Rational Quality Manager Custom
Reporting ajuda a obter métricas consistentes na organização, assim como conjuntos de ferramentas para medir objetivamente o status e o progresso. Ele
implementa as medições-padrão, relatórios e painéis para fornecer insight preciso nos sistemas e entrega de software. Ele ajuda a seguir uma abordagem sistemática para melhorar os negócios incrementalmente, identificar objetivos de negócios de alta prioridade e práticas de entrega de software para endereçar esses objetivos e medir a adoção de práticas e resultados de negócios.
O Custom Reporting automaticamente e objetivamente mede e relata o programa, projeto, progresso do nível da equipe e status em relação aos objetivos de negócios predefinidos. A orientação de medição é tomada das práticas implementadas, requisitos regulamentares e boas práticas. O servidor Custom Reporting fornece uma biblioteca extensa de relatórios e elementos do painel para o planejamento e previsão.
Custom Reporting permite que a organização:
- Obtenha insight no desempenho de projetos de software e funcionamento através de relatórios objetivos e consistentes
- Gerencie e mitigue os riscos de desenvolvimento de software, reduza o tempo de mercado e melhore a qualidade dos produtos
- Controle os custos dos projetos de software e melhore as eficiências de desenvolvimento global
- Impinja o controle e alcance conformidade em um ambiente de alteração global
Arquitetura
Custom Reporting utiliza a arquitetura da Web para extrair dados dos sistemas distribuídos e gerar relatórios de produção e de produtos cruzados históricos. Ele suporta a recuperação de dados das origens usando a arquitetura REST ou o acesso ao banco de dados direto. Esses dados podem ser representados através dos painéis e relatórios customizados.
Custom Reporting contém os seguintes componentes principais:
- IBM®
Cognos Data Manager
- Rational
Quality Manager Custom Reporting (RIDW)
- Rational Quality Manager Custom
Reporting
- IBM Cognos Business Intelligence Server (Cognos BI Server)
O diagrama a seguir mostra a arquitetura de relatórios do Custom Reporting.
O componente RIDW é um banco de dados que armazena as informações de uma organização em armazéns de dados normalizados e data marts dimensionais. O RIDW pode ser o
hosted no IBM DB2, Oracle ou SQL Server. RIDW possui um esquema aberto. Qualquer ferramenta de inteligência de negócios pode acessar o RIDW para gerar relatórios de negócios.
O Servidor de Relatórios do Custom Reporting é uma instância do Cognos BI Server. O Cognos BI Server é um conjunto de inteligência de negócios integrado, que fornece uma ampla gama de funções, para ajudá-lo a compreender os dados de sua organização. Os componentes do Cognos BI Server são: Report Studio, Query Studio, Cognos Connection e Cognos Administration.
Nota: O Rational Quality Manager também é acessado através do REST. O serviço REST fornecido pelo Rational Quality Manager é nativo ao produto.
Em um ciclo de vida típico de desenvolvimento de software, o gerenciamento de dados é necessário nas seguintes áreas:
- Requisitos
- Arquitetura
- Processo e portfólio
- Qualidade
- Alteração e release
Uma ferramenta diferente pode ser usada para cada área, para armazenar, gerenciar e analisar dados. As ferramentas de análise de dados podem ser implementadas em sistemas distribuídos e acessadas e usadas pelas equipes distribuídas geograficamente, com níveis diferentes de responsabilidade.
Custom Reporting usa a arquitetura da Web aberta para extrair dados dessas origens diferentes.
Cada origem de dados é identificada como um recurso através de um URL exclusivo.
O método REST GET é usado para extrair os dados e representá-los nos formatos, como XML ou Scalable Vector Graphics (SVG). A arquitetura da Web aberta possibilita ao
Custom Reporting extrair dados de qualquer origem de dados e não apenas dos produtos IBM Rational.
Custom Reporting suporta dois tipos de relatórios.
- Relatórios de produção: Os relatórios de produção usam dados dos sistemas operacionais de origem e armazéns de dados.
- Relatórios de históricos: Esses relatórios usam dados históricos adquiridos dos data marts, para identificar tendências e agregar informações.
É possível usar os recursos de ETL do
Custom Reporting para extrair dados através da interface REST GET ou acesso ao banco de dados direto, transformar os dados através das regras de negócios codificadas e carregar os dados transformados em um data mart conformado. Durante este processo, os dados operacionais são recuperados de uma origem de produto como um recurso XML, mapeados para as tabelas de dados relacionais e normalizados no armazém de dados.
O servidor Custom Reporting fornece uma matriz abrangente de funções de inteligência de negócios em um produto, em uma arquitetura única e comprovada, incluindo os recursos de geração de relatórios e painéis contínuos.