Dicas para Registrar Testes Funcionais

A seguir, algumas dicas sobre como contornar alguns prováveis problemas de gravação.

Ativando JREs e Navegadores da Web

Você deve ativar os JREs para teste Java e os navegadores para teste HTML. Quando os JREs ou navegadores não estão ativados, o Monitor de Gravação fica em branco durante a tentativa para gravar em um aplicativo Java ou HTML. Por esse motivo, recomendamos deixar o Monitor de Gravação na visualização durante a gravação. Se você perceber esse sintoma, será necessário executar os capacitadores. Para obter informações adicionais, consulte os tópicos Ativando Ambientes Java e Ativando Navegadores da Web.

Ativando e Testando Shells e Aplicativos RCP do Eclipse

O Functional Tester pode ser utilizado para testar as extensões shell do Eclipse. O Eclipse deve ser ativado utilizando a guia Plataformas Eclipse do capacitador do Functional Tester. Se o shell do Eclipse não estiver ativado, você perceberá porque o Monitor de Gravação estará em branco quando você tentar gravar. Por esse motivo, recomendamos deixar o Monitor de Gravação na visualização durante a gravação. Se você perceber esse sintoma, será necessário executar o capacitador. Consulte a Guia das Plataformas Eclipse para obter informações sobre como ativar um aplicativo com base em Eclipse. Observe que o Functional Tester não pode ser utilizado para testar um Eclipse no qual ele mesmo está sendo executado (um em que a perspectiva do Functional Tester foi carregada). Se a perspectiva do Functional Tester estiver carregada e você fechá-la em seguida, será necessário fechar e reiniciar o próprio Eclipse antes do teste.

É possível testar uma instância do shell do Eclipse em execução na mesma instalação que o Functional Tester contanto que seja utilizado um espaço de trabalho separado. Você pode utilizar o parâmetro -data para a linha de comandos do eclipse.exe para especificar o espaço de trabalho. Consulte a documentação do Eclipse para obter detalhes.

Ativação Dinâmica de Aplicativos Windows e .Net

Não há nenhum capacitador para aplicativos Windows e .Net. Em vez disso, o Functional Tester pode ativar dinamicamente esses aplicativos. Durante a gravação, você observará um retardo quando utilizar primeiramente o mouse para clicar ou pressionar teclas em um desses tipos de aplicativos. Durante esse retardo o mouse ficará pendente. Esse retardo é causado pela ativação dinâmica.

Depois que um aplicativo é ativado dinamicamente, ele fica assim até ser fechado.

Se você utilizar um dos assistentes de seleção de objetos (por exemplo, ao gravar um ponto de verificação) em um aplicativo antes de ele ser ativado dinamicamente, os objetos no aplicativo não serão realçados. Após a seleção do objeto, o aplicativo será ativado dinamicamente pelo assistente. Depois de ser ativado dinamicamente, o mecanismo de realce funcionará como de costume.

Convenções de Nomenclatura de Script Java

Os scripts criados no Functional Tester, Java Scripting, devem ser as convenções de nomenclatura da Classe Java. Por exemplo, os nomes de scripts não podem conter caracteres de espaço ou caracteres não-alfanuméricos, nem podem começar com um número. Embora não seja obrigatório, é tradicional começar um nome de classe Java com uma letra maiúscula. Os nomes de métodos (como métodos auxiliares de ponto de verificação) possuem as mesmas restrições, mas é tradicional começar um método Java com uma letra minúscula. Finalmente, quando um nome de classe ou de método é composto por várias palavras, é tradicional utilizar letras maiúsculas para as palavras adicionais. Por exemplo, você pode utilizar ApplicationMenuTest para um nome de classe e validateFileMenu() para um nome de método.

Convenções de Nomenclatura de Script VB.Net

Os scripts criados no Functional Tester, VB.NET Scripting, devem seguir as convenções de nomenclatura da Classe VB.Net. Por exemplo, os nomes de scripts não podem conter caracteres de espaço ou caracteres não-alfanuméricos, nem podem começar com um número. Embora não seja obrigatório, é tradicional começar um nome de classe VB.Net com uma letra maiúscula. Os nomes de métodos (como métodos auxiliares de ponto de verificação) possuem as mesmas restrições, mas é tradicional começar um método VB.Net com uma letra minúscula. Finalmente, quando um nome de classe ou de método é composto por várias palavras, é tradicional utilizar letras maiúsculas para as palavras adicionais. Por exemplo, você pode utilizar ApplicationMenuTest para um nome de classe e ValidateFileMenu() para um nome de método.

