Backlinks e Descoberta de Link

Backlinks e descoberta de link são implementações diferentes de relacionamentos de link entre artefatos em ferramentas integradas. Em ambos os casos, as integrações são baseadas no protocolo Open Services for Lifecycle Collaboration (OSLC). Com backlinks, dois artefatos são relacionados um com o outro por meio de um par de links. Cada artefato armazena um link que aponta para o outro artefato. Com a descoberta de link, os artefatos são relacionados por meio de um único link. O artefato de origem armazena o link. A ferramenta de destino deve executar uma consulta com relação à ferramenta de origem para descobrir quais artefatos de origem têm um relacionamento de link com um artefato de destino específico.

Backlinks

Quando artefatos em diferentes ferramentas são relacionados a backlinks, ambos os artefatos detectam que estão vinculados um ao outro, porque cada um tem um link para o outro armazenado em seus dados. O relacionamento é expresso por meio do uso de dois links separados, conforme mostrado na figura a seguir.

A imagem mostra dois links entre o objeto 1 e o objeto 2.

Nesse tipo de relacionamento de vinculação, não é necessário concluir operações extras, como executar uma consulta, para descobrir a rastreabilidade. Entretanto, você deve assegurar a simetria e a integridade dos dados vinculados. Por exemplo, se remover um link da Ferramenta A, você deverá assegurar que o link correspondente seja removido da Ferramenta B.

Descoberta de Link

Quando a descoberta de link é usada para vincular artefatos, cada relacionamento é expresso por meio do uso de um link de um artefato de origem para um artefato de destino. A ferramenta que contém os artefatos de origem é consultada pela ferramenta que contém o artefato de destino para determinar quais artefatos estão vinculados.

A consulta é uma operação complementar. Por exemplo, mesmo se a Ferramenta A tiver um conjunto de links que apontam para a Ferramenta B, para concluir uma análise de rastreabilidade completa, a Ferramenta A deverá executar uma consulta para saber o que está vinculado da Ferramenta B.

A imagem mostra um link da Ferramenta A para a Ferramenta B e um link descoberto da Ferramenta B para a Ferramenta A.

Nesse tipo de relacionamento de vinculação, você não precisa de uma ferramenta para atualizar a outra quando links são incluídos ou removidos. No entanto, para determinar a rastreabilidade, você deve concluir operações extras. Para concluir essas operações, normalmente você deve se autenticar para o banco de dados do usuário de outra ferramenta e pode precisar de uma licença.

Implementação de Link para OSLC Versões 1 e 2

Para integrações baseadas na especificação OSLC versão 1, backlinks são usados para links entre IBM® Rational DOORS e domínios Quality Management (QM) e Configuration Management (CM). A imagem a seguir mostra backlinks para a integração com as ferramentas QM e CM.

A imagem mostra backlinks para IBM Rational Quality Manager, IBM Rational Team Concert, IBM Rational ClearCase e IBM Rational ClearQuest.

Para integrações baseadas em especificação OSLC versão 2, backlinks são usados com as ferramentas nos domínios QM e CM. A descoberta de link é usada com outras ferramentas no Requirements Management (RM) e com o domínio Architecture Management (AM). Quando Rational DOORS é integrado a outra instalação do Rational DOORS, eles são vinculados por meio do uso de backlinks. A imagem a seguir mostra esses relacionamentos de link.

A imagem mostra a implementação de vinculação para integração com as ferramentas QM, CM, RM e AM.

*Links entre Rational DOORS e IBM Rational Rhapsody Design Manager ou IBM Rational Software Architect Extension for Design Management são sempre armazenados no aplicativo Design Management, mesmo se foram criados no Rational DOORS.


Feedback