Quando você seleciona um comando de administração de banco de dados para um objeto no Explorer de Administração ou no Editor da Lista
de Objetos, um assistente de tarefa é exibido.
O assistente de tarefa guia você pelo processo de configurar
qualquer opção para o comando selecionado de administração de banco de dados, visualizando os comandos gerados e executando os comandos. O assistente de tarefa
para os comandos de administração do banco de dados incluem quatro elementos principais:
- Área Conexão
- É possível expandir a área Conexão para ver as informações detalhadas sobre a conexão, como o nome da instância, nome de usuário, nome de conexão e nome do banco de dados. Essas informações facilitam controlar em quais conexões estão os comandos estão sendo executados.
- Área Configurações
- A área Configurações, que está na parte superior do assistente de tarefa, é usada para especificar as opções e outras entradas que podem ser necessárias para o comando que deseja executar. Por exemplo, se deseja descarregar dados de uma tabela, é necessário especificar um local e nome de arquivo para os dados, assim como o formato de arquivo que deseja usar.
Clique em cada guia para revisar as informações na página e forneça todas as entradas necessárias.
O número de guias que é exibido varia, dependendo do comando que deseja executar. Para alguns comandos, somente uma guia é exibida e não é necessário especificar outras opções adicionais.
Para outros comandos, talvez seja necessário passar pelas múltiplas guias.
- Seção de comando
- A seção Comando, que pode ser expandida e reduzida, está localizada diretamente abaixo da área Configurações.
A seção Comando exibe os comandos que são gerados com base na entrada que foi especificada na área Configurações, se houver. Revise os comandos nessa seção antes de executá-los.
Na seção
Comandos,
é possível clicar nos seguintes botões para tomar as ações associadas:
Tabela 1. Botões e suas Ações Associadas na Seção Comandos de um Assistente de TarefaBotão |
Descrição e ação |
Execução |
Emite os comandos para o banco de dados. O foco no assistente de tarefa se desloca para a seção Mensagens,
onde é possível monitorar o progresso dos comandos enquanto eles são executados. |
Editar |
Abre os comandos no Editor SQL e XQuery onde é possível editá-los. Quaisquer mudanças que são feitas no Editor SQL e XQuery não são salvas ou refletidas na seção Comando.
É possível executar os comandos alterados diretamente do Editor SQL e XQuery usando a
ação Executar SQL que fica disponível depois do
clique com o botão direito do mouse no editor. Ou é possível executar os comandos a partir do arquivo em que foram salvos. |
Salvar |
Salva os comandos em um script que pode ser executado a partir de
um servidor de dados. Os comandos são modificados conforme o necessário para serem executados a partir do servidor de dados. Para usar Salvar, é necessário ter o Administrador de Banco de Dados do Optim. |
- Seção Mensagens
- A seção Mensagens, que pode ser expandida e reduzida, está localizada diretamente abaixo da área Comando.
Quando você clica em Executar, você é imediatamente movido para a seção Mensagens, que é automaticamente expandia se estiver em estado reduzido. A barra de progresso mostra o progresso dos comandos que estão sendo executados. Em alguns casos, a barra de progresso não reflete o progresso de alguns comandos que podem ser necessários para executar o utilitário. Conforme cada comando é executado, uma mensagem é exibida para fornecer informações adicionais.
Se um comando falha, o número da mensagem ou o código SQL e o texto da mensagem serão exibidos. É possível clicar no número da mensagem ou código SQL para abrir um centro de informações para obter informações mais detalhadas sobre a mensagem.