As ferramentas que usam especificações OSLC podem manter mais facilmente as integrações de ferramentas de diferentes fornecedores e compartilhar melhor as informações entre as ferramentas. Por exemplo, uma ferramenta de gerenciamento de qualidade pode se integrar melhor com um sistema de gerenciamento de mudanças para registrar e controlar os defeitos do software.
O OSLC facilita o acesso a dados sem as instalações ou configurações complexas que outras integrações às vezes requerem. Ele também reduz as incompatibilidades de ferramentas e impede que os usuários fiquem restritos a produtos ou versões de produtos específicos. O protocolo OSLC ajuda a remover barreiras entre as ferramentas no produto e no ciclo de vida do aplicativo, além de facilitar o uso de ferramentas do ciclo de vida em combinação.
As especificações OSLC são desenvolvidas por grupos de trabalho na comunidade OSLC. Para obter informações sobre a estrutura e o controle desse grupo, consulte open-services.net.
A Figura x ilustra como o OSLC suporta a integração de informações e tarefas entre as ferramentas do ciclo de vida. Os serviços de integração de plataforma fornecem capacidades adicionais em áreas como relatório, administração de projetos e centralização de informações com painéis.