Exercício 5: Incluindo uma Transformação em um Elemento no Modelo de Mapeamento

Este exercício ensina como transformar um elemento de origem para compatibilidade com um elemento de destino.

Antes de iniciar este exercício, será necessário concluir o Exercício 4: Localizando Relacionamentos entre Elementos de Origem e de Destino.

Para incluir transformação em um elemento no modelo de mapeamento:

Após utilizar a função de descoberta para localizar relacionamentos entre os elementos de seu modelo de mapeamento, siga estas etapas para incluir uma transformação em um elemento de origem, para que ele seja compatível com os elementos de destino.
  1. Clique com o botão direito na linha de mapeamento entre /SAMPLE/SAMP/DEPARTMENT/DEPTNO e /SAMPLE/SAMP/PROJECT/DEPTNO/DEPTNO no editor de mapeamento. Esses elementos parecem ter uma correspondência perfeita. Você poderá verificar isto selecionando Propriedades a partir do menu drop down. A página de propriedades contém informações úteis sobre a coluna de origem e a coluna de destino. Neste exemplo, o tipo de dados DEPTNO é CHAR tanto na origem como no destino.
  2. Mas, para assegurar que todos os números de departamento possuam caracteres em minúsculas, inclua uma função de minúsculas no elemento. Clique com o botão direito do mouse na linha de mapeamento entre /SAMPLE/SAMP/DEPARTMENT/DEPTNO e /SAMPLE/SAMP/PROJECT/DEPTNO/DEPTNO.
  3. Selecione Transformar->Incluir para abrir o assistente Construtor de Expressões.
  4. No campo Funções, expanda as funções de Cadeia. Dê um clique duplo na função LCASE(VARCHAR). A função LCASE aparece no campo Expressão de Transformação como LCASE().
  5. Clique no parênteses da função para alterar o foco. Em seguida, dê um clique duplo no elemento DEPTNO no campo Colunas. A coluna DEPTNO será exibida nos parênteses.
    O Construtor de Expressões com a função de minúsculas inclusa..
  6. Clique em OK.
  7. A linha de mapeamento mudará para mostrar que a transformação foi incluída:
    O hub na linha de mapeamento irá mudar quando você incluir uma transformação, filtro, expressão de classificação ou condição de junção.

O editor de mapeamento exibe uma representação visual dos relacionamentos mapeados. Agora você está pronto para iniciar o Exercício 6: Salvar o Modelo de Mapeamento.