Criando Listas de Opções Dinâmicas

As listas dinâmicas são úteis quando você deseja incluir valores em uma lista sem editar o esquema.

Sobre Esta Tarefa

Os usuários com privilégio de designer de esquemas, administrador de lista dinâmica ou superusuário podem incluir valores em uma lista de opções dinâmica a partir de qualquer cliente do Rational ClearQuest. Uma lista dinâmica pode ser uma lista suspensa, tal como uma lista de estados.

Você pode utilizar a mesma lista dinâmica para vários campos, independentemente do tipo de registro. Atualizar o conteúdo de um campo atualiza todos os campos associados a essa lista dinâmica.

Procedimento

Para criar uma lista dinâmica para um campo:

  1. Iniciar o Designer.
  2. Na visualização Explorador do Repositório de Esquemas do ClearQuest, clique com o botão direito do mouse na pasta Nomes de Listas Dinâmicas em seu esquema e, em seguida, clique em Nova Lista Dinâmica.
  3. Digite um nome para a lista dinâmica e, em seguida, pressione Enter.
  4. Na grade Campos de Registro, clique na célula Lista de Opções do campo desejado, clique na seta suspensa e selecione LISTA DINÂMICA.
  5. Na janela Lista Dinâmica, selecione a lista dinâmica que você acabou de criar.
  6. Selecione Recalcular Lista de Opções ou Limitar à Lista. Ao definir um gancho Valor Constante, Lista Constante ou Lista Dinâmica, você pode configurar os seguintes comportamentos:
    • Para evitar que os usuários insiram valores que não estão em uma lista de opções, selecione Limitar à Lista. Qualquer valor que não esteja na lista provoca um erro de validação. Se você não selecionar Limitar à Lista, os usuários podem inserir qualquer valor.
    • Para reinicializar a lista no tempo de execução se ela depender das alterações em um outro valor, selecione Recalcular Lista de Opções. Para uma lista de opções em script, esta operação de recálculo pode afetar o desempenho. Se você não selecionar Recalcular Lista de Opções, os valores serão atualizados apenas no início de cada ação.
  7. CliqueOK. Antes de salvar estas alterações, teste o esquema. Em seguida, registre a entrada e aplique as alterações do esquema no banco de dados do usuário. Consulte Customizando um Esquema.

Feedback