Funções na Área de Trabalho de Gerenciamento de Portfólio de TI

O modelo de gerenciamento de portfólio de TI tem funções predefinidas, como o analistas de TI, partes interessadas e PMO. É possível criar e configurar suas próprias funções além das funções predefinidas.

Funções Principais

Todos os membros da área de trabalho de gerenciamento de portfólio de TI devem ter uma função principal. É possível gerenciar as funções principais na página Membros (Membros > Membros).
Todos os usuários podem concluir as seguintes tarefas:
  • Incluir e exibir propostas de projeto e necessidades comerciais
  • Tratar de seus próprios riscos
  • Investigar necessidades comerciais
  • Ler todas as propostas entregues e rejeitadas e o diagrama do processo
  • Visualizar casos de uso para entender quais visualização podem ser usadas para uma tarefa
No caso de os usuários precisarem de ajuda ou acesso, uma lista de administradores é fornecida.

Funções Secundárias

Um usuário pode ser selecionado para concluir uma tarefa; por exemplo, para criar um caso de negócios para uma proposta de projeto. Para concluir uma tarefa, uma função secundária pode ser designada a qualquer usuário além de sua própria função principal. Existem duas funções secundárias predefinidas: proprietário da proposta e analista de diferença de aplicativo. Pelo menos uma pessoa deve ser designada como o proprietário da proposta. Se você desejar que determinada pessoa meça a necessidade e a satisfação relacionada a um aplicativo, uma pessoa deve ser designada para a função de analista de diferença de aplicativo. Para gerenciar funções secundárias, clique emMembros > Membro > [selecionar membro] > Funções Secundárias.
Tabela 1. Funções no Modelo de Gerenciamento de Portfólio de TI
Função Descrição
Parte Interessada do Negócio Essa função é, principalmente, somente leitura. É para as pessoas na organização que estão interessadas nas informações armazenadas no IBM® Rational Focal Point. A parte interessada no negócio pode incluir propostas de projeto e necessidades comerciais. As partes interessadas no negócio também podem ser designadas para tratar de seus próprios riscos ou investigar necessidades comerciais.
Parte Interessada Executiva Essa função é para um executivo que está interessado no portfólio do projeto e na situação geral do portfólio. Essa função não pode aprovar decisões ou priorizar projetos.
Financeiro Essa função é, principalmente, somente leitura. Pessoas com a função financeira podem editar dados financeiros; por exemplo, finanças para projetos e aplicativos.
Analista de TI Essa função faz parte da organização de TI no negócio. O analista de TI faz a primeira e a segunda avaliações de propostas de projetos. A primeira avaliação é para determinar se uma proposta é um projeto. A segunda avaliação é para fazer a estimativa inicial da proposta do projeto.
Project Management Office (PMO) Pessoas com essa função podem criar o pré-plano para um projeto após a aprovação do projeto. O pré-plano inclui a definição da demanda de recurso, o escopo e as datas previstas. O PMO transfere projetos que são aprovados para implementação para uma ferramenta de planejamento do projeto e, em seguida, monitora seu progresso recuperando atualizações regulares no sistema CLM. Além disso, o PMO gerencia as necessidades comerciais.
Comitê Diretor Essa função pode tomar decisões de aprovação sobre o portfólio de projeto. A comissão de coordenação aprova os casos de negócios, prioriza propostas de projeto (análise de valor), revisa o roteiro do projeto e faz análise de capacidade e aprovação de implementação de projeto. A comissão de coordenação também monitora o funcionamento do portfólio, analisa o saldo do projeto, revisa a alinhamento estratégico de projeto e analisa a pontuação de risco do portfólio.
Analista de Diferença de Aplicativo Pessoas com essa função podem votar sobre quanto um determinado aplicativo é necessário e o quão satisfeitos estão com esse aplicativo. Os resultados da votação formam o gráfico de análise da diferença de aplicativo.
Proprietário da Proposta Essa função fornece à proposta de projeto um caso de negócios. O proprietário da proposta também pode ser o responsável pela criação do pré-plano para o projeto com o PMO.

Feedback