Você pode utilizar a matriz de transição de estado para criar, modificar e excluir estados.
Para incluir um estado no esquema, inclua o estado na matriz de transição de estado e, em seguida, criar uma transição de estado.
O Designer inclui o novo estado como um estado de origem e como um estado de destino nos cabeçalhos de linha e de coluna da matriz de transição de estado. Em seguida, você deve criar uma transição de estado que define como este novo estado é utilizado em seu modelo de estado. Consulte Criando uma Transição de Estado. Em seguida, você deve conectar o novo estado a, pelo menos, um outro estado com uma ação. Definindo um estado que não pode ser alcançado por nenhuma ação gera um erro de validação.
Se seu esquema contiver pacotes que utilizam tipos de estados, ao incluir um estado você deve mapeá-lo para um tipo de estado em seu esquema.
Alguns pacotes de esquemas incluem nos ganchos de esquemas (scripts) que são executados quando um pedido de alteração se move para um estado específico, por exemplo, o pacote UCM (UnifiedChangeManagement) e o pacote Resolution.
Para assegurar que o gancho seja executado no momento correto, é necessário mapear cada estado desse tipo de registro para um tipo de estado do pacote. Cada tipo de estado do pacote deve ter, pelo menos, um estado do tipo de registro mapeado para ele (o que assegura que os ganchos no pacote tenham, pelo menos, um estado no qual serão executados). É possível mapear mais de um estado para um tipo de estado do pacote.
Se você incluir um estado em um esquema que utiliza tipos de estados, você deve mapear esse estado para o tipo de estado do pacote apropriado.
Se você estiver usando o esquema ou pacote UCM, também deverá designar ações padrão para esses estados; consulte Incluindo uma Integração do Rational UCM .
O nome de um estado pode ser alterado a qualquer momento. Quando você o alterar, o nome do estado será atualizado em todas as ações que fazem referência a ele.
Se um gancho fizer referência ao nome de um estado de forma explícita, você deve alterar o nome do estado no código do gancho.
Exclua os estados que você não planeja utilizar. Definir um estado que não pode ser alcançado por uma ou mais ações gera um erro de validação.
Não exclua um estado se você planeja fazer upgrade de um banco de dados que o utiliza atualmente. Você não pode fazer upgrade do banco de dados se algum registro nele utilizar o estado excluído.
Antes de excluir um estado, você deve editar todas as ações que fazem referência a ele. Os estados de origem ou destino de uma ação não são redesignados. Além disso, se você fizer referência explícita a um estado em um script, você deve modificar o script para remover essas referências.