Upgrade dos Recursos do ClearQuest Web Server: Considerações e Melhores Práticas

Ao fazer um upgrade ou mover-se para um novo perfil do WebSphere Application Server, os recursos de Servidor da Web do ClearQuest, Procura de Texto Completo e Relatório serão instalados no mesmo perfil do WebSphere Application Server. Todos esses recursos devem ter upgrade feito ou serem movidos juntos.

Antes de fazer upgrade ou aplicar fix packs, revise informações importantes que afetam os processos de upgrade, configuração e administração dos recursos do ClearQuest Web Server.
Importante: Se o ambiente ClearQuest inclui os recursos Full Text Search e Report Launcher, é necessário instalar a edição doWebSphere Application Server de 32 bits. Estes recursos não são suportados na edição do WebSphere Application Server de 64 bits. Para obter mais informações, consulte a Nota Técnica 1512059.

Uses esses links ou role a página para baixo para obter informações sobre como fazer upgrade dos recursos do ClearQuest Web Server.

Servidor da Web ClearQuest

A Tabela 1 fornece uma visão geral dos caminhos de upgrade para o ClearQuest Web Server.

O tópico Tabela 1 fornece uma visão geral do processo de upgrade para o ClearQuest Web Server baseado na versão a partir da qual você está fazendo upgrade.
Tabela 1. Instruções de Upgrade do ClearQuest Web Server por Versão
Versão Instalada Visão geral do upgrade
ClearQuest versão 7.x No ClearQuest V8.x, o WebSphere Application Server é instalado separado do ClearQuest Web Server, conhecido como o servidor ClearQuest CM no ClearQuest V7.x. A instalação separada permite que os ambientes do WebSphere Application Server e do IBM® HTTP Server sejam gerenciados de maneira independente do ambiente do ClearQuest. Se você estiver fazendo upgrade da V7.x, use o IBM Installation Manager para instalar uma versão suportada do WebSphere Application Server e do IBM HTTP Server antes de fazer upgrade dos recursos do ClearQuest. Consulte Prepare o Ambiente do WebSphere Application Server para os Servidores da Web ClearCase e ClearQuest.
Restrição: Como a arquitetura do servidor de aplicativos e o processo de instalação do ClearQuest V7.x é diferente do que é na V8.x, a operação de retrocesso não é suportada depois de fazer upgrade da V7.x para a V8.x. Para restaurar a versão anterior, remova a nova versão e reinstale a versão anterior do produto.
ClearQuest versão 8.0 com o WebSphere Application Server 7.0
  1. Faça upgrade do WebSphere Application Server para a versão 8.0 ou 8.5.
  2. Faça upgrade para o ClearQuest para a versão 8.0.1.
Restrição: A operação de retrocesso não é suportada se você fizer upgrade de uma implementação do ClearQuest V8.0 no WebSphere Application Server 7.0 para uma implementação do ClearQuest V8.0.0.x no WebSphere Application Server 8.0. Para restaurar a versão anterior, remova a nova versão e reinstale a versão anterior do produto.
ClearQuest versão 8.0.0.x, com o WebSphere Application Server versão 8.0 O ClearQuest V8.0.1 é suportado no WebSphere Application Server V8.0 e V8.5.0.x. Ao fazer upgrade, você tem estas opções:
  • Opção 1: Faça upgrade do Rational ClearQuest para a versão 8.0.1 sem fazer upgrade do WebSphere Application Server.
  • Opção 2: Faça upgrade do WebSphere Application Server para a versão 8.5.0.x e, em seguida, faça upgrade do Rational ClearQuest para a versão 8.0.1.
Para obter instruções de upgrade mais detalhadas, incluindo uma matriz de compatibilidade para obter suporte para instalação, upgrade e caminhos de retrocesso, consulte a Nota Técnica 1634465 no website de Suporte IBM.

