Criando um Ponto de Verificação de Propriedades

Utilize o ponto de verificação de Propriedades para testar as propriedades de um objeto em seu aplicativo. Ao gravar o ponto de verificação, é criada uma linha de base dos dados. Assim, sempre que você reproduzir o script, os dados serão comparados para verificar se ocorreram alterações, seja intencionalmente ou não. Isso é útil para identificar possíveis defeitos.Um ponto de verificação pode ser criado na gravação do script ou inserido a qualquer momento.
Ao criar um ponto de verificação, você pode utilizar uma referência de datapool em vez de um valor literal para fornecer dados variáveis para que seus testes sejam mais realísticos. Você pode utilizar uma referência de datapool para uma cadeia, um número, uma cor ou um booleano, em vez de um valor literal em um ponto de verificação de propriedades. Não é possível utilizar uma referência de datapool em vez de um literal para objetos mais complexos, como uma fonte, um ponto ou um retângulo para um ponto de verificação de propriedades.
Nota: Evite criar pontos de verificação de propriedades em um controle de nível mais elevado em aplicativos SAP, caso ele contenha vários controles-filho.
Pré-requisitos:
  • O aplicativo de teste estar iniciado
  • Se estiver inserindo um ponto de verificação em um script existente, abra o script e posicione o cursor no local da inserção.
Para criar ou inserir um ponto de verificação de propriedades:
  1. Abra o assistente de Ponto de Verificação e Ação.
    • Se estiver criando um ponto de verificação durante a gravação, clique no botão Inserir Ponto de Verificação ou Comando de Ação Inserir Ponto de Verificação ou Comando de Ação na barra de ferramentas do Monitor de Gravação.
    • Se estiver inserindo um ponto de verificação em um script, clique no botão Inserir Ponto de Verificação ou Ativar Script de Teste Funcional Inserir Ponto de Verificação ou Comando de Ação na barra de ferramentas do Functional Tester.
  2. Na página Selecionar um Objeto do assistente Ponto de Verificação e Ação, use qualquer um dos métodos de seleção de objeto para selecionar o objeto no seu aplicativo. Para obter informações adicionais, consulte o tópico relacionado em Selecionando uma Página de Objetos.
    Nota: Por padrão, a caixa de opções Depois de selecionar um objeto, avançar para a página seguinte, na página Selecionar um Objeto, está selecionada. Depois que você seleciona um objeto, aparece a página seguinte no assistente de Ponto de Verificação e Ação. Se você desmarcar a caixa de opção Depois de selecionar um objeto, avançar para a página seguinte, ao selecionar um objeto, precisará clicar em Avançar a fim de prosseguir para página seguinte.
  3. Na página Selecionar uma Ação, clique na opção Desempenhar Ponto de Verificação de Propriedades e clique em Avançar.
  4. Na página Inserir Comando de Ponto de Verificação de Propriedades, desempenhe as seguintes tarefas:
    1. Para incluir os filhos do objeto selecionado para o ponto de verificação de propriedades, clique em Imediato ou Todos no campo Incluir Filhos.
    2. No campo Nome do Ponto de Verificação, aceite a sugestão padrão ou digite um novo nome. Esse nome deve seguir as convenções de nomenclatura padrão do Java. O nome padrão baseia-se no nome do objeto e no valor dos dados que você escolheu para o teste.
    3. Selecione a caixa de opção Usar Propriedades Padrão, se necessário. Propriedades padrão são aquelas disponíveis nas plataformas e navegadores. Propriedades não padrão podem incluir propriedades específicas da plataforma.
    4. Use Incluir Parâmetros de Nova Tentativa para definir um tempo de repetição para um ponto de verificação no aplicativo. A opção de tentar novamente é útil quando a reprodução não localiza o ponto de verificação no aplicativo imediatamente. Para definir um tempo para a nova tentativa, utilize o padrão ou defina o seu próprio tempo. Tempo Máximo de Nova Tentativa é o número máximo de segundos que o teste funcional aguardará até que o ponto de verificação se torne disponível para novo teste. Intervalo de Nova Tentativa é o número de segundos entre as vezes que o teste funcional procurará o ponto de verificação durante o período de espera.
    5. Clique em Avançar.
  5. Na página Dados do Ponto de Verificação, edite os dados da propriedades necessárias. As propriedades do objeto de teste e seus valores são exibidas em formato de tabela em árvore. É possível editar as propriedades que serão testadas na coluna Propriedade e editar os próprios valores das propriedades na coluna Valor.
    • Para editar a lista das propriedades de objeto testadas durante a reprodução, use a caixa de opção ao lado de cada propriedade. As propriedades marcadas serão testadas cada vez que você reproduzir um script com esse ponto de verificação. Use os botões Marcar Todos ou Desmarcar Todos para selecionar ou desmarcar todas as propriedades na lista.
    • Para editar um valor de propriedade, dê um duplo clique na célula Valor.
  6. Opcional: Para utilizar uma referência de datapool em vez de um valor literal para um ponto de verificação de propriedade:
    1. Na coluna Propriedade, selecione uma propriedade, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Converter Valor em Referência de Datapool. A caixa de diálogo do Conversor de Referência ao Datapool é aberta.
    2. Digite um novo nome para a variável de datapool ou clique na seta Variável de Datapool para selecionar a variável à qual deseja que o ponto de verificação faça referência no datapool
    3. Opcionalmente, selecione a caixa de opções Incluir valor para novo registro no datapool para incluir o valor do ponto de verificação para um novo registro (linha) no datapool.
    4. Clique em OK.
  7. Clique em Concluir.
    Notas :
    • Um aviso será exibido se você clicar em Concluir sem selecionar nenhuma propriedade do ponto de verificação na página Dados do Ponto de Verificação.
    • Também é possível criar um ponto de verificação fazendo o script manual dele. Para obter informações adicionais, consulte o tópico Incluindo Pontos de Verificação Manuais e Dinâmico. Adicionalmente, consulte os métodos vpManual() e vpDynamic() nos tópicos de referência da API. Seu script pode acessar as mesmas informações dos pontos de verificação. Consulte os métodos TestObject getProperty() e getTestData().
    • Você pode alterar um valor de propriedade para uma expressão comum ou intervalo numérico ou alterar um deles de volta para seu valor de propriedade original, utilizando o Editor de Ponto de Verificação. Para obter informações adicionais, consulte o tópico Substituindo uma Propriedade de Correspondência Exata por um Padrão.
    • Ao inserir o ponto de verificação sem usar o Gravador no script, o objeto de teste não será inserido no script. Você deve inserir manualmente o objeto de teste para o qual está criando um ponto de verificação. Por exemplo: o script performTest( Screen_imageVP() ); é inserido quando você insere um ponto de verificação de imagem sem usar o Gravador. Você deve incluir RootTestObject.getScreenTestObject() no script. O script deve ser RootTestObject.getScreenTestObject().performTest( Screen_imageVP() );para que o ponto de verificação funcione.

Feedback