Visão Geral da Solução de Gerenciamento de Dados InfoSphere Optim

A solução de gerenciamento de banco de dados InfoSphere Optim fornece ferramentas integradas para ajudá-lo com uma ampla variedade de tarefas e responsabilidades de gerenciamento de dados através de todo o ciclo de vida de dados e dos aplicativos de banco de dados. Essas ferramentas são projetadas para serem integradas ou funcionarem independentemente para oferecerem as capacidades necessárias pela combinação de quaisquer cargos, incluindo arquitetos de dados, desenvolvedores de bancos de dados, sintonizadores SQL e administradores de banco de dados (DBAs) de aplicativo ou operacionais.

Clique em um produto para obter informações adicionais ou role para baixo para ler sobre todos os produtos na solução de gerenciamento de dados de dados InfoSphere Optim.

Figura 1. Os Produtos Chave que Ajudam a Equipe de TI a Gerenciar as Várias Fases do Ciclo de Vida de Dados. Clique em um Produto no Gráfico para Obter Informações Adicionais.
Um gráfico que mostra alguns dos produtos chave que ajudam à equipe de TI a gerenciar as várias fases do ciclo de vida de dados. InfoSphere Optim Data Growth Solution Data Studio Data Studio InfoSphere(r)Optim(tm)pureQuery(tm) Runtime InfoSphere(r)Optim(tm) Test Data Management Solution InfoSphere(r)Optim(tm) Query Capture and Replay InfoSphere(r)Optim(tm) Configuration Manager InfoSphere(r) Optim(tm) Configuration Manager InfoSphere(r)Optim(tm) High Performance Unload DB2(r) Merge Backup DB2(r) Recovery Expert InfoSphere(r)Optim(tm) Performance Manager Extended Edition InfoSphere(r)Optim(tm) Query Workload Tuner InfoSphere(r)Optim(tm) Data Growth Solution

O IBM® Data Studio é a oferta sem custo que inclui muitas capacidades fundamentais para administração e desenvolvimento de banco de dados, incluindo monitoramento de funcionamento básico e ajuste de consulta única. Algumas das ofertas com preço estão incluídas com determinados servidores de dados IBM ou ofertas PureSystems sem encargos adicionais. É possível verificar as informações do produto para seu servidor de dados para ver quais ofertas podem já estar incluídas.

InfoSphere Data Architect

Servidores suportados: O InfoSphere Data Architect suporta muitos servidores de banco de dados, incluindo DB2, Oracle, SQL Server, Netezza e Sybase.

A ferramenta chave do arquiteto de dados é o InfoSphere Data Architect, que é usado para descoberta, modelagem, relacionamento e padronização de dados.

Figura 2. Diagrama do InfoSphere Data Architect.
Captura de tela do InfoSphere Data Architect.
O InfoSphere Data Architect suporta modelagem física e lógica e faz com que seja fácil reverter modelos de engenharia de banco de dados existentes, gerar modelos físicos a partir de modelos lógicos, gerar DDL a partir de modelos físicos e visualizar o impacto das mudanças.

Para desenvolvimento de warehouse, o InfoSphere Data Architect inclui a descoberta automática e a anotação de fatos, medidas, dimensões e estabilizadores. Esquemas normalizados podem ser revertidos para não normalizados em esquemas estrela, snowflake e starflake. Para suportar o IBM Cognos, o InfoSphere Data Architect fornece a capacidade exclusiva de enviar por push um modelo dimensional para Cognos Framework Manager. O modelo gerado de Cognos Framework Manager é um modelo de hub que pode ser usado como a entrada para construção de cubos no Cognos. O InfoSphere Data Architect também pode importar modelos de warehouse do IBM Industry Models, que fornece um conjunto de modelos de dados baseados nas melhores práticas do setor. Os arquitetos de dados podem usar esses modelos para designar um modelo de dados para uso em um dispositivo Netezza.

