Cenário: Gerenciamento Básico de Mudanças

Como administrador de banco de dados, deve ser frequentemente solicitado que você faça mudanças do banco de dados para deixar as informações mais compreensíveis e fáceis de acessar, para melhorar o desempenho ou acomodar mudanças de aplicativos.

Neste cenário, foi solicitado a você que mude o tipo de dados da coluna UNIT_COST na tabela CUST_PRICE. Essa tabela está no esquema GOSALESCT do banco de dados GSDB.

: Administrador de Banco de Dados Optim será usado para concluir as seguintes etapas:

  1. Criar uma conexão com o banco de dados.
  2. Especificar o objeto de banco de dados que será alterado.
  3. Identificar objetos que sofrerão o impacto da mudança que deseja fazer.
  4. Ter um script de gerenciamento de mudanças para conter e controlar as mudanças criadas.
  5. Gerar comandos para aplicar as mudanças no banco de dados.
  6. Preservar os dados usando os comandos de descarregamento e recarregamento.
  7. Criar comandos de manutenção como o de limpeza de cache de pacotes, RUNSTATS, REBIND e REORG.
  8. Implementar as mudanças no banco de dados.
  9. Criar um relatório Resumo das Mudanças e um relatório Implementação.

Requisito: Este cenário é baseado em dados de amostra que são fornecidos no banco de dados GSBD. Para executar as etapas efetivamente neste cenário, é possível fazer o download do banco de dados e configurá-lo no sistema usando as instruções em http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/idm/docv3/topic/com.ibm.sampledata.go.doc/topics/download.html.

Conclua as seguintes etapas para fazer a mudança solicitada no banco de dados GSDB:

  1. Certifique-se de que existe uma conexão com o banco de dados GSDB no Explorer de Administração.
    1. Se não existir uma conexão, na barra de ferramentas do Explorer de Administração, clique no botão suspenso em Novo e clique em Novo Perfil de Conexão. No assistente que é aberto, preencha os detalhes e clique em Concluir.
    2. Se for necessário estabelecer uma conexão, clique com o botão direito no banco de dados no Explorer de Administração e clique em Conectar. No assistente que é aberto, especifique os detalhes e clique em Concluir.
  2. Localize a tabela que será alterada.
    1. Na visualização Explorer de Administração, expanda o conteúdo do banco de dados GSDB.
    2. Clique na pasta Tabela.
    3. Na Lista de Objetos, localize a tabela CUST_PRICE. Para localizar a tabela mais facilmente, insira CUST no campo Nome de Semelhança. Somente as tabelas cujos nomes começam com os caracteres CUST serão exibidas.
  3. Clique com o botão direito na linha da tabela CUST_PRICE e clique em Alterar. Um novo script de gerenciamento de mudanças é automaticamente criado e o script de gerenciamento de mudanças é exibido no Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças.
  4. Altere o tipo de dado da coluna UNIT_COST na tabela CUST_PRICE.
    1. Na lista Objetos a ser Alterados no Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, clique em CUST_PRICE.
    2. Na visualização Propriedades, clique na guia Colunas para exibir as informações sobre a coluna.
      Dica: É possível clicar duas vezes no título da visualização, Propriedades, para maximizar a visualização. Clicar duas vezes novamente minimiza a visualização.
    3. Na coluna UNIT_COST, clique duas vezes no campo tipo de dados e use a caixa suspensa para alterar o tipo de dado de dado de DECIMAL(19,2) para INTEGER.
    4. Na seção Trabalhando com Objetos do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, clique em Arquivo > Salvar no menu principal ou pressione Ctrl+S para salvar as mudanças no script de comando de mudança.
  5. Avalie quais objetos podem ser afetados pela mudança da tabela CUST_PRICE.
    1. Na lista Objetos a ser Alterados clique em CUST_PRICE. Todos os outros objetos que são afetados pela mudança na tabela CUST_PRICE são exibidos na lista Objetos Impactados.
    2. Inclua os objetos impactados no script de gerenciamento de mudanças. Use os botões Alterar e Descartar para mover os objetos impactados para a lista Objetos a ser Alterados. Se usar o botão Alterar para mover um objeto impactado, é possível clicar no objeto e fazer todas as mudanças necessárias no objeto na visualização Propriedades.
  6. Clique em Visualizar Comandos para gerar os comandos de mudança que serão aplicados no banco de dados GSDB.

