Neste exercício, você irá abrir a perspectiva Dados e visualizar as preferências de dados. A perspectiva Dados no ambiente de trabalho é o local onde você executará todo o seu trabalho neste tutorial. Você irá trabalhar em diversas das principais visualizações padrão, incluindo:
Tal como em qualquer perspectiva no ambiente de trabalho, você pode customizar a perspectiva Dados para incluir outras visualizações ou excluir estas ou outras visualizações padrão. Neste tutorial, você utiliza as visualizações padrão da perspectiva Dados.
Para abrir a perspectiva Dados:
Se você não visualizar a opção Dados na lista, clique em Mostrar Tudo.
A perspectiva Dados é aberta com as visualizações padrão. Se você não tiver criado quaisquer projetos de dados anteriormente, o Data Project Explorer estará vazio. O Explorador do Banco de Dados contém uma conexão com o banco de dados de Derby sample, que está incluído com este produto.
É possível customizar as configurações de ambiente de trabalho para design e desenvolvimento de dados na janela Preferências. Neste tutorial, você irá visualizar as preferências mas não poderá alterá-las.
Para visualizar as preferências de dados:
A página de preferências Recursos é aberta. É possível utilizar esta página para simplificar a interface do produto ao ativar e desativar componentes do produto, de forma que apenas as perspectivas, visualizações e ações de menu nas quais você está interessado estejam disponíveis. Por padrão, os recursos de Design e Mapeamento de Banco de Dados estão ativados. Caso você esteja interessado em outros recursos como Java Development ou Plug-In Development, é possível marcar a caixa de opções próxima a tais recursos para ativar visualizações e ações de menu que estão associadas a eles.
Na página Preferências do Diagrama, você pode especificar qual tipo de notação de diagrama você deseja utilizar para novos diagramas de dados. Neste caso, mantenha o padrão, que é a notação IE (Information Engineering). No Exercício 4, você irá modificar as configurações para um diagrama individual utilizando a visualização Propriedades.
Agora você está pronto para iniciar o Exercício 2: Importando os Recursos Requeridos.