Integrando com uma Interface da Linha de Comandos

O Build Forge se integra facilmente com aplicativos que possuem uma interface de linha de comandos.

Para configurar esse tipo de integração, faça o seguinte:

  1. Instale o console do Build Forge em um host
  2. Instale o agente do Build Forge no host do aplicativo (ou um host que possa acessar o aplicativo)
  3. No console, crie um Recurso de Servidor e uma Autenticação de Servidor. Configure o Recurso de Servidor para acessar o agente do Build Forge que foi instalado.
  4. Configure os ambientes do agente e do host conforme necessário para que os comandos sejam executados no aplicativo. Isso pode ser tão simples quanto criar uma conta de usuário para ser usada pelo Build Forge, garantindo que o agente em execução tenha seu CAMINHO configurado corretamente. Também pode ser necessário que você instale e configure um cliente que seja usado para executar comandos no aplicativo. Por exemplo, o Rational ClearCase and ClearQuest requer o uso de aplicativos clientes para executar comandos.

Quando a configuração está concluída, os projetos que você cria no Build Forge podem conter etapas que executam comandos de aplicativos. É possível controlar a execução do projeto com base no status de aprovação ou falha de uma etapa ou configurar filtros de log para varrer o log do Build Forge de padrões de saída que os comandos retornam. Os aplicativos podem exigir configuração adicional na lógica do projeto. Por exemplo, a integração com o ClearCase exigirá que você inclua a criação, o início e o preenchimento das visualizações.

É possível usar etapas de condição e etapas de loop para controlar o que acontece em resposta a uma falha ou um sucesso de comandos específicos.

Um uso típico com aplicativos de controle de origem é construir evidência. Um comando é executado para consultar se atualizações de código de origem foram registradas desde a última vez que uma construção foi executada:

As dependências do módulo podem ser expressas na lógica de execução de etapas do projeto. É possível controlar se a construção de um módulo específico aciona a construção de outros módulos ou do projeto de software inteiro.

Você usa modelos de notificação para controlar como grupos de membros do projeto são notificados em resposta a um sucesso ou uma falha de construção. Em um ambiente de integração contínua, é importante notificar na falha para que o código do problema possa ser corrigido. Usando a integração da linha de comandos, é possível apenas notificar um grupo inteiro de membros do projeto. Os membros do projeto precisarão inspecionar o log de etapas do projeto para determinar que código causou a falha.


Feedback