Introdução ao IBM Data Studio

Para iniciar o uso do IBM Data Studio, é necessário entender como o cliente Data Studio trabalha com o console da Web do Data Studio. Se você estiver familiarizado com o Centro de Controle do DB2, também será possível aprender quais funções do Data Studio estão disponíveis para as tarefas que você executou no Centro de Controle.

Clientes do Data Studio e Console da Web

Consulte os seguintes tópicos de visão geral para aprender sobre os componentes do Data Studio:

Servidores de dados suportados pelo recurso
O IBM Data Studio fornece recursos diferentes para os tipos suportados de servidores de dados. Para obter informações sobre os servidores de dados suportados pelo recurso e detalhes sobre quais recursos existem em cada componente do Data Studio, consulte Servidores de Dados Suportados por Recurso.
Configurando o IBM Data Studio
Use os seguintes links para ajudá-lo a iniciar as tarefas de configuração de alto nível:

Também é possível usar o Ativador de Tarefas na interface do produto para ajudá-lo a iniciar algumas tarefas de configuração e algumas outras tarefas de alto nível para projetar, desenvolver, administrar, ajustar e monitorar os bancos de dados.

Funções do Data Studio para Substituir as Ferramentas do Centro de Controle

É possível usar o Data Studio para executar as tarefas que você executou anteriormente com as ferramentas do Centro de Controle. Para obter uma lista de ferramentas do Centro de Controle e as funções correspondentes do IBM Data Studio, consulte o tópico Ferramentas do Centro de Controle Foram Descontinuadas no Centro de Informações do IBM DB2 9.7 para Linux, UNIX e Windows.

Cenário: Data Studio em um Ambiente de Equipe

É possível instalar diversas instâncias dos componentes Data Studio para espelhar sua organização e suportar a estrutura de sua empresa. Por exemplo, em uma organização com usuário com funções e privilégios de acesso diferentes, sua equipe pode instalar diversas instâncias do cliente integral Data Studio e o cliente de administração.

A ilustração a seguir mostra um cenário de uso complexo que consiste em um designer de banco de dados e diversos administradores de banco de dados e desenvolvedores de aplicativos que possuem diferentes privilégios de acesso para o banco de dados de teste e de produção e para o console da Web do Data Studio.

Diagrama de topologia de uma instalação complexa e cenário de uso

A maioria dos usuários neste cenário possui acesso apenas ao banco de dados de teste, mas o administrador de banco de dados de teste tem acesso adicional ao console da Web do Data Studio. De maneira semelhante, o administrador do banco de dados de produção tem acesso ao banco de dados de produção bem como ao console da Web do Data Studio. Os administradores com acesso ao console da Web do Data Studio podem monitorar o funcionamento do banco de dados, gerenciar tarefas e gerenciar e compartilhar as informações de conexão com o banco de dados na organização.


Feedback