Reutilizando Modelos de Metadados Operacionais

O IBM Rational Insight implementa o suporte para uso do mesmo modelo de metadados para várias origens de dados.

O que Fazer Depois

É comum ter várias origens de dados compartilhando a mesma estrutura de dados. Por exemplo, você pode ter vários bancos de dados do usuário ClearQuest criados com o mesmo esquema ClearQuest e vários projetos RequisitePro criados com os mesmos modelos. Nestes casos, é possível usar o mesmo modelo de metadados para descrever as estruturas de dados e os mesmos designs de relatório para visualizar os dados. Para usar um modelo de metadados existente, é necessário incluir a origem de dados e, em seguida, selecioná-la enquanto cria ou modifica um relatório.

Incluindo novas origens de dados

É possível incluir novas origens de dados da seguinte forma:
  1. Inicie a Configuração de Dados XML
  2. Abra o arquivo .xdc usado pelo modelo de metadados operacionais (por padrão, todos os arquivos .xdc usados pelos modelos de metadados operacionais podem ser localizados em $(INSTALL_ROOT)\Rational Insight\dataconfig\configs\live data config\)
  3. Expanda a árvore na visualização Explorador de Dados XML, identifique a categoria do grupo de recursos e o grupo de recursos padrão usados no modelo de metadados.
  4. Arraste o grupo de recursos e solte-o na mesma categoria do grupo de recursos.
  5. Selecione Copiar no menu de contexto para criar uma nova cópia do grupo de recursos.
  6. Clique duas vezes no novo grupo de recursos para abri-lo.
  7. Modifique o nome e URL para apontar para a nova origem de dados.
  8. Salve as mudanças e feche o arquivo .xdc.
A nova origem de dados estará disponível nos relatórios. Se o cache estiver ativado no servidor de relatório, aguarde até o tempo limite do cache. Por padrão, o cache é ativado e o tempo limite é de aproximadamente 15 minutos.

Selecionando uma origem de dados no relatório

Cada modelo de metadados operacionais contém um parâmetro que permite que os usuários especifiquem o nome da origem de dados (correspondente ao nome do grupo de recursos definido no arquivo .xdc). Este parâmetro está disponível para relatórios usando o modelo de metadados. Cada modelo de metadados operacionais também define um objeto de consulta que fornece uma lista de origens de dados disponíveis. O autor do relatório pode definir um prompt de lista para listar os nomes de origens de dados disponíveis, e o valor selecionado será usado como entrada para o parâmetro de nome da origem de dados. Consulte o documento para cada modelo de metadados operacionais para obter detalhes sobre o parâmetro e o objeto de consulta.

Conceitos relacionados
Modelos de Metadados Operacionais
Entidades do Framework Manager