Você pode visualizar os logs do Functional Tester no Functional Tester ou na janela Log de Teste do TestManager, pela configuração de preferências do log.
Você pode utilizar três tipos de logs do Functional Tester para visualizar os resultados da reprodução. Esses logs contêm as mesmas informações em formatos diferentes:
Quando você configura a preferência Tipo de Log do Functional Tester como HTML ou Texto, o Functional Tester armazena esses logs em uma pasta de log no mesmo local do projeto do Functional Tester, mas não no projeto do Functional Tester. O nome da pasta de log é o nome do projeto com um sufixo de _logs. Por exemplo, se o projeto do Functional Tester for CalendarApp, o Functional Tester armazenará seus logs HTML ou de texto no diretório CalendarApp_logs. Esses logs podem ser abertos a partir do Functional Tester na visualização Projetos do Functional Tester. Se você selecionar HTML, o navegador padrão abrirá o arquivo de log HTML. Se você selecionar Texto, o arquivo de log de texto será aberto na janela de script do Functional Tester.
Na visualização Projetos do Functional Tester, os logs HTML e de texto são listados dentro de cada projeto. Cada script no projeto possui seu próprio nó no diretório de logs. Você pode clicar com o botão direito do mouse no nó de log do script para abrir, renomear, excluir, importar, exportar ou visualizar os logs ou pontos de verificação incluídos.
Quando você associa um projeto do Functional Tester a um projeto do Rational e configura a preferência Tipo de Log do Functional Tester como TestManager, o log exibido após a execução de um script do Functional Tester é um log do TestManager. O TestManager armazena o log como parte de um projeto do Rational. Para obter informações sobre como utilizar a janela Log de Teste do TestManager, consulte a Ajuda do Rational TestManager.
Utilize a visualização Projetos do Functional Tester para gerenciar logs HTML ou de texto. Os logs aparecem sob o diretório de projetos. Cada script no projeto possui seu próprio nó no diretório de logs. Você pode selecionar um log e clicar com o botão direito do mouse em Abrir Log, Captura Instantânea de Tela Final, Excluir ou Renomear. Se o script tiver um ponto de verificação, será possível selecionar o log e abri-lo no Editor de Ponto de Verificação, clicando em Abrir PV ou abri-lo no Comparador de Pontos de Verificação, clicando em Abrir Comparador.
Os resultados de um ponto de verificação podem ser visualizados no log HTML. No final de cada entrada de ponto de verificação no log HTML há um link Visualizar Resultados. Clique nesse link para abrir esse ponto de verificação no Comparador de Pontos de Verificação. Se o ponto de verificação tiver falhado, os arquivos de linha de base e reais serão mostrados lado a lado para que os dados possam ser comparados. Se você receber um erro sobre o plug-in Java ao tentar iniciar o Comparador, verifique se ele está configurado corretamente. Para obter instruções, consulte Ativando o Plug-in Java de um Navegador.
Para gerenciar os logs do TestManager, utilize o TestManager. É possível filtrar os dados do log, renomear ou excluir os arquivos de log ou executar um relatório sobre um log. Quando você executa um conjunto, o TestManager cria e nomeia um novo log de cada vez. Para obter informações, consulte a Ajuda do Rational TestManager. Você pode configurar a preferência Log do Functional Tester para avisar antes de sobrescrever um log se o Functional Tester estiver utilizando um log do TestManager.
Nota sobre a Integração do TestManager: O Functional Tester está integrado com o Rational TestManager versão 7.0.1.2. Se você possui a versão 7.0.1.2 do TestManager, poderá utilizar os recursos integrados do Functional Tester e do TestManager. Consulte Entendendo as Integrações do Functional Tester para obter informações importantes sobre o uso conjunto dos produtos.