Por padrão, o Rational Quality Manager inclui as seguintes funções do usuário predefinidas:
Sua equipe pode criar novas funções conforme necessário. Por exemplo, você pode criar atribuições para as funções fora da organização de teste, como Gerente de desenvolvimento, Gerente de programa, Gerente de Produto, Engenheiro de experiência do usuário e assim por diante.
Ao instalar o produto pela primeira vez, todas as permissões são ativadas para todas as funções padrão. Sua equipe pode configurar as funções, para que determinadas atribuições sejam ativadas ou desativadas para cada função. Por exemplo, você pode desejar desativar a capacidade do Testador para salvar um plano de teste ou uma capacidade do Gerente de laboratório para executar um conjunto de testes.
Como as funções são configuráveis, cada equipe de teste pode customizar o produto de acordo com as suas necessidades e, como duas equipes não são iguais, há um conjunto de funções que será empregado para cada uma.
O seguinte diagrama mostra um fluxo de trabalho possível através do produto para uma equipe de teste consistindo de um gerente de teste, líder de teste, testador e gerente de laboratório. O diagrama é fornecido apenas como um exemplo. Sua equipe pode usar um conjunto de funções e um fluxo de trabalho diferentes.
Além disso, o diagrama implica que cada tarefa seja seguida sequencialmente, enquanto que, na realidade, a maioria das tarefas pode ser executada simultaneamente.