Criando um Novo Script do Functional Tester sem Gravação

Como alternativa para a gravação, você pode criar um script para digitar o código Java manualmente.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

No novo script, o Functional Tester inclui instruções de importação para arquivos necessários para compilação do script e comentários que contêm informações de archive. O Functional Tester utiliza o nome do script como o nome de classe e configura testMain, no qual é possível incluir os comandos a serem incluídos no script.

Todos os scripts do Functional Tester utilizam uma superclasse auxiliar padrão. Você poderá criar sua própria superclasse auxiliar se desejar incluir métodos adicionais ou substituir os métodos no RationalTestScript. Para obter informações adicionais, consulte Alterando a Superclasse Auxiliar de Script Padrão.

Para criar um novo script do Functional Tester manualmente:

  1. Clique no botão Criar um Script Vazio do Functional Tester Criar um Script Vazio do Functional Tester na barra de ferramentas de Teste Funcional ou clique em Arquivo > Novo > Script Vazio do Functional Tester no menu do Functional Tester.
  2. Na caixa de diálogo Criar um Script Vazio do Functional Tester, digite ou selecione uma pasta para o script e digite um nome no campo Nome do script. O nome do script deve ser um nome de classe Java válido.
  3. Marque Incluir o script no Controle de Origem se desejar que o script esteja no controle de origem. Para obter informações adicionais, consulte Sobre o Gerenciamento de Configuração de Software.
  4. Execute uma das seguintes etapas:
    1. (Opcional) Para utilizar um mapa de objetos de teste, uma superclasse auxiliar ou um datapool de teste diferente, clique em Avançar.

      Na página Selecionar Recursos de Script, selecione qualquer um dos recursos de teste a seguir e clique em Concluir:

      Selecione e defina um mapa de objetos de teste padrão

      Selecione e defina uma superclasse auxiliar padrão

      Selecione um datapool de teste

      Selecione uma ordem de seleção de gravação do datapool

    2. Para criar o novo script, clique em Concluir.

      O Functional Tester cria um mapa de objetos de teste local para seu script e exibe o script na Visualização Projetos.

  5. Para colocar o script no controle de origem:
    1. Clique com o botão direito do mouse no novo script na visualização Projetos, clique em Equipe e em Registro de Entrada.
    2. Na caixa de diálogo Registro de Entrada, clique em Concluir.
  6. Inicie incluindo código no script.

    Você pode utilizar o Mapa de Objetos de Teste para incluir objetos e métodos no script.

    Para inserir recursos no script, como um comando de script de chamada, uma entrada de registro, um cronômetro, um atraso de script ou um comentário, clique no botão Inserir Gravação no Script Ativo do Functional Tester Inserir Gravação no Script Ativo do Functional Tester na barra de ferramentas de Teste Funcional. Na barra de ferramentas de Gravação, clique no botão Inserir Comandos de Suporte do Script Inserir Comandos de Suporte do Script.

    Também é possível utilizar botões da barra de ferramentas de Gravação para iniciar um aplicativo a partir do script ou criar um ponto de verificação. Clique no botão Exibir Ajuda Exibir Ajuda na barra de ferramentas de Gravação para obter informações sobre suas opções.


Feedback