O InfoSphere Data Architect também se integra às ofertas InfoSphere, InfoSphere Optim e Rational por meio do ciclo de vida de dados e do aplicativo. Por exemplo:

IBM Rational RequisitePro
O InfoSphere Data Architect se integra ao IBM Rational RequisitePro, que permite aos modeladores de dados associarem elementos do modelo de dados aos requisitos de originação a partir de um analista de negócios.
Rational Software Architect
Para ativar o desenvolvimento descendente, o InfoSphere Data Architect pode pegar um diagrama UML do Rational Software Architect e convertê-lo em um modelo de dados lógicos e, em seguida, em um modelo de dados físico, que o DBA pode revisar e implementar no banco de dados de destino do aplicativo. O inverso também é verdadeiro. Para suportar o desenvolvimento ascendente, um modelo físico pode ser convertido em um modelo de dados lógicos no InfoSphere Data Architect e, em seguida, convertido em um modelo de aplicativo no Rational Software Architect.
InfoSphere Information Server e InfoSphere Business Glossary
O InfoSphere Data Architect é útil como um mecanismo de integração para projetos de integração de dados. É possível configurar um repositório de metadados do IBM InfoSphere Information Server e é possível importar metadados a partir do InfoSphere Data Architect para o repositório de metadados do InfoSphere Information Server. É possível combinara semântica de negócios do IBM InfoSphere Business Glossary com a capacidade de modelagem do InfoSphere Data Architect para criar modelos de dados padronizados que estejam em conformidade com suas regras de negócios.

O InfoSphere Data Architect se integra a muitas outras ofertas dependendo de suas necessidades.

Figura 3. Os Tipos Diferentes de Ofertas que se Integram ao InfoSphere Data Architect.
Um diagrama de arquitetura que mostra como o InfoSphere Data Architect se integra com outras ofertas.

Voltar ao topo.

Data Studio

Servidores suportados: Muitos servidores de dados incluindo DB2 para Linux, UNIX e Windows, DB2 para i, DB2 para z/OS e IBM Informix. Consulte uma lista completa das capacidades suportadas para cada servidor de dados específico.

O Data Studio é uma oferta fundamental que inclui suporte para tarefas de desenvolvimento, ajuste e administração de aplicativo no ciclo de vida de gerenciamento de dados:

Desenvolvimento de aplicativo de banco de dados
O Data Studio ajuda os desenvolvedores e DBAs a desenvolverem, depurarem e implementarem rotinas de aplicativos e bancos de dados (procedimentos armazenados SQL ou Java™ e funções definidas pelo usuário).

Se o suporte ao Data Access Development estiver ativado para aplicativos Java, os desenvolvedores e DBAs podem entender o relacionamento entre os objetos de bancos de dados, código fonte e instruções SQL que estão no código fonte. O suporte ao Data Access Development também fornece métricas do cliente para instruções SQL. As métricas de desempenho do servidor são fornecidas pela conexão com um banco de dados do repositório InfoSphere Optim Performance Manager.

Se o suporte ao pureQuery estiver ativado, os desenvolvedores podem usar o InfoSphere Optim pureQuery Runtime integrado e as APIs do pureQuery para criarem aplicativos Java. Com as APIs, os desenvolvedores podem usar o editor Java integrado e a sintaxe simples do pureQuery para criar uma camada de acesso aos dados Java simples com o padrão de objeto de acesso a dados (DAO).
Figura 4. A Perspectiva Java no Data Studio.
Uma captura de tela do ambiente de trabalho do Data Studio.
Ajuste de consultas
O Data Studio inclui ferramentas de ajuste de consulta de configuração básica como formatação de consulta, gráficos de caminho de acesso e aviso de estatísticas para ajudar desenvolvedores e sintonizadores SQL a criarem consultas de desenvolvedor superiores. Também é possível usar o Data Studio para acessar os recursos de ajuste do IBM InfoSphere Optim Query Workload Tuner ao se conectar a um banco de dados ou subsistema DB2 no qual uma licença para o InfoSphere Optim Query Workload Tuner está ativa.
Administrar banco de dados, monitorar funcionamento e executar tarefas
O Data Studio fornece suporte ao gerenciamento e manutenção de banco de dados, incluindo gerenciamento de objeto, mudança e autorização, script, monitoramento de funcionamento e disponibilidade de configuração básica, e planejamento de tarefas para automatização de mudanças no banco de dados.
Figura 5. O Cliente do Data Studio Integra-se ao Console da Web do Data Studio. Nesta Figura, a Perspectiva Administração do Banco de Dados do Cliente Data Studio Está Aberta e Mostra o Resumo do Funcionamento Baseado na Web (Parte Superior) e o Gerenciador de Tarefa (Parte Inferior).
Uma captura de tela do ambiente de trabalho do Data Studio que mostra as páginas de resumo do funcionamento e da lista de tarefas

Voltar ao topo.

