Utilize a janela Opções do z/OS para configurar opções avançadas para procedimentos armazenados
direcionando o DB2 para z/OS.
Página Opções de Procedimento Armazenado
- Opções de tempo de execução
Apenas para procedimentos armazenados SQL: Digite uma cadeia que especifica as opções de tempo de execução do IBM Language
Environment a ser utilizadas com procedimentos armazenados. Language
Environment é um produto IBM que combina bibliotecas de tempo de execução para diferentes
linguagens de programação. Se não forem especificadas opções de tempo de execução, o Language
Environment utilizará seus padrões de instalação. Requisito: Se as rotinas
forem executadas simultaneamente, será necessário especificar um conjunto específico de opções de tempo de execução. A opção TEST de tempo de execução gera informações de depuração no tempo de execução. Se NOTEST for especificado, nenhuma informação de depuração será gerada.
- Construir procedimento armazenado no servidor
- Apenas para Procedimentos Armazenados Java: Selecione esta opção para construir procedimentos armazenados
utilizando DSNTJSPP no servidor DB2 para z/OS. Se esta opção não for selecionada,
a origem Java será compilada no cliente. Essa opção limita o código fonte do procedimento armazenado a 32 KB. Caso contrário, o código fonte pode ter até 10 MB.
- Ambiente WLM
- Digite o nome do ambiente do WLM (Workload Manager) MVS no qual a rotina será executada.
O nome pode conter até 18 caracteres alfanuméricos. Quando não for especificado
um ambiente do WLM, a rotina será executada no espaço de endereço estabelecido
quando o DB2 foi instalado. Ao utilizar diferentes ambientes WLM, você pode isolar um grupo de programas do outro. Por exemplo, você pode isolar programas com base em seus requisitos de segurança. Trabalhe com o administrador do sistema para determinar se utilizar essa opção.
- ASUTIME LIMIT
- Mostra a quantidade total de tempo do processador, em unidades de serviço da CPU, que uma única invocação de um procedimento armazenado pode executar. Especifique um valor inteiro.
Se você não especificar um valor inteiro, então a opção SEM LIMITE é utilizada. A definição de um limite pode ser útil quando você está depurando um procedimento armazenado.
- Permanecer residente
- Selecione esta opção para manter o módulo de carga de procedimento armazenado na memória após o procedimento armazenado ser executado. Quando essa opção não for selecionada, o módulo de carga é excluído da memória após o procedimento armazenado ser executado. Quando o procedimento armazenado permanece na memória, o desempenho é aprimorado porque você elimina o tempo utilizado para carregar o aplicativo. No entanto, essa opção aumenta a quantidade de memória virtual requerida pelo espaço de endereçamento do procedimento armazenado.
- Segurança externa
- Especifique opções de segurança para a rotina.
- DB2
- Especifica que se o procedimento armazenado acessar os recursos que um produto de segurança externa protege, o acesso será executado utilizando o ID de autorização associado ao espaço de endereçamento do procedimento armazenado. Selecione essa opção se você não desejar que o procedimento armazenado seja executado em um ambiente de segurança externa especial.
- Usuário
- Especifica que se o procedimento armazenado acessa os recursos que um produto de segurança externa protege, o acesso será executado utilizando o ID de autorização do usuário que chama o procedimento armazenado. Selecione essa opção se você desejar que o procedimento armazenado seja executado em um ambiente de segurança externa.
- Definidor
- Especifica que se o procedimento armazenado acessa os recursos que um produto de segurança externa protege, o acesso será executado utilizando o ID de autorização do proprietário do procedimento armazenado. Selecione essa opção se você desejar que o procedimento armazenado seja executado em um ambiente de segurança externa.
página Opções de Implementação
- Utilitário de construção
- Apenas para Procedimentos Armazenados SQL: Especifique o nome do utilitário de construção de procedimento armazenado
a ser chamado quando um procedimento armazenado SQL é construído em um servidor z/OS.
O administrador do banco de dados pode configurar cópias da rotina de construção para utilizar recursos diferentes, conforme necessário.
O banco de dados atual é consultado para recuperar nomes de
utilitários de construção válidos. Se os nomes válidos forem encontrados, será possível selecioná-los aqui. Por exemplo, o utilitário de construção DSNTPSMP pode ser digitado neste campo
depois de ser configurado pelo administrador do banco de dados no sistema z/OS.
- Proprietário da construção
- Apenas para Procedimentos Armazenados SQL: Digite o ID de autorização do DB2 para z/OS que terá a responsabilidade
de construir, reconstruir e eliminar a rotina. Se você especificar um ID de autorização secundário ou um nome de grupo como o proprietário de construção, mais de um usuário poderá compartilhar a responsabilidade de manter essa rotina. Se você não especificar um proprietário de construção, o utilitário de construção designará um dos IDs de autorização do processo, tal como o CURRENT SQLID, como o proprietário de construção.
- Opções de Pré-compilação
- Apenas para Procedimentos Armazenados SQL: Digite as opções de pré-compilação SQL
que deseja utilizar para construir procedimentos armazenados. Consulte o IBM DB2 for z/OS Application Programming and SQL Guide
para obter informações adicionais sobre opções de pré-compilação.
- Opções de compilação
Digite uma cadeia que especifica as opções do compilador que você deseja utilizar com este procedimento armazenado. A opção TEST do compilador gera informações de depuração no tempo de compilação. Se você especificar NOTEST, nenhuma informação de depuração será gerada.
- Opções de pré-link
- Apenas para Procedimentos Armazenados SQL: Digite uma cadeia que especifica
opções para o pré-linker. O pré-linker combina os módulos de objetos de um aplicativo em um único módulo de objeto.
- Opções de link
- Apenas para Procedimentos Armazenados SQL: Digite uma cadeia que especifica opções para
seu editor de ligação. O editor de link processa o módulo de objeto criado pelo pré-linker e gera um módulo de carga que pode ser recuperado e executado. Consulte a documentação do editor de link para obter informações adicionais.
- Opções de ligação
O primeiro campo mostra o ID da coleta especificado para
o pacote. O ID de coleta foi especificado na página Opções do assistente que cria novos procedimentos armazenados.
No segundo campo, digite uma cadeia que especifica opções de ligação para pacotes Java e SQL. As opções padrão são ACTION(REPLACE) e ISOLATION(CS). ACTION(REPLACE) especifica que o pacote substitui um pacote existente com o mesmo nome. ISOLATION(CS) assegura que o aplicativo não leia uma linha que outro processo altera, até que esse processo libere a linha.
- Pacote raiz
- Apenas para Procedimentos Armazenados Java SQLJ: Digite um nome raiz para os pacotes
que serão criados pelo binder SQLJ ou utilize o nome padrão gerado.
O nome padrão tem sete caracteres, mas você pode digitar no máximo 127 caracteres. Os dígitos 1, 2, 3 e 4 serão
anexados ao nome do pacote raiz para criar os quatro nomes de pacote
finais (um para cada nível de isolamento). Os pacotes são ligados com os seguintes níveis de isolamento: PACKAGENAME1 está ligado com o nível de isolamento UR; PACKAGENAME2 está ligado com o nível de isolamento CS; PACKAGENAME3 está ligado com o nível de isolamento RS; PACKAGENAME4 está ligado com o nível de isolamento RR.
- Detalhado
- Selecione para visualizar o status detalhado do progresso da implementação. As mensagens
de implementação são exibidas na visualização Saída de Dados.