Criando Origens de Dados de UML

Uma origem de dados de Unified Modeling Language (UML) consiste em um ou mais modelos ou metamodelos da instância ou em uma combinação deles. Para criar uma origem de dados, configure as conexões para esses modelos e metamodelos da instância.

Antes de Iniciar

As origens de dados são associadas aos designs de relatório, que são arquivos que têm RPTDESIGN como uma extensão de nome de arquivo. Você deve ter um design de relatório antes de iniciar esta tarefa. Para criar um novo design de relatório, consulte a tarefa relacionada "Criando designs de relatório para relatórios de informações de modelo".

A origem de dados de UML permite que os designs de relatório acessem dados de modelos UML. Diferentemente de uma origem de dados de EMF, uma origem de dados de UML permite acessar os dados de recursos de extensibilidade de UML como perfis e estereótipos.

Procedimento

Para criar uma origem de dados de UML:

  1. Abra a visualização Explorador de Dados: Clique em Janela > Mostrar Visualização > Outro > Design de Relatório > Explorador de Dados.
  2. Na visualização Explorador de Relatório ou Explorador de Projeto, dê um clique duplo em um projeto de relatório; em seguida, clique em Abrir.
  3. Na visualização Explorador de Dados, clique com o botão direito do mouse em Origens de Dados e, em seguida, clique em Nova Origem de Dados.
  4. Selecione Origem de Dados de UML como o tipo de origem de dados, digite um nome para a origem de dados e clique em Avançar.
  5. Especifique pelo menos uma origem a ser utilizada. O metamodelo de UML e o metamodelo de notação são listados por padrão, mas é também é possível especificar uma ou mais instâncias de modelo, um ou mais metamodelos, ou uma combinação de ambos. Para especificar as origens, execute as seguintes etapas:
    1. Para incluir um modelo de instância de UML como origem para os dados do relatório, clique no primeiro botão Incluir e carregue o URI para o modelo de instância.
    2. Para especificar um metamodelo como esquema para seus dados, clique no segundo botão Incluir e carregue o metamodelo.
  6. Para verificar se você digitou as informações de origem corretamente e se as origens estão acessíveis, clique em Testar Conexão e, depois que o teste for realizado com êxito, clique em OK.
  7. Clique em Concluir.

O que Fazer Depois

Agora é possível utilizar esta origem de dados como base para um conjunto de dados de UML.

Feedback