Executando Relatórios

Esta seção descreve como executar um relatório.

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Para executar um relatório usando o Report Studio:

  1. Certifique-se de que tenha validado o relatório.
  2. No menu Executar, clique em Opções de Execução. Configure as seguintes opções na janela Opções de Execução ou deixe os valores-padrão inalterados:
    • Formato, que define se o relatório será gerado em formato HTML, PDF, Excel, CSV ou XML
    • Tamanho do Papel, que precisará ser especificado apenas se o formato de saída for PDF
    • Orientação do Papel, a ser especificada se o formato de saída for PDF
    • Modo de Dados, que especifica a quantidade de dados retornados pela consulta de relatório. É possível selecionar Todos os Dados para ignorar os filtros de modo de design configurados no pacote, Dados Limitados para limitar os dados, dependendo dos filtros de modo de design definidos e Sem Dados para retornar dados simulados em vez de dados de uma origem de dados real.
    • Idioma, que especifica o idioma no qual o relatório é exibido
    • Linhas por Página, que define o número de linhas a serem exibidas em uma página do relatório. É possível substituir esta opção usando a opção Linhas por Página na área de janela Propriedades.
    • Prompt, que pode ser usado para assegurar que seja solicitada cada execução definida no relatório.
  3. Para continuar, clique em OK. Observe que estas opções são válidas apenas para a sessão atual. Ao fechar o Report Studio, as opções retornam às configurações padrão.
  4. Na barra de ferramentas, clique no ícone Executar ou, no menu Executar, clique na opção Executar Relatório apropriada. É possível produzir um relatório em HTML, PDF, CSV, em vários formatos do Excel e em formatos XML. Não é possível produzir um relatório em formato CSV se você tiver mais de uma consulta definida no relatório, a menos que sejam usadas consultas adicionais para os prompts. O relatório é executado no IBM Cognos Viewer.
Se você executar o relatório novamente em formato CSV ou XLS, o relatório será aberto em uma nova janela do navegador. As opções disponíveis no IBM Cognos Viewer dependem das permissões configuradas para o usuário pelo administrador.
Você pode localizar os seguintes recursos adicionais úteis ao executar relatórios:
  • Você pode salvar saídas de relatório em um sistema de arquivos.
  • É possível especificar para não renderizar uma página de relatório se ela não contiver dados.
  • Se você executar um relatório que usa funções ou recursos não suportados pela origem de dados, será exibida uma mensagem de erro.
  • Se desejar limpar valores de parâmetro armazenados no servidor IBM Cognos 8, no menu Arquivo, clique em Limpar Valores de Parâmetro. Os valores de parâmetro armazenados pelo servidor Cognos 8 incluem informações de conexão, de validação e de prompt. Por exemplo, se você definir duas conexões de origem de dados no IBM Cognos Connection que apontam para a mesma origem de dados, será solicitado que escolha uma ao executar um relatório. Estas informações são armazenadas para que você não seja solicitado sempre que executar o relatório.
  • Se desejar visualizar apenas os dados tabulares, no menu Executar, clique em Visualizar Dados Tabulares. Se o relatório contiver várias consultas, primeiro será necessário clicar em um objeto, como uma lista ou tabulação cruzada, que usa a consulta para a qual você deseja visualizar os dados tabulares. Use este comando para assegurar que os resultados corretos sejam exibidos.
    Nota: Também é possível visualizar dados tabulares no Query Explorer, que é útil ao construir consultas.

Para obter informações adicionais, consulte o Report Studio Professional Authoring User Guide.