Apagamento de Oplog

As entradas de oplog devem ser mantidas por um período de tempo significativo. Elas são necessárias quando a réplica gera pacotes de atualização. As entradas de oplog também podem ser necessárias para ajudar outras réplicas a se recuperarem de falhas catastróficas. Se nenhuma réplica puder fornecer essas entradas, a réplica que estiver sendo armazenada deverá ser recriada. Em razão da necessidade de utilizar as entradas de oplog durante a sincronização, sua estratégia de sincronização determina a freqüência com que os oplogs podem ser apagados.

Por padrão, uma entrada de oplog nunca é apagada. Não altere essa configuração até estabelecer o padrão de sincronização na família e verificar se os pacotes estão sendo exportados e importados com êxito.

Quando for seguro excluir as entradas de oplog para uma réplica:
  1. Coordene com outros administradores para decidir quanto tempo você deve manter as entradas de oplog.

    Cada réplica deve manter as entradas o quanto for necessário para permitir que as operações restorereplica sejam concluídas com êxito. A freqüência com a qual você apaga as entradas de oplog depende dos seguintes fatores:

    • O padrão de sincronização entre as réplicas na família
    • A freqüência com que as réplicas são sincronizadas

      A freqüência da sincronização se refere à freqüência com que as atualizações são exportadas e à freqüência com que são importadas em outras réplicas. Além disso, considere a configuração de um esquema de verificação para garantir que os pacotes sejam processados com êxito em outras réplicas antes que quaisquer entradas de oplog sejam apagadas.

    • A freqüência com que você faz o backup de réplicas

      Por exemplo, se for feito o backup de uma réplica semanalmente em todos os sites que você deseja restaurar para o backup de duas semanas atrás, cada réplica deverá manter três semanas de entradas de oplog. Se as réplicas sincronizarem semanalmente, você deverá assumir que o pacote semanal não foi enviado para a outra réplica e incluir outra semana. Por fim, para obter segurança extra, inclua outro mês. O resultado é um período de apagamento de dois meses.

  2. Sincronize as réplicas.
  3. Utilize o comando scruboplog na réplica cujo oplog você deseja reduzir. Este exemplo apaga o oplog da réplica do banco de dados do usuário (indicado pela família PRODA) no site sanfran_hub:
    multiutil scruboplog -clan telecommunications -site sanfran_hub -family
    PRODA -user sfadmin -password secret -before 31-Oct-2001
Atenção: Se as entradas de oplog de uma réplica forem apagadas antes de serem incluídas no pacote de atualização, não será possível exportar os pacotes de atualização da réplica. Esse é um erro sério e compromete a integridade da família inteira.

Feedback