Visão Geral da Administração do Banco de Dados

É possível executar os comandos de administração para instâncias e banco de dados que são exibidos no Explorer de Administração e para banco de dados, espaços de tabela, tabelas e índices que são exibidos na Lista de Objetos.

Como administrador de banco de dados, você pode ser responsável por manter, gerenciar e administras os bancos de dados, instâncias do DB2 e objetos de banco de dados, como espaços de tabela, tabela e visualizações. Por exemplo, sua estratégia de backup e recuperação pode requerer que você faça backups periódicos dos seus bancos de dados. Ou, com o tempo, os dados em suas tabelas podem se tornar fragmentados, o que aumenta o tamanho das tabelas e índices conforme os registros são distribuídos em cada vez mais páginas de dados. Para recuperar o espaço desperdiçado e melhorar o acesso a dados, você precisará reorganizar as tabelas e índices.

Gerenciar e manter seus sistemas de banco de dados pode requerer que você execute comandos de administração de banco de dados, o que inclui:
No Explorer de Administração, é possível executar os seguintes tipos de tarefas de administração:
Quando você clica em uma pasta de tipo de objeto (uma pasta simples) no Explorer de Administração para exibir os objetos do banco de dados na Lista de Objetos, você pode executar os seguintes tipos de tarefas de administração: É possível também gerenciar os bancos de dados na Lista de Objetos.

Para uma descrição detalhada das tarefas de administração de banco de dados suportadas, consulte a tabela a seguir.

Quando você clica com o botão direito em um objeto no Explorer de Administração ou na Lista de Objetos, um menu sensível ao contexto exibe a lista de comandos de administração de banco de dados que estão disponíveis para esse objeto. Quando você seleciona um comando de administração de banco de dados para esse objeto, um assistente de tarefa de administração é exibido. O assistente de tarefa guia você pelo processo de configurar qualquer opção para o comando de administração de banco de dados, visualizando os comandos que são automaticamente gerados e executando os comandos para o objeto.

Para cada objeto, a tabela a seguir mostra quais comandos de administração de banco de dados são suportados por um assistente de tarefa. Atualmente, o suporte está disponível para comandos de banco de dados no DB2 para Linux, UNIX e Windows.
Tabela 1. Suporte do Assistente de Tarefa do DB2 para Linux, UNIX e Windows
Objeto Ação Comando de administração de banco de dados Descrição
Instância Configurar UPDATE DATABASE MANAGER CONFIGURATION Modifica as entradas individuais no arquivo de configuração do gerenciador do banco de dados.
Modo Quiesce QUIESCE Força a desconexão de todos os usuários da instância especificada e coloca a instância em modo quiesce.
Iniciar db2start Inicia a instância do DB2.
Parar db2stop Para a instância do DB2.
Fora do modo Quiesce UNQUIESCE Restaura o acesso do usuário às instâncias que foram postas em modo quiesce para manutenção ou outras razões.
Banco de Dados Backup BACKUP DATABASE Cria uma cópia de backup de um banco de dados ou espaço de tabela.
Configurar UPDATE DATABASE CONFIGURATION Modifica as entradas individuais em um arquivo de configuração do banco de dados.
Configurar Manutenção Automática UPDATE DATABASE CONFIGURATION Ativa ou desativa as várias atividades de manutenção automática que pode ser executadas e define uma janela e um intervalo de manutenção em que as atividades podem ocorrer. As atividades de manutenção podem ocorrer durante a janela de manutenção somente Se o DB2 determinar que a manutenção é necessária.
Configurar Criação de Log de Banco de Dados UPDATE CONFIGURATION LOGGING Modifica as opções de criação de log para o banco de dados, como o tipo da criação de log a ser usada, o tamanho dos arquivos de log e o local em que os arquivos de log serão armazenados.
Criar CREATE DATABASE Cria um banco de dados com armazenamento automático ou manual.
Descartar DROP DATABASE Exclui o conteúdo do banco de dados e todos os arquivos de log relacionados ao banco de dados, tira o banco de dados do catálogo e exclui o subdiretório do banco de dados.
Configuração HADR Vários Configura o recurso de Recuperação de Desastres de Alta Disponibilidade (HADR) para o seu banco de dados. O recurso HADR garante que as mudanças no banco de dados possam ser replicadas para um banco de dados de espera. O banco de dados de espera assume o comando no caso de uma falha no sistema primário.
Gerenciar HADR START HADR, STOP HADR, TAKEOVER HADR Inicia e interrompe operações HADR no banco de dados primário ou no banco de dados de espera. Você pode também instruir o banco de dados de espera a assumir conforme como novo banco de dados no caso de uma falha do sistema primário.
Listar ou Forçar Aplicativos FORCE APPLICATIONS Força os usuários ou aplicativos locais ou remotos a se desconectar do sistema para permitir a manutenção em um servidor.
Gerenciar Armazenamento ALTER DATABASE ADD STORAGE Especifica que um ou mais dos locais de armazenamento devem ser incluídos na coleta de locais de armazenamento que são usados para o armazenamento automático de espaços de banco de dados.
Modo Quiesce QUIESCE Força a desconexão de todos os usuários do banco de dados especificado e coloca o banco de dados em modo quiesce.
Recuperar RECOVER DATABASE Recupera e faz o rollforward de um banco de dados para um ponto em particular no tempo ou para o fim dos logs.
Reiniciar RESTART DATABASE Reinicia um banco de dados que foi fechado incorretamente e deixado em um estado inconsistente.
Restaurar RESTORE DATABASE Recria um banco de dados danificado ou corrompido que foi salvo em backup usando o utilitário de backup do DB2.
Rollforward ROLLFORWARD DATABASE Recupera um banco de dados pela aplicação de transações que foram registradas nos arquivos de log do banco de dados.
Iniciar ACTIVATE DATABASE Ativa o banco de dados especificado e inicia todos os serviços necessários de banco de dados para que o banco de dados fique disponível para conexão para qualquer aplicativo.
Parar DEACTIVATE DATABASE Desativa o banco de dados especificado.
Rollforward de recuperação completo Opção ROLLFORWARD DATABASE com COMPLETE Para banco de dados que foram arquivados e restaurados, mas de que não foi feito o rollforward, faz o rollforward dos logs. É possível fazer o rollforward dos logs para um determinado ponto no tempo ou para o fim do log.
Fora do modo Quiesce UNQUIESCE Restaura o acesso do usuário aos bancos de dados que foram postos em modo quiesce para manutenção ou outras razões.
Espaços de tabela Backup BACKUP Cria uma cópia de backup de um espaço de tabela.
Restaurar RESTORE Recria um espaço de tabela danificado ou corrompido que foi salvo em backup usando o utilitário de backup do DB2. O assistente de tarefa não suporta a restauração de múltiplos espaços de tabela.
Rollforward ROLLFORWARD DATABASE Recupera um espaço de tabela pela aplicação de transações que foram registradas nos arquivos de log do espaço de tabela.
Rollforward de recuperação completo Opção ROLLFORWARD DATABASE com COMPLETE Para espaços de tabela que foram arquivados e restaurados, mas de que não foi feito o rollforward dos logs, faz o rollforward dos logs. É possível fazer o rollforward dos logs para um determinado ponto no tempo ou para o fim do log.
Tabelas Exportar Tabela EXPORT Exporta dados de uma tabela para outra de vários formatos de arquivo externos.
High Performance Unload Descarregamento HPU do DB2 Usa os comandos do DB2 High Performance Unload para descarregar dados de uma tabela do DB2 ou para copiar os dados de tabelas e origem para tabelas de destino usando arquivos temporários para armazenar os dados.

