Editando o Modelo de Conteúdo de um Elemento

O modelo de conteúdo de um elemento representa quaisquer dados que podem ser contidos no conteúdo de um elemento (isto é, entre as tags de início e de finalização de um elemento em um arquivo XML). Editar o modelo de conteúdo de um elemento permite determinar exatamente o que elemento pode (e não pode) conter.
Antes de Iniciar
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Há quatro tipos de modelos de conteúdo: element content, mixed content, EMPTY content e ANY content

No modelo de conteúdo element content, um elemento pode conter apenas outros elementos filhos. No modelo de conteúdo mixed content, um elemento pode conter dados de caractere (texto não analisado pelo analisador XML) e outros elementos filhos. No modelo de conteúdo EMPTY content, um elemento não pode conter nenhum outro elemento ou texto. No modelo de conteúdo ANY content, o elemento pode literalmente conter qualquer coisa - outros elementos, em qualquer quantidade, e texto.

No editor de DTD, é possível criar os elementos com qualquer um desses modelos de conteúdo. Ao criar um elemento no editor de DTD, um elemento filho com um modelo de conteúdo EMPTY é automaticamente criado.

As seguintes instruções foram gravadas para a perspectiva Recurso, mas também funcionarão para várias outras perspectivas. 

Para editar o modelo de conteúdo de um elemento, siga estas etapas:

  1. Abra o DTD no editor de DTD.
  2. Na visualização Esboço, expanda o elemento-pai com o qual você deseja trabalhar.
  3. Selecione o primeiro filho do elemento-pai expandido. Este é o modelo de conteúdo do elemento.
  4. Na visualização Design, altere o Content type (Tipo de Conteúdo) para
    • ANY
    • (#PCDATA)
    • Another element
    • Children Content ou Mixed Content.
    Ao selecionar Children Content ou Mixed Content, você terá um grupo (representado por um nó de grupo - Este gráfico é o nó do grupo Mixed Content (Combinação de Conteúdos) se você selecionar Children Content e Este gráfico é o nó do grupo Children Content (Conteúdo-filho) se você selecionar Mixed Content), que pode ser utilizado para criar um grupo de elementos-filho sob o elemento-pai. Um elemento-filho será criado automaticamente sob o nó do grupo. Para obter informações sobre a edição de um grupo, consulte as informações relacionadas.

    Nota: Se você pretende utilizar a combinação de conteúdos, o valor do primeiro elemento no grupo deve ser (#PCDATA) (consequentemente, se você selecionar Mixed Content, dois elementos-filho serão criados automaticamente, o primeiro com um valor (#PCDATA).

  5. Se você não deseja que o elemento-pai contenha nada, deixe o Content type (Tipo de Conteúdo) como EMPTY.
  6. Selecione a opção Occurrence (Ocorrência) apropriada para indicar com que frequência o elemento pode ocorrer em um arquivo XML. Esta opção não está disponível se você selecionar ANY, (#PCDATA), EMPTY, ou outro elemento.
  7. Para incluir outro elemento existente a um grupo como um filho, clique com o botão direito no nó do grupo, clique em Add Element to Content Model (Incluir Elemento ao Modelo de Conteúdo) e selecione-o.
  8. Para incluir um grupo ao modelo de conteúdo, clique com o botão direito no nó do grupo e clique em Add Group to Content Model (Incluir Grupo ao Modelo de Conteúdo). Para obter informações sobre a edição de um grupo, consulte o link abaixo.
Resultados
O que Fazer Depois

Feedback