O DB2 Developer
Workbench foi renomeado e agora é referenciado como IBM Data Studio Developer. Esta seção fornece uma visão geral do Data Studio Developer Versão
1.1.0. Para obter informações sobre os releases e edições subseqüentes, incluindo informações sobre a compatibilidade com outros produtos, consulte as notas sobre o release para cada release ou adição. Para obter informações sobre quais recursos gerais estão incluídos em cada edição do Data Studio Developer, consulte o
Web site do produto.
O
Data Studio Developer fornece aprimoramentos-chave ao
DB2 Developer
Workbench nas seguintes categorias:
- Conexões com o Banco de Dados
- O IBM Data
Server Driver para JDBC e SQLJ está incluído com o produto. Este driver pode ser utilizado para conexão com qualquer servidor de dados IBM.
- Você pode utilizar os botões da barra de ferramentas do Database Explorer ou o menu para exportar informações de conexão com arquivos do descritor (XML) do banco de dados.
É possível importar as informações nesses arquivos para um outro espaço de trabalho. Este recurso permite as membros da equipe compartilhar mais facilmente informações de conexão com o banco de dados.
- É possível se conectar com o DB2 Database paraLinux, UNIX e Windows ou DB2 paraz/OS utilizando autenticação Kerberos ou LDAP. Para conexões Kerberos, configure seu ambiente Kerberos
no servidor. Para LDAP, estenda o esquema do servidor Windows Active Directory para suportar objetos DB2. LDAP é utilizado para recuperar somente o nome do host e o número da porta.
- É possível configurar as preferências de conexão com o banco de dados em uma nova página na janela Preferências. As preferências de conexão incluem tempo limite de conexão, opções de reconexão e persistência de ID de usuário e senha.
- Quando você se conecta a bancos de dados DB2, não há mais necessidade de especificar um número de versão de banco de dados no assistentes Nova Conexão.
- É possível gerar arquivos de rastreio para conexões JDBC. Este recurso é suportado somente para conexões que utilizam IBM Data Server Driver para JDBC e SQLJ.
- Desenvolvimento de aplicativos de dados
- O editor SQL agora permite desenvolver consultas que funcionam tanto com dados relacionais quanto XML. É possível utilizar o editor para criar expressões SQL e XQuery. Estão disponíveis recursos do editor para ambos os tipos de consulta como assistente de conteúdo, realce da sintaxe e análise e validação de consulta. Além dos aprimoramentos do editor, há uma nova página de preferências para o editor que permite criar e utilizar modelos de consultas. Esses aprimoramentos do editor SQL são projetados para substituir o Construtor XQuery, que não é mais parte do produto.
- Os editores de rotinas (procedimento armazenado e UDF) são mais utilizáveis. Para procedimentos armazenados Java, é possível clicar em um link para a origem Java a partir do editor de rotinas para que seja possível localizar e editar o código-fonte Java mais facilmente. Também, quando está sendo feita a implementação de procedimentos armazenados aninhados, é possível ver e selecionar procedimentos armazenados com dependências aninhadas para implementação.
- É possível utilizar um assistente ou editor de dados de tabela para inserir dados XML de arquivos XML armazenados em um projeto de desenvolvimento de dados ou no sistema de arquivos em uma coluna XML. Para servidores DB2 Database para Linux, UNIX e Windows, é possível criar um script CLP para registro de um esquema XML que esteja armazenado em um projeto de desenvolvimento de dados.
É possível executar o script CLP fora do ambiente de trabalho para execução do registro.
- Administração do banco de dados
- Há diversas novas tarefas que estão disponíveis a partir do Database Explorer que são tipicamente executadas pelos administradores de banco de dados:
- Gerenciamento de objetos de dados. É possível utilizar o editor de Data Object para criar e alterar muitos dos objetos de banco de dados do servidor DB2 e do Informix Dynamic Server.
- Gerenciamento de privilégios. É possível utilizar o editor Data Object para conceder, revogar e modificar privilégios relacionados aos objetos de dados ou IDs de autorização.
- Visualização de valores de dados e relacionamentos. Para visualizar os relacionamentos de objetos de dados, é possível criar um diagrama de visão geral a partir do Database Explorer e salvar tais diagramas como arquivos de imagem ou imprimi-los. Além disso, para visualizar distribuições de valores de dados é possível criar uma visualização gráfica de distribuição de valores a partir do Database Explorer. Esses recursos podem ajudá-lo nas tarefas de gerenciamento e análise (Visual Explain) de consultas.
- Suporte de estatísticas. É possível visualizar e atualizar estatísticas para objetos de dados para ajudar a melhorar o desempenho de aplicativos. Também é possível utilizar o recurso de geração de DDL no produto para clonar ou migrar estatísticas de um banco de dados para outro.
- Monitoramento do banco de dados. É possível utilizar o IBM Data Studio Administration Console para monitorar o desempenho do banco de dados e resolver problemas, visualizando os detalhes e aplicando as recomendações fornecidas. Também é possível monitorar a replicação Q e a publicação de eventos, gerar relatórios de funcionamento e executar operações básicas. Para utilizar este recurso, você deve instalar o IBM Data Studio Administration Console.
- Informix Dynamic Server
- Há um novo suporte para IDS (Informix Dynamic Server) neste release. Depois de se conectar a um banco de dados do IDS no Database Explorer, é possível executar as tarefas de administração do banco de dados, além de utilizar as informações de conexão para criar um projeto de desenvolvimento de dados que tem o IDS como destino. É possível desenvolver e armazenar instruções SQL no projeto de desenvolvimento de dados. Porém, os assistentes e editores disponíveis para rotinas DB2 ainda não estão disponíveis para IDS.
Para criar e implementar rotinas para o IDS, é possível digitar a sintaxe do CREATE e executá-la no editor SQL. Também é possível executar rotinas a partir do Database Explorer.
É possível utilizar o driver Informix JDBC ou o IBM Data
Server Driver para JDBC e SQLJ para conexão dos bancos de dados Informix.
- Serviços da Web
- Agora é possível utilizar o ambiente de trabalho para criar serviços da Web que expõem operações do banco de dados (instruções SQL SELECT e DML, expressões XQuery ou chamadas para procedimentos armazenados) para aplicativos clientes. É possível criar serviços da Web em um projeto de desenvolvimento de dados e facilmente incluir procedimentos armazenados e instruções SQL arrastando e soltando-os para um serviço da Web ou utilizando um assistente.
Também é possível utilizar o ambiente de trabalho para implementar ou cancelar a implementação de serviços da Web para um servidor da Web.
Também é possível utilizar o ambiente de trabalho para migrar aplicativos WORF (Web services Object Runtime Framework) existentes.
- pureQueryDesenvolvimento Java
- O pureQuery oferece uma API de consulta comum
que permite acessar bancos de dados relacionais e coletas Java em memória com uma única interface: SQL padrão. A funcionalidade pureQuery permite executar as seguintes tarefas em um projeto Java, eliminando assim a diferença
entre dados relacionais e o código-fonte Java:
- Editando e testando SQL em programas Java com o editor Java,
incluindo o assistente de código SQL
- Criando classes Java, instruções SQL e tabelas de bancos de dados em combinação de umas com as outras
- Associando SQL com chamadas de método
- Transmitindo objetos Java como entrada para SQL
- Criando objetos Java como saída do SQL