Você pode utilizar o ambiente de trabalho para criar, testar e implementar vários tipos de UDFs (Funções Definidas pelo Usuário). O desenvolvimento de UDF não é suportado para cada servidor de banco de dados.
Uma UDF é uma extensão ou inclusão para as funções incorporadas existentes do SQL, como as fornecidas no esquema SYSFUN no DB2. As funções definidas pelo usuário e os procedimentos armazenados às vezes são referidos coletivamente como rotinas.
Você pode utilizar o ambiente de trabalho para criar os seguintes tipos de UDFs:
Uma função escalar retorna um único valor sempre que é chamada. Uma função de tabela retorna uma tabela.
Você pode utilizar o assistente de Nova UDF do WebSphere MQ para criar uma UDF que prepara o conteúdo de uma mensagem enfileirada para ser inserida em uma tabela do DB2 com uma consulta SQL simples. O WebSphere MQ é um sistema de middleware que gerencia o enfileiramento de mensagens para que os aplicativos possam comunicar-se em um ambiente distribuído e heterogêneo. Você pode acessar o WebSphere MQ a partir do DB2 por meio de UDFs. Como as UDFs formam parte de uma instrução SQL, você pode misturar enfileiramento e operações do banco de dados.
Você pode utilizar o assistente de Função Definida pelo Usuário de Serviço da Web para criar UDFs (Funções Definidas pelo Usuário) do DB2 que podem acessar as operações de serviços da Web.