Conceitos e Objetos do Build Forge®

O Build Forge usa um conjunto simples de objetos para construir descrições de automação de processo.

Esta seção fornece uma visão geral dos principais conceitos e objetos e como eles estão relacionados. Links para explicações mais detalhadas são incluídos para fins de comodidade.

Usuários e Funções

Para acessar o Build Forge, os usuários precisam ter um objeto de usuário configurado para eles. Nos sistemas de produção, isso é executado configurando o Build Forge para acessar um sistema de gerenciamento de identidade, LDAP.

O Build Forge usa um sistema de autorização para controlar o acesso de usuário a todos os objetos. Os objetos Grupo de Acesso contêm listas de permissões. Um usuário pertence a um ou mais grupos de acesso.

Você pode criar seus próprios grupos de acesso ou modificar aqueles fornecidos. Os grupos de acesso definidos no sistema são:

Servidores

Um objeto do servidor define um local onde os projetos e as etapas podem ser executados. Os projetos e as etapas podem usar o mesmo servidor ou selecionar um independentemente.

Os objetos do servidor representam hosts em que o trabalho é executado. O host deve estar executando um agente do Build Forge para receber o trabalho do sistema e retornar resultados.

Outros objetos estão relacionados a servidores e precisam ser configurados antes de definir projetos e etapas:

Ambientes

Um ambiente é um conjunto de variáveis. Os ambientes podem ser especificados para os objetos de servidor, de projeto e de etapa. Quando uma etapa é executada, os ambientes configurados em cada um desses objetos são combinados para fornecer variáveis para a etapa a ser usada. Consulte o Sobre Ambientes.

Variáveis podem ser alteradas à medida que uma etapa é executada. Consulte Alterando Valores de Variáveis Durante a Execução da Etapa.) O escopo da mudança pode ser o local para a etapa, o local para o projeto ou permanente (a variável é alterada no ambiente armazenado).

As variáveis do sistema predefinidas estão disponíveis, assim como as variáveis que você define.

Projetos

Um projeto define o trabalho a ser executado em um processo. Quando um projeto é iniciado, ele é executado como uma tarefa.

O trabalho a ser executado está contido na lista de etapas.

Outros objetos estão relacionados a projetos:

Etapas

Uma etapa define a menor unidade de trabalho a ser executada. (Consulte Sobre Etapas.) Seu componente-chave é sua propriedade Comando, que inclui um comando a ser executado no servidor selecionado.

A propriedade Comando também pode ser usada para executar comandos dot. Comandos dot são comandos que executam no mecanismo do processo e fornecem funcionalidade adicional.

Outros objetos estão relacionados a projetos:

Tarefas

Uma tarefa é um projeto em execução. Quando a tarefa é iniciada, o mecanismo de processo a enfileira e, em seguida, a executa. É possível verificar o seu status no Tarefas. Quando ela é concluída, as seguintes informações ficam disponíveis:

É possível cancelar e reiniciar tarefas. É possível incluir projetos no Planejamento para que sejam executados nos horários planejados.


Feedback