Visão Geral de Componentes do Cliente IBM Data Studio

O cliente IBM Data Studio é um dos dois componentes do Data Studio: o cliente e o console da Web. O componente do cliente Data Studio é construído na tecnologia Eclipse e fornece uma área de trabalho para administração do banco de dados e tarefas de desenvolvimento de aplicativo.
É possível instalar uma das duas versões do cliente Data Studio: o cliente integral ou o cliente de administração.

Para obter informações sobre o componente do console da Web do Data Studio, que você usa para o gerenciamento de tarefa e o monitoramento de funcionamento, consulte a Visão Geral do Console da Web do IBM Data Studio.

O IBM Data Studio oferece os seguintes recursos.

Perspectivas
As ferramentas que você usa como um administrador de banco de dados ou desenvolvedor de aplicativos dependem da sua perspectiva. A perspectiva primária para a administração do banco de dados é a perspectiva de Administração do Banco de Dados e a perspectiva primária para o desenvolvimento de aplicativo é a perspectiva de Desenvolvimento do Banco de Dados. Outras perspectivas que podem ser usadas incluem Data, Java, SQL e Routine Development e perspectivas Query Tuning.
Introdução
As seguintes ferramentas podem ajudá-lo a iniciar o cliente Data Studio:

Se não estiver familiarizado com o ambiente de desenvolvimento Eclipse, veja o Tutorial básico do Eclipse. Clique no link, em seguida, clique no ícone Mostrar no Ícone de Índice Mostrar no Índice no centro de informações para consultar todo do tutorial.

Diversos tutoriais estão disponíveis para ajudá-lo a iniciar o Data Studio. Para acessar os tutoriais, expanda a categoria Tutoriais na área de janela Conteúdo do centro de informações.

Use o Ativador de Tarefas no cliente Data Studio para visualizar e iniciar várias tarefas iniciadas e outras tarefas principais no produto. O Ativador de Tarefa é aberto quando você inicia o Data Studio ou é possível abri-lo clicando em Ajuda > Ativador de Tarefa.

Recursos de administração do banco de dados

Com os recursos de administração do banco de dados no cliente Data Studio, é possível navegar em seu catálogo do banco de dados, administrar seu banco de dados e gerenciar as mudanças no banco de dados:

Navegação do catálogo do banco de dados
É possível usar as visualizações do Explorer de Administração e Lista de Objetos do cliente Data Studio para navegar entre seus bancos de dados e localizar rapidamente os objetos de banco de dados desejados. Para obter informações adicionais, consulte Visão Geral do Explorer de Administração e da Lista de Objetos.
Administração do banco de dados com assistentes de tarefa
O cliente Data Studio simplifica o processo de administrar seus bancos de dados DB2 para Linux, UNIX e Windows, fornecendo assistentes de tarefa para executar as tarefas de administração de banco de dados comuns. Os assistentes de tarefa ajudam a configurar as opções para o comando de administração do banco de dados, visualizar os comandos que são gerados e executar os comandos. Use os assistentes de tarefa para executar tarefas como:
  • Iniciar ou parar uma instância ou um banco de dados
  • Configurar uma instância ou um banco de dados
  • Criar um banco de dados
  • Configurar a manutenção automática, configurar a criação de log e gerenciar o armazenamento para um banco de dados
  • Fazer backup, restaurar, recuperar ou avançar um banco de dados ou espaço de tabela
  • Descarregar e carregar os dados em uma tabela
  • Reorganizar uma tabela
  • Atualizar as estatísticas para uma tabela

Para obter informações adicionais, consulte Administrando Bancos de Dados.

Gerenciamento de Objeto de Banco de Dados
A alteração dos objetos de banco de dados requer determinar quais mudanças precisam ser feitas, especificar essas mudanças, avaliar os efeitos dessas mudanças e, em seguida, implementá-las.

Uma visualização Propriedades editável e a caixa de diálogo Revisar e Implementar fornecem uma maneira consistente de criar, alterar e eliminar os objetos. Também é possível gerenciar os objetos de privilégios para diversos tipos de servidores de banco de dados. Depois de definir suas mudanças na visualização de Propriedades, o Data Studio gera automaticamente os comandos que podem fazer as mudanças. Os comandos gerados são exibidos na caixa de diálogo Revisar e Implementar, na qual é possível revisar os comandos e executá-los.

São fornecidos recursos de gerenciamento de mudanças mais robustos para os bancos de dados DB2 para Linux, UNIX e Windows porque um plano de mudança é usado para gerenciar as mudanças. Um plano de mudança torna as mudanças mais complexas possíveis e você pode usá-lo para alterar mais de um objeto por vez. O Data Studio gerencia os objetos dependentes e utiliza as ações resultantes para tratar qualquer efeito colateral que seja causado por suas mudanças de objeto do banco de dados. Com planos de mudanças, também é possível preservar os dados entre as mudanças do banco de dados, desfazer as mudanças do banco de dados e controlar as mudanças com um sistema de controle de versão.

Recursos do desenvolvedor de aplicativos de dados
Para desenvolvedores de aplicativos de dados, o Data Studio fornece os seguintes recursos-chave. Trabalhando em um projeto de desenvolvimento de dados no Data Project Explorer, é possível:
Recursos de equipe
Se você estiver trabalhando em uma grande equipe, é possível compartilhar os projetos de desenvolvimento de dados usando os sistemas de controle de código suportados e é possível compartilhar as informações de conexão de banco de dados. Para obter mais informações, consulte:

Para obter detalhes adicionais sobre os pacotes de instalação disponíveis para IBM Data Studio, consulte a página da Web do produto.


Feedback