Alterando o Nível de Recurso e Versão do Metaesquema
Alterar o nível de recurso e a versão do metaesquema do Rational ClearQuest pode demorar diversas horas. O processo altera o repositório de esquemas e todos os bancos de dados associados do usuário. Geralmente, novas tabelas são incluídas em todos os bancos de dados, e novas colunas podem ser incluídas nas tabelas existentes.
- Prepare seu ambiente.
- Faça backup de todos os bancos de dados.
- Crie um aparelho de teste com base nos bancos de dados de produção.
- Faça upgrade do aparelho de teste e valide se o upgrade obteve êxito.
- Crie novos bancos de dados para o sistema de produção.
- Faça upgrade dos bancos de dados de produção e certifique-se de que o upgrade foi bem-sucedido.
Desempenhando Upgrades In-place do Nível de Recurso
O método padrão para atualizar o nível de recurso de um repositório de esquema ou banco de dados do usuário é criar um contêiner de banco de dados vazio, em seguida, utilizar o Maintenance Tool para atualizar do banco de dados existente para o novo banco de dados com o nível de recurso mais alto.
Você pode desempenhar um upgrade in-place para o nível de recurso 6 ou 7. Neste método, a nova versão do banco de dados é gravada novamente no arquivo de banco de dados original, substituindo a estrutura do banco de dados antigo.
As vantagens deste método são que você não precisa criar um novo banco de dados vazio e não precisa apontar clientes ou servidores no novo banco de dados. As desvantagens são que você não pode restaurar o banco de dados para seu estado anterior e o banco de dados não está disponível para os usuários até que o processo de upgrade esteja concluído. Você deve fazer backup de uma cópia completa do banco de dados e armazená-la em outro local antes de desempenhar o upgrade do banco de dados.
Para ambientes mais complexos, o risco desse método pode exceder os benefícios.