O Jazz inclui um repositório extensível que fornece um local centralizado para informações específicas da ferramenta. Os dados são armazenados no repositório em termos de objetos de nível superior chamados itens.
O repositório inclui tipos de itens auditáveis, que mantêm um histórico da criação de um item e sua subseqüente modificação para fins de auditoria. A trilha de auditoria inclui um registro de estados anteriores do item, o usuário que salvou o item e o horário da alteração. Para os tipos de item que não requer histórico de auditoria, o repositório mantém somente o último estado do item.
Cada item no repositório possui um identificador exclusivo, que pode ser utilizado como uma chave para recuperá-lo. Esses UUIDs (Universally Unique Identifiers) são aplicados aos itens, estados do item e valores de conteúdo. Assim, quando o conteúdo é replicado de um repositório para outro, ele mantém sua identidade exclusiva.
O componente do repositório fornece métodos da API do lado do servidor para criação, recuperação, atualização e exclusão de itens no repositório. A API do lado do servidor inclui operações para execução de consultas complexas para itens no repositório com base em suas propriedades e relacionamentos.
O Jazz também fornece um serviço feed que é suportado pelo repositório. Os componentes relatam eventos de alteração utilizando uma API do lado do servidor para anunciar eventos, como a conclusão de uma construção ou uma entrega para um fluxo. Os eventos de alteração são registrados no repositório. O serviço feed publica um feed da Web (Atom ou RSS), adequado para análise por um leitor de feed compatível com padrões.
A criação, atualização e exclusão de itens em um repositório somente pode ser feita utilizando-se os mecanismos do lado do servidor. O repositório fornece um gerenciador de itens do lado do cliente que ajuda a coordenar elementos do cliente, como visualizações e editores, com itens no repositório.
Para obter detalhes adicionais sobre o repositório, consulte "Visão Geral Técnica da Plataforma Jazz", que está disponível para usuários registrados no www.jazz.net na página Aprender.
Isso ajudou? É possível fornecer feedback em Jazz.net (é necessário registrar-se): Comentar nos fóruns ou submeter um erro