< Anterior

Lição 2.3: Customizar o Modelo Padrão do Framework Manager

Nesta lição você aprenderá como atualizar o modelo do Framework Manager para implementar as alterações realizadas no projeto ETL padrão (Lição 2.2) após customizar o esquema padrão do armazém de dados (Lição 2.1).
Antes de Iniciar
Pré-requisitos:
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Na lição 2.1, você incluiu uma nova tabela de fato chamada F_DEFECT_METRICS no esquema padrão e relacionou esta tabela de fato a uma tabela de dimensão chamada D_COMPONENT_LABEX. Na lição 2.2, você incluiu a tabela de fato e sua tabela de dimensão relacionada na construção do Data Manager. Nesta lição, você aprenderá como alterar o modelo do Framework Manager para incorporar alterações realizadas no esquema do armazém de dados e expor as alterações no designer de relatórios.

Nesta lição, você:
  • Importará a tabela de fato e a tabela de dimensão do Data Manager para o Framework Manager
  • Criará assuntos de consulta a partir de tabelas importadas
  • Construirá um relacionamento entre os dois novos assuntos de consulta
  • Definirá um espaço de nomes para os assuntos de consulta relacionados
  • Implementará o novo espaço de nomes para publicação
Preparar o projeto do Framework Manager
  1. Inicie o Framework Manager.
  2. No menu Arquivo, clique em Gerenciar Projetos > Copiar.
  3. Na caixa De, clique em Navegar para acessar o diretório de instalação padrão (C:/Program Files/IBM/Rational Insight/framemgr/Rational Insight Reporting Data Model (DW)) e selecione o arquivo Rational Insight Reporting Data Model (DW).cpf.
  4. No campo Para, digite o nome do projeto. Por padrão, o nome do projeto e o diretório no qual o projeto é salvo são os mesmos.
  5. No campo Local, digite o novo local ou clique em Navegar e selecione o novo local do projeto e clique em OK. Ao salvar o projeto, certifique-se de salvar o projeto em uma pasta diferente.
  6. Clique em Concluir. Salve o arquivo (.cpf) de projeto e todos os arquivos relacionados em uma pasta.
Importar os metadados das novas tabelas para a camada de metadados físicos
  1. No painel Visualizador de Projetos, expanda o nó Rational Insight Reporting Data Model (DW), selecione o espaço de nomes Metadados Físicos, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Executar Assistente de Metadados.

    Agora você está pronto para usar as páginas do assistente para importar os metadados do Data Manager para a construção do Framework Manager. Você fará isso importando a tabela de fato chamada F_DEFECT_METRICS e a tabela de dimensão chamada D_COMPONENT_LABEX do Data Manager para o Framework Manager.

  2. Selecione Origens de Dados e clique em Avançar.
  3. Selecione a origem de dados RIDW e clique em Avançar.
  4. Expanda o nó RIDW para listar as tabelas sob Tabelas e selecione a tabela de dimensão D_COMPONENT_LABEX e a tabela de fato F_DEFECT_METRICS. Clique em Avançar.
  5. Na página Gerar Relacionamento, aceite os padrões e clique em Avançar. Clique em Concluir.
  6. Expanda a nova tabela F_DEFECT_METRICS e consulte a visualização Propriedades para se certificar de que as colunas possuem as propriedades corretas:
    • DEFECT_METRICS_ID é um Identificador
    • TOTAL_DEFECTS é um Fato
    • COMPONENT_ID é um Identificador
    • REC_DATETIME é um Atributo
    • DATE_ID é um Identificador
Criar assuntos de consultas
  1. No painel Visualizador de Projetos, expanda o nó Rational Insight Reporting Data Model (DW) > Dimensões, selecione Fato, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Criar > Assunto de Consulta.
  2. Especifique o nome do assunto de consulta como Métricas de Defeitos e clique em OK.
  3. Na guia Definição do Assunto de Consulta, expanda o nó Metadados Físicos, selecione a tabela F_DEFECT_METRICS, arraste a tabela e solte-a na seção Itens e Cálculos de Consultas. Clique em OK.

    Agora você criou uma nova consulta chamada Métricas de Defeitos, a qual está vinculada com a tabela de fato F_DEFECT_METRICS. Em seguida, você criará uma outra consulta, desta vez para a tabela de dimensão D_COMPONENT_LABEX.

