Essa automatização permite testar cada nova construção do aplicativo de forma mais rápida e completa que o teste manual, reduzindo o tempo de teste e aumentando a cobertura e a consistência geral.
Há duas fases gerais de reprodução de script:
Na Fase de Desenvolvimento de Teste, você reproduz os scripts para verificar se funcionam conforme o planejado, utilizando a mesma versão do aplicativo em teste utilizado para a gravação. Essa fase confirma o comportamento esperado para o aplicativo.
Na Fase de Teste de Regressão, você reproduz os scripts para comparar a construção mais recente do aplicativo com a linha de base estabelecida durante a fase de desenvolvimento de teste. O teste de regressão identifica as diferenças que podem ter sido introduzidas desde a última construção. É possível avaliar essas diferenças para determinar se são defeitos ou alterações.
Um script pode ser executado com estas finalidades:
Nota sobre a Integração do TestManager: O Functional Tester está integrado ao Rational TestManager versão 7.0.2. Se você tiver a versão 7.0.2 do TestManager, poderá usar os recursos integrados do Functional Tester e do TestManager.