Glossário do Rational Insight

Este glossário inclui termos e definições para o [nome do produto].

As seguintes referências cruzadas são usadas neste glossário:
  1. Consulte encaminha o leitor de um termo para um sinônimo preferencial, ou de um acrônimo ou abreviação para o formato completo definido.
  2. Consulte também encaminha o leitor para um termo relacionado ou contrastante.

Para visualizar glossários de outros produtos IBM, vá para www.ibm.com/software/globalization/terminology.

A

permissão de acesso

Um privilégio que permite o acesso ou uso de um objeto.

adaptador

Um componente de software intermediário que permite que dois outros componentes de software se comuniquem um com o outro.

agregação

O processo de coletar, interpretar e armazenar dados de vários locais em um único arquivo.

servidor de aplicativos

O destino de um pedido de um solicitante de aplicativo. O database management system (DBMS) no site do servidor de aplicativos atende ao pedido.

atributo

Uma característica ou marca de uma entidade que descreve a entidade; por exemplo, o número de telefone de um funcionário é um dos atributos desse funcionário.

B

BI

Consulte business intelligence.

construção

O processo durante o qual um programa de construção produz um ou mais objetos derivados. Isto pode envolver a conversão real de arquivos de origem e a construção de arquivos binários por compiladores, vinculadores, formatadores de texto e outros.

business intelligence (BI)

A consolidação e análise de dados coletados na operação do dia-a-dia de negócios, que são então usados como uma base para melhores decisões nos negócios e vantagem competitiva.

C

caminho da classe

Uma lista de diretórios e arquivos JAR que contêm arquivos de recursos ou classes Java que um programa pode carregar dinamicamente no tempo de execução.

rotatividade de código

Um relatório que mostra o volume de mudanças em um projeto no decorrer do tempo.

armazenamento de conteúdo

O banco de dados que contém os dados necessários para operar, como especificações de relatório, modelos publicados e direitos de segurança.

D

painel

Uma interface que integra dados de várias origens e fornece uma exibição unificada de informações relevantes e no contexto.

modelo de mapeamento de dados

Um modelo usado para mapear elementos XML para colunas da tabela relacional.

data mart

Um subconjunto de um armazém de dados que contém dados padronizados e otimizados para as necessidades de relatório específicas de um departamento ou equipe. Um data mart pode ser um subconjunto de um armazém para uma organização inteira, como os dados que estão contidos em ferramentas online analytical processing (OLAP).

modelo de dados

Um modelo comum que facilita o relatório de todos os tipos de dados de várias origens de dados.

Serviço de Deslocamento de Dados

Um serviço usado para executar e planejar construções e fluxos de tarefas em computadores remotos.

Origem de Dados

A própria origem de dados, como um banco de dados ou arquivo XML, e as informações de conexão necessárias para acessar os dados.

armazém de dados

Uma coleta de dados orientada a assuntos que é usada para suportar a tomada de decisão estratégica. O armazém é o ponto central de integração de dados para business intelligence. Ele é a origem de dados para data marts em uma empresa e entrega uma visualização comum de dados corporativos.

banco de dados (BD)

Uma coleta de itens de dados inter-relacionados ou independentes que são armazenados juntos para atender a um ou mais aplicativos.

BD

Consulte banco de dados.

tempo de permanência de defeitos

Um relatório que ajuda a controlar padrões em defeitos, que pode ser usado para executar uma ação corretiva para reduzir o tempo de resolução de defeitos e o número de defeitos.

taxa de chegada de defeitos

Um relatório que mostra a frequência de novos envios de defeitos no decorrer do tempo, categorizados por gravidade.

densidade do defeito

A proporção do número de defeitos para a duração do programa.

construção de dimensão

Uma construção que entrega dados para descrever uma única dimensão de negócios, como um produto ou um cliente. Uma construção de dimensão possui uma tabela de dimensões de origem, uma hierarquia para os dados, um banco de dados de destino e uma tabela de destino.

dados de dimensão

Os dados que são usados para descrever ou qualificar fatos em uma tabela de fatos de esquema em estrela.

categoria do mapeamento de dimensão

Um conjunto de mapas de dimensões semelhantes. Por exemplo, pode ser criada uma categoria para dias, semanas e horas, com diferentes níveis de granularidade.

tabela de mapeamento de dimensão

Uma tabela que cria correlações entre tabelas de dimensões de diferentes origens de dados. Cada origem de dados pode usar nomes diferentes para elementos semanticamente semelhantes.

tabela de dimensões

Uma tabela que contém atributos usados para restringir e agrupar dados ao executar consultas de data warehousing.

