Cenário: Migrando Mudanças para um Banco de Dados de Desenvolvimento

Como administrador de banco de dados, você frequentemente tem de criar um banco de dados de desenvolvimento que é um subconjunto do banco de dados de produção. Ao trabalhar no banco de dados de desenvolvimento, você evita colocar em risco o banco de dados de produção com código não testado.

Muitas vezes, os administradores de banco de dados criam o banco de dados de desenvolvimento fazendo o backup do banco de dados de produção e restaurando-o no servidor de desenvolvimento. Contudo, normalmente, não é necessária uma imagem de toda a produção ou de todos os dados da produção.

Neste cenário, foi solicitada a migração de apenas duas tabelas do banco de dados GSDB para o banco de dados GSDBDEV. O Administrador de Banco de Dados Optim tem recursos de copiar e colar e arrastar e soltar que permitem mover os objetos do banco de dados de um servidor de dados para outro. Esses recursos devem ser usados quando você sabe exatamente que mudanças deseja fazer. Neste cenário, será usado o recurso copiar e colar para fazer tais mudanças.

Requisito: Este cenário é baseado em dados de amostra que são fornecidos no banco de dados GSBD. Para executar essas etapas neste cenário efetivamente, é necessário concluir duas tarefas:

Conclua as seguintes etapas para migrar as tabelas CUST_CUSTOMER e CUST_CRDT_CARD para o banco de dados GSDBDEV:

  1. Certifique-se de as conexões entre o banco de dados GSDB e o banco de da dos GSDBDEV existem no Explorer de Administração.
    • Se não existir uma conexão, na barra de ferramentas do Explorer de Administração, clique no botão suspenso em Novo e clique em Novo Perfil de Conexão. No assistente que é aberto, preencha os detalhes e clique em Concluir.
    • Se for necessário estabelecer uma conexão, clique com o botão direito no banco de dados no Explorer de Administração e clique em Conectar. No assistente que é aberto, preencha os detalhes e clique em Concluir.
  2. Copie e cola as tabelas CUST_CUSTOMER e CUST_CRDT_CARD do banco de dados de produção no banco de dados de desenvolvimento.
    1. No Explorer de Administração, detalhe até o banco de dados GSDB, expanda seu conteúdo e clique na pasta Tabelas. A Lista de Objetos é exibida.
    2. Na Lista de Objetos, clique na coluna Nome para classificar as tabelas pelo nome. É possível arrastar a extremidade da coluna Nome para a direita para aumentar a largura da coluna, assim é possível ver mais do nome da tabela. Como alternativa, é possível usar o campo Nome de Semelhança para exibir somente as tabelas que têm nomes que começam com os caracteres CUST.
    3. Clique em CUST_CRDT_CARD, pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl, e clique em CUST_CUSTOMER. Em seguida, clique com o botão direito e clique em Copiar no menu sensível ao contexto que é exibido.
    4. No Explorer de Administração, localize o banco de dados GSDBDEV. Clique com o botão direito no banco de dados GSDBDEV e clique em Colar.

      O assistente Colar Objeto de Banco de Dados é iniciado.

  3. Preencha as informações no assistente Colar Objeto do Banco de Dados.
    1. Certifique-se de que a opção Colar usando o gerenciamento de mudanças está selecionada e clique em Avançar.
    2. Clique em Copiar objetos e dados, certifique-se de que a opção Copiar objetos necessários de banco de dados não está marcada e clique em Concluir.

      Por padrão, as tabelas serão criadas no esquema GOSALESCT, que é o esquema em que as tabelas residem no banco de dados GSDB. Os comandos de mudança gerados incluirão um comando para criar o esquema GOSALESCT.

      Dica: Se desejasse criar as tabelas em um esquema diferente, seria necessário ter usado o Editor de Objeto de Dados para criar um esquema no banco de dados GSDB_DEV e, então, copiado as tabelas nesse esquema.

    O script de gerenciamento de mudanças é exibido no Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças. As tabelas GOSALESCT.CUST_CUSTOMER e GOSALESCT.CUST_CRDT_CARD estão listadas como objetos que serão alterados.

    Quando você cria um script de gerenciamento de mudanças, um projeto de Design de Dados é automaticamente criado para conter o script de gerenciamento de mudanças, os modelos e outros scripts que são relacionados à mudança, se um projeto ainda não existir. (É possível visualizar o projeto de Design de Dados no Data Project Explorer.)

  4. Na lista Objetos a ser Alterados, clique em GOSALESCT.CUST_CUSTOMER. Então, na visualização Propriedades, que por padrão está localizada abaixo do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, clique na guia Espaços de Tabelas e altere o espaço de tabela para a tabela que será criada em USERSPACE1.