Tempo de Execução do InfoSphere Optim pureQuery

Servidores suportados: DB2 para Linux, UNIX e Windows, DB2 para i, DB2 para z/OS, IBM Informix e Oracle

Para desenvolvedores ou DBAs orientados a dados, o Data Studio contém todas as capacidades de administração e desenvolvimento de dados que um desenvolvedor de banco de dados necessita. Para desenvolvedores Java, o Data Studio com pureQuery Runtime leva o desenvolvimento Java para um novo nível.

Os desenvolvedores Java descobrirão como é fácil gerar o padrão DAO (Data Access Object) para seus aplicativos usando a API do pureQuery, que é muito mais simples de codificar do que o JDBC.

Qualquer aplicativo, incluindo os que usam estruturas DB2 CLI, .NET, ODBC, JDBC ou Java como Hibernate, podem usar o pureQuery Runtime para aprimorar o desempenho do banco de dados. Por exemplo, com o pureQuery Runtime, a SQL dinâmica pode ser convertida em SQL estática para melhor desempenho e segurança.

Figura 6. O InfoSphere Optim pureQuery Runtime aprimora o desempenho do aplicativo para aplicativos existentes. Além disso, os desenvolvedores Java podem usar o Data Studio com o pureQuery Runtime para desenvolverem novos aplicativos com camadas de acesso a dos de alto desempenho Java.
Um diagrama que mostra o InfoSphere Optim pure Query Runtime interagindo com aplicativos e o Data Studio.

Voltar ao topo.

InfoSphere Optim Test Data Management Solution

Servidores suportados: DB2, Oracle, SQL Server e mais. Consulte uma lista de servidores de dados suportados.

Historicamente, os testadores têm usado clones ou extrações de dados do cliente em tempo real para tentar fornecer dados contextualmente precisos, mas uma simples extração pode não ser suficiente e clones integrais podem quebrar o orçamento. Além disso, as empresas devem proteger dados confidenciais e informações identificáveis pessoalmente ("PII"), como números de contas bancárias e identificadores nacionais.

A InfoSphere Optim Test Data Management Solution ajuda os DBAs a criarem um ambiente de teste como o de produção de um tamanho correto com base tanto nos relacionamentos gerenciados pelo DBMS quanto pelo aplicativo, seja dentro de uma única origem ou entre origens heterogêneas. Além disso, a capacidade de manipulação de dados suporta a criação manual e automática de casos de teste dentro dos dados de teste. A solução suporta um modelo de teste iterativo que simplifica a especificação de condições de erro e limite e a comparação de resultados de teste com dados da linha de base.

Figura 7. O InfoSphere Optim Test Data Management Solution Converte Dados Reais em Dados de Teste para um Sistema de Teste.
Um diagrama que mostra como a InfoSphere Optim Test Data Management Solution pode converter dados reais em dados de teste para um sistema de teste.

Para requisitos de conformidade, os DBAs podem estender opcionalmente a InfoSphere Optim Test Data Management Solution com a InfoSphere Optim Data Privacy Solution para assegurar que informações sensíveis não sejam identificáveis. A solução de privacidade inclui algoritmos de mascaramento predefinidos para informações sensíveis comuns.

Informações adicionais:

Voltar ao topo.

InfoSphere Optim Query Capture and Replay

Servidores suportados: DB2-to-DB2, DB2 for z/OS-to-DB2 for z/OS, e captura e reprodução não DB2 (heterogeneos) são suportados.

Em contraste com a solução do InfoSphere Test Data Management, que ajuda as empresas a criar dados de teste realísticos, o InfoSphere Optim Query Capture and Replay (InfoSphere Capture Replay) ajuda os DBAs capturar e salvar cargas de trabalho do banco de dados em tempo real. Eles podem então usar essas cargas de trabalho para ajudar a avaliar e prever o impacto de mudanças, como:

Por exemplo, para testar o comportamento das cargas de trabalho em um ambiente de banco de dados alterado, um DBA pode capturar uma carga de trabalho e reproduzi-la em um servidor de banco de dados que foi atualizado para um novo nível de banco de dados, ou mesmo para um fornecedor de banco de dados diferente. As cargas de trabalho também podem ser reproduzidas em diferentes velocidades para simular aumento de tráfego, usuários adicionais e outras diferenças.

