As integrações construídas com OSLC contam com a especificação principal OSLC e uma especificação de domínio. A especificação principal descreve as técnicas de integração primárias, o uso de HTTP e RDF (Resource Description Framework) e identifica os recursos comuns que cada serviço OSLC deve suportar. As especificações de domínio são customizadas para uma área ALM particular, como gerenciamento de mudanças, gerenciamento de testes, gerenciamento de requisitos ou gerenciamento de arquitetura. As especificações de domínio são compatíveis com a especificação principal. Por exemplo, a especificação de gerenciamento de mudanças define um conjunto comum de recursos, formatos e serviços RESTful para uso nas ferramentas de gerenciamento de mudanças (consumidores) e uso pelas ferramentas do fornecedor. As especificações descrevem um conjunto de serviços e formatos para interagir com outras ferramentas de ciclo de vida, e não tentam padronizar o comportamento de uma ferramenta ou classe de ferramentas.
Para obter uma introdução e uma visão geral do planejamento e das tarefas necessárias para criar uma integração com OSLC, consulte Introdução ao OSLC (aprimorado). Os produtos Rational individuais fornecem informações sobre a ativação de OSLC. Essas informações podem ser localizadas nos centros de informações do produto, na seção sobre extensão do produto com serviços OSLC. Essa seção também fornece informações sobre tipos de link e recursos suportados que você precisa para construir uma integração.
Antes de iniciar o trabalho com especificações de OSLC, é útil estar familiarizado com o editor Eclipse Lyo e com os conceitos básicos de OSLC a seguir.
Os provedores de serviço OSLC fornecem uma implementação de serviços OSLC. Um provedor de serviços oferece aos consumidores informações para exibir o link para um recurso e visualizações detalhadas do recurso.
Um consumidor de OSLC é um aplicativo da web que usa recursos fornecidos por um provedor de serviços.
No OSLC, cada artefato no ciclo de vida é representado por um recurso HTTP que possui um URI como nome e pode ser manipulado com métodos de HTTP, como GET, PUT ou POST. Cada artefato ou recurso possui uma representação RDF que consiste em um assunto, um predicado e um objeto. Por exemplo, se você precisasse vincular de um requisito para um caso de teste, a representação RDF teria o requisito como seu assunto, o tipo de relacionamento ou tipo de link como seu predicado e o caso de teste como seu objeto, cada um identificado por uma URI.
O Eclipse Lyo é um SDK para ajudar a comunidade do Eclipse a adotar especificações OSLC (Open Services for Lifecycle Collaboration) e construir ferramentas compatíveis com OSLC. Ele inclui um kit de ferramentas de desenvolvimento de software focado em Java, um suíte de testes para ajudar a assegurar que a integração esteja em conformidade com OSLC, um aplicativo de referência com amostras funcionais e um servidor simples que pode ser usado no teste. Para obter informações adicionais sobre o Eclipse Lyo, consulte http://www.eclipse.org/lyo.