O Que Há de Novo no IBM Data Studio Developer V1.2

O Data Studio Developer Versão 1.2 fornece aprimoramentos chaves nas seguintes categorias:
Desenvolvimento do pureQuery
Otimização do Cliente
Com este release, o pureQuery expande-se além do desenvolvimento Java e ajuda a otimizar as instruções SQL em aplicativos JDBC não-pureQuery.
Execute instruções SQL dinâmicas nos aplicativos JDBC estatisticamente, para que seja possível aproveitar a segurança adicional do SQL estático. Utilize o ambiente de trabalho para gravar quais instruções SQL deseja executar estatisticamente nos pacotes DB2.
Utilize os diversos recursos no ambiente de trabalho, que facilitam a resolução de problemas e edição das instruções SQL.
Suporte aprimorado ao SQL estático nos aplicativos pureQuery
Execute as instruções SQL nos aplicativos pureQuery estaticamente. Utilize o ambiente de trabalho para desenvolver os aplicativos pureQuery que utilizam os métodos anotados, ligar as instruções SQL nas interfaces que declaram estes métodos e, em seguida, executar o SQL estaticamente ao executar o aplicativo.
Aprimoramentos da geração de códigos
É possível gerar o código do pureQuery a partir das instruções SQL, para todas as instruções SQL em um script SQL ou para uma única cadeia SQL no código Java, que está aberto no editor.
É possível escolher preservar edições feitas para implementar as classes para as interfaces que declaram os métodos anotados. Quando o pureQuery regenera uma classe de implementação, ele funde suas edições na nova versão da classe.
É possível escolher qualificar com os nomes das tabelas os campos gerados nos beans do pureQuery
É possível criar o EMFT (Eclipse Modeling Framework Technologies) JET (Java Emitter Templates) para gerar o código customizado do pureQuery.
As limitações de armazenar o código gerado do pureQuery em uma pasta de origem e em um pacote foram removidas. Você possui a opção de gerar beans, interfaces e testes em pacotes diferentes e também há a opção de gerar os testes em pastas de origem diferentes.
Aprimoramentos da formatação de códigos
É possível formatar as cadeias SQL no código Java para aprimorar a capacidade de leitura das instruções SQL complexas.
O código Java e SQL gerado pelos assistentes pureQuery é formatado automaticamente, com base nas preferências do projeto.
Serviços de Dados da Web
Integração com a SQL estática do pureQuery
Para servidores da Web J2EE, há uma nova opção de implementação, que permite especificar se o serviço da Web acessa o banco de dados utilizando o JDBC ou o pureQuery estático, com ou sem uma ação de ligação. Por padrão, o JDBC é utilizado para o acesso.
Suporte para Data Power
É possível especificar o WebSphere DataPower XML Integration Appliance XI50 como um serviço da Web de destino ao construir serviços da Web com o ambiente de trabalho. Para o DataPower, o ambiente de trabalho pode gerar apenas arquivos implementáveis (arquivos XSLT), que podem ser implementados para o DataPower fora do ambiente de trabalho. O DataPower é suportado apenas para bancos de dados DB2.
Suporte para SOAP por JMS
É possível selecionar o tipo de ligação SOAP por JMS, se o servidor da Web de destino for o WebSphere Application Server.
Cliente de Teste dos Serviços da Web de Dados
Há um novo cliente de teste que pode ser utilizado para testar as cadeias de pedidos e respostas para um serviço da Web implementado utilizando o ambiente de trabalho. O cliente de teste fornece os seguintes recursos aprimorados em comparação com o Web Services Explorer, que também estava disponível nos releases prévios:
  • Opções para teste de protocolos de mensagens adicionais
  • Uma visualização melhorada dos pedidos e dos cabeçalhos de respostas e documentos
  • Um link para mostrar o arquivo WSDL

O Web Services Explorer ainda está disponível. O cliente de teste Serviços da Web de Dados pode ser utilizado apenas para serviços da Web direcionados aos servidores da Web J2EE.

Desenvolvimento de aplicativos de dados
Desenvolvimento de rotinas Java
É possível criar os procedimentos armazenados Java a partir dos métodos no código Java.
Desenvolvimento XML
Há várias novas ferramentas para o desenvolvimento XML:
  • Editor XSL
  • Assistente de expressão XPath
  • Editor de mapeamento XML
Além disso, há algumas ferramentas novas que permitem gerar os arquivos XML de outros tipos de arquivos XML. É possível desempenhar os seguintes tipos de transformações:
  • Gerar um esquema XML de um documento XML
  • Gerar um esquema XML de um DTD
  • Gerar um DTD de um esquema XML
  • Gerar um SDO de um esquema XML

Feedback