O InfoSphere Capture Replay pode capturar uma carga de trabalho de produção, incluindo todas as informações que são necessárias para simulação na vida real, como a sincronização de aplicativo original, ordem de execução, limites de transação, níveis de isolamento e outras características SQL e do aplicativo. Usando o InfoSphere Capture Replay, os DBAs podem testar as mudanças nos ambientes de banco de dados sem comprometer o desempenho do banco de dados de produção.

Os relatórios de comparação comparam a execução de uma carga de trabalho com a execução de outra. Os relatórios de comparação podem ser usados para entender como uma carga de trabalho capturada é reproduzida em um outro sistema de banco de dados, incluindo as diferenças que podem ser causadas por objetos ausentes no ambiente de teste, mapeamentos de esquema incorretos, subconjuntos de dados e outros. Os DBAs podem comparar tempos de resposta e realizar drill down para ver mais detalhes sobre cada instrução SQL e seu tempo de resposta em comparação com a linha de base.

A partir dos relatórios, os DBAs podem remover instruções SQL e transações que, por exemplo, foram originadas a partir de um aplicativo específico, e então reproduzir a carga de trabalho modificada para isolar performance problemas de desempenho relacionados àquele aplicativo. A partir da mesma interface, os DBAs podem exportar uma carga de trabalho como XML e alimentá-la para o InfoSphere Optim Query Workload Tuner para aviso sobre como alcançar um melhor desempenho da consulta. Eles podem então, atualizar seus ambientes de teste adequadamente, e reproduzir novamente a carga de trabalho para verificar as mudanças.

Figura 8. Com o InfoSphere Optim Query Capture and Replay, Compare as Execuções de Carga de Trabalho para Determinar se as Mudanças em seu Sistema de Teste Afetam o Desempenho.
Uma captura de tela que destaca recursos-chaves do painel de Capturar e Reprodução.

Voltar ao topo.

InfoSphere Optim Configuration Manager

Servidores suportados: DB2 ou Linux, UNIX e Windows e DB2 para z/OS

O InfoSphere Optim Configuration Manager ajuda os administradores a gerenciar centralmente o mundo complicado das configurações do cliente e do servidor de banco de dados. Para evitar indisponibilidades, a maioria das lojas de TI testa os recursos gerenciados em ambientes de pré-produção com versões específicas verificadas de software e, em seguida, transferem essas mudanças para produção. Em geral, as configurações de produção, temporariedade e recuperação são projetadas para serem idênticas em determinados aspectos. Quando essas configurações diferem ao longo do tempo por causa de mudanças de hardware e software, a diferença de configuração resultante pode causar indisponibilidades, impacto no desempenho ou impacto na habilidade de recuperação rápida em uma situação de desastre.

O InfoSphere Optim Configuration Manager fornece um repositório de gerenciamento central para gerenciamento e identificação de configurações e conexões alteradas. Além disso, o InfoSphere Optim Configuration Manager oferece aos administradores as ferramentas para responderem dinamicamente a situações de problema, permitindo-os rotear novamente o trabalho enquanto resolvem os problemas do banco de dados. A habilidade de mover o trabalho para outro sistema também é útil no planejamento e gerenciamento do lançamento de um novo ambiente.

Figura 9. Com o InfoSphere Optim Configuration Manager, os DBAs Podem Rotear Novamente um Aplicativo com Comportamento Inadequado para um Membro de um Grupo de Compartilhamento de Dados DB2 for z/OS Conhecido como a Caixa de Multas.
Um diagrama que mostra um cenário típico do uso do InfoSphere Optim Configuration Manager para rotear novamente um aplicativo com comportamento inadequado para um membro de um grupo de compartilhamento de dados de um DB2 for z/OS conhecido como a caixa de multas.

Com o InfoSphere Optim Configuration Manager, os administradores podem:

Para DB2 para Linux, UNIX e Windows, o InfoSphere Optim Configuration Manager também fornece informações de armazenamento e pode fornecer recomendações de quando e onde a compressão pode economizar espaço. Objetos usados pelo Seldom podem ser realocados para um armazenamento alocado, mas que não está sendo utilizado.

