Utilizando a Configuração de Ativação de Depuração do Procedimento Armazenado

Para criar uma configuração de ativação que carregará um procedimento para depuração, faça o seguinte:

  1. Em uma perspectiva de workbench que ofereça o conjunto de ações ativar/depurar/executar (tal como a perspectiva de depuração), proceda de uma das seguintes formas:
    • Selecione Executar > Depurar na barra de menus do workbench para abrir a caixa de diálogo de configurações de ativação Depurar.
    • Selecione o botão de comando Depurar da barra de ferramentas do workbench e escolha Depurar no menu. Isso abrirá a caixa de diálogo de configurações de ativação Depurar.
  2. Na caixa de diálogo de configurações de ativação Depurar, proceda de uma das seguintes formas:
    • Selecione o nó Depurador de Procedimento Armazenado e clique em Novo.
    • Clique com o botão direito do mouse no nó Depurador de Procedimento Armazenado e selecione Novo no menu pop-up.
    • Dê um clique duplo no nó Depurador de Procedimento Armazenado.
  3. No campo Nome, digite um nome de sua preferência para a configuração que está sendo criada.
  4. Selecione a guia Principal para trazê-la para o primeiro plano.
  5. Especifique a URL do banco de dados (de acordo com o JDBC) no campo Local (URL).

    Nota: As URLs de JDBC geralmente possuem um dos seguintes formatos:

    • jdbc:db2://<nome_do_host>:<porta>/<nome do banco de dados>, em que //<nome_do_host>:<porta> é opcional e indica o nome da máquina e o número da porta nos quais o banco de dados está em execução. Esta URL é interpretada pelo driver JDBC COM.ibm.db2.jdbc.net.DB2Driver incluído no DB2.
    • jdbc:db2://<alias local>, em que <alias local> é um alias criado catalogando um banco de dados remoto em sua máquina local na linha de comandos do DB2 ou utilizando o Assistente de Configuração do Cliente DB2. Esta URL é interpretada pelo driver JDBC COM.ibm.db2.jdbc.app.DB2Driver incluído no DB2.
    • Uma que seja interpretada por um driver JDBC definido pelo usuário. Se você fornecer seu próprio driver JDBC, consulte sua documentação para obter uma descrição de sua URL.
  6. Se o nome do usuário e senha requeridos para acessar o banco de dados foram iguais aos utilizados para efetuar logon na máquina cliente na qual você está depurando, certifique-se de que a caixa de opções Utilizar ID do usuário e senha atuais esteja selecionada. Caso contrário, cancele a seleção desta caixa de opções e digite um ID do Usuário e Senha válidos para acesso ao banco de dados.
  7. No campo Classe do Driver, digite a classe do banco de dados que fornece acesso ao JDBC. Esta classe geralmente é o nome da classe padrão fornecida por seu fornecedor de banco de dados (COM.ibm.db2.jdbc.app.DB2Driver para bancos de dados locais ou COM.ibm.db2.jdbc.net.DB2Driver para bancos de dados remotos). Para obter informações sobre nomes de classes padrão, consulte o manual do fornecedor do banco de dados.
  8. Digite o nome do arquivo jar JDBC que contém a classe acima. Como alternativa, você pode procurar o nome do arquivo jar clicando em Procurar.
  9. Para especificar o procedimento que deseja depurar, clique em Procurar para chamar a caixa de diálogo de seleção de procedimentos.
  10. Na caixa de diálogo de seleção de procedimentos, escolha o procedimento que deseja depurar e clique em OK para retornar à página de configuração de ativação.
  11. Depois de selecionar o procedimento, o campo Procedimento é preenchido com o nome do procedimento. A conclusão deste campo é obrigatória.
  12. Os argumentos que você deseja transmitir para o procedimento para a sessão de depuração estão especificados na lista de argumentos. Inicialmente, a lista de argumentos assume como padrão os valores apropriados para o tipo de argumento. Se desejar transmitir argumentos, clique no botão Editar do campo Lista de Argumentos para chamar a caixa de diálogo de seleção de argumentos.
  13. A caixa de diálogo de seleção de argumentos lista, em uma tabela, os argumentos que estão disponíveis para o procedimento selecionado. Para cada argumento, estão listados:
    • nome do argumento
    • tipo (caractere, inteiro, etc.)
    • se o argumento é de entrada, saída, ou entrada/saída
    • o valor do argumento
    Se o argumento for de entrada ou entrada/saída, a célula do valor para o campo de argumento será ativada e será possível editar o valor no campo, especificando um valor inteiro ou de caractere, etc., dependendo do tipo. Quando concluir a edição dos valores de argumentos, clique em OK para retornar à página de configuração de ativação.
  14. Selecione a guia Preferência para colocá-la no primeiro plano. Nesta guia, você pode configurar o número máximo de linhas que serão recuperadas na guia Mensagens da visualização Saída do BD. Para limitar o número de linhas que são recuperadas, selecione a caixa de opções Limitar número de linhas recuperadas e, em seguida, digite o número máximo de linhas no campo Número Máximo de Linhas a Ser Recuperadas.
  15. Selecione a guia Comum para trazê-la para o primeiro plano. É possível fazer o seguinte na página Comum:
    • Caso deseje que a configuração de ativação seja armazenada localmente e esteja disponível para um único usuário, assegure-se de que o botão de rádio Local esteja selecionado. Se a configuração de ativação tiver de ser armazenada como um arquivo no espaço de trabalho e compartilhada em um repositório para uso em equipe, selecione o botão de rádio Compartilhado e digite o local do projeto em que você deseja que a configuração de ativação seja armazenada no campo Local de Configuração Compartilhada. Como alternativa, você pode procurar o projeto.
    • Se desejar que a configuração de ativação apareça como uma configuração de depuração favorita no menu de favoritos no botão de comando Depurar ou na lista de Históricos de Depuração do menu Depurar, selecione a caixa de opções Depurar.
  16. Se todas as informações obrigatórias para a configuração de ativação tiverem sido fornecidas, os botões de comando Depurar e Aplicar serão ativados. Clicar em Aplicar salvará a configuração de ativação, na qual você poderá optar por fechar a caixa de diálogo sem ativar a sessão de depuração ou poderá clicar em Depurar para ativar uma sessão de depuração utilizando a nova configuração de ativação. Se você clicar em Depurar, todas as alterações feitas à configuração de ativação serão salvas e uma sessão de depuração será ativada.

    Depois de salvar uma configuração de ativação de depuração, é possível editá-la. Para obter informações adicionais sobre como editar configurações de ativação de depuração, consulte a tarefa relacionada abaixo.

    Dica: Se você ainda não salvou definições de configuração de ativação e se tiver criado entradas nas definições de configuração de ativação que deseja remover ou alterar, clique em Reverter para remover todas as alterações feitas.
  17. Se as informações obrigatórias para a configuração de ativação não foram fornecidas ou se houver erros nas informações fornecidas, as mensagens na parte superior da caixa de diálogo indicarão o que está faltando.
  18. Quando concluir o trabalho na caixa de diálogo, clique em Fechar para encerrá-la.
Conceitos relacionados
Depuração Local e Remota
Tarefas relacionadas
Criando novas configurações de ativação a partir das configurações de ativação existentes
Editando configurações de ativação
Removendo configurações de ativação


Feedback

(C) Direitos Autorais IBM Corporation 2006. Todos os Direitos Reservados.