Para configurar o HTTPS, você precisa de um certificado. É possível fazer um manualmente para efeitos de teste ou pode comprar um de uma autoridade de certificação confiável.
Também é preciso ter um keystore contendo o certificado do servidor. Siga as instruções de seu fornecedor do certificado para instalar seu certificado no Tomcat.
Se você estiver gerando o seu próprio certificado para propósitos de teste, é possível criar e gerenciar um keystore usando as facilidades da ferramenta principal do Java conforme documentado no Web site da Sun. Também é possível localizar recursos alternativos na Internet, que podem ajudá-lo a criar seu próprio certificado e instalá-lo no Tomcat.
Você precisa definir um novo conector no elemento Conector no arquivo server.xml para permitir o HTTPS. O arquivo server.xml está no subdiretório conf na máquina servidor.
<!-- Exclua essa linha do arquivo <Connector port="8443“ maxHttpHeaderSize="8192" maxThreads="150" inSpareThreads="25“ MaxSpareThreads="75“ enableLookups="false" disableUploadTimeout="true“ acceptCount="100" scheme="https" secure="true“ clientAuth="false" sslProtocol="TLS" keystoreFile="c:\dwaServer\keystore.ks" keystorePass="password" algorithm="IbmX509" /> --> Exclua esta linha do arquivo
Esse elemento Conector é comentado por padrão. A exclusão da linha imediatamente precedente e imediatamente seguinte ativa o elemento.
Para obter informações adicionais sobre a configuração do HTTPS e para obter outros métodos de configuração, consulte a documentação do usuário para o Tomcat.