Gravando um Script

Para iniciar a gravação de scripts em seus aplicativos, você deve primeiro configurar seus ambientes de teste, configurar seus aplicativos e criar um projeto.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Se você não tiver executado essas tarefas de configuração, consulte Antes de Gravar para obter as etapas necessárias.

Quando você grava um script, o Functional Tester grava todas as ações do usuário no aplicativo, como pressionamentos de teclas e cliques do mouse. Também é possível inserir pontos de verificação para testar dados ou propriedades de quaisquer objetos no seu aplicativo. Durante o registro, o ponto de verificação captura informações do objeto e o armazena em um arquivo baseline. Em seguida, durante a reprodução, o ponto de verificação captura as informações do objeto e o compara à baseline.

Nota: Todos os scripts do Functional Tester utilizam uma superclasse auxiliar padrão. Você poderá criar sua própria superclasse auxiliar se desejar incluir métodos adicionais ou substituir os métodos no RationalTestScript. Para obter informações adicionais, consulte Alterando a Superclasse Auxiliar de Script Padrão.

Para gravar um script:

  1. Opcionalmente, você pode definir primeiramente as opções de gravação necessárias. Clique em Janela > Preferências para acessar as opções do Functional Tester. Na hierarquia em árvore, clique no sinal de mais (+) ao lado do Functional Tester para expandir as preferências. Defina as opções de gravação. Feche as preferências quando terminar.
  2. Clique no botão Gravar um Script de Teste Funcional Botão Gravar um Script de Teste Funcional ou clique em Arquivo > Novo > Script de Teste Funcional Utilizando Gravador. A caixa de diálogo Gravar um Script de Teste Funcional é aberta.
  3. Na caixa de diálogo Gravar um Script do Teste Funcional, selecione o projeto do qual deseja que o script faça parte. Digite um nome para o script.
    Nota: Os nomes de script não podem conter espaço nem nenhum dos caracteres a seguir: $ \ / : & * ? " < > | # % -

    Marque Incluir o script no Controle de Origem se desejar que o script esteja no controle de origem. O script será incluído no ClearCase, mas permanecerá com o registro de saída para que seja possível modificá-lo.

    Clique em Concluir aqui para começar a gravação. O Functional Tester criará um mapa de objetos local para seu script, por padrão. Para utilizar um mapa de objetos de teste, uma superclasse auxiliar ou um datapool de teste diferente, clique em Avançar. A página Selecionar Recursos de Script aparece. A partir daí, também é possível definir a ordem de seleção de registros do datapool ou alterar o datapool associado ao script.

  4. Depois de clicar em Concluir, o Monitor de Gravação é aberto e a gravação é iniciada. Clique no ícone Exibir Ajuda na barra de ferramentas de Gravação no monitor para obter informações sobre os botões da barra de ferramentas e sobre o funcionamento do monitor.
  5. Na barra de ferramentas de Gravação, clique no botão Iniciar Aplicativo para iniciar o aplicativo de teste. Consulte Iniciando seus Aplicativos de Teste para obter informações adicionais. (Se o aplicativo já estiver em execução, não será necessário executar essa etapa.)
  6. Execute as ações no aplicativo.
  7. Para gravar um ponto de verificação, localize o objeto no aplicativo que você deseja testar e clique em qualquer lugar na janela ou na caixa de diálogo do aplicativo. Em seguida, clique no botão Inserir Ponto de Verificação ou Comando de Ação. Clique no botão Ajuda no Assistente de Ponto de Verificação e Ação ao criar o ponto de verificação para obter informações adicionais sobre o Assistente de Ponto de Verificação e Ação ou consulte Criando um Ponto de Verificação de Propriedades para obter um exemplo de como criar um tipo de ponto de verificação.
  8. Para inserir funções no script, como comando de script de chamada, entrada de log, cronômetro, comando de retardo de script ou comentário, clique no botão Inserir Comandos de Suporte do Script . Clique no botão Ajuda na caixa de diálogo Funções de Suporte do Script para obter informações sobre essas funções.
  9. Feche o aplicativo se desejar que o fechamento faça parte do script.
  10. Quando terminar a gravação, clique no botão Parar a Gravação.

    O script e o mapa de objetos são então gravados no diretório de projetos. Além disso, a janela do Functional Tester é restaurada e o script é exibido.

    Nota: Para obter instruções mais detalhadas sobre a gravação de scripts, a criação de pontos de verificação e a reprodução de scripts, consulte os Tutoriais do Functional Tester.
    Nota: Para obter informações sobre dicas e resolução de problemas de gravação, consulte Resolução de Problemas e Dicas de Gravação.
Tarefas relacionadas
Associando os Scripts de Testes Funcionais com Palavras-chave
Testes Funcionais Orientados por Dados
Referências relacionadas
Dicas para Registrar Testes Funcionais

Feedback