Informações Importantes Sobre como Fazer Upgrade do ClearQuest Web Server

  • Antes de fazer upgrade, revise as Notas Sobre a Liberação do ClearQuest para saber sobre quaisquer problemas ou limitações conhecidos relacionados à instalação e ao upgrade.
  • Seja cuidadoso ao substituir as designações de número de porta padrão durante o processo de upgrade. Durante as operações de upgrade ou instalação, os números de porta padrão são designados para assegurar que cada porta seja exclusiva. Por exemplo, se a porta padrão para o perfil AppSrv01 do WebSphere Application Server versão 7.x for a porta 9080, ao fazer upgrade para a versão 8.0.x, a porta padrão que designada a AppSrv01 será 9081. Se você substituir o número de porta padrão, estará arriscando a introduzir conflitos de número de porta.
  • Não é possível modificar as configurações de segurança do perfil durante o processo de upgrade do ClearQuest. Use o console do WebSphere Application Server para gerenciar a segurança administrativa do WebSphere Application Server.
  • Reinicie o IBM Installation Manager entre operações sucessivas se não for solicitado a reiniciar o sistema.
  • Após um upgrade do ClearQuest Web Server, notifique os usuários do ClearQuest Web Client para que limpem seus caches do navegador e excluam cookies e arquivos de internet temporários. A limpeza do navegador evita problemas no ClearQuest que resultem da comunicação cliente/servidor do ClearQuest baseada em dados armazenados em cache, em vez de dados atuais do ClearQuest Web Server.

ClearQuest Report Server e Recursos de Relatório

Se você estiver fazendo upgrade do ClearCase V7.1.x para ClearCase versão 8.x ou mais recente, aprenda sobre as mudanças no processo de instalação e upgrade para ambientes ClearQuest Web que incluem os recursos de relatório.

O ClearQuest versão 8.0 introduz uma nova estratégia de relatório que poderá afetar o processo de upgrade. Se o seu plano de upgrade tiver suporte para atualização e inclusão de relatório do Rational ClearQuest, consulte Relatando sobre Origens de Dados do Rational ClearQuest para obter informações sobre essas mudanças.

Importante: , Se o ambiente ClearQuest inclui os recursos Report Launcher, é necessário instalar a edição de 32 bits do WebSphere Application Server. Estes recursos não são suportados na edição do WebSphere Application Server de 64 bits. Para obter mais informações, consulte a Nota Técnica 1512059.

Os recursos Report Server for Crystal Reports e Report Launcher for ClearQuest Web Server são instalados no mesmo perfil de servidor de aplicativos do WebSphere Application Server que o ClearQuest Web Server. Como resultado, é necessário fazer upgrade do recurso de relatório ao mesmo tempo em que faz upgrade do servidor ClearQuest Web.

Full-Text Search Server

Antes de fazer upgrade ou aplicar fix packs em um ambiente do ClearQuest Web com o recurso procura de texto completa, faça backup da configuração e dos dados da procura de texto completa. Dependendo de como o recurso de procura de texto completa foi instalado inicialmente, pode ser necessário executar outras tarefas ao fazer upgrade do ambiente.

Você deve fazer backup da configuração e dos dados do Full-Text Search Server antes de fazer upgrade do WebSphere Application Server e do ClearQuest Web Server. O tópico Tabela 2 fornece uma visão geral do processo de upgrade para diferentes caminhos de upgrade. Para obter mais informações, consulte Cenários para Definir e Configurar a Procura de Texto Completa.
Importante: , Se o ambiente do ClearQuest inclui o Full Text Search, é necessário instalar a edição de 32 bits do WebSphere Application Server. Estes recursos não são suportados na edição do WebSphere Application Server de 64 bits. Para obter mais informações, consulte IBM Support article #1512059.
Tabela 2. Instruções de Upgrade do ClearQuest Full Text Search por Versão
Versão do ClearQuest Visão geral do upgrade
ClearQuest versão 7.1.x a 8.0.x
  • Se você transferiu por download e instalou a ferramenta ClearQuest 7.1.x Full Text Search Administrator a partir do website de download do DCF, remova ou renomeie o script de procura de texto completo cqtsadmin.pl e o diretório CQTsAdmin no diretório inicial do ClearQuest 7.1.x antes de fazer upgrade deste recurso. Para instalações padrão, é possível localizar esses recursos de procura de texto completa no seguinte diretório padrão:
    • Windows: C:\Program Files\IBM\RationalSDLC\ClearQuest\
    • UNIX/Linux:/opt/ibm/RationalSDLC/clearquest/
    Depois de renomear o diretório, continue com o processo de upgrade do ClearQuest.
  • Se a ferramenta Full Text Search Administrator não tiver sido usada para a implementação original do Full-Text Search, consulte a Nota Técnica # 1515900 no website de Suporte IBM para obter informações sobre como fazer upgrade do Full Text Search Server.
ClearQuest versão 8.0.0.1 ou posterior a 8.0.x Durante o processo de instalação do ClearQuest versão 8.x, o software do recurso Full Text Search Server é copiado no perfil do WebSphere Application Server for ClearQuest Web Server. Para preservar estas informações ao fazer upgrade, remover o recurso ou aplicar fix packs, use o script cqtsadmin.pl do ClearQuest para fazer backup da configuração de procura de texto completa e dos dados. Depois de fazer upgrade, use o script cqtsadmin.pl para restaurar os dados. Para obter instruções, consulte Fazendo Upgrade ou Reinstalando o ClearQuest em uma Implementação de Procura de Texto Completa com Diversos Perfis do WebSphere
Nota: Antes de executar o script, execute este comando para verificar se a variável de ambiente CQFTS_AppServer_HOME está configurada para o diretório no qual o WebSphere Application Server está instalado.
  • No Windows: set CQFTS_AppServer_HOME=C:\Program Files\IBM\WebSphere\AppServer
  • No Linux: setenv CQFTS_AppServer_HOME /opt/IBM/WebSphere/AppServer
Se o valor não estiver configurado, uma mensagem de erro como a seguir é exibida ao executar o script: Cannot determine WebSphere’s AppServer home.