E

pedido de aprimoramento

Um controle de mudanças para um novo recurso ou funcionalidade.

extract, transform, and load (ETL)

O processo de coletar dados de uma ou mais origens, limpando e transformando-os e, em seguida, carregando-os em um banco de dados.

F

construção de fatos

Uma construção que entrega dados de fatos e dados de dimensões para que o usuário possa construir um data mart privado a partir de uma única construção.

tabela de fatos

Uma tabela de banco de dados que contém a medida e dimensões necessárias para relacionar um registro de fatos a tabelas de dimensões.

chave estrangeira

Em um banco de dados relacional, uma chave em uma tabela que faz referência à chave primária em outra tabela.

H

funcionamento

A condição ou estado geral do ambiente de banco de dados.

I

iteração

Um marco no processo de desenvolvimento de software para o qual a equipe de desenvolvimento entrega uma versão funcional do projeto para teste.

velocidade de iteração

Um relatório que mostra o número de tarefas concluídas em cada iteração.

L

construção de consulta

Uma estrutura de referência simples, de nível único em um catálogo extract, transform, and load (ETL). As consultas controlam os relacionamentos entre dados de fatos e o armazém de dados operacional que contribuem para o fato.

M

mapeamento

A correlação de atributos entre especificações. Para importações, os mapeamentos relacionam os atributos da especificação de arquivo para os atributos da especificação principal do catálogo ou hierarquia. Para exportações, os mapeamentos relacionam os atributos da especificação principal para os atributos da especificação de destino.

medida

Um valor que pode ser analisado, como o número de defeitos.

metadados

Dados que descrevem as características de dados; dados descritivos.

modelo de metadados

Um conjunto de dimensões, assuntos de consulta e outros objetos relacionados que representam dados para aplicativos de relatório.

métrica

Uma medida para avaliar o desempenho em uma importante área de negócios.

modelo

Uma representação de um processo, sistema ou área de assunto, geralmente desenvolvida para entender, analisar, melhorar e substituir o item que está sendo representado. Um modelo pode incluir uma representação de informações, atividades, relacionamentos e limitadores.

N

espaço de nomes

Para autenticação e controle de acesso, uma instância configurada de um provedor de autenticação que permite acesso a informações sobre o usuário e o grupo. No Framework Manager, os espaços de nomes identificam exclusivamente itens de consulta e assuntos de consulta. Diferentes bancos de dados são importados para espaços de nomes separados para evitar nomes duplicados.

chave natural

Para origens de dados que não estão em bancos de dados relacionais, o nome de um arquivo XML ou nome de usuário que pode ser mapeado para tabelas em um armazém de dados.

O

controlador ODBC

Uma dynamically-linked library (DLL) que implementa chamadas de função ODBC e interage com uma origem de dados.

Open Database Connectivity (ODBC)

Uma application programming interface (API) padrão para acessar dados em sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais e não-relacionais. Usando esta API, os aplicativos de banco de dados podem acessar dados armazenados em sistemas de gerenciamento de banco de dados em vários computadores, mesmo que cada sistema de gerenciamento de banco de dados use um formato de armazenamento de dados e uma interface de programação diferentes.

P

.

