Sobre o Controle

Em um ambiente do Rational ClearQuest MultiSite, o acompanhamento das alterações e a prevenção da corrupção dos dados é realizada com um esquema exclusivo de modificação direta chamado controle. O controle determina quando um usuário de uma réplica de banco de dados recebe permissão para modificar dados.

Sem o controle, diferentes usuários podem modificar o mesmo registro em diferentes réplicas, independente e simultaneamente, criando um caos. Por exemplo, suponha que o registro SAMPL00001 é modificado em três réplicas ao mesmo tempo. Qual seria o registro SAMPL00001 real? O que acontece com as outras duas versões?

Com o controle, os registros de banco de dados e outros itens de espaço de trabalho (consultas, relatórios e gráficos) são designados a uma réplica controladora. Inicialmente, a réplica controladora de um item de registro ou de espaço de trabalho é o local em que ela foi criada. Durante o ciclo de vida do projeto, a réplica controladora pode alterar.

O Rational ClearQuest Web exibe diferentes ícones no espaço de trabalho (para consultas, relatórios e gráficos) e em um conjunto de resultados (para registros), dependendo do item de espaço de trabalho ou registro ser controlado local ou remotamente. Quando você visualiza um registro, o Rational ClearQuest Web exibe informações de controle no formulário de registro.

Privilégios e Controle do Usuário

As operações realizadas em um item de registro ou de espaço de trabalho dependem de onde são controladas. Quando um registro é controlado remotamente, você pode visualizá-lo e imprimi-lo, mas não pode modificar ou alterar seu estado. Quando um item de espaço de trabalho é controlado remotamente, você pode consultá-lo e visualizá-lo, mas não pode renomeá-lo, editá-lo, excluí-lo ou movê-lo.

Sua capacidade de alterar o controle de um item de espaço de trabalho ou registro depende de vários fatores:

O controle de um item ou de um registro de espaço de trabalho pode ser alterado, dependendo das ações executadas ou do controle de seu registro de usuário. Por exemplo, suponha que você criou uma consulta na Réplica A no Lado A. Posteriormente, você muda seu trabalho e mover para o Lado B. O controle do seu registro de usuário se move com você para a Réplica B no Lado B. Do mesmo modo, o controle da consulta criada na Réplica A também se move com você para a Réplica B.

As restrições adicionais são inferidas pelo local de controle. Só é possível realizar as tarefas a seguir quando você está registrado na réplica em que seu registro de usuário está atualmente controlado:


Feedback