Ao configurar um esquema de armazenamento com múltiplas temperaturas (DB2 V10.1 ou posterior), as empresas podem otimizar a utilização de seus dispositivos de armazenamento. Um esquema de armazenamento com múltiplas temperaturas mantém os dados que você espera acessar mais frequentemente nos dispositivos mais rápidos e move os dados que você espera acessar com menos frequência para dispositivos mais lentos. Um DBA pode definir grupos de armazenamentos para diferentes classes de dispositivos de armazenamento utilizando o IBM Data Studio e pode, em seguida, usar o InfoSphere Optim Configuration Manager para planejar uma tarefa que migre os espaços de tabela para grupos de armazenamento baseados na idade dos dados.

Voltar ao topo.

Solução DB2 Advanced Recovery para Linux, UNIX e Windows

A solução Advanced Recovery é um conjunto de ferramentas que ajuda os DBAs a gerenciarem Acordos de Nível de Serviço para disponibilidade e é composto dos seguintes produtos:

Voltar ao topo.

InfoSphere Optim High Performance Unload

Servidores suportados: DB2 para Linux, UNIX e Windows. Uma versão que suporta DB2 para z/OS também está disponível.

O InfoSphere Optim High Performance Unload fornece um utilitário de descarregamento de alta velocidade como uma alternativa para o recurso de exportação do DB2. Como os descarregamentos são rápidos, os DBAs podem utilizar este produto como um meio para migração de dados. Grandes quantias de dados podem ser movidas de um sistema para outro ou podem ser enviadas para backup sem causar impacto nos ambientes de produção.

O produto é rápido porque ele acessa arquivos de dados diretamente, efetua bypass de todo gerenciador do banco de dados e não interfere ou torna os bancos de dados de produção lentos. O produto também pode executar descarregamentos a partir de múltiplas partições de banco de dados e fornece a capacidade de reparticionamento em uma única etapa para rápida redistribuição de dados no mesmo sistema ou em um sistema diferente. O reparticionamento em uma única etapa é particularmente útil em ambientes de warehouse nos quais o reparticionamento pode ser um processo completamente manual.

Figura 10. InfoSphere Optim High Performance Unload para Reparticionamento e Transformação de Dados.
Um diagrama que mostra o InfoSphere Optim High Performance Unload movendo dados de um sistema para outro.

Informações adicionais:

Voltar ao topo.

DB2 Merge Backup

Servidores suportados: DB2 para Linux, UNIX e Windows

O backup de mesclagem do DB2 permite aos DBAs criarem backups de bancos de dados integrais por meio da mesclagem de backups de dados integrais e backups incrementais e diferenciais existentes, o que reduz os recursos necessários para backup de grandes bancos de dados. A criação de backups integrais tradicionais pode tornar o banco de dados inacessível aos usuários e aplicativos por uma quantidade de tempo significativa, dependendo do tamanho do banco de dados. A equipe de TI pode executar backups incrementais para fazer backup de dados de uma forma que seja transparente aos usuários finais, sem colocar os bancos de dados offline ou interromper os aplicativos.

Com o DB2 Merge Backup, os DBAs podem restaurar dados para ter aplicativos executando rapidamente quando ocorrer interrupções planejadas ou não planejadas de serviço. DBAs podem executar o processamento de mesclagem em um computador diferente, o que reduz a quantia de recursos que estão sendo consumidos no computador de produção.

Figura 11. O DB2 Merge Backup pode criar um backup mesclado integral mesclando os backups integrais existentes e os backups incrementais.
Um gráfico que mostra o DB2 Merge Backup criando um backup mesclado integral mesclando backups integrais e backups incrementais existentes.

Informações adicionais:

Voltar ao topo.

DB2 Recovery Expert

Servidores suportados: DB2 para Linux, UNIX e Windows. Uma versão que suporta DB2 para z/OS também está disponível.

O DB2 Recovery Expert ajuda a minimizar os tempos de recuperação de banco de dados isolando a recuperação a apenas objetos que sofreram impacto em particular para que os DBAs não precisem reclassificar para recuperação de banco de dados integral. Por exemplo, se um usuário excluir dados de uma tabela em um espaço com múltiplas tabelas, um DBA poderá utilizar o DB2 Recovery Expert para identificar quais dados foram excluídos e recuperar apenas esses dados em vez de ter que recuperar o espaço de tabela inteiro.