Alterando o estado de um aplicativo durante a gravação de pontos de verificação

Quando o gravador for pausado para criar um ponto de verificação, cuidado, pois se o estado do aplicativo for alterado de alguma forma, ele poderá afetar o script. Se ocorrer alteração no estado do aplicativo durante uma pausa do gravador, as ações gravadas posteriormente poderão impedir a reprodução do script porque o aplicativo está no estado incorreto para a reprodução de ações. Antes de iniciar a criação do ponto de verificação, certifique-se de colocar o aplicativo no estado que ele realmente deva estar. Por exemplo, se você precisar executar ações na interface com o usuário para localizar o objeto que você deseja testar, coloque o aplicativo no estado antes de o ponto de verificação ser iniciado.

Nota: O Functional Tester oferece um método de seleção de objetos para acessar os objetos cuja seleção é difícil. Na página Selecionar um Objeto do Assistente de Ponto de Verificação e Ação, há um seletor de objetos com retardo que pode ser utilizado para pausar o gravador enquanto você acessa um objeto no aplicativo. As ações executadas durante o retardo não serão gravadas.

Alterando o estado de um aplicativo durante a gravação de um teste acionado por dados

Quando o gravador for pausado para criar um teste orientado a dados, cuidado, pois se o estado do aplicativo for alterado de alguma forma, ele poderá afetar o script. Se ocorrer alteração no estado do aplicativo durante uma pausa do gravador, as ações gravadas posteriormente poderão impedir a reprodução do script porque o aplicativo está no estado incorreto para a reprodução de ações. Antes de iniciar a criação do ponto de verificação, certifique-se de colocar o aplicativo no estado que ele realmente deva estar. Por exemplo, se você precisar executar ações na interface com o usuário para localizar o objeto que você deseja testar, coloque o aplicativo no estado antes de o ponto de verificação ser iniciado.Talvez seja adequado aproveitar a pausa do gravador para alterar o conteúdo dos dados dos controles que serão orientados a dados. Dessa maneira, o gravador não gravará as ações redundantes para definir o conteúdo dos dados dos controles.

Selecionando Atalho de Objetos

A seguir, um ótimo atalho. Na gravação, você pode arrastar o botão Assistente de Ponto de Verificação e Ação Botão Assistente de Ponto de Verificação e Ação na barra de ferramentas Registrar Ações do Usuário para iniciar a seleção de um objeto imediatamente em seu aplicativo. Esse é um atalho que poderá ser selecionado na página Selecionar um Objeto do Assistente de Ponto de Verificação e Ação. Em seguida, você estará no assistente depois de selecionar o objeto.

Gravando Ações de Rolagem

As ações de rolagem geralmente são ignoradas na gravação de Java e HTML. Na reprodução, os subitens são rolados automaticamente para a visualização antes de se atuar sobre eles, tornando as ações de rolagem um tanto irrelevantes. Em alguns casos, o Teste Funcional continua gravando ações de rolagem quando elas não dependem do host (no caso de aplicativos JFC) para manter a gravação o mais próximo possível das ações reais executadas, embora ele continue rolando automaticamente o quanto for necessário durante a reprodução para assegurar um funcionamento adequado.

As ações de rolagem não causarão falhas durante a reprodução, uma vez que o Functional Test rolará automaticamente de qualquer forma e ignorará os tipos de erros normais "fora dos limites" e "barra de rolagem não visível" que possam ocorrer nessas ações. Há uma tendência muito comum de falha nas ações de rolagem na execução de scripts de plataformas cruzadas, portanto, ignorar as falhas de rolagem aprimorará a natureza dos scripts de plataforma cruzada.

Recurso de Ajuda Instantânea

Quando você grava ações em um aplicativo HTML, é possível utilizar esse recurso para mover o mouse para um determinado lugar durante a reprodução. Isso é especialmente útil para clicar em menus ou links no teste HTML. Para utilizá-lo, mova o ponteiro do mouse para o objeto para o qual você deseja gravar uma ajuda instantânea. Pressione e, em seguida, libere a tecla Shift para a gravação. Isso fará com que o gravador insira um método hover() no script. Na reprodução, o mouse poderá então ativar links e menus ao ficar suspenso sobre eles, em vez de clicar. É possível utilizar várias ações de ajuda instantânea para suportar um menu em cascata. O Monitor de Gravação fornecerá uma mensagem de aviso se você clicar onde não haja objeto ou se a ajuda instantânea não for suportada para um objeto.

Maximizando a Janela de Script

Para maximizar a janela de script (o Editor Java), dê um clique duplo na guia com o nome de script. Isso facilita a edição do código. Dê um clique duplo novamente para restaurar o Functional Tester para o normal.

Tarefas relacionadas
Gravando um Script
Iniciando seus Aplicativos de Teste
Gravando em um Script Existente

Feedback