Links padrão associam requisitos uns com os outros no mesmo banco de dados. Links externos associam requisitos em um banco de dados Rational DOORS com uma entidade ou recurso que está fora do banco de dados Rational DOORS atual. Os links de colaboração associam requisitos com artefatos em uma solução do Rational para o Collaborative Lifecycle Management (CLM) e outros aplicativos do ciclo de vida.
Para obter informações sobre links, veja este vídeo no YouTube: IBM Rational DOORS - Linking and traceability.
Por exemplo, o departamento de engenharia avisa que não pode entregar a bateria de energia solar que você estava esperando. Você pode rastrear os links do objeto bateria de volta até os requisitos que dependem dele. Os links podem ser rastreados para adiante até os outros recursos que dependem de uma bateria solar. É possível ver rapidamente o impacto completo de não se ter uma bateria solar. Pode-se tomar uma decisão informada se deve ser usada uma bateria convencional ou investir mais para fornecer uma bateria solar.
Você usa links externos para criar um link a partir de um objeto do Rational DOORS para uma entidade ou recurso que está fora do banco de dados Rational DOORS atual. Por exemplo, é possível criar um link externo para um web site ou para um banco de dados diferente do Rational DOORS. Links externos podem ser marcados como URLs. Onde um link externo for uma URL, ele é tratado como um hyperlink e é aberto pelo navegador padrão.
Um link externo é um link unidirecional para o recurso ao qual se refere. Nenhum link correspondente é criado no recurso. É possível criar um link no recurso de volta ao objeto do Rational DOORS inserindo a URL do Rational DOORS no recurso.
Para obter informações sobre URLs do Rational DOORS, consulte URLs do Rational DOORS.
Cria-se links de colaboração a partir de um objeto do Rational DOORS para artefatos nos aplicativos de gerenciamento de mudanças, gerenciamento de qualidade, gerenciamento de requisitos e gerenciamento de design na solução do Rational para CLM e outros aplicativos de ciclo de vida. A integração com esses aplicativos deve ser configurada usando o compartilhamento de dados OSLC, conforme descrito em Integrando Dados de Requisitos com outros Tipos de Dados Usando OSLC.
Esses são links entre objetos no Rational DOORS e artefatos em aplicativos de Gerenciamento de Mudanças, como o IBM Rational Team Concert.
Esses são links entre objetos no Rational DOORS e artefatos em aplicativo de Gerenciamento de Qualidade, como o IBM Rational Quality Manager.
Estes são links entre objetos no Rational DOORS e artefatos em aplicativos de Gerenciamento de Requisitos, como IBM Rational DOORS Next Generation.
Estes são links entre objetos no Rational DOORS e modelos e recursos em aplicativos Design Management.
Ao posicionar o cursor sobre um link de colaboração, uma janela de visualização será exibida mostrando um resumo do artefato.
Algumas linhas de base de módulo exibem setas de link com estrutura colorida e centro oco:
. Essas setas significam links para e de módulos que não estão na mesma definição de conjunto de linhas de base. Para obter informações sobre definições do conjunto de linhas de base, consulte Definições do conjunto de linhas de base e conjuntos de linhas de base.
As setas de link podem ser desativadas. Se não conseguir ver nenhuma seta de link, clique em
.Para obter mais informações sobre vinculação e rastreabilidade, consulte os tópicos abaixo e este vídeo no youtube.com: IBM Rational DOORS: Linking and traceability.