O DB2 Recovery Expert também permite recuperar da distorção de dados causada por aplicativos com falha. Por exemplo, assuma que uma tarefa em lote semanal tenha sido executada por erro em vez da tarefa mensal e, assim, muitos dados foram excluídos ou atualizados. O DB2 Recovery Expert pode analisar o log do DB2 e gerar as instruções UNDO e REDO para voltar às mudanças inválidas. Consulte as figuras a seguir. Essas instruções podem ser exportadas para revisão antes de serem executadas.

Figura 12. O DB2 Recovery Expert Pode Gerar Instruções UNDO e REDO para Voltar as Mudanças pela Análise do Log do DB2.
Uma captura de tela que mostra como exportar SQL para revisão antes de executá-lo.

Informações adicionais:

Voltar ao topo.

InfoSphere Optim Performance Manager Extended Edition

Servidores suportados: DB2 para Linux, UNIX e Windows. A capacidade Extended Insight está disponível para DB2 para z/OS no Tivoli OMEGAMON Performance Expert para DB2 para z/OS.

O InfoSphere Optim Performance Manager fornece capacidades robustas e detalhadas de monitoramento e alerta de desempenho do banco de dados. A visão geral de desempenho de visão rápida ajuda os DBAs a identificarem rapidamente as áreas de problema e mostra onde ocorrem desvios da linha de base. Os painéis de diagnóstico fornecem métricas detalhadas para áreas em particular, incluindo bloqueio, execuções de instruções SQL, armazenamento e utilização de memória e desempenho do log.

Figura 13. O Painel Visão Geral.
Uma captura de tela que mostra poucos recursos-chaves no painel de Visão geral.

Modelos predefinidos fornecem definições de configuração para monitoramento de ambientes diferentes, incluindo SAP, InfoSphere Warehouse, OLTP, business intelligence, teste, produção e desenvolvimento.

Gerenciamento de carga de trabalho

O InfoSphere Optim Performance Manager inclui as ferramentas para administrar e gerenciar o recurso de gerenciamento de carga de trabalho (WLM) do DB2, incluindo a definição de cargas de trabalho, designação de prioridades de negócios para cargas de trabalho para assegurar Acordos de Nível de Serviço e monitoramento de classes de serviço, cargas de trabalho e classes de trabalho.

Figura 14. O Painel Workload Manager.
Uma captura de tela que mostra poucos recursos-chaves no painel Workload Manager.

Recurso Extended Insight

O recurso Extended Insight fornece informações valiosas de desempenho que vai além do mecanismo do banco de dados. Com o Extended Insight, cada instrução SQL em um aplicativo Java, DB2 CLI (Call Level Interface) ou .NET é medida conforme ela atravessa a pilha de software. Cada instrução é visualizada em gráficos para ajuda os DBAs a identificarem onde está ocorrendo um problema de tempo de resposta: seja no servidor de aplicativos (como WebSphere), na rede, ou no banco de dados.

Os modelos predefinidos do Extended Insight fornecem definições de configuração para aplicativos SAP, WebSphere, Cognos, InfoSphere DataStage, InfoSphere Warehouse e Java.

Integração com Tivoli Composite Application Manager (ITCAM)

O InfoSphere Optim Performance Manager Extended Edition integra seus insights profundos de desempenho do banco de dados com insights corporativos abrangentes de produtos de monitoramento do IBM Tivoli. Para todos os problemas de transação no componente de banco de dados do DB2, os operadores podem chamar o painel do Extended Insight de dentro do Tivoli Enterprise Portal. Essa visualização integrada mantém o contexto das transações do banco de dados problemáticos, de forma que esses DBAs e operadores trabalham em conjunto para solucionar mais facilmente problemas de desempenho.

Voltar ao topo.

InfoSphere Optim Query Workload Tuner

Servidores suportados: DB2 para Linux, UNIX e Windows e DB2 para z/OS

O InfoSphere Optim Query Workload Tuner ajuda os DBAs, desenvolvedores ou ajustadores de consulta a sintonizarem consultas individuais ou cargas de trabalho de consultas fornecendo conselho sobre como atingir o melhor desempenho da consulta. A interface com o usuário está incluída no Data Studio, e os recursos são ativados por meio da aplicação da licença do InfoSphere Optim Query Workload Tuner no DB2.

