< Anterior | Próximo >

Criando uma Instrução SELECT com Tabelas

Neste exercício, utilize o SQL Query Builder para criar uma instrução SELECT para o banco de dados VIDEOS, incluir as tabelas de banco de dados necessárias e, em seguida, designar aliases para cada uma das tabelas.

Criando uma instrução SELECT

Você pode criar uma instrução SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, FULLSELECT ou WITH, selecionando o tipo de instrução na janela Novo Script SQL ou XQuery. Agora você criará uma instrução SELECT para o banco de dados VIDEOS.

Para criar uma instrução SELECT:

  1. Na visualização Data Project Explorer, clique com o botão direito na pasta Scripts SQL no projeto VideoStoreProject e, em seguida, clique em Novo > Script SQL ou XQuery.
  2. Na janela Novo SQL ou XQuery Script, digite customerRentals para o nome da instrução.
  3. Em Editar utilizando, selecione a opção SQL Query Builder. O tipo de instrução SELECT é selecionado por padrão.
  4. Clique em Concluir
A instrução SELECT é criada a partir do modelo e abre no SQL Query Builder, conforme mostrado aqui:

Modelo de instrução SELECT no SQL Query Builder

O SQL Query Builder tem três áreas de janela:

Origem SQL (SQL Source)
A área de janela superior mostra a origem SQL para sua instrução enquanto ela está sendo construída.
Tabelas (Tables)
A área de janela do meio mostra as tabelas e as colunas de tabela que estão incluídas na instrução.
Design
A área de janela inferior é utilizada para fornecer detalhes para as cláusulas de instrução. Esta área de janela é alterada dependendo do tipo de instrução que está sendo editado.

Você utilizará todas essas áreas de janela por todo este tutorial.

Além da visualização do Data Project Explorer, você pode utilizar as três visualizações a seguir com o SQL Query Builder:

Contorno (Outline)
Mostra a instrução na qual você está trabalhando atualmente. Para instruções mais complexas como WITH e FULLSELECT que podem incluir, por exemplo, subseleções e expressões de tabela comum, a visualização Contorno mostra a estrutura da instrução.
Data Source Explorer
Cada conexão de dados definida é mostrada nesta visualização. Você pode utilizar a pasta Tabelas sob uma conexão como uma origem para incluir tabelas em uma instrução SQL no SQL Query Builder.
Resultados SQL
Mostra as mensagens, parâmetros e resultados que estão relacionados à execução de sua instrução SQL.

A instrução SELECT que você criou já está aberta no SQL Query Builder, portanto, você pode continuar a construí-la. Você está criando apenas uma instrução SELECT neste tutorial, mas também pode utilizar a área de janela Origem SQL, a área de janela Tabelas e a área de janela Design do SQL Query Builder para criar instruções INSERT, UPDATE, DELETE, FULLSELECT e WITH SQL.

Incluindo Tabelas na Instrução

Agora você incluirá três tabelas na instrução SELECT para a consulta customerRentals. Você está criando uma consulta que permite que os funcionários de uma locadora de vídeos consultem os títulos dos vídeos que um determinado cliente alugou e o dia da semana em que os vídeos serão devolvidos. A consulta precisa incluir as tabelas CUSTOMERS, RENTALS e VIDEOS.
A tabela CUSTOMERS contém o nome e o ID (número de identificação) de cada pessoa que aluga vídeos da vídeo locadora. Os dados na tabela VIDEOS incluem o ID e o título de cada vídeo. Os dados na tabela RENTALS incluem as seguintes informações para cada vídeo atualmente alugado: o ID do cliente, o ID do vídeo e a data em que o vídeo será devolvido.

Para incluir tabelas na instrução:

  1. Na visualização Data Source Explorer, expanda o esquema XMLTEST na árvore do banco de dados VIDEOS e, em seguida, expanda a pasta Tabelas. Você verá as tabelas para o banco de dados.

    Tabelas para o Banco de Dados VIDEOS

  2. Arraste a tabela CUSTOMERS da visualização Data Source Explorer para a área de janela Tabelas no SQL Query Builder. A tabela CUSTOMERS é mostrada na área de janela de Tabelas e o código fonte na área de janela de Origem SQL mostra a inclusão da tabela CUSTOMERS na instrução SELECT.
  3. Na área de janela Origem SQL do SQL Query Builder, digite ,xmltest.rentals (incluindo a vírgula inicial) após XMLTEST.CUSTOMERS, como mostrado na imagem a seguir, e, em seguida, clique em qualquer lugar fora da área de janela Origem SQL.

    SQL Query Builder - com texto digitado ',xmltest.rentals' mostrado na área de janela Origem SQL

    Após a instrução alterada ser analisada e determinada como válida, a tabela RENTALS é incluída na área de janela de Tabelas e o código na área de janela de SQL SOURCE é formatado.

  4. Clique com o botão direito do mouse na área de janela de Tabelas e depois clique em Incluir Tabela (Add Table) no menu pop-up.
  5. Na lista Nome da Tabela (Table name), expanda o esquema XMLTEST, selecione VIDEOS e, em seguida, clique em OK. A tabela VIDEOS é incluída na área de janela de Tabelas e o código fonte na área de janela de Origem SQL mostra a inclusão da tabela VIDEOS na instrução SELECT.
Todas as três tabelas agora são mostradas na área de janela de Tabelas. Observe as alterações correspondentes no código fonte na área de janela de Origem SQL.

SQL Query Builder - incluiu tabelas mostradas na área de janela Tabelas, com o código correspondente para as tabelas na área de janela Origem SQL

Incluindo Aliases de Tabela

Em seguida, você criará um alias para cada uma das tabelas na instrução SELECT. Um alias é um método indireto de fazer referência a uma tabela para que uma instrução SQL possa ser independente do nome qualificado da tabela. Se o nome da tabela for alterado, somente a definição do alias deve ser alterada.
Os aliases de tabela podem ser incluídos quando você inclui a tabela na instrução ou após a tabela ser incluída, utilizando o menu pop-up da tabela na área de janela de Tabelas. Você também pode utilizar o menu pop-up da tabela para excluir tabelas ou criar junções entre tabelas.

Os aliases para as tabelas CUSTOMERS, RENTALS e VIDEOS serão C, R e V, respectivamente.

Para incluir aliases de tabela:

  1. Na área de janela de Tabelas, clique com o botão direito do mouse no cabeçalho na tabela CUSTOMERS e, em seguida, clique em Atualizar Alias (Update Alias) no menu pop-up.
  2. Na janela Alterar Alias da Tabela, digite C como o alias para a tabela e, em seguida, clique em OK. Na área de janela de Tabelas, o alias é mostrado no cabeçalho para a tabela CUSTOMERS. Na área de janela de Origem SQL, o alias é representado pelo código AS C para a tabela CUSTOMERS.
  3. Repita as etapas 1 e 2 para incluir aliases para as tabelas RENTALS (R) e VIDEOS (V).

Feedback