Definindo Variáveis Independentes

É possível incluir um fluxo de modelo financeiro que não contenha valores de custo nem de benefício usando variáveis independentes. Um fluxo que usa o tipo Variável representa uma variável aleatória que se altera ao longo do tempo. Este tipo de fluxo não possui unidades e nele podem ser aplicadas taxas de desconto anual.

Procedimento

Para definir uma variável independente:

  1. Na guia Variáveis do Projeto, clique no botão +....
  2. Especifique um nome para a nova variável de série temporal independente. Por exemplo, numEmployees. No gráfico, um novo fluxo é incluído.
  3. Preencha o fluxo com dados usando a grade de papel do gráfico, uma planilha ou a calculadora. Ao consultar variáveis independentes na Calculadora ou na guia Variáveis de Projeto, digite o nome do fluxo da variável independente entre aspas simples e especifique o período de tempo entre colchetes retos; por exemplo, 'numEmployees'[PERIOD].
    É possível usar estas variáveis para citar períodos específicos:
    • PERIOD: O período em que a fita da calculadora é salva. Este valor é exibido na régua de controle da calculadora.
    • CURRENTPERIOD: O período que representa a data atual
    • STARTPERIOD: O período de início em um modelo
    • DELIVERYPERIOD: O período de entrega selecionado
    • ENDPERIOD: O último período no modelo
    • PERIODSPERYEAR: O número de períodos em cada ano que são configurados para o projeto atual
    Ao usar variáveis independentes, o período também deverá ser o resultado de uma expressão. Por exemplo, a expressão a seguir refere-se ao número de funcionários no período anterior: 'numEmployees'[PERIOD-1].
  4. Para criar uma soma sobre um intervalo de períodos, use a expressão de intervalo; por exemplo, 'numEmployees'(STARTPERIOD..ENDPERIOD).
  5. Por padrão, o valor descontado do fluxo variável do período especificado é exibido. Para retornar um valor que não é descontado, use a palavra-chave undiscounted: Undiscounted ‘Revenue'[PERIOD].
  6. Para somar todos os custos ou todos os benefícios em um determinado período de tempo, é possível usar os fluxos allCosts e allBenefits que são coleções predefinidas.
    • Para somar todos os fluxos de custos de um período, use o fluxo allCosts. Por exemplo, allCosts[PERIOD]. Para somar todos os custos ou benefícios em um intervalo de tempo, especifique esse intervalo.
    • Para somar todos os fluxos de benefícios a partir do período de entrega até o período de término, use allBenefits(DELIVERYPERIOD..ENDPERIOD).
    • Para somar todos os fluxos de custos e benefícios, use a função npv: npv(CURRENTPERIOD..ENDPERIOD).
  7. Onde são usadas expressões, é possível usar e aninhar expressões condicionais. A expressão condicional é a mesma usada em Java e JavaScript:
    ( condition_expression ? true_expression : false_expression )
    Por exemplo, para uma expressão condicional que retornar 0 antes que o CURRENTPERIOD retorne 1, use o seguinte formato: (PERIOD < CURRENTPERIOD ? 0 : 1).
    É possível usar condicionais para testar condições limite e para evitar períodos que estejam fora do intervalo, como mostra este exemplo aninhado:
     newCustomers = 'numCustomers'[PERIOD] - (PERIOD-1 >= 0 ? 'numCustomers'[PERIOD-1] : 0)

Exemplo

Neste exemplo, uma fita de calculadora é usada para ver o número atual de funcionários. A variável de projeto é salário e a variável independente é numEmployees.
A análise de investimento exibe o número de funcionários e os custos com salário

Feedback