    É exibida uma caixa de diálogo que indica que existe um erro nos comandos. Clique em Não. Neste cenário, os erros serão corrigidos mais tarde. O foco do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças se desloca para a seção Comandos.

  7. Revise os comandos que foram gerados.
  8. Opcional: Clique em Visualizar Relatório de Mudanças para revisar o relatório Resumo de mudanças. (É necessário rolar a tela para a direita na seção Comandos do Editor de Script de Comando de Mudança para ver o botão Visualizar Relatório de Mudanças.) O relatório é aberto na área do editor. Clique nos links no quadro de navegação no lado esquerdo do relatório para revisar as várias seções do relatório. Então, feche o relatório.

    O Administrador de Banco de Dados Optim gera automaticamente esse relatório que descreve as mudanças que são desejadas no banco de dados, o impacto dessas mudanças e as ações que precisam ser tomadas devido às mudanças que foram modeladas. Esse relatório é armazenado em arquivos HTML na pasta Outros Arquivos no projeto GSDB.

  9. Clique em Opções de Dados para especificar suas opções de preservação de dados e para corrigir o erro que foi detectado nos comandos de mudança gerados.

    O Administrador de Banco de Dados Optim automaticamente determina se as mudanças necessitam de comandos de preservação de dados ou comando de manutenção do DB2 e fornece o assistente Customizar Preservação de Dados que permite que os comandos de mudança gerados sejam alterados.

    Neste cenário, o tipo de dados de uma coluna foi alterado de DECIMAL para INTEGER, o que requer que a tabela CUST_PRICE seja descartada e recriada. Portanto, são necessários comandos UNLOAD e RELOAD para preservar os dados.

    1. Na página Especificar Informações do Arquivo de Descarregamento e Recarregamento, especifique o local do arquivo de dados dos comandos de UNLOAD e RELOAD. É necessário especificar o caminho completo. Aceite os métodos padrão que são usados para descarregar e recarregar os dados. Clique em Avançar.
    2. Na página Informações de Descarregamento e Recarregamento, a seção Problemas indica que há uma incompatibilidade de tipo de dados entre a coluna UNIT_COST e as colunas Descarregar e Recarregar. Clique em Cast Automático para resolver a incompatibilidade. Como alternativa, é possível selecionar a linha na lista de problemas, clicar com o botão direito nela e clicar em Cast Automático. Clique em Avançar.
    3. Na página Comandos de Manutenção do DB2, é possível especificar os comandos de manutenção que serão gerados. Clique em Concluir.

      Quando você escolhe religar pacotes, o esquema em que os pacotes devem ser religados é selecionado por padrão na página Selecionar Esquema.

    Os comandos são regenerados e exibidos na seção Comandos do editor.

  10. Na seção Comandos do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, clique em Executar para implementar as mudanças no banco de dados. O assistente Executar Comandos de Mudança é iniciado.
  11. O Administrador de Banco de Dados Optim faz uma verificação para garantir que o modelo base atual e o catálogo do banco de dados são o mesmo. Clique em Avançar se a verificação for bem sucedida.

    Se a verificação não for bem sucedida, é necessário atualizar o modelo base e regenerar os comandos de mudança.

  12. Revise os comandos exibidos e clique em Concluir para aplicar as mudanças no banco de dados GSDB. A seção Mensagens exibe o status dos comandos conforme eles são executados e registra o estado final da execução do script de mudança. É possível também usar a visualização Resultados SQL para ver o status de cada comando.
    Dica: Se um comando não estiver sendo executado com sucesso, é possível clicar no número da mensagem ou no código SQL que é exibido na seção Mensagens para obter mais detalhes. O link para a mensagem ou código SQL abre um centro de informações com informações detalhadas.
  13. Depois que o processo de implementação for concluído, um relatório Implementação será automaticamente gerado. Esse relatório é armazenado na pasta Outros Arquivos no mesmo projeto que o script de gerenciamento de mudanças. Para mais informações sobre relatórios, consulte Relatórios.

O catálogo do banco de dados será, então, atualizado e incluirá as mudanças especificadas.


Feedback