Para especificar o High Performance Unload como método de descarregamento, o DB2 High Performance Unload para Multiplataformas ou o DB2 High Performance Unload para Grupos de Trabalho deve estar instalado. Esses produtos são precificados separadamente e separadamente instalados.

Importar Tabela IMPORT Insere dados de um arquivo externo com um formato de arquivo suportado em uma tabela.
Carregar Tabela LOAD Carrega os dados em uma tabela do DB2.
Reorganizar Tabela REORG TABLE Reorganiza uma tabela
Reorganizar Índice REORG INDEX Reorganiza todos os índices que estão definidos para a tabela.
Configurar Integridade SET INTEGRITY Tira as tabelas do estado pendente de integridade definido, coloca as tabelas no estado pendente de integridade definido, coloca as tabelas em estado de acesso ou remove o conteúdo das tabelas de migração de dados.
Pacotes Religar REBIND PACKAGE Recria um pacote sem a necessidade do arquivo de ligação original.
Dica: Para criar um banco de dados usando o menu sensível ao contexto, deve existir outro banco de dados. Para criar o primeiro banco de dados em uma instância, você pode usar o ícone Novo Banco de Dados na barra de ferramentas na parte superior do Explorer de Administração.
Importante: A versão independente do Data Studio e Optim Database Administrator suportam o DB2 pureScale Feature for DB2 Enterprise Server Edition através do fornecimento destas operações para membros de cluster:
Iniciar
Para iniciar os membros ou o PowerHA pureScale, selecione Iniciar no menu sensível ao contexto para o objeto da instância.
Parar
Para parar membros ou o PowerHA pureScale que estão atualmente ativos no banco de dados, selecione Parar no menu sensível ao contexto para o objeto de instância ou objeto de banco de dados.
Modo Quiesce
Para colocar membros no modo quiesce, selecione Modo Quiesce no menu sensível ao contexto para o objeto da instância.
Fora do modo Quiesce
Para tirar membros no modo quiesce, selecione Fora do Modo Quiesce no menu sensível ao contexto para o objeto da instância.
Configurar
Para alterar os parâmetros de configuração para um ou mais membros, selecione Configurar no menu sensível ao contexto para o objeto da instância.

Feedback