Cada objeto em um mapa de objetos de teste possui um conjunto de propriedades de reconhecimento, que são normalmente estabelecidas durante a gravação. Por exemplo, um botão pode ter cinco propriedades de reconhecimento: nome, tipo, função, classe e índice. Para localizar um objeto no aplicativo em teste durante a reprodução, o Rational Functional Tester compara o objeto no aplicativo com as propriedades de reconhecimento no mapa de objetos de teste.
Cada propriedade de um objeto de teste possui um valor de peso de reconhecimento associado, que é um número de 0 a 100. O Rational Functional Tester utiliza o valor de peso de cada propriedade de reconhecimento para determinar a importância da propriedade. Por exemplo, as propriedades de reconhecimento de nome, tipo, função e classe do objeto botão possuem um peso 100; a propriedade de reconhecimento de classe possui um peso 50.
O Rational Functional Tester utiliza critérios para designar uma pontuação de reconhecimento a objetos no aplicativo em teste. Por exemplo, se o objeto corresponder exatamente às propriedades de reconhecimento no mapa de objetos de teste, seu score será 0. Se o objeto possuir uma propriedade com um peso 100 que não corresponda, seu score será 10.000. Se o objeto possuir duas propriedades que não correspondam, seu score será 20.000 e assim por diante. Quanto mais alto o score de reconhecimento, menos exata a correspondência.
Para que o Rational Functional Tester reconheça um objeto no aplicativo em teste, as propriedades do objeto devem corresponder às propriedades gravadas no mapa de objetos de teste. Se não corresponderem e o peso da propriedade de reconhecimento fornecido for menor, o Rational Functional Tester ainda prosseguirá com o teste desde que a pontuação não extrapole 10.000. Se a pontuação exceder o valor de 10.000, mas for inferior ao limite padrão de 20.000, o Rational Functional Tester gravará um aviso de reconhecimento de baixa importância no log.
Também é possível digitar valores para definir limites para os scores de reconhecimento, como o score de reconhecimento máximo aceitável, score de última possibilidade de reconhecimento, limite de diferença de scores de reconhecimento ambíguo e avisar se o score aceito for maior que. Durante a reprodução, os scores de reconhecimento para as propriedades de reconhecimento de um objeto de teste são incluídos e o total é comparado aos limites definidos na Página ScriptAssure.
Se os objetos no aplicativo em teste tiverem sido alterados, ainda será possível reproduzir scripts no Functional Tester utilizando o recurso ScriptAssure para controlar a sensibilidade de correspondência a objetos.
Você pode utilizar o ScriptAssure de duas maneiras:
Padrão -- A Página ScriptAssure-Padrão controla a sensibilidade de correspondência de objetos durante a reprodução utilizando uma régua de controle. Para definir a tolerância de diferenças entre o objeto no aplicativo em teste, mova a régua de controle Nível de Reconhecimento entre Exato e Tolerante. Para localizar as diferenças entre o objeto e as propriedades de reconhecimento, mova a régua de controle Nível de Aviso entre Alto e Nenhum.
Avançado -- A Página ScriptAssure-Avançado configura os limites para os scores de reconhecimento. Você pode definir um score máximo para considerar um objeto de teste como candidato para reconhecimento; também pode solicitar avisos quando objetos candidatos possuírem um score superior ao limite designado.