PSYSLIB=SYS1.SCEEOBJ

Execute novamente o comando ./build-zos. Se o comando falhar novamente, entre em contato com o administrador do sistema para obter assistência na localização das bibliotecas necessárias.

IEW2456E 9207 SYMBOL xxx UNRESOLVED

Os erros de símbolo não resolvidos indicam que a compilação esperava que um símbolo fosse definido pela biblioteca C do sistema que não está de fato lá. Na maioria dos casos, esse é um símbolo que muitas vezes não está presente nos demais sistemas também, e haverá uma definição em config.h para contornar o problema.

Por exemplo, o sistema poderá não definir a função unsetenv. O script configure-zos deverá detectar isso normalmente; se não o fizer, edite o arquivo config.h fornecido com o pacote de origem do agente da seguinte forma:

Altere #define HAVE_UNSETENV 1 para #undef HAVE_UNSETENV.

Execute novamente o comando ./build-zos para corrigir o problema.

Nota: Existem instruções #define semelhantes para outras funções.

Feedback