Ambientes do Servidor ClearQuest Web com Integrações OSLC

Revise informações sobre as tarefas de configuração que podem ser necessárias após o upgrade de ambientes do ClearQuest Web Server que suportam integrações de OSLC.

Configurando o ClearQuest como um Provedor de OSLC de Carga Balanceada
No ClearQuest 8.0.1.1 e posteriores, é possível configurar um ambiente do ClearQuest de carga balanceada como um provedor de OSLC. Para obter detalhes, consulte as seguintes informações:
Ativando autenticação de cartão inteligente
Para incluir recursos para ativar a autenticação de cartão inteligente para integrações de OSLC ao fazer upgrade de uma implementação do ClearQuest Web que está configurada para autenticação de cartão inteligente, você deve atualizar e reimplementar o arquivo descritor de implementação do ClearQuest Web,web.xml. Conclua esta tarefa depois de fazer upgrade do ClearQuest Web Server. Para obter instruções, consulte Configurando a Autenticação por Certificado de Cliente para o ClearQuest Web
Resolvendo erros de links OSLC causados pela ausência dos parâmetros oslc:version e oslc:domain
Se você fizer upgrade do ClearQuest Web Server da versão 8.0.0.3 ou anterior, deverá especificar valores para os parâmetros oslc:version e oslc:domain que foram incluídos no ClearQuest versão 8.0.0.4. Após o upgrade, os novos parâmetros não têm valores válidos. Como resultado, você pode encontrar problemas JavaScript ao tentar acessar links nos registros ClearQuest com recursos OSLC externos. Para resolver esse problema, atualize a configuração de OSLC após fazer upgrade para uma nova versão do ClearQuest Web Server. Consulte Atualizando a Configuração de Links para Integrações OSLC.

Atualização da Configuração LDAP para TLS 1.2 para Autenticação do Usuário do ClearQuest

Atualize a versão do ClearQuest e a configuração LDAP para incluir o suporte para as diretrizes National Institute of Standards and Technology (NIST) Special Publication (SP) 800-131A.

O ClearQuest versão 8.0.1.1 inclui suporte para as diretrizes NIST SP 800-131A que fornecem informações sobre o gerenciamento de chaves criptográficas. As diretrizes cobrem as seguintes áreas:
  • Procedimentos de gerenciamento de chave.
  • Como usar algoritmos criptográficos.
  • Algoritmos a serem usados e suas forças mínimas.
  • Comprimentos de chave para comunicações seguras.

Para obedecer a essas diretrizes, você deve usar LDAP com o protocolo de Segurança da Camada de Transporte 1.2 (TLS 1.2) para autenticação dos usuários do ClearQuest. Essa configuração requer a atualização do servidor LDAP e da configuração de LDAP do ClearQuest para que haja suporte para TLS 1.2. Para obter detalhes, consulte a Nota Técnica 1646724.


Feedback