Gerando Novos Ambientes de Teste

Na seção Ambientes de Teste de um plano de teste você pode gerar novos ambientes de teste automaticamente e incluí-los no plano de teste. Também é possível incluir ambientes de teste existentes no plano.
Antes de Iniciar
Antes de gerar os ambientes de teste, é necessário definir a cobertura da sua plataforma. As plataformas selecionadas a serem cobertas são usadas como entrada para o assistente Gerar Ambientes de Teste.
Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa
Para gerar novos ambientes de teste em um plano de teste:
  1. Abra a seção Ambientes de Teste de um plano de teste.
  2. Clique na guia Ambiente de Teste.
  3. Clique no ícone Gerar Novos Ambientes de Teste (Gerar Novos Ambientes de Teste) para iniciar o assistente Gerar Ambientes de Teste.
  4. Selecione um ou vários atributos de ambiente a partir de cada coluna.

    O número de ambientes de teste criados depende do número de atributos selecionados, do nível de cobertura que você escolher e das Propriedades Avançadas (Inclusões, Exclusões e Ponderações) selecionadas.

    Nota: As Propriedades Avançadas podem não estar visíveis até você selecionar pelo menos dois atributos a partir de uma das colunas.
  5. Selecione o nível desejado de cobertura.

    Utilize essa configuração e a configuração de Propriedades Avançadas para ajustar com precisão os ambientes que serão gerados.

    • Escolha Mínima para assegurar que cada atributo selecionado seja coberto pelo menos uma vez, sem tentar cobrir combinações específicas de atributos. Por exemplo, se você selecionar um atributo a partir de três colunas, três ambientes serão criados, assegurando que cada atributo selecionado seja coberto pelo menos uma vez.
    • Escolha Média - interação em pares para assegurar que cada combinação de atributos em pares seja coberta pelo menos uma vez.
    • Escolha Grande - interação de três vias para assegurar que cada combinação de atributos de três vias seja coberta pelo menos uma vez.
    • Escolha Todas - todas as permutações para assegurar que todas as combinações de atributos sejam cobertas pelo menos uma vez.
    Nota: As opções de cobertura tornam-se disponíveis somente quando você inicia a seleção de atributos. Quanto maior a cobertura desejada, mais atributos e colunas você deve selecionar.
  6. Clique em Propriedades Avançadas para exibir uma janela com três guias: Inclusões, Exclusões e Ponderações.
    • Clique em Inclusões para especificar as combinações de atributo para incluir sempre, por exemplo, o navegador Internet Explorer 7.x em execução no Windows® XP.
    • Clique em Exclusões para especificar as combinações de atributo para excluir explicitamente, por exemplo, o navegador Safari em execução no Windows XP.
    • Clique em Ponderações para configurar o peso ou importância de cada atributo relativo aos outros valores para aquele atributo.

      Por exemplo, você pode designar um peso maior ao Windows XP do que ao SUSE Linux® para aumentar a probabilidade de que o Windows XP seja incluído na lista de ambientes de teste gerados.

      Para adicionar uma Inclusão ou Exclusão, clique no ícone Adicionar Inclusão/Adicionar Exclusão (Adicionar Inclusões/Adicionar Exclusões, selecione o atributo e clique emOK.

      Para ajustar a ponderação, mova a régua de controle.

  7. Clique em Próximo.

    O assistente cria uma visualização dos Ambientes de Testes Gerados.

  8. Se necessário, selecione qualquer ambiente de teste que deseja remover e clique em Concluir.

    O assistente gera os ambientes de teste de acordo com os critérios que você selecionou.

  9. Opcionalmente, decida como deseja agrupar os ambientes de teste gerados selecionando uma das opções na lista Agrupar Por.
  10. Clique em Salvar para salvar os ambientes de teste recém-gerados no plano de teste.

Feedback