Após coletar os dados diagnósticos, determine como os dados podem ajudar a resolver seu problema particular.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa
Para analisar os dados, execute as seguintes ações:
- Determine quais origens de dados são mais prováveis para conter informações sobre o problema e inicie a análise. Por exemplo, se o problema estiver relacionado com a instalação, inicie sua análise com os arquivos de log de instalação (se houver), em vez de iniciar com os arquivos de log gerais do produto ou sistema operacional.
- Determine como os vários fragmentos de dados se relacionam entre si. Por exemplo, se os dados se ampliam a mais de um sistema, mantenha seus dados bem organizados, para que você saiba quais fragmentos de dados vêm de quais origens.
- Confirme que cada fragmento dos dados diagnósticos é relevante ao tempo do problema, através da verificação dos registros de data e hora. Observe que esses dados de diferentes origens podem ter formatos diferentes de registro de data e hora; tenha certeza de compreender a sequência de elementos diferentes em cada formato de registro de data e hora, para que seja possível dizer quando eventos diferentes ocorrem.
O que Fazer Depois
O método específico de análise é exclusivo a cada origem de dados, mas uma dica que é aplicável à maioria dos arquivos de rastreio e de log é iniciar identificando o ponto nos dados onde o problema ocorre. Após identificar esse ponto, é possível trabalhar retrocedendo em tempo pelos dados, para revelar a origem do problema.
Se estiver investigando um problema para o qual possui dados comparativos para um ambiente de trabalho e ocioso, inicie comparando o sistema operacional e os detalhes de configuração do produto para cada ambiente.