< Anterior | Próximo >

Conectando ao Banco de Dados DB2 SAMPLE e Gerenciando a Conexão

Nesta lição, você se conectará ao banco de dados DB2 SAMPLE e explorará as ações disponíveis para conexões com o banco de dados.

A conexão com o banco de dados SAMPLE do DB2 é exibida no Data Source Explorer como uma conexão localizada quando você abre a perspectiva Dados. Se a conexão SAMPLE não for exibida, você poderá se conectar explicitamente a esse banco de dados com um assistente. É possível visualizar e modificar preferências para conexões com o banco de dados na janela Preferências.

  1. Visualize as preferências para conexões com o banco de dados:
    1. Clique em Janela > Preferências para abrir a janela Preferências.
    2. Expanda Gerenciamento de Dados. Na página de preferência Opções do DB2, você pode especificar opções para as conexões de alias do DB2 que são criadas na inicialização. Neste tutorial, você manterá as preferências padrão.
      A captura de tela mostrando a página Preferências de Gerenciamento de Dados conforme descrito.
    3. Clique em Cancelar para fechar a janela Preferências.
  2. Conecte ao banco de dados DB2 SAMPLE. Esta ação presume que a conexão foi criada automaticamente e exibida no Data Source Explorer quando você iniciou o produto. Se a conexão com o SAMPLE não foi localizada, ignore a próxima etapa para criar explicitamente uma conexão.
    1. Clique com o botão direito do mouse na conexão SAMPLE no Data Source Explorer e selecione Conectar.
    2. Na janela Propriedades de SAMPLE, insira um ID de usuário e senha válidos e, em seguida, clique em OK.
    O ícone da conexão é alterado para indicar que o banco de dados está conectado.
  3. Opcional: Se você não visualizar o banco de dados SAMPLE no Data Source Explorer, crie explicitamente uma conexão ao banco de dados com o assistente Nova Conexão.
    1. Clique no botão Novo Perfil de Conexão na barra de ferramentas do Data Source Explorer.
      O botão Novo Perfil de Conexão
    2. Na guia Local, selecione DB2 para Linux, UNIX e Windows. O nome do banco de dados é SAMPLE por padrão.

      O assistente seleciona o IBM® Data Server Driver para JDBC e SQLJ (JDBC 4.0) padrão para conexão com o banco de dados. Este driver é incluído com o IBM Data Studio. Caso deseje usar uma versão diferente dos arquivos JAR para esta versão do driver do IBM Data Server Driver para JDBC e SQLJ, clique no botão [...] Editar o Local dos arquivos JAR do driver JDBC para alterar essas configurações.

      Caso deseje usar uma versão diferente do driver do IBM Data Server Driver para JDBC e SQLJ, é possível selecioná-la no campo Driver JDBC. Antes de selecionar as versões que usam a segurança Kerberos ou LDAP, você deve configurar seu ambiente Kerberos ou LDAP.

      Você também pode utilizar a configuração de driver "Outro Driver Padrão" para utilizar um driver JDBC de sua escolha.

      Captura de tela mostrando a primeira página do assistente Nova Conexão, conforme descrito.

      O rastreio de JDBC é configurado na página Rastreio do painel Detalhes da URL de Conexão. O rastreio de JDBC é útil para a resolução de problemas da conexão, mas ele não está ativado por padrão para que arquivos de log desnecessários não sejam gerados. Caso deseje ativar o rastreio,é preciso limpar a caixa de opção Desativar Rastreio na página Opções de Rastreio, selecionar quais ações rastrear (por exemplo, chamadas de conexão ou chamadas de instrução e especificar um nome de arquivo para o arquivo de log.

      Captura de tela mostrando a guia Rastreio do assistente Nova Conexão, conforme descrito.

    3. Digite um ID de usuário e senha válidos.
    4. Clique em Avançar. O assistente verifica as informações de conexão. Caso você tenha inserido um ID de usuário ou senha inválido, você verá uma mensagem de erro; caso contrário, a página Modelagem de Privacidade de Dados é aberta.
    5. Opcional: Na página Modelagem de Privacidade de Dados, associe essa conexão a um modelo de dados físicos existente em um projeto de design de dados. Essa associação é normalmente usada para ativar ícones em visualizações para colunas no banco de dados, se essas colunas também corresponderem às colunas no modelo que foram anotadas com informações de privacidade de dados. Esses ícones ajudam a identificar rapidamente colunas com políticas de privacidade de dados associadas. Também é possível usar essa associação para gerar um arquivo de troca do Optim que contenha informações de privacidade de dados ao copiar objetos de dados.

