Exercício 3: Visualizando a Referência do Modelo de Domínio nas Propriedades do Projeto Design

Antes de iniciar, você deve concluir o Exercício 2: Importando os Recursos Requeridos .

Neste exercício, você visualizará a referência para o modelo de domínio de amostra (Domain Model.ddm) nas propriedades do projeto Design. Quando você inclui referências de modelo de domínio nas propriedades do projeto de design de dados, os tipos de domínio ficam disponíveis para seleção quando você cria modelos de dados lógicos ou físicos neste projeto. Neste caso, o modelo de domínio também é armazenado no projeto, mas você também pode referenciar modelos de domínio que são armazenados em outros projetos. Referências cruzadas entre projetos permitem que os membros da equipe façam referência ao mesmo modelo de domínio em vários projetos.

Para visualizar a referência do modelo de domínio nas propriedades do projeto Design:

  1. Selecione o projeto Design no Data Project Explorer.
  2. Na visualização Propriedades, clique na guia Referências de Domínio.

    Você deve visualizar /Design/Domain Model.ddm na lista Arquivos de Modelo de Domínio. Opcionalmente, você pode incluir mais referências de domínio nas propriedades do projeto clicando em Incluir e procurando por outros arquivos de modelo de domínio.

    Captura de tela mostrando o modelo de domínio na visualização Propriedades do projeto Design, conforme descrito.

    Como estas referências de domínio estão especificadas, você pode selecionar domínios atômicos que estão neste modelo de domínio quando você criar novos objetos de modelo de dados lógicos ou físicos neste projeto. Você pode visualizar os objetos de modelo de domínio que estão disponíveis na visualização Propriedades.

  3. No Data Project Explorer, expanda o nó HR.ldm e o nó de entidade DEPT.
  4. Selecione o objeto de atributo DEPT_NAME e clique na guia Tipo na visualização Propriedades.
  5. Abra a lista Tipo de Dados e observe que a lista de tipos de dados disponíveis inclui os domínios atômicos que estão no arquivo Domain Model.ddm.

Agora você está pronto para iniciar o Exercício 4: Transformando o Modelo de Dados Lógico em um Modelo de Dados Físico.