Glossário

Este glossário fornece termos e definições para software e produtos IBM® Rational DOORS.
As referências cruzadas a seguir são usadas nesse glossário:
  • Consulte o encaminha de um termo não preferencial para um termo preferencial ou de uma abreviação para o formato soletrado.
  • Consulte também o encaminha para um termo relacionado ou contrastante.

Para outros termos e definições adicionais, veja o website IBM Terminology (abre em uma nova janela).

A

controle de acesso
Em segurança de computador, o processo de assegurar que os usuários podem acessar somente os recursos de um sistema de computadores aos quais eles estejam autorizados.
direito de acesso
Uma designação dos direitos que os usuários possuem, como ler, modificar, criar, excluir e administrar (RMCDA).
usuário administrador
Uma conta do usuário que efetua bypass em todas as verificações de direitos de acesso. Essa conta é usada apenas quando for extremamente necessário, como em tarefas de configuração iniciais ou se nenhum outro usuário puder efetuar login.
ALM
Consulte gerenciamento de ciclo de vida do aplicativo.
antipadrão
Um padrão de processo inferior que os times seguem ou uma solução de design que os times comumente criam. Antipadrões são usados para reforçar planejamento melhor e fornecer um ponto de referência de solução de problema.
gerenciamento de ciclo de vida do aplicativo (ALM)
Um processo iterativo e contínuo de coordenação de pessoas, processos e ferramentas em atividades de software, com o objetivo de entregar um projeto de software. Esse processo envolve planejamento e gerenciamento de mudança, definição e gerenciamento de requisitos, gerenciamento de arquitetura, gerenciamento de configuração de software, automatização de construção e implementação, segurança de aplicativo e gerenciamento de qualidade. Os recursos desse processo incluem rastreabilidade entre artefatos de ciclo de vida, definição e execução do processo e relatório.
archive
Uma cópia de backup de um modelo ou projeto que pode ser armazenada em qualquer computador e restaurada para um banco de dados.
artefato
Uma entidade usada ou produzida por um processo de desenvolvimento de software. Exemplos de artefatos são modelos, arquivos de origem, scripts e arquivos executáveis binários. Consulte também linha de base, componente.
atributo
Informações descritivas que fornecem importantes detalhes sobre um módulo, requisito, discussão ou elemento.
definição de atributo
Um objeto que os usuários criam para armazenar informações além dos atributos do sistema onde os dados são armazenados.
DXL de atributo
Uma linguagem de script que usa um programa DXL para calcular o valor de um atributo. Uma pessoa pode usar esse atributo em diversas colunas e visualizações.
tipo de atributo
A especificação em uma definição de atributo do tipo de dados que podem ser armazenados em uma instância de um atributo. Exemplos incluem tipos de dados simples, como cadeias ou números, bem como tipos de dados mais complexos, como moeda e data.
banco de dados ausente
Um banco de dados no qual uma partição é importada e visualizada ou editada antes de ser retornada para o banco de dados inicial.

B

vinculação de volta
Um processo no qual dois links são usados para definir um relacionamento entre artefatos em diferentes produtos. Nenhum dos produtos deve consultar informações de rastreabilidade porque essas informações são fornecidas por um link em cada produto. Consulte também descoberta de link.
linha de base
  1. Uma cópia somente leitura de um módulo que contém o histórico do módulo até o momento em que a linha de base foi criada.
  2. Uma configuração não editável ou congelada de um ou mais componentes que corresponde a algum estado significativo de seus artefatos. As linhas de base são úteis para permitir que uma equipe trabalhe com uma configuração conhecida ou como um estado inicial para algum novo fluxo de trabalho. Consulte também artefato, componente.
comparação de linha de base
Uma lista que exibe as diferenças entre quaisquer duas linhas de base do mesmo módulo e inclui objetos que foram modificados, incluídos ou excluídos.
conjunto de linhas de base
Um grupo de linhas de base que são tratadas como uma única unidade para propósitos de planejamento e gerenciamento de projeto.
tipo base
Um tipo de dados que controla o tipo de dados que pode ser inserido em um atributo. Por exemplo, uma definição de atributo que é criada usando o tipo de base Data somente pode armazenar valores de data.
modo lote
Uma opção de linha de comandos que permite ao Rational DOORS iniciar sem a interface gráfica com o usuário (GUI), executar um programa DXL especificado e, depois, parar. O produto inicia ultrapassando a tela de login e o explorador de banco de dados.

