< Anterior | Próximo >

Configurando o Ambiente

Neste exercício, você irá abrir a perspectiva Dados e visualizar as preferências de dados. A perspectiva Dados no workbench é o local onde você executará todo o seu trabalho neste tutorial.
A perspectiva Dados consiste em diversas visualizações padrão, incluindo: Tal como em qualquer perspectiva no workbench, você pode customizar a perspectiva Dados para incluir outras visualizações ou excluir estas ou outras visualizações padrão.

Neste tutorial você irá utilizar as visualizações padrão da perspectiva Dados.

Se você for novo no ambiente de trabalho do Eclipse, consulte o tutorial do ambiente de trabalho para obter informações detalhadas sobre como configurar e utilizar as visualizações e perspectivas do Eclipse.

Para configurar o ambiente:

  1. Abra a perspectiva Dados.
    1. Clique em Janela (Window) > Abrir Perspectiva (Open Perspective) > Outra (Other) na barra de menu principal.
    2. Na janela que é aberta, selecione Dados (Data), em seguida, clique em OK. Se você não vir Dados (Data) na lista, clique em Mostrar Tudo (Show all).
    A perspectiva Dados é aberta com as visualizações padrão. Se você não tiver criado quaisquer projetos de dados anteriormente, o Data Project Explorer estará vazio. Em uma lição posterior, você criará um projeto de desenvolvimento de dados que será exibido no Data Project Explorer. Se você tiver o banco de dados DB2 SAMPLE configurado, deverá ver uma conexão off-line com ele no Data Source Explorer. Em uma lição posterior, você vai configurar uma conexão com o banco de dados SAMPLE; por enquanto, apenas observe onde as conexões com o banco de dados são exibidas no Data Source Explorer.
    Captura de tela mostrando o Data Source Explorer, conforme descrito nas últimas etapas.
  2. Visualizar preferências de dados. Você pode customizar as configurações do ambiente de trabalho para o desenvolvimento de dados na janela Preferências. Neste tutorial, você visualizará as preferências mas não irá alterá-las.
    1. Clique em Janela (Window) > Preferências (Preferences) na barra de menu principal.
    2. Expanda o nó Geral e visualize as páginas de preferências neste nó. Você pode utilizar essas páginas para configurar preferências para aparência, editores e outras configurações gerais. Nesse caso, você mantém os padrões.
    3. Voltando na lista de páginas de preferência, expanda o nó Gerenciamento de Dados e, em seguida, expanda o nó Procedimentos Armazenados e Funções Definidas pelo Usuário para ver as opções disponíveis. Existem várias páginas de preferências associadas com o desenvolvimento de dados. Visualize as páginas sob o nó Procedimentos Armazenados e Funções Definidas pelo Usuário para ver as opções disponíveis. Para cada tipo de rotina, você configura preferências de implementação e depuração nessas páginas. Neste tutorial, você não precisa modificar nenhuma preferência.
      Captura de tela mostrando o Data Source Explorer com a conexão com o banco de dados Derby SAMPLE, conforme descrito nas últimas etapas.
    4. Voltando para a lista de páginas de preferências, expanda o nó Executar/Depurar e clique em DB2 Stored Procedure Debugger para ver as opções disponíveis para depuração de procedimento armazenado. Em um exercício posterior, você modificará essas preferências. Por enquanto, mantenha os padrões.
    5. Clique em OK para fechar a janela Preferências.

Feedback