Em uma definição de etapa, a propriedade de comando contém comandos do sistema operacional, comandos com ponto ou uma combinação de ambos.
Antes de o sistema executar uma etapa, ele constrói o ambiente da etapa. As variáveis são configuradas usando os valores especificados no ambiente do servidor, ambiente do projeto e ambiente da etapa. Consulte o Herança de Ambiente. Por padrão, as variáveis são analisadas e estão disponíveis para uso em comandos. Consulte o Interpretação de Variáveis em Etapas.
É possível usar a diretiva #! para especificar o shell a ser usado para executar os comandos. Isso funciona nos sistemas Windows® e também no Linux® e UNIX® (o agente Windows controla a transmissão de comandos para o interpretador especificado). Para enviar comandos da etapa para uma cópia de Perl em C:\perl\bin no Windows, use #!C:\perl\bin\perl.exe. Se você utilizar o agente do Windows com o Cygwin, mas precisar direcionar um comando para o shell do Windows cmd.exe, poderá utilizar a seguinte linha, que apresenta a vantagem de caminhos implícitos do Windows:
#!cmd.exe /C
Observe que a opção /C é necessária para cmd.exe, pois caso contrário aguardará os comandos adicionais após o envio dos comandos da etapa. É possível usar o comando #!/bin/perl em um computador UNIX ou Linux.
O Rational® Build Forge® divide uma etapa em partes, com cada parte formada por um conjunto de comandos do sistema operacional e um único comando com ponto. Por exemplo, a seguinte etapa tem seis partes.
cmd1 # Part 1
cmd2
.dot_cmd1 # Part 2
cmd3 # Part 3
cmd4
.dot_cmd2 # Part 4
.sleep 30 # Part 5
.dot_cmd3 # Part 6
As partes da etapa são executadas em sequência. O ambiente de cada parte é passado para a próxima parte. Quando ocorre um erro em alguma parte, o processamento para imediatamente.
Liberações anteriores exigiam que cada parte da etapa anterior fosse uma única etapa.