      Este tutorial não explica a modelagem de privacidade de dados, de forma que é possível clicar em Próximo.

    6. Opcional: Na página Filtro, especifique as opções de filtragem para a conexão.

      Se deseja filtrar os objetos carregados para a conexão, desmarque a caixa de opção Desativar Filtro. Você pode selecionar Expressão para especificar uma expressão de filtragem ou pode selecionar Seleção para selecionar objetos específicos da árvore.

      Dica:

      Incluir filtros de conexão aprimora o desempenho e simplifica a exibição no Source Explorer quando você está conectando a bancos de dados maiores. Além da filtragem de JDBC para conexões, você também pode configurar filtros de objetos de dados na visualização do Data Source Explorer.

      Você pode incluir filtragem de JDBC após já ter criado uma conexão clicando com o botão direito do mouse na conexão do Data Source Explorer e selecionando Propriedades, em seguida, modificando as configurações de filtro na janela que se abre.

  4. Expanda o objeto de banco de dados e procure os objetos contidos no banco de dados. O Data Source Explorer exibe objetos de dados, tais como espaços de tabela, esquemas, tabelas e objetos de privilégio, tais como usuários e grupos.
  5. Opcional: Exporte as informações de conexão com o banco de dados para um arquivo XML. Você pode utilizar este recurso para compartilhar informações de conexão com o banco de dados entre membros da equipe ou preencher o Data Source Explorer em um novo espaço de trabalho.
    1. Clique no botão Exportar na barra de ferramentas do Data Source Explorer.
      Captura de tela mostrando o botão Exportar.
    2. Na janela que abre, selecione a conexão SAMPLE, especifique um nome de arquivo (por exemplo, myDB2connection) e diretório (por exemplo, c:\temp).
      Captura de tela mostrando o ícone da barra de ferramentas Exportar Conexão no Database Explorer, conforme descrito.
    O arquivo é salvo no diretório especificado. É possível usar este arquivo para importar as informações de conexão para esta área de trabalho ou outra área de trabalho do Optim Development Studio.
  6. Opcional: Importar as informações de conexão com o banco de dados a partir do arquivo que você criou na última etapa.
    1. Clique em Arquivo > Comutar Espaço de Trabalho para comutar para outro espaço de trabalho.
    2. Clique no botão Importar (botão Importar) na barra de ferramentas do Data Source Explorer.
    3. Na janela Importar Perfis de Conexão, navegue até o arquivo criado na etapa anterior e clique em Abrir.
    4. Clicar em OK.

      A conexão com o banco de dados SAMPLE é exibida no Data Source Explorer em um estado desconectado.

    5. Clique em Arquivo > Comutar Espaço de Trabalho e procure o seu espaço de trabalho original.
  7. Salve as informações do banco de dados off-line. Você pode salvar informações sobre o banco de dados de forma que seja possível visualizar objetos em uma conexão com o banco de dados mesmo que não tenha uma conexão ativa. Também pode utilizar as informações salvas para desenvolver objetos de dados em um projeto de desenvolvimento de dados.
    1. Clique com o botão direito do mouse na conexão do banco de dados SAMPLE no Data Source Explorer.
    2. Selecione Salvar Off-line.
      Atenção: Esta ação pode demorar muito tempo para bancos de dados grandes.
      Uma janela de progresso é aberta para indicar que as informações do banco de dados estão sendo salvas.
    Agora, você pode utilizar as informações salvas para trabalhar off-line. Algumas ações, como eliminação de objetos de dados, não podem ser executadas com uma conexão off-line.
  8. Clique com o botão direito do mouse na conexão com o banco de dados SAMPLE novamente e selecione Trabalhar Off-line. Você pode procurar objetos de banco de dados na conexão com o banco de dados desconectada e visualizar suas propriedades na visualização Propriedades.
  9. Reconecte-se ao banco de dados SAMPLE clicando com o botão direito do mouse sobre ele e selecionando Conectar.
< Anterior | Próximo >

Feedback