Iniciando o servidor de banco de dados em sistemas Linux

Quando o servidor de banco de dados do Rational DOORS inicia em uma máquina Linux, ele lê as informações de configuração das variáveis de ambiente. É possível usar os comutadores da linha de comandos no comando doorsd para substituir as variáveis de ambiente.

Sobre Esta Tarefa

Tabela 1. Variáveis de ambiente e comutadores de linha de comandos para o servidor de banco de dados do Rational DOORS em uma máquina Linux.
Variável de ambiente Comutador (abreviatura) Descrição
PORTNUMBER -portnumber (-p) O número da porta usada pelo servidor. Por padrão, ela é 36677.

Para alterar o número da porta que o servidor usa, altere o valor da variável de ambiente PORTNUMBER.

Se desejar usar temporariamente uma porta diferente, use o comutador -portnumber na linha de comandos.

Não use um número da porta menor que 1000 ou o servidor deverá executar no modo privilegiado (como root). Não execute o servidor no modo privilegiado.

SERVERDATA -serverdata (-s) O local dos dados do Rational DOORS. Inclua o caminho completo para a pasta em que os arquivos de banco de dados estão armazenados.
Rational DOORSHOME -home (-h) O diretório inicial do Rational DOORS. Inclua o caminho completo para a pasta na qual o Rational DOORS foi instalado (a pasta que possui uma pasta de compartimento que contém o arquivo doorsd).
Ao iniciar o servidor de banco de dados do Rational DOORS, é possível configurá-lo para registrar a atividade do banco de dados. Em uma máquina Linux, esses são comutadores para o comando doorsd, conforme descrito na tabela a seguir.
Tabela 2.
Comutador (abreviatura) Parâmetro Descrição
-logfile (-l) Caminho para um arquivo O caminho para o arquivo onde os logs do servidor serão gravados.
-loglevel (-L) Números Inteiros de 1 a 6 O nível de criação de log. Em que 1 é o nível mais inferior e 6 é o nível mais detalhado.

Procedimento

  1. Efetue login no computador como o usuário proprietário do Rational DOORS. Especifique o proprietário do Rational DOORS ao instalar o Rational DOORS. Esse usuário possui o diretório de dados e todos os arquivos nele.
  2. Mude o diretório de trabalho para $Rational DOORSHOME/bin.
  3. Insira o comando ./doorsd. Se desejar substituir as configurações de variável de ambiente, use os comutadores de linha de comandos.

Feedback