Trabalhando com UDFs (Funções Definidas pelo Usuário)

Você pode utilizar o ambiente de trabalho para criar, testar e implementar vários tipos de UDFs (Funções Definidas pelo Usuário). O desenvolvimento de UDF não é suportado para cada servidor de banco de dados.

Uma UDF é uma extensão ou inclusão para as funções incorporadas existentes do SQL, como as fornecidas no esquema SYSFUN no DB2. As funções definidas pelo usuário e os procedimentos armazenados às vezes são referidos coletivamente como rotinas.

Você pode utilizar o ambiente de trabalho para criar os seguintes tipos de UDFs:

Uma função escalar retorna um único valor sempre que é chamada. Uma função de tabela retorna uma tabela.

Você pode utilizar o assistente de Nova UDF do WebSphere MQ para criar uma UDF que prepara o conteúdo de uma mensagem enfileirada para ser inserida em uma tabela do DB2 com uma consulta SQL simples. O WebSphere MQ é um sistema de middleware que gerencia o enfileiramento de mensagens para que os aplicativos possam comunicar-se em um ambiente distribuído e heterogêneo. Você pode acessar o WebSphere MQ a partir do DB2 por meio de UDFs. Como as UDFs formam parte de uma instrução SQL, você pode misturar enfileiramento e operações do banco de dados.

Você pode utilizar o assistente de Função Definida pelo Usuário de Serviço da Web para criar UDFs (Funções Definidas pelo Usuário) do DB2 que podem acessar as operações de serviços da Web.

Conceitos relacionados
Importando e Exportando Rotinas
Preparando para Desenvolver Rotinas
Tarefas relacionadas
Implementando e Executando Rotinas
Referências relacionadas
Suporte a Procedimentos Armazenados e Funções Definidas pelo Usuário por Tipo de Servidor
Informações relacionadas
Alterando Opções Padrão para Desenvolvimento de Procedimento Armazenado e UDF

Feedback