Em projetos complexos, várias equipes trabalham em paralelo em um conjunto de dados. Por exemplo, você poderá ter um documento de requisitos do usuário, um documento de requisitos do sistema e documentos de teste, todos interdependentes. Da maneira ideal em um ciclo de vida de projeto, os documentos passam por diversas fases incrementais, em que cada fase é concluída e efetuado sign off antes do início da próxima fase. Como exemplo, os analistas criam os requisitos do usuário para a fase 1. Esses requisitos são a base dos requisitos do sistema que os engenheiros criam e dos testes que o testador desenvolve. Quando esse processo é concluído e os resultados são aprovados, o projeto é movido para a próxima fase incremental. Em seguida, o processo é iniciado novamente.
Entretanto, em ambientes de produção, é improvável que o processo seja executado assim tão facilmente. Inevitavelmente, os analistas concluem a fase 1 antes dos engenheiros, e os engenheiros concluem a fase 1 antes dos testadores. Esse ciclo cria um dilema para os gerentes de projeto. Eles devem decidir se as equipes que estão prontas para avançar podem ir para a próxima fase do projeto ou devem aguardar até que todas as equipes estejam prontas.
Na maioria dos projetos, o tempo é um fator de decisão e o projeto deve continuar. Mas continuar antes que todas as equipes estejam prontas pode levar a erro e aumentar a dificuldade de planejamento e gerenciamento do projeto. No IBM® Rational DOORS, esse problema é resolvido, uma vez que conforme as equipes concluem uma fase, elas podem mover-se para a seguinte; deixando um registro somente leitura da fase concluída. As outras equipes podem acessar e criar links para esses informações. Conforme as várias equipes preenchem os documentos associados a essa fase, elas podem incluí-los no conjunto.
Como membro da equipe, você cria relacionamentos entre os requisitos de seu projeto criando links em em seguida rastreia esses links para controlar as mudanças no projeto. Essa rastreabilidade identifica como as mudanças afetam os requisitos aos quais elas estão vinculadas.
Por causa da rastreabilidade inteligente ao final de um marco, você faz um registro não apenas dos requisitos, mas dos relacionamentos entre eles. Você também pode efetuar sign off dos documentos que fazem parte da mesma fase incremental em diferentes horários e rastrear essa atividade. Essa capacidade torna mais fácil o planejamento e o gerenciamento do projeto, além de aprimorar a clareza do histórico do projeto.
Para implementar a rastreabilidade inteligente, use conjuntos de linhas de base. Uma linha de base é a captura instantânea somente leitura de um módulo. É possível criar uma linha de base de um módulo individual ou de um grupo de módulos como um conjunto de linhas de base. Um conjunto de linhas de base é um grupo de linhas de base que você deseja tratar como unidade única para propósitos de planejamento e gerenciamento. Para manter a rastreabilidade inteligente em seu projeto, use conjuntos de linhas de base quando criar linhas de base de módulos.
Dica: é possível também usar conjuntos de linha de base para reduzir as tarefas administrativas, criando uma linha de base de um grupo grande de módulos ao mesmo tempo.