É possível utilizar os recursos do produto IBM® Rational juntamente com os do Business Intelligence and Reporting Tools (BIRT) para ajustar precisamente as origens de dados, os conjuntos de dados e os designs de relatório para modelos UML e EMF. As dicas a seguir fornecem informações úteis para fazer o design de relatórios de modelo, bem como links para sites nos quais é possível localizar informações adicionais.
- Trabalhando através de processo de design de relatório com um modelo de amostra
- Para uma demonstração passo a passo de como projetar um relatório, consulte
o tutorial denominado "Criar um design de relatório BIRT para um modelo UML."
O tutorial mostra como criar um design de relatório e incluir elementos
comumente utilizados para o relatório.
- Incluindo informações sobre tipos de modelo comuns nos relatórios
- Para incluir informações em um relatório, é necessário incluir o elemento correspondente no design de relatório. Para determinados tipos de informações comumente incluídas nos relatórios, como documentação de elemento de modelo,
é necessário seguir procedimentos especiais. Para obter informações adicionais, consulte o
tópico "Incluindo tipos comuns de informações de modelo para relatórios."
- Localizando funções de XPath customizadas disponíveis
- Para obter as funções de XPath que o IBM Rational fornece, consulte o tópico "Funções de XPath Adicionais para Conjuntos de Dados de EMF e UML". Quando essas funções não são suficientes para construir o conjunto de dados necessário, é possível gravar suas próprias funções de XPath e utilizar o ponto de extensão chamado org.eclipse.jet.xpathFunctions para registrá-las. Para obter informações, consulte o tópico "Gravando Funções de XPath".
- Consulte também a ajuda do contexto para a página Mapeamento da Coluna do assistente Conjunto de Dados, onde é possível especificar funções de XPath.
- Solucionando problemas da expressão XPath
- Talvez você encontre expressões XPath que pareçam válidas na caixa de diálogo Conjunto de Dados, mas isso não produz nenhum resultado quando são visualizadas.
- A caixa de diálogo Conjunto de Dados apenas valida a sintaxe de XPath. Ela não captura erros como uma referência para os caminhos de navegação que não existem no modelo.
- Unindo conjuntos de dados
- Se você unir conjuntos de dados e precisar de uma chave para identificar exclusivamente os objetos de modelo, a melhor chave será o URI do objeto de modelo, porque ele é exclusivo nos recursos. A função de XPath getURI() retorna o URI de qualquer objeto no modelo. A função resolveURI() resolve URIs.
- Por exemplo, se você tiver um conjunto de dados de Classe que tenha uma coluna de URI (gettURI(.)) e um conjunto de dados de Operação que tenha uma coluna containerURI (getURI(..)), será possível unir dois conjuntos de dados utilizando o URI e o containerURI.
- Para obter informações adicionais, consulte o tópico "Como unir conjuntos de dados" no Guia de campo para o BIRT.
- Impedindo que os prompts carreguem fontes indisponíveis quando os relatórios são gerados
- Se os usuários do relatório receberem prompts para carregar fontes indisponíveis quando gerarem um relatório, modifique o design do relatório configurando a fonte como "automática" ou especificando uma fonte na visualização Propriedades para cada elemento. Não utilize uma fonte padrão como default serif.
- Por exemplo, se um relatório requerer texto em japonês, o uso de default serif no design do relatório poderá resultar em um prompt inesperado para fazer o download de uma fonte de idioma chinês.
- Selecionando os melhores modelos de instância para fazer o design de um relatório
- Ao fazer o design de um relatório, verifique se os modelos de instância que você utiliza no tempo de design são representantes de seus dados, ainda que sejam pequenos o suficiente para não impedir a velocidade de suas tarefas de design de relatório. Os modelos podem ser recarregados várias vezes em todo o estágio do design; portanto, a utilização de modelos menores economiza tempo.
- Alternar abordagens para iniciar o design do relatório
- Além de iniciar um design de relatório utilizando a janela Explorador de Relatório, é possível utilizar o assistente Relatório BIRT.
- Para abrir a janela Explorador de Relatório, clique em ,
expanda Geração de Relatórios e dê um clique duplo em Explorador de Relatório.
- Para abrir o assistente Novo Relatório BIRT, clique em , expanda Business Intelligence
Reporting Tools e dê um clique duplo em Relatório.
- Utilize a janela Explorador de Relatório se você estiver baseando seu relatório em um design de relatório existente.
- Implementando um relatório BIRT como um plug-in
- Para implementar um relatório BIRT como um plug-in, crie um plug-in que contenha o relatório e que estenda o ponto de extensão chamado com.ibm.ccl.erf.birt.reports no plug-in com.ibm.ccl.erf.birt.
- Para criar um plug-in: inicie um novo projeto de plug-in e certifique-se de que o ativador esteja na pasta /src. Inclua o arquivo RPTDESIGN que contenha o relatório para o projeto e configure a configuração de construção
para o projeto para que inclua o relatório na saída. Certifique-se de que a configuração de construção inclua o diretório bin na construção binária.
Inclua com.ibm.ccl.erf.birt como uma dependência e configure com.ibm.ccl.erf.birt.reports como um ponto de extensão para o plug-in. Ao ponto de extensão, inclua a categoria para o relatório e em seguida inclua o próprio relatório à categoria. Para a
URL para o relatório, use um caminho de plug-in de plataforma: platform:/plugin/<plug-in
name>/<path to RPTDESIGN file>.
- Para implementar o plug-in, exporte o plug-in, copie o arquivo JAR de saída para a pasta SDP\plugins do seu diretório de instalação de produto IBM Rational e reinicie o produto.
Nota: Algumas
informações, como links para a documentação Eclipse ou guias do desenvolvedor, estão disponíveis apenas
a partir dos tópicos de ajuda instalados com o produto.