1. Um produto ou componente especificamente projetado para instalação pelo IBM Installation Manager.

2. Um subconjunto de um projeto criado para disponibilizar metadados para usuários. Diferentes pacotes podem ser criados para que diferentes grupos de usuários possam criar os relatórios de que precisam.

camada de metadados físicos

No modelo de metadados operacionais, uma camada que contém informações de metadados da origem de dados. Ela também contém assuntos de consulta que representam as tabelas importadas e os relacionamentos entre elas.

portal

Um ponto de acesso único e seguro a diversas informações, aplicativos e pessoas que pode ser customizado e personalizado.

portlet

Um módulo da Web reutilizável executado em um servidor de portal. Os portlets possuem funções predefinidas, como recuperação de manchetes, procura em um banco de dados ou exibição de um calendário.

chave primária

Em um banco de dados relacional, uma chave que identifica exclusivamente uma linha de uma tabela de banco de dados.

perfil

Um conjunto de comportamentos, privilégios ou recursos que determinam como os objetos de banco de dados interagem com recursos.

funcionamento do projeto

A eficiência de um projeto conforme refletida por meio de defeitos, mudanças, qualidade de construção e distribuição de trabalho.

Q

consultar

Uma especificação para um conjunto de dados recuperados de uma origem de dados.

R

dimensão de referência

Uma estrutura dimensional que contém estruturas de referência e modelos usados para fornecer informações durante a mesclagem de dados e entrega de dados de dimensão em data marts.

dados relacionais

Dados armazenados em um relational database management system (DBMS).

relatório

Um conjunto de dados organizados deliberadamente para comunicar informações de negócios.

servidor de relatório

Um servidor de aplicativos que hospeda relatórios e editores de relatórios.

modelo de relatório

Um modelo usado para criar relatórios. Os parâmetros no modelo de relatório são especificados quando o relatório é criado ou executado.

Representational State Transfer (REST)

Um estilo arquitetural de software para sistemas de hipermídia distribuídos, como a World Wide Web. Geralmente, o termo também é usado para descrever qualquer interface simples que usa XML (ou YAML, JSON, texto simples) sobre HTTP sem uma camada do sistema de mensagens adicional, como SOAP.

requisito

Uma condição ou capacidade que um sistema deve fornecer. Esta condição é uma direção derivada das necessidades do usuário ou estabelecida em um contrato, padrão, especificação ou outro documento.

recurso

Uma entidade XML específica em uma origem de dados XML. Um recurso pode ser associado a um esquema XML e pode ser usado para mapear uma origem de dados para uma tabela de banco de dados relacional para criar relatórios.

grupo de recursos

Uma coleta de origens XML de um produto que compartilham um endereço da Web base comum. O endereço da Web determina a conexão entre os dados do produto e o banco de dados relacional usado para criar relatórios.

S

scorecard

Uma coleta de métricas que representam o desempenho de uma unidade ou aspecto de uma organização.

conexão

O procedimento pelo qual o usuário começa a trabalhar em uma estação de trabalho.

captura instantânea

Um registro dos dados no armazém de dados usado para relatório.

esquema em estrela

Um tipo de esquema do banco de dados relacional que é composto de um conjunto de tabelas que formam uma única tabela de fatos central cercada por tabelas de dimensões.

surrogate key

Uma coluna de identificador exclusivo criada artificialmente para linhas nas tabelas que não possuem nenhum tipo de coluna de chave natural.

T

modelo de transformação

Um modelo em uma construção de fatos que é usado para manipular os dados de origem adquiridos. Por exemplo, o modelo de transformação pode mesclar dados de diferentes origens ou dados agregados.

V

mapa de valor

Um mapa usado para transformar valores de origem em um novo valor durante o processo de extração para padronizar definições comuns para dados de várias origens.

W

Aplicativo da Web

Um aplicativo que é acessível por um navegador da Web e que fornece alguma função além da exibição estática de informações, por exemplo, permitir que o usuário consulte um banco de dados. Os componentes comuns de um aplicativo da Web incluem páginas HTML, páginas JSP e servlets.

item de trabalho

O menor componente de trabalho a ser feito em um fluxo de trabalho. É uma coleta de dados e referências às informações do sistema necessárias para processamento de dados. Um item de trabalho é transitório; depois de ser processado conforme necessário, ele deixa de existir.

X

arquivo de configuração de dados XML (arquivo XDC)

Um arquivo de configuração que define o relacionamento entre entidades em uma origem de dados e colunas em uma tabela relacional.