O InfoSphere Optim Query Workload Tuner pode ajustar cargas de trabalho ou consultas a partir de diversas origens como o cache de instruções, o catálogo DB2, o QMF, o DB2 Query Monitor para z/OS e o repositório do InfoSphere Optim Performance Manager.

O InfoSphere Optim Query Workload Tuner fornece conselho para estatísticas, consultas, caminhos de acesso e índices. Os consultores analisam a consulta ou a carga de trabalho e fornecem recomendações priorizadas e lógicas para ajudar os DBAs ou desenvolvedores menos experientes a aprenderem como prosseguir. As recomendações de coleção de estatísticas incluem o comando RUNSTATS para executar e as recomendações de índice incluem a DDL que é necessária para criar os índices. Os DBAs podem executar iterativamente os consultores e aplicar mudanças até que eles estejam satisfeitos com os resultados de desempenho.

Os DBAs também podem comparar os caminhos de acesso antes e depois da otimização para ver o otimizador selecionou um caminho de acesso melhor para a consulta.

Figura 15. Comparando Planos de Acesso com o InfoSphere Optim Query Workload Tuner.
Uma captura de tela que mostra como o InfoSphere Optim Query Workload Tuner pode comparar grupos de consultas.

O InfoSphere Optim Query Workload Tuner pode fornecer análise e conselhos para consultas simples e também pode tomar a entrada de uma carga de trabalho SQL inteira, como todas as instruções SQL usadas em um aplicativos de processamento de pedidos. Por meio da análise de uma carga de trabalho inteira, o InfoSphere Optim Query Workload Tuner pode ajudar os DBAs a determinarem, por exemplo, quais índices ou estatísticas atualizadas podem fornecer os maiores benefícios para o desempenho geral da carga de trabalho.

O InfoSphere Optim Query Workload Tuner se adequa bem dentro das várias fases do ciclo de vida de dados. Os desenvolvedores podem usá-lo iterativamente durante o desenvolvimento de aplicativo porque a capacidade de ajuste de consulta está integrada no cliente do Data Studio. Durante o desenvolvimento de novas consultas e rotinas, os desenvolvedores podem chamar o ajuste de consulta diretamente a partir da instrução SQL no editor do Data Studio. Como o cliente é baseado no Eclipse, os desenvolvedores para mainframe que utilizam o Rational Developer para System z também podem facilmente instalar o InfoSphere Optim Query Workload Tuner nesse ambiente.

Para corrigir os problemas descobertos nos sistemas de teste ou produção, os administradores de banco de dados podem chamar o ajuste de consulta a partir do console da web do InfoSphere Optim Performance Manager ou Tivoli OMEGAMON Performance Expert para DB2 para z/OS.

Voltar ao topo.

InfoSphere Optim Data Growth Solution

Servidores suportados: Consulte a lista de servidores de dados suportados.

O InfoSphere Optim Data Growth Solution ajuda os DBAs a gerenciarem o crescimento dos dados, o arquivamento e a retenção. Frequentemente, tanto dados ativos quanto inativos são armazenados no sistema de produção porque dados inativos podem ser necessários para auditoria e conformidade ou para outros aplicativos de relatório. Todavia, ao arquivar dados inativos, os DBAs podem ajudar seus aplicativos de produção a executarem melhor. O InfoSphere Optim Data Growth Solution move seguramente conjuntos de dados relacionais de uma ou mais origens de dados para um archive, que pode ser armazenado em uma variedade de ambientes. A Data Growth Solution pode arquivar dados na base tanto de relacionamentos gerenciados pelo DBMS quanto pelo aplicativo, seja dentro de uma única origem de dados ou entre origens de dados heterogêneas.

Se necessário, os dados arquivados podem ser recuperados em um ambiente de aplicativos quando for necessário processamento adicional de negócios. Os usuários e aplicativos ainda podem acessar esses dados usando os métodos de acesso tradicionais, como ODBC e JDBC, e assim eles podem utilizar os dados em relatores, como Cognos, Microsoft Excel e aplicativos corporativos.

Figura 16. O Fluxo de Trabalho de Arquivamento do InfoSphere Optim Data Growth Solution.
Um diagrama que mostra o processo de arquivamento.

Informações adicionais:

Voltar ao topo.


Feedback