Durante a primeira fase do projeto, os objetos são criados em cada um dos módulos e os links são criados entre os objetos. A equipe responsável pelos dados no Módulo 1 completam a primeira fase do projeto e estão prontos para passar para a fase 2. Eles criam uma linha de base do módulo no conjunto de linhas de base. Nesse ponto, os links a partir do Módulo 2 para o Módulo 1 são duplicados de modo que cada link do Módulo 2 vá para a versão atual do Módulo 1 e para a linha de base do Módulo 1, como mostra o seguinte diagrama.
Enquanto que as equipes que trabalham com o Módulo 2 e com o Módulo 3 ainda estejam trabalhando na fase 1 do projeto, elas devem criar links para as duas linhas de base e para a versão atual do Módulo 1. Quando as linhas de base são criadas para o Módulo 2 e para o Módulo 3 no conjunto de linhas de base, os links duplicados são movidos para o conjunto de linhas de base, significando que a rastreabilidade é mantida em todas as fases do projeto.
A seguinte captura de tela mostra o que acontece com os links quando uma linha de base do Módulo 2 é criada no conjunto.
Quaisquer links duplicados são movidos para o conjunto de linhas de base, de modo que os links existam entre as versões atuais dos módulos e entre as linhas de base dos módulos, mas não a partir da versão atual para a linha de base. Isso é repetido quando a linha de base do Módulo 3 é criada no conjunto. O conjunto de linhas de base fornece agora uma captura instantânea detalhada do projeto no final da fase 1 de desenvolvimento.
Um novo conjunto de linhas de base pode ser criado para a fase 2 e, em seguida, para a fase 3, e assim por diante, de modo que no final do desenvolvimento, uma figura detalhada das várias fases de desenvolvimento esteja disponível.