< Anterior | Próximo >

Explorando a Perspectiva SQL e Desenvolvimento de Rotina

Neste primeiro exercício, você abrirá e explorará a perspectiva SQL e Desenvolvimento de Rotina. Essa perspectiva no ambiente de trabalho é onde você executa todo o seu trabalho deste tutorial.
A perspectiva SQL e Desenvolvimento de Rotina consiste em várias visualizações padrão, incluindo: Assim como qualquer perspectiva no ambiente de trabalho, é possível customizar a perspectiva para incluir outras visualizações ou excluir essas ou outras visualizações padrão. Consulte o Tutorial Básico do Eclipse para obter mais informações sobre visualizações e editores e para obter instruções sobre como customizar seu ambiente. Neste tutorial, você usará as visualizações padrão da perspectiva SQL e Desenvolvimento de Rotina.

Para configurar o ambiente:

Abra a perspectiva SQL e Desenvolvimento de Rotina, se já não estiver aberta.
  1. Na barra de ferramentas principal, clique em Navegador de Tarefas > SQL e Desenvolvimento de Rotina. O Navegador de Tarefas permite alternar rapidamente entre as perspectivas enquanto você executa diferentes categorias de tarefas no produto.

A perspectiva SQL e Desenvolvimento de Rotina é aberta com as visualizações padrão.

Captura de tela conforme descrito

O Data Project Explorer aparece por padrão na área superior esquerda. Essa visualização do explorador é onde você cria projetos de desenvolvimento de dados. Um projeto de desenvolvimento de dados é associado a uma conexão com o banco de dados. É possível usar os projetos de desenvolvimento de dados para criar e armazenar objetos de desenvolvimento do aplicativo, como rotinas e consultas. Em lições posteriores, você criará um projeto de desenvolvimento de dados e alguns artefatos básicos. Se você não tiver criado nenhum projeto de dados anteriormente na área de trabalho atual, o Data Project Explorer estará vazio. A captura de tela a seguir mostra o Data Project Explorer com um projeto de amostra já criado.

Captura de tela mostrando o Data Project Explorer com alguns projetos de amostra, conforme descrito.

O Data Source Explorer aparece por padrão na área inferior esquerda. Essa visualização do explorador contém conexões para localizar bancos de dados. Se você tiver criado e configurado anteriormente o banco de dados SAMPLE do DB2, ele é exibido (desconectado) no Data Source Explorer. Outros bancos de dados descobertos também serão exibidos. A captura de tela a seguir mostra um exemplo do Data Source Explorer com algumas conexões existentes. Seu Data Source Explorer pode parecer um pouco diferente, dependendo se você criou anteriormente quaisquer conexões com banco de dados.

A captura de tela mostrando o Data Source Explorer, conforme descrito.

O Data Source Explorer é uma captura instantânea ativa de uma conexão com o banco de dados e os objetos que estão contidos no banco de dados. Há duas funções principais do Data Source Explorer:
  • É possível usar o Data Source Explorer para procurar objetos de dados e visualizar suas propriedades ou usar o modelo subjacente para criar artefatos em um projeto de desenvolvimento de dados. Ao criar um novo projeto de desenvolvimento, você especifica uma conexão com a qual associa o projeto, e os editores e assistentes que você usa para criar artefatos, como rotinas e consultas, usam o modelo de banco de dados dessa conexão. Após criar um projeto de desenvolvimento de dados, você também pode copiar e colar ou arrastar e soltar alguns objetos (tais como procedimentos armazenados) do Data Source Explorer para o projeto, para edição posterior.
  • Você também pode abrir assistentes e editores a partir do Data Source Explorer para modificar objetos de dados, os dados que estão contidos em um banco de dados ou privilégios, gerando e executando scripts DDL. Essas ações geralmente são executadas por administradores de banco de dados.

Na parte inferior direita da perspectiva, há uma área com guias que contém várias visualizações. Essas visualizações geralmente abrem de forma automática quando você executa determinadas ações no ambiente de trabalho, ou você pode clicar ou dar um clique duplo em uma visualização para ver seu conteúdo. A visualização Resultados de SQL exibe os resultados quando você executa ações do banco de dados, por exemplo executando uma rotina ou uma consulta. A visualização Propriedades exibe as propriedades dos objetos realçados no Data Source Explorer. Outras visualizações são abertas conforme a necessidade quando você executa determinadas tarefas no ambiente de trabalho.

A captura de tela a seguir mostra a visualização Propriedades quando a conexão SAMPLE é selecionada no Data Source Explorer.

Captura de tela de visualização com guia, conforme descrito.

< Anterior | Próximo >

Feedback