É possível abrir um assistente de tarefa para executar comandos de administração de banco de dados em objetos que são exibidos no Explorer de Administração e na Lista de Objetos.
Antes de Iniciar
Para executar um comando de administração de banco de dados em um objeto, é necessário ter a permissão ou autorização adequada para esse objeto e deve existir uma conexão com o banco de dados ou o banco de dados que contém o objeto.
Procedimento
Para abrir o assistente de tarefa para o comando, especificar as configurações adicionais para o comando e executar os comandos, conclua as seguintes etapas:
- Localize o objeto com o qual deseja trabalhar e clique com o botão direito do mouse sobre ele para exibir o menu sensível ao contexto.
- Use o menu sensível ao contexto para localizar e selecionar o comando a ser executado.
Para informações detalhadas sobre as opções do menu de contexto que deve ser usadas, consulte Opções do menu sensível ao contexto para assistentes de tarefa.
- Clique em cada uma das guias na área Configurações para passar pelo processo de especificar as configurações e opções com as quais o comando será executado. Alguns comandos não têm opções ou configurações
adicionais que possam ser especificadas.
- Clique em Visualizar Comando para exibir o comando gerado na seção Comando para revisar
o comando. O comando gerado será exibido automaticamente se nenhuma opção adicional precisar ser especificada para o comando.
- Opcional: Se deseja editar o comando manualmente, clique em Editar para abrir o comando no Editor SQL
e XQuery. Edite o comando e execute-o no Editor SQL e XQuery ou salve-o.
Importante: Quaisquer mudanças que são feitas no Editor SQL e XQuery não são salvas ou refletidas na seção Comando.
- Opcional: Se deseja salvar o comando em um script que é compatível com a execução direta a partir do servidor de dados, clique em Salvar. Especifique onde salvar o script. É possível executar ou programar esses scripts para serem
executados no servidor pela interface do shell do DB2 Comand Line Processor (CLP).
Restrição: Somente o Administrador de Banco de dados do Optim suporta salvar scripts compatíveis com CLP.
- Clique em Executar para executar os comandos exibidos na seção Comando. O foco do Editor de Script de Gerenciamento
de Mudanças se desloca para a seção Mensagens.
- Na seção Mensagens, monitore o progresso dos comandos que estão sendo executados na barra de progresso e revise quaisquer mensagens emitidas. Para visualizar informações detalhadas sobre quaisquer comandos que não foram executados corretamente, clique no número da mensagem ou no código SQL. As informações detalhadas sobre a mensagem são exibidas em um centro de informações que é aberto em uma janela do navegador.