O Functional Tester utiliza uma superclasse auxiliar padrão para todos os scripts criados em um projeto. Essa superclasse é listada na Página de Propriedades de Projetos do Functional Test. Você pode utilizar uma superclasse diferente para um script individual alterando-a nessa página Propriedades de Script.
Por padrão, todos os scripts do Functional Tester estendem a classe RationalTestScript e herdam vários métodos (como callScript). Você pode criar sua própria superclasse auxiliar para incluir métodos ou substituir os métodos no RationalTestScript. Utilize essa página de propriedades para alterar a superclasse auxiliar padrão do script selecionado.
Mapa de Objetos de Teste -- Exibe Privado para indicar que o mapa de objetos de teste de script é privado ou o nome do mapa de objetos de teste compartilhado.
Superclasse Auxiliar -- Digite o nome de classe completo de sua superclasse auxiliar customizada nesse campo. Observe que a superclasse auxiliar deve estender o RationalTestScript.
Se você alterar a superclasse e desejar reconfigurá-la para o RationalTestScript, poderá digitar RationalTestScript no campo da superclasse ou limpar o campo. Deixar esse campo em branco reconfigurará o script para que utilize o RationalTestScript.
Datapool de Teste -- Clique em Procurar para alterar o datapool associado a um script.
Ordem de Seleção de Registros do Datapool -- Especifica como um script de teste acessará os registros em seu datapool associado quando o script de teste for reproduzido. Clique na seta Ordem de Seleção de Registros do Datapool para alterar o repetidor de datapool de teste.
Tipos de repetidores de datapool:
Seqüencial -- Faz com que um script de teste acesse os registros no datapool na ordem em que aparecem no datapool. Esse é o repetidor de datapool padrão.
Aleatória -- Faz com que um script de teste acesse os registros no datapool aleatoriamente. Um repetidor aleatório acessa cada registro do datapool uma vez.
Para abrir: Na visualização Projetos, selecione um script, clique com o botão direito do mouse e clique em Propriedades. Clique em Script do Functional Test.