shipping_server

Servidor de transporte do pacote de armazenamento e redirecionamento

Aplicabilidade

Produto Tipo de Comando
MultiSite Comando do MultiSite
Plataforma
UNIX
Windows

Sinopse

shipping_server
[ –scl/ass storage-class-name ] { –pol/l | sources ... }

Este comando está localizado em ccase-home-dir/etc, nos sistemas Linux e UNIX e em ccase-home-dir\bin no Windows.

Descrição

Esse comando processa um ou mais pedidos de remessa no host local e envia os pacotes ou arquivos associados para os sites remotos. Depois de entregar um arquivo para todos os seus destinos, o shipping_server exclui o arquivo a menos que um dos destinos seja o host local.

Nota: Quando o shipping_server inicia o processamento de um pedido de remessa, ele bloqueia o pedido. O bloqueio impede que chamadas subseqüentes de shipping_server processem o pedido.

Conexão TCP/IP

Para transmitir um arquivo, o shipping_server utiliza o UDP para contactar o processo albd_server no host de recebimento e o albd_server chama o shipping_server no modo de recebimento no host de recebimento.

Se você estiver enviando pacotes por meio de um firewall (ou seja, as variáveis de ambiente CLEARCASE_MIN_PORT e CLEARCASE_MAX_PORT estiverem configuradas), o shipping_server tentará utilizar o TCP para contactar o albd_server remoto. Se essa conexão falhar, o shipping_server utilizará o UDP. Também é possível especificar uma porta ou intervalo da porta que deverá ser usada para envio de pacotes através de um firewall editando o arquivo albd_rt_params.conf. Se os valores de porta estiverem configurados neste arquivo, quaisquer valores de porta que forem especificados no arquivo shipping.conf e no script de inicialização do ClearCase serão ignorados. albd_rt_params.conf está armazenado nos diretórios a seguir:
  • /var/adm/rational/clearcase/config/ (UNIX e Linux)
  • Program Files\Rational\ClearCase\config\services\ (Windows)

Nos sistemas Linux e UNIX, shipping_server ramifica um subprocesso para cada pacote que ele envia. Até 10 subprocessos shipping_server, cada um deles tentando enviar um único pacote, podem ser iniciados para cada chamada de shipping_server. O mesmo número de subprocessos é bifurcado na máquina de recebimento. Quando um subprocesso é concluído, um outro pode ser iniciado, mas apenas 10 podem ser executados simultaneamente.

Depois que uma conexão TCP é estabelecida entre os dois processos shipping_server, eles transferem o arquivo. O shipping_server recebido seleciona um compartimento de armazenamento usando a definição de configuração do arquivo shipping.conf (sistemas Linux e UNIX) ou o MultiSite Control Panel (Windows). Se uma classe de armazenamento for designada a vários compartimentos de armazenamento, o espaço em disco disponível determinará a seleção de um compartimento.

Nos sistemas Linux e UNIX, o arquivo de pacote é criado com o mesmo proprietário e grupo do diretório de compartimento de armazenamento, e este modo de acesso é obtido com as permissões de leitura e gravação do diretório. (A permissão de execução e as permissões especiais, se houver, são ignoradas).

No Windows, o arquivo de pacote herda as permissões da ACL do Windows no diretório do compartimento de armazenamento.

Caracteres Dois-pontos em Nomes de Pacotes

Se um nome de pacote contiver dois-pontos ( : ), o shipping_server alterará os dois-pontos para um ponto ( . ) durante o processamento. Essa alteração permite que pacotes sejam entregues em máquinas Windows, que não permitem dois-pontos em nomes de arquivos.

Manipulação de Conflitos de Nomes de Arquivos

Você pode utilizar os comandos mkorder e shipping_server para transmitir arquivos que não sejam de pacote, se os arquivos estiverem no mesmo diretório que seus pedidos de remessa associados. Se um arquivo com o mesmo nome já existir no host de recebimento, o novo arquivo será renomeado para filename_1 (se você enviar um outro arquivo com o mesmo nome, ele será renomeado para filename_2 e assim por diante).

Configurando um Período de Tempo Limite para Hosts Inalcançáveis

Você pode configurar um período de tempo limite durante o qual o servidor de remessa não tentará enviar pacotes para os hosts identificados anteriormente como inalcançáveis. This configuration is set in the shipping.conf (Linux and the UNIX system) or MultiSite Control Panel (Windows).

Log

Nos sistemas Linux e UNIX, shipping_server grava registros de todos os pacotes enviados e recebidos, junto com todos os erros, para arquivar /var/adm/rational/clearcase/log/shipping_server_log.

No Windows, shipping_server grava registros de todos os pacotes enviados e recebidos, mensagens de notificação, mensagens de log, e todos os erros no Visualizador de Eventos do Windows.

Restrições

Identidades: você deve ter permissões de gravação e execução no diretório que contém o pedido de remessa. Nos sistemas Linux e UNIX, você deve ter o arquivo de dados ou ser um usuário root.

Bloqueios: os bloqueios não se aplicam.

Controle: não há restrições de controle.

Outro: o pedido de remessa e o arquivo de dados que ele especifica deve estar localizado no mesmo diretório.

Opções e Argumentos

Restringindo o Processamento a uma Classe de Armazenamento

Padrão
Com –poll, processa todos os pedidos de remessa em todos os compartimentos de armazenamento de saída e compartimentos de retorno nesse host. Com sources, processa todos os pedidos de remessa especificados.
–scl/ass storage-class-name
Processa os pedidos de remessa apenas para a classe de armazenamento especificada.

Especificando os Pedidos de Remessa

Padrão
Nenhuma.
–pol/l
Processa pedidos de remessa localizados em algum (caso utilize –sclass) ou em todo armazenamento e compartimento de retorno definidos no arquivo shipping.conf nos sistemas Linux e UNIX ou no MultiSite Control Panel, no Windows.
Nota: O shipping_server processa apenas os pedidos de remessa cujos nomes de arquivos iniciem com os caracteres sh_o_. Se você criar pedidos de remessa, nomeie-os de acordo com essa convenção ou omita a opção –poll e especifique os nomes dos caminhos dos pedidos de remessa.

Nos sistemas Linux e UNIX, apenas os arquivos de pedidos de remessa que pertencem a você serão processados. Entretanto, quando root executa esse programa, os arquivos de pedido de remessa são processados independentemente do direito à propriedade.

sources ...
Um ou mais nomes de caminhos de arquivos ou diretórios. Cada arquivo especificado será processado se contiver um pedido de remessa válido. Para cada diretório especificado, o shipping_server processa alguns (se você utilizar –sclass) ou todos os pedidos de remessa armazenados nesse diretório.

Exemplos

Nestes exemplos, as linhas são quebradas por questões de legibilidade. Cada comando deve ser digitado em uma única linha física.


Feedback