Ao criar uma consulta, inclua filtros para definir os critérios de seleção de registro. Por exemplo, talvez você queira recuperar somente os registros de defeito que estão designados a você ou somente os registros associados ao seu projeto. Se você criar e executar uma consulta sem definir filtros, todos os registros no banco de dados serão retornados no conjunto de resultados.
As consultas podem ser simples ou complexas, conforme definido pelas expressões do filtro. As consultas são funcionalmente equivalentes às consultas da SQL, exceto que é possível desenvolvê-las visualmente, em vez de fazê-lo na linguagem SQL.
Você pode projetar a exibição do conjunto de resultados. Por exemplo, talvez você queira incluir apenas um subconjunto dos campos de registro ou classificar os registros retornados por data de submissão.
Você pode desempenhar as seguintes ações em consultas: Marcar, Incluir nos Favoritos do ClearQuest, E-mail e Imprimir. Um Indicador é criado e acessível através de seu navegador e um Favorito do ClearQuest é incluído na sessão e acessível a partir da área de janela esquerda.
Ao executar uma consulta, o software Rational ClearQuest procura por registros que correspondam aos critérios especificados. Se um ou mais registros corresponderem, aparecerá uma lista resumida dos registros na exibição do conjunto de resultados. Selecione um registro na exibição do conjunto de resultados para visualizar seu conteúdo no formulário do registro.
É possível salvar as consultas em sua pasta Consultas Pessoais para que seja possível executá-las novamente. Se você tiver o privilégio de Superusuário ou Administrador de Pasta Pública, será possível também salvar as consultas na pasta Consultas Públicas.