Editando um Nó de Grupo

Se o elemento possuir conteúdo de elemento ou conteúdo misto, o modelo de conteúdo é representado por um nó de grupo. É possível incluir elementos-filho ou outro grupo a um nó de grupo e especificar com que frequência e de que maneira um grupo de elementos será disponibilizado em um arquivo XML associado ao DTD.
Antes de Iniciar
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

As seguintes instruções foram gravadas para a perspectiva Recurso, mas também funcionarão para várias outras perspectivas. 

Para editar um nó de grupo, siga estas etapas:

  1. Abra o DTD no editor de DTD.
  2. Na visualização Esboço, expanda a árvore do elemento com o qual você deseja trabalhar.
  3. Clique no nó do grupo com o qual você deseja trabalhar.
  4. Na visualização Design, selecione Sequência (Sequence) ou Opção (Choice) na lista Grupo de Modelos (Model Group). Isso especifica se o grupo de elementos é classificado em sequência ou está disponível como uma opção em um arquivo XML.
  5. Selecione a opção apropriada na lista Ocorrência (Occurrence) para indicar com que frequência o grupo de elementos pode ocorrer em um arquivo XML associado a este DTD.
  6. Para incluir outro elemento existente a um grupo como um filho, clique com o botão direito no nó do grupo, clique em Incluir Elemento ao Modelo de Conteúdo (Add Element to Content Model) e selecione-o.
  7. É possível também incluir um grupo a um nó de grupo existente, clicando com o botão direito no nó do grupo e clicando em Incluir Grupo ao Modelo de Conteúdo (Add Group to Content Model)
Resultados

Nota:A opção Ocorrência (Occurrence) para o nó de grupo especifica apenas com que frequência todo o grupo de elementos pode ocorrer em um arquivo XML. Para cada elemento filho contido no grupo, é possível também especificar com que frequência isso pode ocorrer (isto é, com que frequência um elemento filho pode ocorrer é completamente separado da frequência em que o grupo no qual está contido pode ocorrer).

 Dica:: Para alterar a ordem dos elementos listados abaixo de um nó de grupo, clique simplesmente no elemento que deseja mover e arraste-o ao local desejado.

Exemplo

Criando um nó de grupo que contém uma lista de pequenos animais domésticos

As etapas a seguir mostram como criar um nó de grupo que contém uma lista de pequenos animais domésticos e explica como as opções selecionadas afetam como o nó de grupo (e os elementos contidos) podem ser utilizados em qualquer arquivo XML com base no arquivo DTD:

  1. Crie um novo DTD denominado Pets.dtd e abra-o no editor de DTD.
  2. Na visualização Esboço, clique com o botão direito no arquivo DTD e crie um novo elemento SmallPets. Além disso, crie três outros elementos - Cats,Dogs, e Fish.
  3. Expanda SmallPets e selecione o modelo de conteúdo EMPTY. Selecione Mixed Content na lista Tipo de Conteúdo (Content type). Isso significa que o elemento SmallPets pode conter outros elementos ou dados de caractere.
  4. Seu modelo de conteúdo está representado por um nó de grupo Este gráfico é o nó de grupo Mixed Contents.. Um elemento #PCDATA (para dados de caracteres) e novo elemento filho são criados automaticamente abaixo. Selecione newChild e selecione Dogs na lista Modelo de Conteúdo (Content Model).
  5. Clique com o botão direito no nó do grupo e clique em Incluir Elemento no Modelo de Conteúdo (Add Element to Content Model). Selecione o novo nó filho e selecione Cats na lista Modelo de Conteúdo (Content Model).
  6. Repita a etapa anterior e selecione Fish na lista Modelo de Conteúdo (Content Model).
  7. Agora que você criou sua lista de animais domésticos pequenos, você deve decidir se deseja que os usuários estejam aptos a selecionar todos eles ou apenas um deles em um arquivo XML baseado neste arquivo Pets.dtd. Por exemplo, você cria um novo arquivo XML denominado Pets.xml com base neste DTD e você cria um elemento SmallPets nele. Se você selecionou Sequência (Sequence) como o grupo de modelos no arquivo DTD, então, é possível ter todos os animais domésticos pequenos ( Cats, Dogs e Fish) no elemento SmallPets no arquivo Pets.xml. Se, entretanto, você selecionou Opção (Choice) como o grupo de modelos, é possível ter apenas um animal listado no elemento SmallPets no arquivo Pets.xml. É possível ter Cats, Dogs ou Fish, mas é possível ter apenas um por vez.
  8. Agora, é necessário decidir com que frequência este grupo de elementos (a lista de animais pequenos) pode ocorrer em um arquivo XML associado a este DTD. É possível especificar que deve aparecer apenas uma vez (Just once), que deve aparecer uma ou mais vezes (One or more), que não deve aparecer nem uma vez (Optional) ou que não pode ser utilizado ou pode ser utilizado quantas vezes desejar (Zero or more). Nota: É possível também especificar com que frequência cada elemento filho pode ocorrer. Com que frequência um elemento filho pode ocorrer é completamente separado da frequência em que o grupo no qual está contido pode ocorrer. Então, por exemplo, é possível especificar que o grupo SmallPets pode ocorrer Apenas uma Vez (Just once), mas o elemento Cats pode aparecer várias vezes (para fazer isso, selecione o elemento Cats e clique em Uma e Mais (One or more)).
  9. A ordem na qual você especifica os elementos-filho em um grupo afeta como eles podem ser utilizados em qualquer instância do elemento-pai em um arquivo XML. Por exemplo, se, no arquivo DTD, você especificou isso: <!ELEMENT SmallPets (Dogs+ , Cats+ , Fish)+>, qualquer instância de SmallPets no arquivo Pets.xml deve conter uma ou mais instâncias de Dogs seguido por uma ou mais instâncias de Cats, seguido por apenas uma ocorrência de Fish. Nunca pode ter uma ocorrência de Fish após Dogs ou Cats antes de Dogs.
  10. É possível também incluir um grupo a um nó de grupo existente. Selecione o nó, clique com o botão direito nele e clique em Incluir Grupo ao Modelo de Conteúdo (Add Group to Content Model). Você pode desejar incluir um nó de grupo, se decidiu que deseja classificar os animais por tipo em grupos separados.
O que Fazer Depois

Feedback