Executando Comandos de Administração de Banco de Dados

É possível abrir um assistente de tarefa para executar comandos de administração de banco de dados em objetos que são exibidos no Explorer de Administração e na Lista de Objetos.

Antes de Iniciar

Para executar um comando de administração de banco de dados em um objeto, é necessário ter a permissão ou autorização adequada para esse objeto e deve existir uma conexão com o banco de dados ou o banco de dados que contém o objeto.

Procedimento

Para abrir o assistente de tarefa para o comando, especificar as configurações adicionais para o comando e executar os comandos, conclua as seguintes etapas:

  1. Localize o objeto com o qual deseja trabalhar e clique com o botão direito do mouse sobre ele para exibir o menu sensível ao contexto.
    • Para instâncias, clique com o botão direito na instância no Explorer de Administração.
    • Para bancos de dados, clique com o botão direito no banco de dados no Explorer de Administração. É possível clicar em um banco de dados no Explorer de Administração para listar todos os bancos de dados conectados na Lista de Objetos e clicar com o botão direito em um banco de dados nessa lista.
    • Para espaços de tabela, índices e pacotes, clique na pasta de tipo de objeto correspondente no Explorer de Administração para exibir a lista de objetos do banco de dados na Lista de Objetos. Localize o objeto na Lista de Objetos e clique nele com o botão direito.

      Se estiver reorganizando tabelas, reorganizando índices ou religando pacotes, é possível selecionar múltiplos objetos.

  2. Use o menu sensível ao contexto para localizar e selecionar o comando a ser executado.

    Para informações detalhadas sobre as opções do menu de contexto que deve ser usadas, consulte Opções do menu sensível ao contexto para assistentes de tarefa.

  3. Clique em cada uma das guias na área Configurações para passar pelo processo de especificar as configurações e opções com as quais o comando será executado. Alguns comandos não têm opções ou configurações adicionais que possam ser especificadas.
  4. Clique em Visualizar Comando para exibir o comando gerado na seção Comando para revisar o comando. O comando gerado será exibido automaticamente se nenhuma opção adicional precisar ser especificada para o comando.
  5. Opcional: Se deseja editar o comando manualmente, clique em Editar para abrir o comando no Editor SQL e XQuery. Edite o comando e execute-o no Editor SQL e XQuery ou salve-o.
    Importante: Quaisquer mudanças que são feitas no Editor SQL e XQuery não são salvas ou refletidas na seção Comando.
  6. Opcional: Se deseja salvar o comando em um script que é compatível com a execução direta a partir do servidor de dados, clique em Salvar. Especifique onde salvar o script. É possível executar ou programar esses scripts para serem executados no servidor pela interface do shell do DB2 Comand Line Processor (CLP).
    Restrição: Somente o Administrador de Banco de dados do Optim suporta salvar scripts compatíveis com CLP.
  7. Clique em Executar para executar os comandos exibidos na seção Comando. O foco do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças se desloca para a seção Mensagens.
  8. Na seção Mensagens, monitore o progresso dos comandos que estão sendo executados na barra de progresso e revise quaisquer mensagens emitidas. Para visualizar informações detalhadas sobre quaisquer comandos que não foram executados corretamente, clique no número da mensagem ou no código SQL. As informações detalhadas sobre a mensagem são exibidas em um centro de informações que é aberto em uma janela do navegador.

Feedback