Configurando o Cygwin em um Servidor Windows

Depois que o Cygwin estiver instalado, configure CYGWIN sshd para executar como um serviço automático, inicie o serviço e atualize as contas de usuário e os grupos do ambiente Cygwin para que os usuários efetuem login no servidor remoto do sistema Windows®.

Procedimento

Para configurar o ambiente Cygwin para que funcione corretamente com o ambiente de trabalho, conclua as seguintes etapas:

  1. Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e clique em Propriedades > Avançado > Variáveis de Ambiente para modificar a variável PATH e criar uma nova variável de ambiente. Em qualquer seção de variáveis de Sistema ou de Usuário (use as variáveis de Sistema se qualquer conta que esteja usando essa máquina puder usar Cygwin):
    1. Selecione a variável PATH, clique em Editar e anexe ;c:cygwin\bin ao final da cadeia variável existente.
    2. Clique em Novo para incluir uma nova variável de ambiente com o nome CYGWIN. Na caixa de texto Nome da Variável, insira CYGWIN e, na caixa de texto Valor da Variável, insira binmode tty ntsec.
    3. Salve as alterações clicando em OK até a janela Meu Computador fechar.
  2. Inicie o Cygwin. Você poderá clicar duas vezes no atalho de sua área de trabalho se ele tiver sido criado quando você instalou o Cygwin. Uma janela de comando é aberta.
  3. Execute o comando ssh-host-config digitando ssh-host-config depois do prompt $.

    Por padrão, a separação de privilégio está configurada como Sim quando o OpenSSH 3.3 ou versões mais recentes são usadas. Você deve especificar Não para a opção de separação de privilégio e configurar o serviço para permitir autenticação de chave pública que usa a conta sshd-server.

    Responda aos prompts que são exibidos da seguinte forma:

    1. Para a Pergunta: A separação de privilégio deve ser usada?, insira não.
    2. Para a Pergunta: Deseja instalar o sshd como um serviço?, insira a resposta adequada com base em seu ambiente:
      • Insira sim para instalar sshd como um serviço.
      • Insira não se sshd já estiver instalado como um serviço.
    3. Para a Pergunta: Insira o valor de CYGWIN para o daemon: [ntsec], insira ntsec tty.
  4. Inicie o serviço sshd. Em um prompt de comandos do Windows, digite net start sshd ou, em um prompt de bash, digite cygrunsrv -start sshd. Para verificar se o serviço sshd está sendo executado, você pode digitar ps -a e verificar se /usr/sbin/sshd está na lista de processos em execução ou você pode clicar em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços de Controle para fazer essa verificação.

    Para parar o serviço, em um prompt de comandos do Windows, digite net stop sshd. Como alternativa, você pode alterar para o diretório C:\cygwin\bin (ou abrir um shell bash) e digitar cygrunsrv -stop sshd.

  5. Depois de iniciar o serviço, teste-o inserindo as seguintes informações a partir de um prompt bash: ssh localhost -l your_username. Se você for informado que a autenticidade do host local não poderá ser estabelecida e a seguinte pergunta for feita Tem certeza de que deseja continuar conectando?, insira sim. Quando for solicitado que você digite a senha de sua conta no host local, insira a senha que usa para efetuar logon no computador.
  6. Crie as contas que poderão efetuar login no computador:
    1. Crie as contas do Windows primeiro. Clique em Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Contas do Usuário. Torne cada usuário um membro do grupo Administradores. Conclua esta etapa para cada usuário que deseja incluir antes de criar as contas correspondentes do Cygwin.
    2. Faça uma cópia de backup do arquivo /etc/passwd.
    3. Sincronize as contas do usuário do ambiente Cygwin com o repositório de usuário do sistema operacional. Execute o seguinte comando: mkpasswd -l > /etc/passwd
    4. Depois que os usuários e os grupos forem sincronizados no ambiente Cygwin, pare e inicie o serviço sshd O serviço sshd lê /etc/passwd apenas quando o serviço inicia novamente, o que faz com que a conta de um usuário seja reconhecida.
    5. Se você precisar criar grupos de contas, crie os grupos do Windows primeiro. Em seguida, sincronize os grupos de usuários do Cygwin. Depois de criar os grupos do Windows, execute o seguinte comando: mkgroup -l > /etc/passwd. Ao incluir grupos, você também precisa parar e iniciar o serviço sshd para que o novo grupo seja reconhecido.
  7. Verifique se o serviço sshd do Cygwin foi incluído como um serviço que inicia automaticamente. Para concluir essa verificação, clique em Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços.

Feedback