C

capacidade
Uma função ou recurso que é disponibilizado por um aplicativo, ferramenta ou produto.
CCM
Consulte gerenciamento de configuração e mudança.
certificado
Na segurança do computador, um documento digital que une uma chave pública à identidade do proprietário do certifcado, dessa forma possibilitando que o proprietário do certifcado seja autenticado. Um certificado é emitido por uma autoridade de certificação e é assinado digitalmente por essa autoridade.
gerenciamento de configuração e mudança (CCM)
Uma abordagem sistemática para estabelecer e manter o desempenho consistente de um sistema ou produto por todo o seu ciclo de vida e para gerenciar efetivamente as mudanças nesse produto ou sistema.
barra de mudanças
Um indicador que exibe quando um objeto foi mudado pela última vez.
sistema de proposta de mudança
Um sistema que permite aos usuários revisar módulos e sugerir mudanças para eles.
componente
Uma unidade de organização que consiste em um conjunto reutilizável de artefatos de engenharia. Consulte também artefato.
compactar
Para ocultar objetos dentro de uma hierarquia de dados. Um sinal de mais é usado em uma seção compactada para indicar que objetos estão ocultos.
compressão
A ação de ocultar itens filhos de um objeto selecionado quando a visualização em estrutura de tópicos é selecionada.
link de conteúdo
Um link de hipertexto simples em rich text ou artefatos gráficos que fornece apenas navegação. Consulte também link de rastreio.
usuário customizado
Um tipo de usuário que tem as mesmas permissões de um usuário padrão mais a habilidade para criar projetos, dados do archive, dados de partição, criar grupos, criar usuários ou gerenciar o banco de dados.

D

ponto de verificação de decisão
Na metodologia de controle de projeto IBM Integrated Project Development (IPD), um ponto no qual a equipe decide confirmar trabalho adicional. Acrônimo: DCP. Por exemplo, o Plano DCP é o ponto no qual uma equipe de produto confirma planos para os negócios, incluindo requisitos de nível de recurso a serem entregues.
excluir
Marcar um item para ser eliminado do banco de dados.
discussão
Um mecanismo para revisores trocarem visões sobre o conteúdo de um módulo ou um objeto, dentro do próprio módulo ou objeto.
modo de documento
Um modo de exibição padrão para módulos formais. Os dados são exibidos em uma tabela com linhas e colunas.
DOORS extension language (DXL)
Uma linguagem de script usada no Rational DOORS.
conjunto duplicado
Um conjunto que consiste em uma proposta de mudança primária e qualquer número de duplicatas. Em um conjunto duplicado, apenas a proposta de mudança principal é revisada e aplicada.
DXL
Consulte DOORS extension language.
Biblioteca DXL
Uma biblioteca de programas DXL que pode ser usada para manipular e gerenciar dados do Rational DOORS. A biblioteca inclui programas e modelos de exemplo. Programas DXL definidos pelo usuário também podem ser armazenados na biblioteca DXL.

E

seção editável
Uma seção de objetos em um módulo que não herda acesso do pai e pode ser bloqueada e editada separadamente de outros objetos quando o módulo é aberto em modo de edição compartilhável.
assinatura eletrônica (ESIG)
Um registro incluído nas mensagens de correio, nos campos ou seções, que verifica se a pessoa que originou a mensagem é o autor e se ninguém corrompeu os dados.
ESIG
Consulte assinatura eletrônica.
expand
Exibir informações reduzidas sob um nome de categoria ou um documento-pai.
link externo
Uma conexão de um objeto para uma entidade de recurso que está fora do banco de dados Rational DOORS.

F

favorito
Um projeto, pasta ou módulo que é usado frequentemente e armazenado em uma lista específica.
filtro
Um dispositivo ou programa que separa dados, sinais ou material de acordo com os critérios especificados.
pasta
Uma coleção nomeada de módulos relacionados que podem ser recuperados, movidos e de alguma forma manipulados como uma entidade.
módulo formal
Um módulo que armazena objetos e seu atributo e informações de link associados.

G

modo de gráficos
Um modo de exibição alternativo para módulos formais. A estrutura do módulo é exibida como uma árvore e cada objeto no módulo é representado como uma caixa mostrando um atributo selecionado.
grupo
Uma organização lógica de usuários cuja associação permite que eles executem as mesmas atividades ou forneçam a mesma autoridade para acessar recursos.

