Executando Testes Manuais

Você pode executar um script de teste manual executando seu registro de execução de teste associado.
Antes de Iniciar
Executar um teste manual requer um caso de teste com um script de teste associado e um ou mais registros de execução de teste associados. Esses registros de execução de teste especificam os ambientes de execução para os casos de teste. Dessa forma, um caso de teste que é executado no navegador Firefox em uma máquina Windows® XP requer um registro de execução de teste diferente para executar em uma máquina SUSE Linux® ou para executar em um navegador da Web diferente.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa
Para executar um teste manual:
  1. Abra um caso de teste existente para o qual pelo menos um script de teste e pelo menos um registro de execução de teste já foi criado.
  2. Clique em Registros de Execução de Teste.
  3. Selecione os registros de execução de teste que deseja executar.
  4. Clique no ícone Executar (Executar).

    A janela Execução do Script é exibida e uma seta está presente à esquerda da primeira instrução.

  5. Percorra a execução, uma instrução por vez, designando uma avaliação a cada instrução após executá-la no aplicativo que estiver testando. A barra de ferramentas possui cinco avaliações de execução:
    • Aprovado (Passou)
    • Falha (Falhou)
    • Inconclusivo (Inconclusivo)
    • Bloqueado (Bloqueado)
    • Erro (Erro de execução)
    Nota: Para ver as opções para Bloqueado (Bloqueado) e Erro (Erro de execução), clique na seta próxima ao ícone Inconclusivo (Inconclusivo).
  6. Insira os resultados da execução da etapa no campo Resultados Reais. Para determinar se uma etapa foi bem-sucedida, compare os resultados reais com os resultados esperados.
  7. Inclua um comentário opcional em uma ou várias instruções:
    1. A partir da barra de ferramentas, clique no ícone Incluir/Editar Comentários (Adicionar comentário).
    2. Digite seu comentário no campo Gravar Comentários Clique em OK. O ícone Comentários (Comentário) é exibido dentro de cada instrução que possui um comentário.
      Nota: Se você deseja exibir todos os comentários em seqüência, clique no ícone Mostrar/Ocultar Coluna de Comentários (Mostrar/Ocultar Comentário) e escolha Mostrar comentários.
  8. Inclua um anexo opcional em uma ou em várias instruções. Por exemplo, você poderia criar uma captura de tela do aplicativo sob teste e anexá-la à instrução. Para anexar um arquivo em uma instrução:
    1. A partir da barra de ferramentas, clique no ícone Anexos (Adicionar anexo). A Visualização Anexos é exibida.
    2. Sob a seção Anexos de Resultado, navegue para o arquivo e clique em Abrir.
      Nota: Você pode ter vários anexos para cada etapa.
    3. Clique em OK. O ícone Anexo (Anexar) é exibido em cada instrução que tenha um anexo.
  9. Se você descobrir problemas com o aplicativo sob teste, envie um defeito:
    1. Na barra de ferramentas, clique no ícone Incluir Novos Defeitos (Incluir novo defeito). A Visualização Defeitos é exibida.
    2. Muitos dos campos são preenchidos com informações da execução do teste. Se necessário, edite o formulário Defeito e clique em Salvar. O ícone Defeito (Defeito) é exibido dentro de cada instrução que tenha um defeito.
  10. Para designar a mesma avaliação a todas as etapas após a etapa atual, clique no ícone Aplicar Tudo (Aplicar toda a avaliação), selecione uma avaliação no diálogo e clique em OK.
  11. Quando a execução de teste for concluída, clique em Fechar e mostrar resultados na parte superior da página para visualizar os resultados da execução.

    Se necessário, você pode modificar a avaliação e a distribuição de peso a partir dos resultados de execução. Após fazer uma edição, certifique-se de clicar em Salvar para salvar suas alterações.


Feedback