Gerando Registros de Execução de Teste Automaticamente

Utilize registros de execução de teste para especificar os ambientes de execução para cada caso de teste e controlar o status de cada execução de casos de teste. Um assistente é fornecido para gerar registros de execução de teste automaticamente.
Antes de Iniciar
Antes de gerar registros de execução de teste, você deve ter pelo menos um caso de teste.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Para gerar registros de execução de teste automaticamente:

  1. Abra um caso de teste existente executando um dos seguintes:
    • A partir de um plano de teste aberto, selecione Casos de Teste a partir do Índice; em seguida, clique no nome dos casos de teste que deseja abrir.
    • A partir da barra lateral à esquerda, aponte para o ícone Construção (Construção) e selecione Visualizar Casos de Teste; em seguida, clique em Executar para visualizar todos os casos de teste no projeto ou utilize o Construtor da Visualização para limitar a lista; finalmente, clique no nome do caso de teste que deseja abrir.
  2. A partir do caso de teste aberto, selecione Registros de Execução de Teste no Índice e clique no ícone Gerar Novos Registros de Execução de Teste (Gerar novo registro de execução de teste).

    Isso inicia o assistente Gerar Registros de Execução de Teste. Assim que o assistente tiver iniciado, você pode cancelar a qualquer momento clicando no X no canto superior direito.

  3. No Etapa 1 do assistente, selecione um Proprietário, Plano de Teste e Marco de Teste nas listas.

    Marcos de Teste são várias fases ou iterações em seu plano de teste. Marcos de Teste estão disponíveis somente quando você seleciona um determinado plano de teste.

  4. Se você tiver definido anteriormente seus ambientes de teste, clique em Reutilizar Ambientes de Teste Existentes, selecione os ambientes de teste a reutilizar e clique em Próximo.
  5. Se você não tiver definido anteriormente seus ambientes de teste, clique em Gerar Ambientes de Teste.
  6. Selecione um ou vários atributos de ambiente a partir de cada coluna.

    O número de registros de execução de teste criados depende do número de atributos selecionados, do nível de cobertura que você escolher e as Propriedades Avançadas (Inclusões, Exclusões e Ponderações) que selecionar.

    Nota: As Propriedades Avançadas podem não estar visíveis até você selecionar pelo menos dois atributos a partir das colunas de atributos.
  7. Selecione o nível desejado de cobertura.

    Utilize essa configuração e a configuração de Propriedades Avançadas para ajustar com precisão os registros de execução de teste que serão gerados.

    • Escolha Mínima para assegurar que cada atributo selecionado seja coberto pelo menos uma vez, sem tentar cobrir combinações específicas de atributos. Por exemplo, se você selecionar um atributo a partir de três colunas, três registros de execução de teste são criados, assegurando que cada atributo selecionado seja coberto pelo menos uma vez.
    • Escolha Média - interação em pares para assegurar que cada combinação de atributos em pares seja coberta pelo menos uma vez.
    • Escolha Grande - interação de três vias para assegurar que cada combinação de atributos de três vias seja coberta pelo menos uma vez.
    • Escolha Todas - todas as permutações para assegurar que todas as combinações de atributos sejam cobertas pelo menos uma vez.
    Nota: As opções de cobertura tornam-se disponíveis somente quando você inicia a seleção de atributos. Quanto maior a cobertura desejada, mais atributos e colunas você deve selecionar.
  8. Clique em Propriedades Avançadas para exibir uma janela com três guias: Inclusões, Exclusões e Ponderações.
    • Clique em Exclusões para especificar as combinações de atributo para excluir explicitamente, por exemplo, o navegador Safari em execução no Windows® XP.
    • Clique em Inclusões para especificar as combinações de atributo para incluir sempre, por exemplo, o navegador Internet Explorer 7.x em execução no Windows XP.
    • Clique em Ponderações para configurar o peso ou importância de cada atributo relativo aos outros valores para aquele atributo.

      Por exemplo, você pode designar peso maior ao Windows XP do que SUSE Linux® para assegurar que no mínimo o Windows XP será testado.

  9. Clique em Próximo.

    O assistente cria uma visualização dos Ambientes de Teste Gerados a partir dos quais os registros de execução de teste serão gerados.

  10. Selecione os ambientes de teste que planeja confirmar e clique em Próximo.

    O assistente cria uma visualização dos registros de execução de teste gerados.

  11. Selecione os registros de execução de teste que deseja manter.
  12. Opcionalmente, decida como deseja agrupar os registros de execução de teste gerados selecionando uma das opções na lista Agrupar Por.
  13. Clique em Concluir.

    O assistente gera os registros de execução de teste de acordo com os critérios que você selecionou.

  14. Clique em Salvar para incluir os registros de execução de teste nos casos de teste.
Resultados

Após os registros de execução de teste serem gerados, é possível selecionar um e executá-lo.

Registros de Execução de Teste - Exemplos

A tabela a seguir mostra quatro diferentes conjuntos de configurações para gerar registros de execução de teste. Na linha 2, a Cobertura é alterada de Mínima para Média. No linha 3, três outras modificações são feitas e, na linha 4, somente uma modificação é feita. Cada alteração resulta em um aumento no número de registros de execução de teste que são criados.

Tabela 1. Exemplos de Registros de Execução de Teste.
Exemplo Navegadores selecionados CPUs selecionadas S.O. selecionado Cobertura Inclusões & Exclusões Ponderação Resultado (TERs criados)
1 Firefox, IE Intel® i386, PowerPC Windows XP, SUSE Mínima Nenhuma Prioridade para Firefox, Intel, & Windows XP 2
2       Médio     4
3 Firefox, IE, Safari   Windows XP, SUSE, Mac OS X     Safari e Mac OS X prioridade 3. 9
4       Grande     18

Feedback