H

título
Um artefato em um módulo que é automaticamente numerado e exibido proeminentemente. Uma melhora prática para os títulos é que eles sejam do seu próprio tipo de artefato.
histórico
As mudanças gravadas em módulos e objetos, que podem ser visualizadas nas folhas de propriedades do módulo e do objeto.
banco de dados inicial
Um banco de dados no qual uma definição de partição é criada. Esse é o banco de dados no qual a cópia principal dos dados é armazenada.

I

análise de impacto
A identificação de como uma mudança em um item afeta outros itens relacionados.
herança
O processo de passar direitos de acesso para um item filho a partir de um item pai por padrão.
valor herdado
Um valor de atributo que é herdado do objeto-pai por um objeto-filho.
link-entrada
Um link para um objeto em um módulo a partir de outro objeto no mesmo módulo, ou a partir de um objeto em um módulo diferente no banco de dados.
edição no local
Uma função na qual objetos, gráficos ou tabelas podem ser editados sem sair do aplicativo atualmente ativo.

K

keystore
Na segurança, um arquivo ou placa criptográfica de hardware onde as identidades e as chaves de segurança são armazenadas, para fins de autenticação e criptografia. Alguns keystores também contêm chaves confiáveis ou públicas.

L

tipo de especificador de rótulo
Um tipo de atributo enumerado que o usuário seleciona para configurar assinaturas eletrônicas. O tipo de atributo enumerado é composto dos valores dos quais os signatários podem escolher.
DXL de layout
Um layout que usa um programa DXL para calcular valores que são, então, mostrados em uma coluna, tipicamente para construir relatórios de análise de impacto ou rastreabilidade. O programa DXL está associado a uma coluna, não a um atributo.
nível
Em um banco de dados, as dependências verticais sucessivas em uma estrutura hierárquica.
Lifecycle Query Engine
Um componente que indexa e procura ativos que são armazenados em qualquer ferramenta que possa suportar a especificação Tracked Resource Set (TRS).
link
Uma indicação bidirecional de dependência entre dois ou mais requisitos no mesmo módulo ou em módulos diferentes.
descoberta de link
Uma capacidade que permite que aplicativos externos que estão integrados com o Rational DOORS localizem links OSLC no Rational DOORS e os tornem visíveis nos aplicativos externos. Consulte também vinculação de volta.
dados vinculados
Um método de publicação de dados estruturados para que seja possível vinculá-los a outros conjuntos de dados e a partir deles.
conjunto de links
Uma divisão de informações em cada módulo que contém informações sobre os links de um módulo específico para outro.
emparelhamento de conjuntos de links
Uma especificação para a qual o módulo de link deve ser usado quando os links são criados entre certos módulos.
explorador de links
Uma capacidade para visualizar relacionamentos entre artefatos e modificar esses relacionamentos.

M

módulo
Um documento estruturado que é composto de diversos artefatos do requisito. A estrutura pode ser criada em um módulo modificando a ordem e a hierarquia dos artefatos.

O

objeto
Uma parte autocontida de informações em um módulo que pode ser disposta em uma hierarquia e vinculada para mostrar dependências.
Open Services
Consulte Open Services for Lifecycle Collaboration.
Open Services for Lifecycle Collaboration (Open Services, OSLC)
Uma comunidade aberta que facilita a colaboração e a padronização ao longo do ciclo de vida de entrega de software construindo especificações práticas para integração de software.
OSLC
Consulte Open Services for Lifecycle Collaboration.
estruturação de tópicos
Um método de redução da quantidade de texto que é exibida em um módulo para que a estrutura do módulo possa ser vista claramente.
link de saída
Um link de um objeto em um módulo para outro objeto no mesmo módulo, ou de um objeto em um módulo diferente no banco de dados.

P

pacote
Um conjunto de tarefas que uma pessoa tem permissão para executar.
Partição
Uma parte replicada de um banco de dados inicial que contém módulos que podem ser editados ou visualizados em qualquer banco de dados Rational DOORS e, depois, retornados para o banco de dados inicial.
definição da partição
Uma especificação dos módulos a serem incluídos em um arquivo de partição. Ela define o acesso que é permitido a cada módulo na partição e o acesso que é permitido para os atributos e visualizações em cada um desses módulos.
projeto
Uma coleção organizada usada para agrupar pastas ou pacotes. Os projetos são usados para construção, gerenciamento de versão, compartilhamento e organização de recursos relacionados a um único esforço de trabalho. Consulte também Módulo.
gerente de projeto
Um tipo de usuário do Rational DOORS que pode executar um conjunto limitado de tarefas de gerenciamento.
proposta
Um item que sugere uma mudança para um objeto em um módulo.
limpar
Para excluir permanentemente um item de um banco de dados.

