Utilizando o ClearCase com Mapas de Objetos de Testes

Você pode utilizar o ClearCase com mapas de objetos de teste compartilhados e para mesclar scripts nas ramificações.

Utilizando Mapas de Objetos Compartilhados

  • Executando o registro de saída. Quando você executa o registro de saída de um script que faz referência a um mapa de objetos de teste compartilhado, é executado o registro de saída do mapa com o script.
  • Gravando. Quando um script que utiliza um mapa de objetos de teste compartilhado é gravado, o Functional Tester efetua o registro de saída do mapa compartilhado. Se você gravar dois scripts que compartilhem um mapa de objetos de teste, efetuar o registro de entrada de um dos scripts e gravar no segundo script, o Functional Tester efetuará o registro de saída do mapa compartilhado.
  • Executando o registro de entrada. Quando você efetua o registro de entrada de um script que faz referência a um mapa de objetos de teste compartilhado, o Functional Tester mescla e efetua o registro de entrada do mapa compartilhado antes de mesclar e efetuar o registro de entrada do restante do script. Quando você cancela um registro de entrada que requer uma mesclagem do mapa de objetos de teste compartilhado ou privado, o Functional Tester se comporta de forma diferente em vários estágios do procedimento.
  • Cancelando um registro de saída. Se você cancelar um registro de saída de um script que faz referência a um mapa de objetos de teste compartilhado, o Functional Tester cancelará o registro de saída do mapa somente se nenhum outro script tiver efetuado o registro de saída do mapa. Você não perderá as edições de outros scripts se cancelar o registro de saída.

Mesclando Scripts nas Ramificações

Ocasionalmente, pode ser necessário mesclar scripts nas ramificações, por exemplo, ao manter várias ramificações, uma para uma liberação iminente e outra para uma liberação de lançamento. Cada script do Functional Tester consiste em vários arquivos. Para manter a integridade de cada script do Functional Tester, você deve mesclar os arquivos que compõem o script na ordem correta.

Para mesclar arquivos:

  1. A partir da interface gráfica com o usuário, inicie o ClearCase Version Tree Browser.
  2. Na linha de comandos, utilize o comando merge ou findmerge para mesclar arquivos na seguinte ordem:
    Nota: Não utilize o Gerenciador de Mesclagens. O Gerenciador de Mesclagens não permite especificar a ordem para mesclar arquivos. Os arquivos devem ser mesclados na ordem a seguir ou o script do Functional Tester não será executado corretamente:
    1. Mapa de objetos de teste compartilhado (*.rftmap)
    2. Definição de script (resources/*.rftdef)
    3. Arquivo auxiliar de script (resources/*Helper.java)
    4. Pontos de verificação (resources/*.rftvp)
    5. Arquivo de script ( scriptname.java para o Functional Tester, Java™ Scripting, ou scriptname.vb para o Functional Tester, VB.NET Scripting)
  3. Efetue o registro de entrada dos arquivos na mesma ordem em que foram mesclados.
    Nota: Não execute o registro de entrada de nenhum arquivo de script até que todos os arquivos sejam mesclados.

O Functional Tester mescla automaticamente todos os arquivos, exceto o arquivo java de script para o Functional Tester, Java Scripting, ou o scriptname.vb para o Functional Tester, VB.NET Scripting. O Functional Tester não mescla os arquivos de datapool de teste. O último arquivo de datapool do qual você efetua o registro de entrada substitui o arquivo de datapool anterior com o registro de entrada.


Feedback