RIDW contém três áreas físicas, todas definidas e residindo em um banco de dados:
Área de configuração: Esta área é identificada no modelo físico pelo esquema CONFIG. Ele contém e mantém as informações de configuração do armazém e serve como um ponto de referência para a auditoria e controle das atividades de extração, transformação e carregamento (ETL).
Armazém de dados operacionais: Esta área é identificada no modelo físico pelo esquema RIDWODS. Esta é a área onde os dados das diversas origens operacionais são integrados. O processo através do qual os dados aparecem e são armazenados nesta área é conhecido como processo ETL. Os dados residindo nesta área são manipulados e limpados para corresponder a um determinado nível de qualidade. O propósito da área é manter as informações pertinentes necessárias na análise. Não deve ser uma cópia da origem operacional. A área é implementada como um modelo relacional.
Data mart: Esta área é identificada no modelo físico pelo esquema RIDW. Os dados armazenados nesta área são derivados do armazém de dados operacional. Ele consiste de tabelas de fatos e dimensão, organizadas no formato de esquema estrela (tabelas de fatos cercadas por tabelas de dimensão). Uma tabela de fatos com dois tipos de colunas, uma medida e uma dimensão. Uma coluna de medida representa uma agregação como uma soma ou contagem. As colunas de dimensão são chaves estrangeiras apontando às tabelas de dimensão, que descrevem a medida.
RIDW possui um esquema aberto. Qualquer ferramenta de inteligência de negócios pode acessar o RIDW para gerar relatórios de negócios.