Algoritmos de Sincronização

O Extension for Terminal-based Applications tem três algoritmos de sincronização para determinar o estado do terminal. O estado do terminal depende do carregamento do espaço de apresentação.

O estado do terminal é gravado enquanto você grava um script. Quando o script é reproduzido, o Functional Tester deve aguardar o estado do terminal corresponder ao estado durante a gravação. O estado deve ser o mesmo a fim de evitar enviar comandos ao host antes que ele esteja ponto para receber a entrada. O estado do terminal é determinado pelo status, bloqueado ou desbloqueado, da OIA (Área de Informações do Operador), o que depende do carregamento do espaço de apresentação. O carregamento do espaço de apresentação não é um processo instantâneo, e tipos de conexão diferentes carregam o espaço de apresentação de forma diferente.

Os seguintes algoritmos calibram o estado do terminal:

Os valores do período de espera padrão que os algoritmos de sincronização utilizam são os seguintes:

Algoritmo Configurações de sincronização
Sincronização padrão e sincronização 5250
  • Tempo Limite (em milissegundos): 1200
  • Tempo Limite do Estado da OIA (em milissegundos): 300000
  • Intervalo de Sondagem (em milissegundos): 100
Sincronização TN3270E Tempo mínimo a ser aguardado (em milissegundos): 250

Você pode alterar qualquer um desses valores utilizando a janela Preferências.

Algoritmo de Sincronização Padrão

O algoritmo de sincronização padrão é iniciado quando uma tecla de identificador de atenção (AUXÍLIO) é pressionada. Uma tecla de identificador de atenção (AUXÍLIO) é qualquer tecla que aciona uma atualização do espaço de apresentação. Inicialmente, o estado do terminal é UNINITIALIZED. Por um período de tempo, o algoritmo aguarda atualizações no espaço de apresentação. Você pode alterar o tempo de espera no campo Tempo Limite, na janela Preferências. O tempo de espera padrão é 1200 milissegundos.

Se Tempo Limite estiver definido como 1200 milissegundos, e uma atualização ocorrer durante os últimos 600 milissegundos, o algoritmo aguardará durante um tempo adicional de 600 milissegundos por mais atualizações. Se, durante esse período de espera adicional, outra atualização ocorrer durante os últimos 300 milissegundos, o algoritmo aguardará novamente outros 600 milissegundos por mais atualizações. Isso continua até que nenhuma outra atualização seja recebida durante a última metade do último período de tempo adicional.

Nesse ponto, o estado do terminal é LOADED (teclado bloqueado) ou READY (teclado desbloqueado), dependendo do status da OIA.

Algoritmo de Sincronização Avançado 3270

Inicialmente, o estado do terminal é UNINITIALIZED. O estado do terminal não é inicializado por um tempo de espera mínimo. Você pode alterar o tempo de espera no campo Tempo de Espera Mínimo, na janela Preferências. O valor padrão é 250 milissegundos.

O servidor notifica o algoritmo de que foram enviadas atualizações do espaço de apresentação. O algoritmo de sincronização aguarda o período especificado no campo Tempo mínimo a ser aguardado, na janela Preferências, e depois consulta o estado do OIA para determinar se deve ou não reportar READY. Se o algoritmo de sincronização tiver aguardado o período no campo Tempo Limite na janela Preferências sem que o estado da OIA se tornasse pronto, o algoritmo reportará um estado LOADED. Em todas as outras vezes, ele reportará UNINITIALIZED. Esse algoritmo exige que o nível de serviço correto para o servidor TN3270 esteja instalado no host.

Nota: O Communications Server para z/OS 1.2 e posterior introduziu uma nova função chamada "resolução de contenção". Se você não tiver os níveis de manutenção mais recentes do Communications Server para z/OS, poderá obter erros COMM655 ou condições de loop sem fim ao tentar conectar-se a um host z/OS. Nesses casos, defina suas configurações de conexão de modo que elas não utilizem resolução de contenção.

Para alterar a configuração de resolução de contenção: na janela Extension for Terminal-based Applications, abra a janela Configurações Avançadas clicando em Avançado. Vá para a propriedade negotiateCResolution na lista Configurar Definições Avançadas Opcionais. Altere a definição dessa propriedade de verdadeiro (true) para falso (false).

Algoritmo de Sincronização 5250

Eventos de atualização do espaço de apresentação ocorrem apenas uma vez para sessões 5250 e não em grupos como em 3270. O algoritmo 5250 opera como o algoritmo de sincronização padrão, com uma exceção: quando uma atualização ocorre, o estado é alterado imediatamente para LOADED ou READY, dependendo do estado da OIA.

Quando você reproduz o script, o Functional Tester aguarda o terminal host mostrar um estado apropriado antes de continuar a executar comandos do script de gravação.

Você pode alterar a configuração do tempo na janela Preferências.

Nota: Os algoritmos de sincronização podem não funcionar o tempo todo com os valores de tempo especificados, especialmente ao lidar com hosts que tenham longos atrasos de rede. Se a sincronização não funcionar com uma parte específica do seu aplicativo, você poderá inserir cronômetros de espera manuais no script para ajustar o aspecto de tempo ou utilizar sincronização manual. Para obter mais informações, consulte os tópicos relacionados.
Tarefas relacionadas
Incluindo Cronômetros de Espera Manuais
Utilizando Sincronização Manual
Referências relacionadas
Preferências do Extension for Terminal-based Applications
Janela Configurações de Conexão Avançada

Feedback