Rational Functional Tester Proxy SDK
Estenda o suporte de teste funcional automatizado para seus controles de interface com o usuário do aplicativo.
- Introdução ao Proxy SDK
Com o Rational Functional Tester Proxy SDK (Software Development Kit) você pode estender o suporte de teste funcional automatizado para os controles de interface de usuário do aplicativo (objetos de teste da GUI), além do que é fornecido pelo Functional Tester por padrão. O proxy SDK fornece documentação detalhada, referências de API e amostras e tutoriais prontos para uso sobre como estender o Functional Tester para incluir suporte para testar novos controles. Ele também ajuda você a estender controles já suportados de
domínios existentes.
- Arquitetura do Functional Tester
O Rational Functional Tester pode ser estendido para desempenhar funções adicionais nas quais ele precisa se comunicar com o AUT (aplicativo em teste). Para isso, o Functional Tester primeiro estabelece um canal de comunicação com o AUT, chamado de ativação.
- Desenvolvimento de Proxy
Um desafio no teste funcional é a variedade de estruturas de UI (interface com o usuário) disponíveis (por exemplo, Java e HTML) e controles (por exemplo, botão e tabela) que o teste deve suportar. As estruturas de UI diferem nos modelos de programação e arquitetura e os controles diferem na hierarquia de herança, métodos, dados de propriedades e ações do usuário.
- Mapeando Proxies para Controles
O Functional Tester identifica cada controle AUT (aplicativo em teste) por este nome de classe. A execução do método testObject.getProperty(".class") no script de teste dá a você o nome da classe. O mapeamento é estabelecido através dos nomes de classes do controle respectivo e de ProxyObject.
- TestObjects
TestObjects são interfaces de script para proxies e controles AUT (aplicativos em teste). Um TestObject é um ponto de conexão entre o script de teste e um ProxyObject que se conecta ao objeto real no AUT.
Durante a gravação, instruções são gravadas e objetos são incluídos no Mapa de Objetos. O script usa as informações do Mapa de Objetos para criar e localizar TestObjects.
- Implementando um Proxy
Depois de implementar os arquivos binários e de customização do proxy, você deve implementá-los para que as alterações tenham efeito.
- Depurando o Código de Proxy
A depuração do código de proxy é uma parte essencial do processo de desenvolvimento do proxy para a determinação de problemas. O código de proxy que contém o arquivo JAR ou o arquivo de montagem .Net com a extensão .dll é carregado no processo AUT (aplicativo em teste). Para depurar o código de proxy, conecte o respectivo depurador ao processo AUT depois que os arquivos binários do proxy forem carregados no AUT.