Testes Funcionais Orientados por Dados

Para basear um script de teste em dados, é necessário selecionar objetos no aplicativo em teste utilizando o método Ferramenta Localizador de Objetos ou Navegador de Objetos de Teste.

A base em dados ocupa um datapool com dados do aplicativo. Um datapool é uma coleta de registros de dados relacionados. Um datapool fornece valores de dados para as variáveis em um script de teste durante a reprodução do script de teste.

É possível utilizar dois métodos para selecionar um objeto:

Para basear um script de teste em dados:

  1. Crie um projeto de teste funcional.
  2. Inicie a gravação de um script de teste.
    1. Na caixa de diálogo Selecionar Recursos de Script, na caixa Ordem de Seleção de Registros do Datapool, selecione um dos seguintes tipos de ordem de seleção de registros do datapool:
      • Seqüencial -- Na reprodução, o script de teste acessa registros no datapool na ordem em que aparecem no datapool.
      • Aleatória -- Na reprodução, o script de teste acessa aleatoriamente cada registro no datapool uma vez.
    2. Clique em Concluir. A janela do Functional Tester é minimizada e o Monitor de Gravação é aberto.
  3. Inicie o aplicativo que deseja testar e navegue por ele até a caixa de diálogo na qual você baseará os dados.
    1. Clique em Iniciar Aplicativo Inicia um aplicativo na barra de ferramentas Gravação.

      Consulte Iniciando seus Aplicativos de Teste para obter informações adicionais. (Se seu aplicativo já estiver em execução, não será necessário executar essa etapa.)

    2. Execute as ações no aplicativo que você deseja gravar no script de teste.
  4. Utilize o teste para basear os dados.
    1. Na barra de ferramentas Gravação, clique em Inserir Comandos Orientados a Dados (Insere comandos orientados a dados).

      A gravação do script de teste é pausada e a página Inserir Ações Baseadas em Dados é aberta.

    2. No aplicativo em teste, digite os valores iniciais que deseja ver no datapool nos campos que deseja basear em dados.

      A ocupação desses campos durante a pausa do gravador não grava ações desnecessárias no script de teste. As alterações no fluxo de controle do programa durante a pausa da gravação do script de teste não são gravadas no script de teste.

  5. Em Ocupar e, em seguida, Selecionar Objetos de Teste, escolha um dos métodos a seguir:
    • Localizador de Objeto Pressione e arraste a mão para selecionar objetos de teste -- Utilize este método para selecionar um objeto e todos os descendentes do objeto selecionado. Esse é o método mais comum e direto de seleção de um objeto.
    • Utilizar o assistente de seleção para selecionar objetos de teste Utilizar o assistente de seleção para selecionar objetos de teste -- Clique para utilizar o método Arrastar Seleção Manual com suas opções ou o método Navegador de Objetos de Teste. A página Selecionar Objeto para Basear em Dados é aberta.
  6. Se você escolher Localizador de Objetos Pressionar e arrastar manualmente para selecionar objetos de teste, execute as seguintes etapas:
    1. Utilize o mouse para arrastar manualmente a ferramenta Localizador de Objetos (Localizador de Objetos) para o objeto no aplicativo que deseja selecionar.

      O Functional Tester contorna o objeto com uma moldura vermelha.

    2. Libere o botão do mouse.

      A página Basear Ações em Dados é aberta. Na página Basear Ações em Dados, na tabela Comandos DataDriven, as informações aparecem sobre os objetos selecionados.

      É possível colocar o ponteiro do mouse sobre uma linha nesta tabela para visualizar a linha de código que o Functional Tester insere no script de teste para basear em dados o aplicativo em teste.

  7. Se você escolher Utilizar o assistente de seleção para selecionar objetos de teste Utilizar o assistente de seleção para selecionar objetos de teste, clique na seta Método de seleção para selecionar um dos seguintes métodos:
    • Método Seleção Arrastar Manual -- Utilize essa ferramenta para incluir somente o objeto selecionado, o objeto selecionado e seus filhos imediatos ou para incluir o objeto selecionado e todos seus descendentes.
    • Método Navegador de Objetos de Teste -- Utilize esse método para procurar o objeto que você deseja selecionar.
  8. Se você escolher o método Arrastar Seleção Manual, execute as seguintes etapas:
    1. Opcionalmente, selecione ou limpe Depois de selecionar um objeto, avançar para a página seguinte.
    2. Utilize o mouse para arrastar manualmente a ferramenta Localizador de Objetos (Localizador de Objetos) para o objeto no aplicativo que deseja selecionar.

