Rational ClearQuest

O catálogo de amostra contém implementações para bancos de dados do usuário baseados nos bancos de dados ALM e Corporativo. Em um banco de dados do usuário customizado, o relacionamento entre artefatos seria diferente da implementação padrão no catálogo de amostra, mas é possível criar novas construções ou customizar construções existentes para carregar os relacionamentos de maneira semelhante.

Como o serviço de dados do Rational ClearQuest tem o recurso de recuperar apenas os dados que foram alterados desde um momento específico, o carregamento delta é implementado no ETL de amostra para dados do ClearQuest.

O esquema Corporativo padrão não tem o conceito de um conceito de projeto, mas pode ser necessário diferenciar dados de diferentes bancos de dados do usuário. Portanto, no catálogo de amostra, os nomes do grupo de recursos para o banco de dados do usuário do ClearQuest no arquivo de Configuração de Dados XML são tratados como os nomes dos projetos e todos os artefatos dos bancos de dados do usuário estão associados a estes projetos. Para artefatos do banco de dados ClearQuest, o dbid é usado como chave natural e mapeado para EXTERNAL_KEY1 nas tabelas no armazém de dados.

Dados de Histórico de Transição de Estado

No Rational ClearQuest, o histórico de transição de estado é mantido para tipos de registros stateful. O carregamento de dados para o catálogo de amostra ocorre da seguinte forma:
  • Esquema corporativo: dados de histórico para Defeito e Pedido de Aprimoramento
  • Esquema de ALM: pedido, tarefa e atividade de ALM
Os dados de histórico brutos de bancos de dados ClearQuest estão armazenados em tabelas temporárias no armazém de dados. Durante o processo ETL, os dados são usados para calcular os dias que um registro permanece nesse estado e para mapeamento para REQUEST_STATE_HISTORY, TASK_STATE_HISTORY e ACTIVITY_STATE_HISTORY. Os dados são usados posteriormente para preencher as métricas relacionadas à tendência de transição de estado.

Integrações

O ClearQuest pode ser integrado com o RequisitePro e o ClearCase. Portanto, os requisitos do RequisitePro e os artefatos de gerenciamento de configuração do ClearCase podem ser associados a pedidos e tarefas no ClearQuest. Estes relacionamentos estarão disponíveis no serviço de dados do ClearQuest se a integração estiver configurada nos produtos.
O catálogo de amostra implementa construções ETL para carregar estes relacionamentos. As seguintes chaves são usadas como as chaves naturais para os mapeamentos:
  • dbid e DATASOURCE_ID, para corresponder aos dados do ClearQuest no armazém de dados.
  • GUID para requisitos, que deve ser globalmente exclusivo, para corresponder aos dados de requisito do RequisitePro no armazém de dados
  • ID exclusivo global, para corresponder aos dados do ClearCase no armazém de dados.
As construções ETL para estas integrações não estão incluídas nas tarefas ETL do catálogo de amostra, porque o processo ETL falhará se as integrações não estiverem configuradas em seu ambiente. Estas construções podem ser incluídas nas tarefas de acordo com suas necessidades de medida.