Incluindo Dados em um Relatório

Esta seção descreve como incluir dados em um relatório.

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa
Os itens de dados que podem ser incluídos em um relatório são exibidos como objetos na guia Origem na área de janela Objetos que Podem Ser Inseridos à esquerda. Cada objeto na origem de dados possui um ícone representativo. Os seguintes objetos podem ser inseridos em seu relatório:
  • Assunto de consulta, que representa uma tabela no banco de dados.
  • Item de consulta, que representa uma coluna no banco de dados, como um nome de produto ou país.
  • Atributo de nível, que representa uma propriedade de um nível.
  • Um membro, que é um item exclusivo em uma hierarquia.
  • Hierarquia, que representa uma coleta de membros dimensionais organizados em uma estrutura em árvore.
  • Nível, que é um conjunto de membros que possuem atributos comuns. O nível-raiz é o pai e rollup de todos os membros no primeiro nível. Ele é usado para obter um rollup de todos os valores na hierarquia e para fornecer um ponto conveniente para iniciar o detalhamento. Por exemplo, a hierarquia de nível de Anos pode conter os seguintes níveis:
    • Anos do nível-raiz
    • Ano do primeiro nível
    • Trimestre do segundo nível
    • Mês do terceiro nível
  • Medida ou fato, que é um item de consulta que representa uma coluna de dados quantitativos no banco de dados, como receita ou quantidade.
Para incluir dados em um relatório, na guia Origem, clique no item de dados na área de janela Objetos que Podem Ser Inseridos e arraste-o para a área de janela Relatório à direita. Uma barra preta piscando indica onde você pode soltar o item. Os itens inseridos são exibidos na guia Itens de Dados. Também é possível selecionar um item de dados clicando duas vezes ou clicando com o botão direito do mouse nele e, em seguida, clicando em Inserir.
Nota: Para obter informações adicionais sobre um item de consulta, na guia Origem, clique com o botão direito do mouse no item e clique em Propriedades. Por exemplo, quando trabalhar com origens de dados relacionais, a propriedade Uso identifica o uso pretendido para os dados representados pelo item de dados. Também é possível obter informações adicionais clicando em Linhagem.

Para remover um item de dados do relatório, clique no item de dados e pressione a tecla Delete. Também é possível clicar com o botão direito no item e clicar em Excluir. Para remover o item de dados do relatório, mas mantê-lo na guia Itens de Dados, clique com o botão direito do mouse no item na área de janela do relatório e selecione Recortar.

Ao usar dados dimensionais, é possível customizar como você vê os itens de dados na árvore de origem. É possível selecionar uma visualização de metadados com dimensões, hierarquias, níveis, uma pasta de membros opcional e propriedades de membros. Ou é possível selecionar uma visualização que exiba apenas membros. Com esta visualização, é possível incluir apenas membros em seu relatório. Para customizar a visualização em árvore de origem, clique na guia Origem, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar na área de janela Objetos que Podem Ser Inseridos e clique em Configurações da Árvore do Pacote. Selecione as caixas de opções apropriadas e clique em OK.