Configurando Servidores Apache Tomcat 5.5

A configuração desse tipo de servidor da Web envolve a instalação de um mecanismo SOAP (se você quiser utilizar o protocolo de mensagens SOAP/HTTP) e a cópia de arquivos JAR DB2 ou Informix no diretório common/lib da instalação do Apache Tomcat. Também é possível configurar manualmente um conjunto de conexões com o banco de dados ou pedir para que o ambiente de trabalho crie um.

Se você quiser que o ambiente de trabalho crie o conjunto de conexões com o banco de dados quando implementar um serviço da Web, desempenhe apenas as etapas um a três no procedimento a seguir. Em seguida, inclua o servidor da Web na visualização Servidores no ambiente de trabalho. Ao implementar um serviço da Web, selecione a caixa de opções Registrar Conexão com o Banco de Dados com Servidor da Web no assistente Implementar Serviço da Web.

Procedimento:

Para configurar um servidor Apache Tomcat 5.5:

  1. Se pretender utilizar o protocolo de mensagens SOAP/HTTP, instale um dos mecanismos SOAP suportado pelo ambiente de trabalho para servidores Apache Tomcat 5.5. Consulte Servidores da Web, Mecanismos SOAP e Bancos de Dados Suportados.
  2. Se você estiver utilizando um banco de dados DB2 como uma origem de dados, copie os arquivos a seguir do diretório DWB_installation_directory\plugins\com.ibm.datatools.db2\driver para o common/lib da instalação do Apache Tomcat.
    • db2jcc.jar
    • Para DB2 para z/OS: db2jcc_license_cisuz.jar
    • Para DB2 para Linux, UNIX e Windows: db2jcc_license_cu.jar
  3. Se você estiver utilizando um banco de dados IDS (Informix Dynamic Server), inclua o arquivo JAR para o driver Informix no caminho de classe para instalação do Apache Tomcat. O nome do arquivo é ifxjdbc.jar.
  4. Se você não pretender utilizar o ambiente de trabalho para implementar serviços da Web, no arquivo server.xml sob o diretório $CATALINA_HOME/conf, inclua uma definição de recurso na seção /Server/GlobalNamingResources: Aqui encontra-se uma definição de exemplo para um banco de dados DB2:
    <Resource
      name="jdbc/sample"
      type="javax.sql.DataSource"
      url="jdbc:db2://emme.svl.ibm.com:50000/sample"
      validationQuery="select * from employee" 
      driverClassName="com.ibm.db2.jcc.DB2Driver"
      password="db2admin"
      maxActive="4"
      maxWait="5000"
      maxIdle="2"
      username="db2admin"/>
    Para bancos de dados IDS (Informix Dynamic Server), utilize com.informix.jdbc.IfxDriver para o valor de driverClassName. Depois de concluir essa etapa, o servidor da Web é configurado. Você não precisará seguir nenhuma das etapas restantes neste procedimento.
  5. Se pretender utilizar o ambiente de trabalho para implementar serviços da Web, mas não quiser que o ambiente de trabalho crie o conjunto de conexões com o banco de dados automaticamente, siga estas etapas para criar um conjunto de bancos de dados global:
    1. Inclua o servidor da Web Apache Tomcat 5.5 em seu espaço de trabalho.
      1. Se a visualização Servidores ainda não estiver aberta, selecione Janela > Mostrar Visualização > Outro. Na janela Mostrar Visualização, expanda a pasta Servidor e selecione Servidores.
      2. Clique com o botão direito do mouse na visualização Servidores e selecione Novo > Servidor.
      3. Siga as instruções no assistente Novo Servidor para incluir o servidor da Web.
    2. No espaço de trabalho, vá para a perspectiva J2EE.
    3. No Explorador de Projetos, expanda a pasta Servidores e a pasta para o servidor da Web.
    4. Abra o arquivo server.xml em um editor dando um clique duplo nele.
    5. No editor, expanda os seguintes nós: Server > GlobalNamingResources e crie uma entrada Recurso. Modifique a entrada Recurso, para que ela contenha os seguintes atributos:
      • driverClassName
      • maxActive
      • maxIdle
      • maxWait
      • name
      • password
      • type
      • url
      • username
      • validationQuery
      Figura 1. Um Exemplo da Entrada Recurso para uma Origem de Dados do DB2
      O conteúdo do arquivo server.xml.

      Para obter definições desses atributos, consulte a documentação do Apache Tomcat 5.5.

    6. Grave o valor do atributo de nome para o recurso. Quando você implementar um serviço da Web que utiliza o recurso, o valor do parâmetro artifact.DataSourceGlobalName do serviço deve corresponder ao valor do atributo de nome. O valor do parâmetro artifact.DataSourceGlobalName faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.
Tarefas relacionadas
Configurando Servidores WebSphere Application Server, Versão 6.1
Configurando Servidores WASCE (WebSphere Application Server, Community Edition) Versão 1.1

Feedback