< Anterior | Próximo >

Implementando o Procedimento Armazenado para Produção Usando um Grupo de Implementação

Neste exercício, você usa um assistente para criar um grupo de implementação e, em seguida, implementa o procedimento armazenado para produção a partir do grupo de implementação.
Um grupo de implementação gerencia as associações entre um conjunto de artefatos e os perfis do servidor que são usados para implementá-las. É possível implementar os seguintes tipos de artefatos a partir de um grupo de implementação:
  • Rotinas
  • Instruções SQL
  • Pacotes PL/SQL
  • Artefatos de ligação estática do DB2 pureQuery

Um perfil do servidor contém configurações que estão associadas à conexão com o banco de dados correspondente. Estas configurações são usadas quando você implementa ou conecta artefatos do banco de dados, tais como procedimentos armazenados ou instruções SQL, no servidor de banco de dados. Quando você cria uma conexão com um banco de dados, o ambiente de trabalho usa padrões de banco de dados e preferências globais aplicáveis para gerar automaticamente um perfil do servidor para a conexão. Na visualização Gerenciador do Perfil do Servidor, perfis do servidor gerados são indicados com "(gerado)" anexado ao nome.

Um dos benefícios dos grupos de implementação é que é possível gerenciar a implementação de diversos artefatos em diversos bancos de dados com uma ação. Esta ação é mais eficiente do que implementar cada artefato individualmente em cada banco de dados.

Nota: Neste tutorial, você usa o banco de dados GSDB como o banco de dados de desenvolvimento e o banco de dados de produção. Em um exercício anterior, você implementou o procedimento armazenado no banco de dados de "desenvolvimento" GSDB para depuração e execução. Neste exercício, para ficar familiarizado, implemente o procedimento armazenado no banco de dados de "produção" usando um grupo de implementação.
A tabela a seguir descreve as diferenças entre implementar para desenvolvimento e implementar para produção.
Tabela 1. Comparação das Ações de Implementação
Implementando uma rotina para desenvolvimento Implementando rotinas para produção
Você implementa a partir da visualização do Data Project Explorer. Você implementa a partir da visualização Gerenciador do Grupo de Implementação.
É possível implementar somente uma única rotina para um único banco de dados por vez. É possível implementar diversas rotinas para diversos bancos de dados com uma ação.
Após a implementação, o ícone próximo à rotina na visualização do Data Project Explorer possui uma chave inglesa nele para indicar que a rotina é implementada para desenvolvimento Após a implementação, o ícone próximo às rotinas na visualização do Data Project Explorer ficará inalterado.
Se você ativar a depuração, poderá iniciar a depuração de uma rotina implementada a partir da visualização do Data Project Explorer ou da visualização do Data Source Explorer. Se você ativar a depuração, poderá iniciar a depuração de uma rotina implementada somente a partir da visualização do Data Source Explorer.
É possível executar uma rotina implementada a partir da visualização do Data Project Explorer ou da visualização do Data Source Explorer. É possível executar uma rotina implementada somente a partir da visualização do Data Source Explorer.

Para implementar o procedimento armazenado usando um grupo de implementação:

  1. Revise o perfil do servidor para a conexão do GSDB4tutorial.
    1. Na visualização Gerenciador do Perfil do Servidor, expanda a pasta GSDB4tutorial e, em seguida, dê um clique duplo em Perfil GSDB4tutorial (gerado). As configurações de perfil do servidor são abertas no editor de perfil do servidor.
    2. Clique em cada guia para revisar as configurações. Em particular, observe as configurações a seguir:
      • Na página Configurações do Banco de Dados, GOSALESDW é o esquema atual.
      • Na página Configurações da Rotina, a caixa de seleção Ativar depuração quando aplicável é selecionada. Ao implementar procedimentos armazenados usando um grupo de implementação ao qual o perfil do servidor está associado, durante a implementação, os procedimentos armazenados serão ativados para depuração.
      É possível usar o editor para atualizar as configurações do perfil do servidor.
  2. Crie o grupo de implementação.
    1. Na visualização Gerenciador de Implementação, clique em Novo Grupo de Implementação (botão da barra de ferramentas Novo Grupo de Implementação na visualização do Gerenciador de Implementação.) na barra de ferramentas. O assistente Novo Grupo de Implementação é aberto.
    2. Na página Nome do assistente, digite DG4GSDB para o nome do grupo de implementação e, em seguida, clique em Avançar.
    3. Associe o perfil do servidor ao grupo de implementação. Na página Seleção do Perfil do Servidor, selecione Perfil GSDB4tutorial (gerado) e, em seguida, clique no botão de seta à direita para mover o perfil do servidor para a caixa Selecionado.
    4. Clique em Avançar.
    5. Associe o procedimento armazenado com o grupo de implementação. Na página Seleção do Artefato, selecione SPDevelopment: SPEMPLOYEE e, em seguida, clique no botão de seta à direita para mover o procedimento armazenado para a caixa Selecionado.
    6. Clique em Concluir. O grupo de implementação DG4GSDB é exibido na visualização Gerenciador de Implementação e a definição do grupo de implementação é aberta no editor.
      A definição do grupo de implementação DG4GSDB exibida no editor do grupo de implementação

      É possível usar o editor para incluir artefatos e perfis do servidor ou remover artefatos e perfis do servidor do grupo de implementação. Também é possível reorganizar a ordem na qual os artefatos no grupo de implementação são implementados e conectados. Isto é útil em situações nas quais existem dependências de artefato; por exemplo, se você precisar criar uma tabela antes de poder criar um índice nessa tabela.

      Se você estiver implementando diversos artefatos a partir de um grupo de implementação, poderá selecionar a opção de manipulação de erros a ser usada se os erros ocorrerem durante a implementação.

  3. Feche o editor do grupo de implementação.
  4. Implemente o procedimento armazenado SPEmployee. Na visualização Gerenciador de Implementação, clique com o botão direito no grupo de implementação DG4GSDB e, em seguida, clique em Implementar.

Os resultados da implementação são exibidos na visualização Resultados de SQL. Uma captura instantânea das informações de implementação é mostrada na pasta Resultados de Implementação no grupo de implementação na visualização Gerenciador de Implementação.

A visualização Gerenciador de Implementação mostrando informações dos resultados de implementação, artefatos e perfis do servidor para o grupo de implementação DG4GSDB.

Como a opção Ativar depuração quando aplicável foi selecionada no perfil do servidor Perfil GSDB4tutorial, o procedimento armazenado será ativado automaticamente para depuração a partir do Data Source Explorer.

< Anterior | Próximo >

Feedback