< Anterior | Próximo >

Configurando o Ambiente

Neste primeiro exercício, você acessará a perspectiva desenvolvimento do IBM SQL e da Rotina e visualizará preferências de dados. A perspectiva Desenvolvimento do IBM SQL e da Rotina no ambiente de trabalho é onde você executa todo seu trabalho neste tutorial.
A perspectiva Desenvolvimento do IBM SQL e da Rotina consiste em várias visualizações padrão, incluindo: Como com qualquer perspectiva no ambiente de trabalho, é possível customizar a perspectiva Desenvolvimento do IBM SQL e da Rotina para incluir outras visualizações ou excluir estas ou outras visualizações padrão.

Neste tutorial, você usará as visualizações padrão da perspectiva Desenvolvimento do IBM SQL e da Rotina.

Se você for novo no ambiente de trabalho do Eclipse, consulte o tutorial do ambiente de trabalho para obter informações detalhadas sobre como configurar e utilizar as visualizações e perspectivas do Eclipse.

Para configurar o ambiente:

  1. Acesse a perspectiva Desenvolvimento do IBM SQL e da Rotina.
    • Se a perspectiva estiver aberta no ambiente de trabalho mas não estiver ativa, retorne para a perspectiva. Clique no botão botão de seta no canto superior direito do ambiente de trabalho e, em seguida, selecione desenvolvimento do IBM SQL e da Rotina.
    • Se a perspectiva não for aberta no ambiente de trabalho, abra a perspectiva:
      1. Clique em Janela (Window) > Abrir Perspectiva (Open Perspective) > Outra (Other) na barra de menu principal.
      2. Na janela que é aberta, selecione Desenvolvimento do IBM SQL e da Rotina e, em seguida, clique em OK.
      A perspectiva Desenvolvimento do IBM SQL e da Rotina é aberta com as visualizações padrão.
    Se você não tiver criado nenhum projeto de dados anteriormente, o Data Project Explorer estará vazio. Em uma lição posterior, você criará um projeto de desenvolvimento de dados que será exibido no Data Project Explorer. Se tiver configurado o banco de dados de amostras GSDB, você deverá ver uma conexão off-line para ele no Data Source Explorer. Em uma lição posterior, você configurará uma conexão com o banco de dados GSDB, então, por ora, apenas observe onde as conexões com o banco de dados são exibidas no Data Source Explorer.
  2. Visualizar preferências de dados. Você pode customizar as configurações do ambiente de trabalho para o desenvolvimento de dados na janela Preferências. Neste tutorial, você visualizará as preferências mas não irá alterá-las.
    1. Clique em Janela (Window) > Preferências (Preferences) na barra de menu principal.
    2. Expanda o nó Geral e visualize as páginas de preferências neste nó. Você pode utilizar essas páginas para configurar preferências para aparência, editores e outras configurações gerais. Por ora, mantenha os padrões.
    3. De volta à lista de páginas de preferências, expanda o nó Gerenciamento de Dados, em seguida, expanda o nó Desenvolvimento de SQL e, em seguida, expanda o nó Rotinas. Existem várias páginas de preferências associadas com o desenvolvimento de dados. Visualize as páginas sob o nó Rotinas para ver as opções disponíveis. Para cada tipo de rotina, você configura preferências de implementação e depuração nessas páginas. Neste tutorial, você não precisa modificar nenhuma preferência.
      Captura de tela mostrando o Data Source Explorer com a conexão com o banco de dados Derby SAMPLE, conforme descrito nas últimas etapas.
    4. De volta à lista de páginas de preferências, expanda o nó Executar/Depurar, em seguida, expanda o nó Depurador de Rotina e, em seguida, clique em IBM para ver as opções disponíveis para a depuração do procedimento armazenado. Em um exercício posterior, você modificará essas preferências. Por ora, mantenha os padrões.
    5. Clique em OK para fechar a janela Preferências.
< Anterior | Próximo >

Feedback