  4. No painel Visualizador de Projetos, expanda o nó Rational Insight Reporting Data Model (DW) > Dimensões, selecione Dimensões, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Criar > Assunto de Consulta.
  5. Especifique o nome do assunto de consulta como Component LabEx e clique em OK.
  6. Na guia Definição de Assunto de Consulta, expanda o nó Metadados Físicos, selecione a tabela D_COMPONENT_LABEX, arraste a tabela e solte-a na seção Itens e Cálculos da Consulta. Clique em OK.

Agora você criou dois assuntos de consultas: um a partir de uma tabela de fato e o outro a partir de uma tabela de dimensão. Em seguida, você criará um relacionamento entre dois assuntos de consultas.

Construir relacionamentos
  1. No painel Visualizador de Projetos, expanda o nó Rational Insight Reporting Data Model (DW) > Dimensões, expanda a pasta Fato, localize o assunto de consulta Métricas de Defeitos, selecione-o, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Criar > Relacionamento.
  2. Na guia Expressão de Relacionamento, clique no ícone pasta próximo ao campo Assunto da Consulta à direita do painel, expanda o nó Rational Insight Reporting Data Model (DW), localize e selecione o assunto de consulta Component LabEx e clique em OK.
  3. Selecione COMPONENT_ID em ambas as caixas e clique em OK.
Agora você vinculou os dois assuntos de consultas por meio do atributo comum COMPONENT_ID.
Converter para esquema estrela
  1. No painel Visualizador de Projetos, expanda o nó Rational Insight Reporting Data Model (DW) > Dimensões, expanda a pasta Fato, localize o assunto de consulta Métricas de Defeitos, selecione-o, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Ações > Converter para Dimensão de Medida.
  2. No painel Visualizador de Projetos, expanda o nó Rational Insight Reporting Data Model (DW) > Dimensões, expanda a pasta Dimensão, localize o assunto de consulta Component LabEx, selecione-o, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Ações > Converter para Dimensão Regular.
  3. Expanda a pasta Fato para localizar a medida Métricas de Defeitos, selecione-a, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Criar Agrupamento de Esquema Estrela.
  4. Certifique-se de que ambos os Objetos Disponíveis estejam selecionados e clique em OK.
Agora você criou um espaço de nomes chamado Métricas de Defeitos para os objetos de consultas vinculados. Em seguida, é necessário incluir este espaço de nomes no ciclo de publicação.
Expor as métricas na visualização de negócios
  1. No painel Visualizador de Projetos, expanda o nó Rational Insight Reporting Data Model (DW), localize o espaço de nomes Métricas de Defeitos, selecione-o, arraste e solte-o no espaço de nomes Visualização de Negócios > Gerenciamento de Mudanças.
  2. No painel Visualizador de Projetos, expanda o nó Rational Insight Reporting Data Model (DW), expanda o espaço de nomes Pacotes, clique com o botão direito do mouse em Reporting Data Model (DW) e, em seguida, clique em Editar Definição.
  3. Certifique-se de que o espaço de nomes Métricas de Defeitos esteja selecionado no nó Visualização de Negócios > Gerenciamento de Mudanças. Clique em OK.
  4. Clique com o botão direito do mouse em Reporting Data Model (DW) e, em seguida, clique em Publicar Definição.
    Nota: Você está republicando o pacote inteiro; o processo pode demorar vários minutos.
Você tem usado um pacote de publicação existente chamado Reporting Data Model (DW) e atualizou o pacote para inclusão do espaço de nomes Métricas de Defeitos. Agora você poderá acessar a tabela de fato F_DEFECT_METRICS e a tabela de dimensão D_COMPONENT_LABEX no Report Designer e criar relatórios a partir dos atributos dessas tabelas.

Ponto de Verificação da Lição

Você importou metadados do Data Manager e tornou o novo componente visível para publicação.
Você aprendeu como:
  • Importar tabelas de fatos e tabelas de dimensões para o Framework Manager
  • Criar assuntos de consultas a partir de tabelas
  • Construir um relacionamento entre dois assuntos de consultas
  • Definir um espaço de nomes para assuntos de consultas
  • Implementar um espaço de nomes para publicação
< Anterior