Q

QM
Consulte gerenciamento de qualidade.
gerenciamento de qualidade (QM)
Uma abordagem sistemática para construir qualidade em uma solução e avaliar a qualidade de distribuíveis e processos por todo o ciclo de vida de um projeto.

R

marcação redline
Uma função no Rational DOORS que destaca ambos os textos, inserido e excluído.
formato reportável
Um conjunto de condições definidas pelo usuário que define quais atributos e tipos de link estão disponíveis para uso por ferramentas de relatório externas.
repositório
Uma área de armazenamento persistente para dados e outros recursos de aplicativo.
gerenciamento de requisitos (RM)
Uma abordagem sistemática para extrair, organizar e documentar os requisitos de um sistema e estabelecer e manter acordo entre o cliente e a equipe do projeto sobre mudanças nesses requisitos.
Gerenciamento de Requisitos em Formato Rich Text (RM-RTF)
O formato nativo de requisitos textuais no sistema RM.
recurso
Consulte artefato.
RM
Consulte gerenciamento de requisitos.
RM-RTF
Consulte Gerenciamento de Requisitos em Formato Rich Text.

S

visualização de rolagem
Uma pequena exibição gráfica da estrutura geral de um módulo, incluindo o local atual do cursor. A visualização de rolagem é exibida quando a barra de rolagem é movida em um módulo.
Secure Sockets Layer (SSL)
Um protocolo de segurança que fornece privacidade de comunicação. Com o SSL, aplicativos cliente/servidor podem se comunicar de uma maneira que seja projetada para evitar bisbilhotagem, adulteração e falsificação de mensagem.
auto-hospedagem
  1. Para usar uma ferramenta enquanto ela estiver sendo desenvolvida antes de tornar essa ferramenta disponível aos clientes de maneira geral. Auto-hospedar uma ferramenta é uma melhor prática de desenvolvimento porque ela pode promover a melhoria da qualidade e usabilidade do produto.
  2. Uma ferramenta que é usada enquanto ainda está sendo desenvolvida. Equipes podem usar uma auto-hospedagem para melhorar a qualidade e usabilidade de uma ferramenta antes de disponibilizá-la aos clientes de maneira geral.
edição compartilhável
Um método de edição no qual os usuários podem bloquear diferentes seções no mesmo módulo e editar essas seções.
smart card
Um token inteligente que é incorporado com um chip de circuito integrado que fornece capacidade de memória e recursos computacionais.
SSL
Consulte Secure Sockets Layer.
link suspeito
Uma indicação de mudança para um objeto que faz parte da cadeia de links dentro ou fora do objeto atual.
atributo de sistema
Um atributo que é automaticamente gerado quando um módulo ou objeto é criado.

T

TLS
Consulte Transport Layer Security.
link de rastreio
Um hiperlink que transmite relacionamentos entre os artefatos que ele vincula como dependência, origem, derivação, implementação ou validação. Links de rastreio têm tipos de link que são definidos por uma especificação de Serviços Abertos para Colaboração de Ciclo de Vida ou por um projeto. Consulte também link de conteúdo.
tracked resource set (TRS)
O conjunto de recursos em uma coleção finita de artefatos, expressos como um conjunto de membros (uma base) e um log de mudanças.
Segurança da Camada de Transporte (TLS)
Um conjunto de regras de criptografia que usa certificados e chaves de criptografia verificados para comunicações seguras na Internet. TLS é uma atualização para o protocolo SSL.
TRS
Consulte tracked resource set.

U

recuperar
Para restaurar um item para o banco de dados.

V

visualização
Um subconjunto de informações que podem ser exibidas por meio da aplicação de filtros ou classificação.

W

conjunto de trabalhos
Um conjunto de condições definidas pelo usuário que define quais projetos, pastas e módulos estão disponíveis para uso por ferramentas de relatório externas.
área de trabalho
Um contexto que contém uma coleção de artefatos que um usuário com a permissão apropriada pode modificar.

Feedback