    Repita a etapa para a tabela GOSALESCT.CUST_CRDT_CARD.

    Depois que foram realizadas as mudanças nos espaços de tabela, na seção Trabalhando com Objetos do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças, clique em Arquivo > Salvar no menu principal ou pressione Ctrl+S para salvar as mudanças no script de comando de mudança.

  5. Clique em Visualizar Comandos para gerar os comandos de mudanças. O foco do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças se desloca para a seção Comandos.
  6. Revise os comandos de mudança gerados.
  7. Clique em Visualizar Relatório de Mudanças para revisar o relatório Resumo de mudanças. (É necessário rolar a tela para a direita na seção Comandos do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças para ver o botão Visualizar Relatório de Mudanças.) O relatório é aberto na área do editor. Clique nos links no quadro de navegação no lado esquerdo do relatório para revisar as várias seções do relatório. Então, feche o relatório.

    O Administrador de Banco de Dados Optim gera automaticamente esse relatório que descreve as mudanças que são desejadas no banco de dados, o impacto dessas mudanças e as ações que precisam ser tomadas devido às mudanças que foram modeladas. Esse relatório é armazenado em arquivos HTML na pasta Outros Arquivos no projeto GSDBDEV.

  8. Clique em Opções de Dados para iniciar o assistentePreservação de Dados. Os comandos de descarregamento e recarregamento foram gerados porque os dados das tabelas no banco de dados GSDB também estão sendo copiados para o banco de dados GSDBDEV. O assistente Preservação de Dados guia você pelo processo de customizar os comandos de descarregamento e recarregamento e especificar quais comandos de manutenção de dados são gerados.
    1. Na página Especificar Informações do Arquivo de Descarregamento e Recarregamento, especifique o local do arquivo de dados dos comandos de descarregamento e recarregamento. É necessário especificar o caminho completo. Aceite os métodos padrão que são usados para descarregar e recarregar os dados e clique em Avançar.
    2. Na página Informações de Descarregamento e Recarregamento, conclua as seguintes etapas:
      1. Clique em CUST_CRDT_CARD e CUST_CUSTOMER para revisar os comandos que serão usados para descarregar e recarregar os dados.
      2. Verifique se o método de recarregamento para CUST_CRDT_CARD é IMPORT. Se o método de recarregamento não for IMPORT, clique na CUST_CRDT_CARD, e no menu suspenso Recarregar, selecione IMPORT.
      3. Repita a etapa anterior para verificar se o método de recarregamento da tabela CUST_CUSTOMER também é IMPORT.
    3. Na página Comandos de Manutenção do DB2, modifique os comandos de manutenção que serão gerados. Escolha não gerar comandos de Dados Estatísticos de Execução e clique em Concluir.

      Quando você escolhe religar pacotes, o esquema em que os pacotes devem ser religados é selecionado por padrão na página Selecionar Esquema.

  9. Revise os comandos regenerados.
  10. Clique em Executar para implementar as mudanças no catálogo do banco de dados de teste do DB2. O assistente Implementar Comandos de Mudança é iniciado.
  11. O Administrador de Banco de Dados Optim faz uma verificação para garantir que o modelo base atual e o catálogo do banco de dados são o mesmo. Clique em Avançar se a verificação for bem sucedida.

    Se a verificação não for bem sucedida, é necessário atualizar o modelo base e regenerar os comandos de mudança.

  12. Revise os comandos de mudança e clique em Concluir para implementar as mudanças no catálogo do banco de dados real.

    Use a seção Mensagens do Editor de Script de Gerenciamento de Mudanças e a visualização Resultados SQL para monitorar os resultados da execução dos comandos.

    Lembre-se: Se os comandos de mudança não foram implementados com sucesso, é possível tomar uma das duas ações a seguir:
    • Clique em Desfazer para desfazer os comandos que foram concluídos antes do erro ocorrer.
    • Resolva o problema que causou o erro e clique em Reiniciar para reiniciar o script de gerenciamento de mudanças a partir do comando que falhou. É possível editar os comandos, conforme o necessário, na caixa de diálogoComandos de Mudança.
    Dica: Se um comando não estiver sendo executado com sucesso, é possível clicar no número da mensagem ou no código SQL que é exibido na seção Mensagens para obter mais detalhes. O link para a mensagem ou código SQL abre um centro de informações com informações detalhadas.
  13. Depois que o processo de implementação for concluído, um relatório Implementação será automaticamente gerado. Esse relatório é armazenado na pasta Outros Arquivos no mesmo projeto que o script de gerenciamento de mudanças. Para mais informações sobre relatórios, consulte Relatórios.

O catálogo do banco de dados GSDBDEV será, então, atualizado e incluirá as duas novas tabelas no esquema GOSALESCT.


Feedback