Configurando o IBM DB2

Para utilizar o Rational ClearQuest com bancos de dados DB2, você deve instalar um release suportado do IBM DB2 no servidor de banco de dados e criar e customizar o contêiner de banco de dados.

Há dois métodos para configurar o software de banco de dados DB2. O primeiro método é criar um banco de dados DB2 único em um servidor de banco de dados DB2. Em seguida, crie o repositório de esquemas do Rational ClearQuest e um ou mais bancos de dados do usuário em um só banco de dados DB2. O segundo método exige que você crie vários bancos de dados DB2 para os bancos de dados do Rational ClearQuest no servidor de banco de dados DB2.

Dica: DB2 é um banco de dados que faz distinção entre maiúsculas e minúsculas. Se você estiver utilizando o Rational ClearQuest MultiSite ou desejar migrar para um banco de dados de fornecedores diferente, é necessário avaliar as configurações de distinção entre maiúsculas e minúsculas do banco de dados.
Nota: Para obter instruções detalhadas sobre a conclusão das tarefas no fluxo de trabalho a seguir, consulte sua documentação do software DB2.
Tabela 1. Fluxo de Trabalho da Configuração do Banco de Dados DB2
Tarefa Comentários
Instalar uma versão suportada do DB2 Ao instalar um banco de dados DB2 em uma plataforma AIX suportada, certifique-se de que o sistema de arquivos em que o banco de dados reside permita arquivos maiores que 2 GB.
Criar seu banco de dados ou bancos de dados DB2, dependendo do método que você escolher

Se você estiver utilizando o método de banco de dados único, crie IDs de usuário para os bancos de dados do Rational ClearQuest. O procedimento da documentação do DB2 assume que o grupo público está designado a permissões por padrão. Quando você designa permissões aos nomes de usuário do DB2 que acessarão o banco de dados, as permissões devem corresponder àquelas do grupo público.

Se você estiver utilizando o método de vários bancos de dados, repita o procedimento de criação de banco de dados para cada banco de dados.

Nota: A página de códigos padrão para seu código do idioma pode não ser compatível com seu ambiente Rational ClearQuest. Para obter mais informações, consulte Páginas de Códigos e Suporte ao Idioma Nacional
Incluir um conjunto de buffers e um espaço de tabela dos bancos de dados criados

Ao criar o conjunto de buffers, configure o tamanho de página como 32. Configure o tamanho das páginas de 32 KB como 1024.

Crie dois espaços de tabela para o conjunto de buffers; um regular e outro temporário.

Incluir um grupo público em cada espaço de tabela criado e designar privilégios para Utilizar área Antes de desempenhar esta tarefa, você deve criar duas contas de usuário no servidor para utilizar o DB2 com o Rational ClearQuest. Uma conta é para o repositório do esquema e a outra é para o banco de dados do usuário.
Configurar parâmetros para cada banco de dados criado
  • Para os parâmetros de desempenho, configure os valores de APP_CTL_HEAP_SZ, APPLHEAPSZ e SORTHEAP como 1024
  • Para os parâmetros de log, configure os valores de LOGFILSIZ como 1000, LOGPRIMARY como 15 e LOGSECOND como 10.
Nota: Se você pretender utilizar o Rational ClearQuest Connector para sincronizar o banco de dados do usuário com uma área de projeto Jazz, configure o parâmetro MAXAPPLS como 200 para o banco de dados do usuário e o repositório de esquema.
Ligar pacotes DB2 com os bancos de dados criados

Você deve executar o seguinte comando para ligar os pacotes com os bancos de dados antes de conectar-se a eles a partir do Rational ClearQuest.

binddb2pkg server database 
DB2_admin password [port]
Nota: Se o banco de dados estiver em uma instância do DB2 que não esteja utilizando o valor de porta 50000, o valor de porta deverá ser especificado.
Dica: Execute o comando binddb2pkg se estiver fazendo upgrade de um banco de dados do usuário existente para uma versão do Rational ClearQuest que inclua uma versão atualizada do driver DataDirect. Para obter informações adicionais sobre binddb2pkg, consulte binddb2pkg

Feedback