clm_server_rename.pl

Esta ferramenta atualiza os links de artefatos de URI públicos do Jazz Team Server para a solução Rational para Collaborative Lifecycle Management (CLM). Especificamente, a ferramenta atualiza os URIs que estão armazenados nos arquivos de configuração do servidor da web do IBM Rational ClearQuest. A ferramenta também atualiza os URIs que estão armazenados em registros OSLCLink no banco de dados de usuários do ClearQuest.

Sinopse

cqperl clm_server_rename.pl -username username -password password [ -dbset dbset ] -dbname dbname –oldprefix oldprefix –newprefix newprefix [ -remapconfigfiles | -preview number | -update ] [ -help ] [ -man ]

Descrição

A partir dos produtos da versão 4.0 para a solução Rational para Collaborative Lifecycle Management (CLM), os administradores podem alterar o URI público de um Jazz Team Server ou de um aplicativo da solução Rational para CLM após a implementação ao usar a operação de renomeação de servidor. Essas mudanças requerem atualizações correspondentes nos recursos da solução Rational para CLM que sejam baseados no URI. Para o ClearQuest Bridge, esses links de artefatos para os recursos do produto Rational solution for CLM (IBM Rational Team Concert, IBM Rational Quality Manager e IBM Rational DOORS Next Generation) são armazenados nos arquivos de configuração do servidor ClearQuest Web e em registros OSLCLinks no banco de dados do usuário do ClearQuest.

Há vários tipos de links para artefatos na solução Rational para CLM:
  • Links estruturais descrevem relacionamentos entre recursos ou artefatos e são necessários para manter a rastreabilidade e a integridade dos dados.
  • Links integrados são URIs que podem ser incluídos em um campo de texto ou em um nó de um recurso. Os links integrados podem ser links ancorados ou links de texto simples.
    • Os links ancorados são exibidos para um usuário como hyperlinks navegáveis. Por exemplo, em um widget rich text, esses links são declarados como tais e são normalmente armazenados em uma estrutura como <a href=...>.
    • Links de texto simples são URIs que são digitados em um widget de texto, mas não são renderizados como hyperlinks navegáveis.

O ClearQuest fornece a ferramenta clm_server_rename.pl para remapear links estruturais de URI que são armazenados em arquivos de configuração da web do ClearQuest e em registros OSLCLinks. Use a ferramenta para remapear o protocolo, nome do host, número da porta e contexto de aplicativo de links estruturais.

Executando a ferramenta

É obrigatório ter privilégios de administrador local e de super usuário do ClearQuest para executar a ferramenta clm_server_rename.pl.

A ferramenta está localizada neste diretório no arquivo cqweb.war:

WAS_profile_home\installedApps\nodecell\TeamEAR.ear\cqweb.war\WEB-INF\classes

O programa cqperl.exe está localizado no diretório onde o ClearQuest está instalado.

Antes de executar a ferramenta clm_server_rename.pl, é uma boa prática configurar a variável de ambiente TEMP como um diretório ao qual você tenha acesso de gravação. Caso contrário, assegure-se de ter acesso de gravação ao diretório no qual a ferramenta está sendo executada.

Você deve executar a ferramenta várias vezes.

Consulte Remapeando URIs Após Renomear um Servidor CLM para obter os detalhes completos do procedimento.

Consulte a seção Opções e Argumentos para obter uma descrição das opções da linha de comandos.

Limitações

A ferramenta clm_server_rename.pl somente remapeia links estruturais que estão armazenados em arquivos de configuração do servidor web ClearQuest e em registros OSLCLinks. A ferramenta não remapeia links integrados que estejam armazenados em registros do ClearQuest. Esses links de âncora integrados podem estar incluídos em anexos de registros ou em campos como descrições ou notas. Dependendo do esquema, esses campos podem se tornar somente leitura depois do envio ou depois que uma nota é incluída. Isso significa que os links de âncora integrados permanecerão quebrados após a ferramenta ser executada. É possível criar código para corrigir esses links, se necessário.

Um exemplo de um link de âncora integrado que permanece quebrado depois da execução da ferramenta envolve a integração da solução Rational para CLM entre o Rational ClearQuest e o Rational Quality Manager. Quando um artefato do Rational Quality Manager é vinculado a um registro do ClearQuest, o Rational Quality Manager insere um link de URI no artefato no campo de descrição do registro.

Opções e Argumentos

-username username
Nome de logon de um usuário administrativo com privilégios de super usuário.
-password password
A senha de um usuário administrativo com privilégios de super usuário.
-dbset dbset
Nome da conexão com o banco de dados.
-dbname dbname
O nome do banco de dados do usuário.
–oldprefix oldprefix
Especifica uma sequência de URI existente. O formato de URI deve iniciar com http e incluir o contexto do aplicativo seguido por uma barra (/).
–newprefix newprefix
Especifica uma nova sequência de URI para substituir a sequência de URI existente especificada pela opção –oldprefix. O formato de URI deve iniciar com http e incluir o contexto do aplicativo seguido por uma barra (/).
-remapconfigfiles
Importante: Ao usar essa opção, você deve executar a ferramenta no diretório onde a ferramenta está instalada.

