O Report Launcher for ClearQuest não fornece um mecanismo para fazer upload de relatórios para o servidor de relatórios. No entanto, os arquivos de relatórios podem ser compartilhados usando as instalações básicas que já existem na maioria das organizações.
- Usar uma unidade compartilhada
- Armazene os arquivos de relatórios em uma unidade compartilhada que seja acessível ao servidor Report Launcher e aos computadores clientes usados para criar e compartilhar relatórios. O acesso à unidade compartilhada pode ser restrito usando os recursos integrados do sistema operacional.
- Transferir arquivos usando FTP
- Use o software File Transport Protocol (FTP) para transferir arquivos de relatórios de um computador cliente para o servidor em que o Report Launcher
for ClearQuest tenha sido implementado. A segurança do servidor FTP é gerenciada pelo software FTP.
- Disponibilize os arquivos no Report Launcher Server usando um Sistema Source Configuration Management
- O uso de um sistema Source Configuration Management (SCM), como o Rational ClearCase ou o CVS permite que os designers de relatórios alavanquem os recursos do sistema SCM e armazenem os arquivos de design de relatório sob controle de versão. Os administradores do servidor podem usar o sistema SCM para criar visualizações de diretórios carregadas a partir dos fluxos do SCM.
Quando as atualizações forem feitas nos arquivos de relatórios sob control de origem, os arquivos alterados serão atualizados em um servidor de relatório atualizando/sincronizando a visualização SCM no servidor. Esta abordagem fornece um mecanismo simples para permitir que diversos servidores de relatórios forneçam acesso aos mesmos arquivos de relatórios.
- Capturar capturas instantâneas de relatórios e exportar para um arquivo PDF
- Também é possível compartilhar relatórios com usuários que não possuem acesso ao ClearQuest ou às ferramentas de relatórios exportando os relatórios do visualizador na Interface da Web do Report Launcher para um arquivo PDF. Após salvar a versão em PDF do relatório, qualquer usuário que possua acesso ao diretório de relatório pode visualizar o relatório com um PDF Reader.