Ele pode gerenciar todos os tipos de solicitações de mudanças, incluindo defeitos, aprimoramentos no produto, problemas, pedidos de novos recursos e alterações na documentação. O ClearQuest usa um processo de fluxo de trabalho flexível, que pode ser adaptado às necessidades específicas de uma organização e às várias fases do processo de desenvolvimento. As organizações podem usar o ClearQuest para automatizar e impingir processos de desenvolvimento e para gerenciar problemas durante o ciclo de vida do projeto.
Para que os usuários criem solicitações de mudanças, um desenvolvedor de esquemas geralmente configura um esquema para o projeto. O esquema é a descrição do processo de solicitação de mudança para registros armazenados em um banco de dados do usuário. O esquema customizado inclui campos de solicitação de mudança, vários processos (como notificações de e-mail) e interfaces com o usuário. O ClearQuesttambém é fornecido com esquemas e configurações predefinidas e prontas para utilização. Após a implementação do esquema, os usuários podem começar a enviar e trabalhar nas solicitações de mudanças. Como os esquemas podem variar muito de uma organização para outra, um grupo pode achar útil documentar o esquema que está sendo utilizado por sua organização.
O ClearQuest pode ser integrado a outros produtos, incluindo ferramentas de requisitos, desenvolvimento, construção, teste, implementação e gerenciamento de portfólio - as quais ajudam a garantir uma resposta mais rápida às mudanças. A integração com ferramentas de gerenciamento de teste ajuda a unificar as atividades de desenvolvimento e teste, do planejamento aos resultados, para obtenção de maior qualidade de software. O controle de acesso, as assinaturas eletrônicas, os processos de repetição e as trilhas de auditoria simplificam o gerenciamento de conformidade.