Remapeia os links públicos de artefatos de URI do Jazz Team Server para os aplicativos da solução Rational para CLM. Especificamente, essa opção remapeia URIs que estão armazenadas em arquivos de configuração do servidor da web ClearQuest. A ferramenta faz uma cópia dos arquivos de configuração antes de remapear os URIs.

Depois de executar a ferramenta com essa opção, você deve reiniciar o servidor da web ClearQuest. Em seguida, a comunicação entre servidores no servidor da web é reconfigurada e os usuários podem criar novos links de URI para os artefatos da solução Rational para CLM. No entanto, seguir os links existentes para os artefatos da solução Rational para CLM não funcionará até que a ferramenta seja executada novamente com a opção -update.

-preview number
Exibe uma visualização das mudanças que serão feitas no número de registros OSLCLinks no banco de dados ClearQuest que contém a sequência de URI oldprefix. Também relata o número total de registros OSLCLinks que contêm a sequência de URI oldprefix. Nenhuma mudança é feita no banco de dados do usuário quando essa opção é usada.
-update
Atualiza os links de URI públicos do Jazz Team Server para os artefatos da solução Rational para CLM. Especificamente, essa opção atualiza os URIs que estão armazenadas em registros OSLCLink do ClearQuest.

Quando a ferramenta é executada com essa opção, ela captura as mudanças nos registros OSLCLinks em um arquivo de log. Se a variável de ambiente TEMP estiver configurada, o arquivo de log será gravado no diretório especificado; caso contrário, o arquivo de log será gravado no diretório no qual ele está sendo executado, desde que você tenha acesso de gravação. A convenção de nomenclatura de arquivo a seguir é usada para o arquivo de log:

clm_server_rename_yyyymmdd_hhmmss.txt

sendo que:

yyyymmdd
Data quando a ferramenta é executada, especificada como ano, mês e dia
hhmmss
Horário em que a ferramenta é executada, especificado como hora, minutos e segundos

Por exemplo, clm_server_rename_20120405_211711.

Exemplos

  • Para o servidor denominado MyCQWebServer, remapeie os links de artefatos de URI do Jazz Team Server nos arquivos de configuração do servidor da web ClearQuest que correspondem à seguinte sequência URI especificada.

    C:\was_profiles\MyCQWebServer\installedApps\Node02Cell\TeamEAR.ear\cqweb.war\WEB-INF\classes>cqperl clm_server_rename.pl -username admin -password secret -dbset 7.0.0 -dbname SAMPL -oldprefix https://clm7.mycompany.com/ccm/ -newprefix https://clm7.mycompany.com/jazz/ -remapconfigfiles

    Iniciado: Remapeando URIs no arquivo de configuração friendsconfig.rdf.
    Concluído: Remapeando URIs no arquivo de configuração friendsconfig.rdf.

    Iniciado: Remapeando URIs no arquivo de configuração project-area-links.rdf.
    Concluído: Remapeando URIs no arquivo de configuração project-area-links.rdf.

    Iniciado: Remapeando URIs no arquivo de configuração oauth-consumers.rdf.
    Concluído: Remapeando URIs no arquivo de configuração oauth-consumers.rdf.

  • Visualize cinco registros OSLCLinks no banco de dados ClearQuest que correspondem à sequência de URI especificada a seguir e com que os registros se parecerão se o contexto do aplicativo for alterado de jazz para ccm.

    cqperl clm_server_rename.pl -username admin -password secret -dbset 8.0.0 -dbname SAMPL -oldprefix https://servername.com:9443/jazz/ -newprefix https://servername.com:9443/ccm/ -preview 5

  • Altere o protocolo no URI, nos registros OSLCLinks do ClearQuest, que correspondem à sequência de URI especificada a seguir, de http para https.

    cqperl clm_server_rename.pl -username admin -password secret -dbset 8.0.0 -dbname SAMPL -oldprefix http://servername.com:9443/jazz/ -newprefix https://servername.com:9443/jazz/

  • Altere o nome do servidor no URI nos registros OSLCLinks do ClearQuest, que correspondem à sequência de URI especificada a seguir, de servername para newservername.

    cqperl clm_server_rename.pl -username admin -password secret -dbset 7.0.0 -dbname SAMPL -oldprefix http://servername.com:9443/jazz/ -newprefix https://newservername.com:9443/jazz/

Consulte também

Remapeando URIs Após Renomear um Servidor CLM, Alterando o URI Público Usando Renomeação de Servidor


Feedback