Configurando o Rational DOORS como um Provedor TRS

Você pode configurar o IBM® Rational DOORS como um provedor para Tracked Resource Sets (TRS) editando os arquivos de configuração e executando os arquivos em lote do Derby.

Sobre Esta Tarefa

O Rational DOORS e Derby são acompanhados com vários usuários padrão e senhas para a ativação do TRS. Você deve editar os parâmetros de configuração associados a esses usuários, conforme descrito no procedimento abaixo. A integração usa os seguintes usuários:

Procedimento

  1. Abra o arquivo Rational DOORS Web Access festival.xml em um editor. Este arquivo está localizado no diretório dwa_install\server\festival\config.
  2. Insira os valores de propriedade para o LQE Functional User e usuário TRS, conforme descrito na tabela a seguir. Consulte o exemplo dessas propriedades no final deste tópico.
    Tabela 1. Propriedades do Arquivo Festival.xml para TRS e LQE.
    Propriedade Descrição/Valor
    ForceHttpsForAuthenticationForOAuth Defina este valor como verdadeiro.
    oauth.domain Defina este valor para https://server:port/dwa, sendo que server é um nome de domínio do servidor ou endereço IP.
    functional.user.consumer.key A chave do consumidor que está associada ao Usuário Funcional do LQE. É usado pelo Lifecycle Query Engine para acessar o DOORS Tracked Resource Set (TRS). Essa chave deve estar na configuração do Rational DOORS - Chaves Locais. O valor padrão é Chave do Usuário Funcional do LQE.
    functional.user.consumer.secret O segredo do consumidor que está associado ao Usuário Funcional do LQE. Ele é usado pelo Lifecycle Query Engine para acessar o DOORS Tracked Resource Set (TRS). Este segredo deve estar na configuração do Rational DOORS - guia Chaves Locais. O valor padrão é qwert6.
    functional.user.name O nome do usuário do Usuário Funcional do LQE. Este nome de usuário deve ser um usuário válido do Rational DOORS. O valor padrão é Usuário Funcional do LQE.
    functional.user.password A senha do Usuário Funcional do LQE. O valor padrão é qwert6.
    trs.db.user Um nome de usuário para a ativação do TRS. Para simplicidade, use o nome do usuário padrão trs.db.user.
    trs.db.password A senha para o trs.db.user. Você também deve especificar esta senha no arquivo de propriedades do Derby.
    trs.page.size O número de recursos do TRS a ser incluído em uma página. O valor padrão é 250.
    trs.enable Defina este valor como verdadeiro.
  3. Abra o arquivo derby.properties em um editor. Este arquivo está localizado no diretório dwa_install/derby.
  4. Substitua os valores de senha para os parâmetros na tabela a seguir.
    Tabela 2. Parâmetros do arquivo de propriedades Derby para TRS.
    Parâmetro Descrição
    derby.user.trs A senha para o trs.db.user que você especificou no arquivo festival.xml. O valor padrão é dwaTrsPa11word.
    derby.user.admin A senha para o administrador do banco de dados Derby. Atualmente, esse usuário não fornece funções para Rational DOORS Web Access ou o banco de dados Derby. O valor padrão é dwaTrsPa11word.
  5. Executando o arquivo em lote a seguir: dwa_install/derby.start.bat.
  6. Execute o arquivo em lote a seguir: dwa_install/derby/scripts/init_trs.bat.
  7. Ative os parâmetros do Data Change Notifications (DCN) para configurar o servidor do banco de dados do Rational DOORS para se comunicar com o broker do Rational DOORS Web Access e o servidor do Rational DOORS Web Access.
  8. Efetue o logon para Rational DOORS usando essas credenciais:
    • Nome de usuário: Usuário Funcional do LQE ou o nome do usuário funcional que você especificou no arquivo festival.xml.
    • Senha: qwert6 ou a senha de usuário funcional que você especificou no arquivo festival.xml.
  9. Abra as propriedades do banco de dados e observe que a configuração do Rational DOORS - guia Chaves Locais contém a chave do consumidor especificada no arquivo festival.xml.
  10. Registre o Rational DOORS Web Access na página Jazz Registered Applications usando o seguinte URL do Rational DOORS Web Access: install_path/dwa/public/scr.

Exemplo

A extração a seguir do arquivo festival.xml mostra um exemplo das propriedades que estão relacionadas ao TRS:
<f:property name="ForceHttpsForAuthenticationForOAuth" value="true"/> 
<f:property name="oauth.domain" value="https://[server]:[port]/dwa"/>
<f:property name="functional.user.consumer.key" value="LQE Functional User Key"/> 
<f:property name="functional.user.consumer.secret" value=qwert6"/> 
<f:property name="functional.user.name" value="LQE Functional User"/> 
<f:property name="functional.user.password" value="qwert6"/> 
<f:property name="trs.enable" value="true"/>

O que Fazer Depois

O Lifecycle Query Engine (LQE), que foi usado por um aplicativo consumidor do TRS, como o Rational Engineering Lifecycle Management (RELM), cria um índice principal (banco de dados) de dados de várias ferramentas do ciclo de vida. Cada ferramenta do provedor TRS publica seus dados por meio de um Tracked Resource Set. O LQE pode coletar ou 'indexar' os dados de cada ferramenta. Equipes podem gravar consultas (relatórios) para dados indexados na linguagem SPARQL. Quando você adiciona uma origem de dados para Rational DOORS no aplicativo de Administração LQE, certifique-se de definir os seguintes valores:
Defina os seguintes valores de tempo limite HTTP na guia Administração guia > Configuration > Propriedades Avançadas. O valor padrão é 60 segundos. AMBOS devem ser aumentados em 10 minutos, 600 segundos.
  • Tempo Limite de Conexão (mínimo): 10 minutos (600 segundos)
  • Tempo Limite de Soquete (mínimo): 10 minutos (600 segundos)

Feedback