      O Functional Tester contorna o objeto com uma moldura vermelha.

    3. Libere o botão do mouse.
    4. Clique em Avançar se você não selecionou Depois de selecionar um objeto, vá para a página seguinte.
    5. Clique em uma das opções a seguir:
      • Apenas o objeto selecionado
      • Incluir os filhos imediatos do objeto selecionado
      • Incluir todos os descendentes do objeto selecionado
  9. Se você escolher o método Navegador do Objeto de Teste, execute as seguintes etapas:
    1. Procure na árvore de objetos até localizar o objeto que deseja basear em dados.
    2. Clique na parte da árvore que deseja selecionar.
    3. Clique em Avançar.
    4. Escolha uma das seguintes opções:
      • Apenas o objeto selecionado
      • Incluir os filhos imediatos do objeto selecionado
      • Incluir todos os descendentes do objeto selecionado
    5. Clique em Concluir.

      A página Inserir Ações Baseadas em Dados é aberta com informações preenchidas em Comandos Orientados a Dados e Descrição do Comando Selecionado.

  10. Opcionalmente, na tabela Comandos Orientados a Dados, no cabeçalho Variável, digite um nome descritivo para o nome de cada variável no datapool.
  11. Opcionalmente, na tabela Comandos Orientados a Dados, no cabeçalho Valor Inicial, dê um clique duplo no valor inicial e, em seguida, digite um novo valor inicial ou clique na seta para selecionar um novo valor na lista.

    Por exemplo, você pode alterar o valor inicial de um objeto de teste para testar os estados não-padrão de um aplicativo.

  12. Opcionalmente, na tabela Comandos Orientados a Dados, faça uma das alterações a seguir.
    • Move linha selecionada antecipadamente na tabela de comandos Clique para mover a linha selecionada antecipadamente na ordem de execução na tabela Comandos Orientados a Dados.
    • Move linha selecionada posteriormente na tabela de comandos Clique para mover a linha selecionada posteriormente na ordem de execução na tabela Comandos Orientados a Dados.
    • Exclui a linha selecionada da tabela de comandos Clique para excluir uma linha selecionada da tabela Comandos Orientados a Dados.
    • Realça o objeto de teste selecionado no software em teste Clique para realçar um objeto de teste no aplicativo em teste. Selecione um objeto de teste na tabela Comandos Orientados a Dados e, em seguida, clique nesse ícone.
    • Exibe ou oculta as propriedades de reconhecimento e administrativas Clique para exibir ou ocultar as propriedades de reconhecimento e administrativas para um objeto de teste selecionado.
  13. Clique em OK para concluir a ação de basear o script em dados. A página Inserir Ações Baseadas em Dados é fechada e o Functional Tester ocupa um datapool com os dados coletados do aplicativo.
  14. Para concluir a gravação do script de teste:
    1. Execute as ações no aplicativo que você deseja gravar.
    2. Se você desejar gravar um ponto de verificação, localize o objeto no aplicativo que deseja testar e, em seguida, clique no botão Inserir Ponto de Verificação ou Comando de Ação.  
      Dica: Clique no botão Ajuda ao criar o ponto de verificação para obter informações adicionais sobre o Assistente de Ponto de Verificação e Ação ou consulte Criando um Ponto de Verificação de Propriedades para obter um exemplo de como criar um ponto de verificação de propriedades.

      Você pode utilizar uma referência de datapool em vez de um valor literal para o valor que está sendo testado no ponto de verificação.

    3. Se você desejar inserir quaisquer funções de suporte de script no script, como comando de script de chamada, entrada de log, cronômetro, comando de retardo de script ou comentário, clique no botão Inserir Comandos de Suporte do Script .

      Clique no botão Ajuda na caixa de diálogo Funções de Suporte do Script para obter informações sobre essas funções.

    4. Feche o aplicativo se desejar que o fechamento faça parte do script.
    5. Na barra de ferramentas Gravação, clique em Parar Gravação (Parar Gravação) para passar todas as informações gravadas para o script de teste e atualizar o datapool com novas variáveis e valores iniciais associados.

      A janela do Functional Tester é aberta e o script é exibido na janela do editor.

  15. Você pode incluir dados no datapool depois de concluir a gravação do script de teste. Para obter informações adicionais sobre como editar um datapool, consulte Editando Datapools.

Feedback