Padrão de Sincronização

O padrão de sincronização para uma família define quais réplicas trocam os pacotes de atualização e a direção da troca.

Figura 1 mostra um padrão de sincronização simples que envolve uma atualização de ponto a ponto. Entretanto, não é necessário que todas as atualizações sejam de ponto a ponto, porque elas são acumulativas. Suponha que uma das seguintes atualizações ocorra entre três réplicas:

Atualização 1: A Réplica 1 envia as alterações para a Réplica 2 Atualização 2: A Réplica 2 envia as alterações para a Réplica 3

Não há a necessidade da Réplica 1 atualizar a Réplica 3 diretamente, porque as alterações da Atualização 1 estão incluídas na Atualização 2. Esse recurso fornece a flexibilidade no planejamento das estratégias e dos padrões de atualização. Para eficiência, uma única atualização pode ser destinada em várias réplicas, por exemplo, todas as outras réplicas em uma família.

De modo geral, é possível implementar qualquer topologia de atualização, conforme determinado pelas estruturas organizacionais, comunicações ou custos de transporte e assim por diante. Figura 1 mostra um padrão de organização de ponto a ponto simples e Figura 2 mostra um padrão hierárquico de hub duplo.
Figura 1. Padrão de Sincronização de Ponto a Ponto
Figura 2. Padrão de Sincronização Hierárquico
Sua escolha de padrão depende dos seguintes fatores:

Os tópicos a seguir descrevem trocas unidirecionais e bidirecionais e os padrões de sincronização mais comuns.


Feedback