A base em dados ocupa um datapool com dados do aplicativo. Um datapool é uma coleta de registros de dados relacionados. Um datapool fornece valores de dados para as variáveis em um script de teste durante a reprodução do script de teste.
É possível utilizar dois métodos para selecionar um objeto:
Para basear um script de teste em dados:
Consulte Iniciando seus Aplicativos de Teste para obter informações adicionais. (Se seu aplicativo já estiver em execução, não será necessário executar essa etapa.)
A gravação do script de teste é pausada e a página Inserir Ações Baseadas em Dados é aberta.
A ocupação desses campos durante a pausa do gravador não grava ações desnecessárias no script de teste. As alterações no fluxo de controle do programa durante a pausa da gravação do script de teste não são gravadas no script de teste.
O Functional Tester contorna o objeto com uma moldura vermelha.
A página Basear Ações em Dados é aberta. Na página Basear Ações em Dados, na tabela Comandos DataDriven, as informações aparecem sobre os objetos selecionados.
É possível colocar o ponteiro do mouse sobre uma linha nesta tabela para visualizar a linha de código que o Functional Tester insere no script de teste para basear em dados o aplicativo em teste.
O Functional Tester contorna o objeto com uma moldura vermelha.
A página Inserir Ações Baseadas em Dados é aberta com informações preenchidas em Comandos Orientados a Dados e Descrição do Comando Selecionado.
Por exemplo, você pode alterar o valor inicial de um objeto de teste para testar os estados não-padrão de um aplicativo.
Você pode utilizar uma referência de datapool em vez de um valor literal para o valor que está sendo testado no ponto de verificação.
Clique no botão Ajuda na caixa de diálogo Funções de Suporte do Script para obter informações sobre essas funções.
A janela do Functional Tester é aberta e o script é exibido na janela do editor.