Uma Licença para Usuário Autorizado do IBM Rational permite que uma única pessoa, específica, utilize um produto de software Rational. Compradores devem obter uma licença para Usuário Autorizado para cada usuário individual que acesse o produto de alguma forma. Uma licença para Usuário Autorizado não pode ser reatribuída, a não ser que o comprador substitua o encarregado original por um longo prazo ou permanentemente.
Por exemplo, se você adquirir uma licença para Usuário Autorizado, poderá designar essa licença para uma pessoa específica, que poderá, então, utilizar o produto de software Rational. A licença para Usuário Autorizado não dá direito a uma segunda pessoa a utilizar esse produto em nenhum momento, mesmo que o indivíduo licenciado não o estiver utilizando efetivamente.
Uma FTL (Licença de Termo Fixo) para Usuário Autorizado do IBM Rational permite que uma única pessoa, específica, utilize um produto de software Rational por um período de tempo específico (o termo). Compradores devem obter uma FTL para Usuário Autorizado para cada usuário individual que acesse o produto de alguma forma. Uma FTL para Usuário Autorizado não pode ser reatribuída, a não ser que o comprador substitua o encarregado original por um longo prazo ou permanentemente.
Se você notificar a IBM que não deseja estender o termo de licença, então deverá parar de usar o produto quando a licença expirar.
Uma licença Flutuante do IBM Rational é uma licença para um produto de software único que pode ser compartilhado entre vários membros da equipe; no entanto, o número total de usuários simultâneos não pode exceder o número de licenças flutuantes que você comprar. Por exemplo, se você comprar uma licença flutuante para um produto de software Rational, qualquer usuário em sua organização poderá utilizar o produto em qualquer momento especificado. Outra pessoa que queira acessar o produto deverá aguardar até que o usuário atual efetue logoff.
Para usar licenças flutuantes, você deverá obter chaves de licença flutuante e instalá-las em um Rational License Server. O servidor responde aos pedidos do usuário final para acesso às chaves de licença; ele concederá acesso ao número de usuários simultâneos correspondente ao número de licenças que a organização comprou.