Você pode utilizar os comandos .set, .bset e .tset para alterar uma variável de ambiente de
dentro de uma etapa. Esses comandos alteram os valores de variáveis de ambiente existentes, como a seguir:
- Utilize o comando .set para alterar o registro principal de um
ambiente. Quando o sistema executa um projeto, ele faz uma cópia do ambiente do projeto a partir do registro mestre e utiliza essa cópia como o padrão do projeto. Isso tem os seguintes efeitos:
- Se um comando .set modificar o ambiente do projeto, as etapas posteriores que utilizam o ambiente padrão não verão as alterações, pois o sistema não faz referência passada ao registro principal.
- Se você utilizar um comando .set para modificar um ambiente e uma etapa posterior utilizar explicitamente o mesmo ambiente, essa etapa verá as alterações feitas. O sistema retorna ao registro mestre do ambiente quando a etapa tem um ambiente específico selecionado. Isso funciona mesmo se o grupo nomeado for o mesmo do grupo padrão do projeto, desde que a configuração do ambiente da etapa não seja "Padrão".
- As alterações feitas por um comando .set persistem após o término de uma etapa. As tarefas
futuras usam os valores criados pelos comandos .set executados anteriormente.
Utilize a seguinte sintaxe básica: .set env <EnvGroupName>[(<SnapshotName>)] "<VariableName>=<DesiredValue>"
- Utilize o comando .bset para incluir ou alterar valores de variáveis durante a execução da tarefa. As alterações vigoram na etapa após aquela em que .lbset aparece. Elas vigoram no restante da tarefa.
.bset env "<VariableName>=<DesiredValue>"
Nota: Ao contrário do comando .set, a variável especificada para um comando
.bset não deve existir ao defini-la, para que possa utilizar o comando .bset para criar uma nova variável durante uma tarefa. O valor da variável não persiste após a tarefa atual.
- Utilize o comando .tset para incluir ou alterar valores de variáveis durante a execução da tarefa. As alterações vigoram na etapa atual. Elas vigoram para quaisquer outros comando na etapas e para qualquer sequencial especificado para a etapa. O valor da variável não persiste após a etapa atual.
.tset env "<VariableName>=<DesiredValue>"
Nota: Ao contrário do comando .set, a variável especificada para um comando .tset não precisa existir quando você a configura, portanto é possível usar o comando .tset para criar uma nova variável durante uma tarefa.