Microsoft OLE DB é um conjunto de interfaces de programação de aplicativos através do qual os aplicativos podem, uniformemente, acessar dados que estão armazenados em diversas origens de informações. O OLE DB é conceitualmente dividido em consumidores OLE DB e provedores OLE DB. Um provedor OLE DB é um componente de software que expõe interfaces OLE DB e um consumidor OLE DB é o aplicativo que acessa as interfaces OLE DB e consome os dados.
Com o sistema de banco de dados DB2, você pode simplificar a criação de aplicativos OLE DB, definindo as funções de tabelas que acessam as origens de dados OLE DB e extraem dados delas. DB2 é um cliente OLE DB que pode acessar quaisquer provedores de serviços OLE. Você pode realizar operações que incluem GROUP BY, JOIN e UNION em origens de dados que exponham seus dados através das interfaces OLE DB. Por exemplo, é possível definir uma função de tabela OLE DB para retornar uma tabela de um banco de dados Microsoft Access ou um catálogo de endereços Microsoft Exchange. Em seguida, você pode criar um relatório que combina plenamente dados dessa função de tabela OLE DB com dados em seu banco de dados DB2.
Utilizar funções de tabela OLE DB reduz seu trabalho no desenvolvimento de aplicativos, oferecendo acesso interno a qualquer provedor OLE DB. Com as funções de tabela OLE DB, um consumidor OLE DB interno genérico faz interface com qualquer provedor OLE DB para recuperar dados. Você precisa apenas registrar uma função de tabela como LANGUAGE OLEDB, e se referir ao provedor OLE DB e ao conjunto de linhas relevante como uma origem de dados. Não é preciso fazer nenhuma programação para se beneficiar das funções de tabela OLE DB.