Executando o Rational Functional Tester em Linux

A maioria dos recursos do Functional Tester são suportados em Linux®, exceto a gravação de scripts. Este tópico fornece uma visão geral sobre o comportamento do Rational Functional Tester em Linux.

Testando Aplicativos Usando o Rational Functional Tester em Linux

Scripts de testes funcionais

Toda a funcionalidade do produto funciona no Linux, exceto o gravador. Você pode testar seus aplicativos utilizando o RFT em Linux de duas formas diferentes.

Pontos de Verificação

Também é possível inserir pontos de verificação sem gravação, abrindo o assistente de Ponto de Verificação a partir do Script Explorer.

Scripts do Ativador

O Functional Tester apresenta os seguintes scripts que podem ser executados na linha de comandos:
  • Para iniciar o Functional Tester:<diretório de instalação>/ft_starter
  • Para configurar a variável de ambiente do Functional Tester: source <diretório de instalação>/FunctionalTester/bin/rtsetup

Integração do ClearCase

A integração do Functional Tester ClearCase funciona no Linux, mas pode haver algumas diferenças.

Funcionalidade do Datapool

A funcionalidade dos datapools funciona no Linux, mas pode haver algumas diferenças.

Suporte Java™ e HTML

No Linux, é possível testar apenas aplicativos Java e HTML. Alguns aplicativos de GUI Linux, como os desenvolvidos com Motiff, não são suportados.

Instalando o Functional Tester no Linux

Quando você instala o pacote do Functional Tester, o único recurso que você pode instalar no Linux é o Functional Tester, Java Scripting.

Iniciando o Aplicativo Fora do Script

Se você iniciar o aplicativo de teste emLinux fora do Functional Tester (isto é, sem utilizar um comando startApp ou outra chamada de script), deverá configurar variáveis de ambiente primeiro. Certifique-se de que LD_PRELOAD e RATIONAL_FT_INSTALL_DIRECTORY estejam configurados adequadamente no ambiente a partir do qual eles iniciarão o aplicativo de teste ou o Functional Tester não conseguirá reproduzir adequadamente os scripts no aplicativo.

Configure as seguintes variáveis, dependendo do shell que está sendo utilizado.

export FUNCTIONAL_TESTER_DIR= <diretório de instalação do RFT> Por exemplo, /opt/caspian

export RATIONAL_FT_CUSTOMIZATION_DIRECTORY=$FUNCTIONAL_TESTER_DIR/bin/customization

export RATIONAL_FT_CONFIGURATION_DIRECTORY=$FUNCTIONAL_TESTER_DIR/bin/configuration

export IBM_RATIONAL_RFT_INSTALL_DIR=$FUNCTIONAL_TESTER_DIR/bin

export IBM_RATIONAL_RFT_ECLIPSE_DIR=$FUNCTIONAL_TESTER_DIR/eclipse

export RATIONAL_FT_JRE=$FUNCTIONAL_TESTER_DIR/eclipse/jre

export LD_PRELOAD=$FUNCTIONAL_TESTER_DIR/bin/libftevent.so

Para aplicativos de teste baseados em HTML, LD_LIBRARY_PATH deve ser configurado para o diretório de instalação do navegador.
Nota: Como alternativa, é possível utilizar o script rtsetup para configurar todas as variáveis de ambiente do Funcional Tester. Consulte a seção Scripts do Ativador.

Ativando JREs ou Navegadores no Linux

Para executar o capacitador para ativar os JREs e os navegadores no Linux, você precisa ter privilégios de administrador.

Funcionalidade Não Suportada no Linux

Gravador

Não é possível gravar no Linux. Você pode gravar scripts no Functional Tester, Java Scripting, no Windows, e depois reproduzi-los no Linux. Para obter informações adicionais, consulte Orientação para utilizar o Functional Tester no Linux.

Integração com o TestManager e Outros Produtos Rational

O aplicativo principal do Rational TestManager não é executado no Linux. Mas você pode instalar o TestManager Agent no Linux e executar os scripts do Functional Tester nesse agente. Você também pode instalar o software do agente do Rational Functional Tester em seu computador agente .

As integrações com o Rational Robot e o Rational Administrador não funcionam no Linux.

Tutoriais

Os tutoriais fornecidos com o Functional Tester envolvem a gravação de scripts. Para obter informações sobre a funcionalidade do produto, recomendamos que os tutoriais sejam executados na plataforma Windows. Os scripts gravados podem ser reproduzidos utilizando o tutorial no Linux.


Feedback