Criando um modelo de mapeamento de dados

Crie modelos de mapeamento de dados para mapear elementos XML para colunas da tabela relacional.

Antes de Iniciar
Não é possível criar um modelo de mapeamento de dados diretamente. Para criar um modelo de mapeamento de dados, é necessário usar uma tabela de dados associada a um recurso.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa
Para criar um modelo de mapeamento de dados:
  1. Clique em Arquivo > Novo > Modelo de Mapeamento de Dados.
  2. Selecione a pasta do modelo na qual deseja criar o novo modelo de mapeamento de dados e clique em Avançar.
  3. Selecione a tabela de mapeamento de dados à qual deseja associar o novo modelo de mapeamento de dados e clique em Avançar.
  4. Para criar um novo modelo de mapeamento de dados ou para basear um novo modelo em outro modelo de mapeamento de dados, execute uma destas etapas:
    • Para criar um novo modelo de mapeamento de dados, selecione Criar Novo Modelo.
    • Para basear um modelo em outro modelo de mapeamento de dados e inicializar o novo modelo de mapeamento de dados com as definições de coluna do modelo selecionado, clique em Criar um novo modelo baseado em um modelo existente e selecione um modelo de mapeamento de dados. É possível alterar o novo modelo de acordo com seus requisitos.
  5. Digite um nome e descrição e clique em Avançar. O nome não pode conter nenhum caractere especial e deve ser exclusivo dentro de um arquivo de configuração de dados XML. A descrição é opcional.
  6. Defina as colunas da tabela:
    • Se o recurso estiver associado a um esquema XML, na árvore de recursos à esquerda, clique duas vezes nos nós XML para definir como uma coluna da tabela. Os nós, com os XPaths e atributos, são incluídos no modelo de mapeamento de dados exibido à direita. As propriedades da coluna da tabela são geradas automaticamente. É possível modificar as propriedades geradas.
    • Se o recurso não estiver associado a um esquema XML, para incluir uma coluna, clique em Incluir, especifique um caminho do local ou expressão XPath na célula da coluna do XPath e especifique as propriedades da coluna da tabela relacional mapeada.
      Nota: É possível criar uma coluna da tabela válida sem associá-la a um XPath. Quando uma coluna não tem um XPath associado, ela não está ligada a uma origem de dados específica. Um modelo de mapeamento de dados com tais colunas pode ser reutilizado para qualquer origem de dados XML genérica.
  7. Clique em Concluir.
Conceitos relacionados
Modelos de Mapeamento de Dados