Um plano de teste no IBM® Rational Quality Manager inclui as seguintes seções predefinidas:
Cada seção inclui seu próprio editor. Algumas seções, como as seções de Objetivos de Negócio e Objeções de Teste, consistem em um editor de rich text para entrada de texto. Esses editores fornecem recursos de formatação comuns como suporte de tabela, suporte de fonte, marcadores e listas numeradas.
Outras seções de plano de teste, como as seções de Requisitos e Casos de Testes, fornecem links a esses artefatos de teste adicionais.
Ainda outras seções incluem tabelas que estabelecem e tomam medidas em relação a critérios como Critérios de Saída, Critérios de Entrada, Objetivos de Qualidade e Planejamentos de Teste.
É possível incluir suas próprias seções e remover seções que você não precisa utilizando o recurso Gerenciar Seções.
Um plano de teste é baseado em um modelo de plano de teste. Ao criar um novo plano de teste, você escolhe um modelo no qual baseá-lo. Você pode iniciar um novo plano de teste com um dos modelos padrão ou pode criar novos modelos. Também é possível designar quais modelos são o padrão.
Um modelo de plano de teste é uma coleta de seções de plano de teste. Você cria um modelo incluindo e removendo seções existentes ou criando novas seções. Se os nomes de seções não corresponderem ao que você está acostumado, crie novas seções e as inclua em um modelo.
Cada organização de teste pode projetar seus próprios modelos de teste. Essa flexibilidade torna o plano de teste apropriado tanto para equipes de teste ágeis quanto formais e para equipes que executam tipos diferentes de testes, como testes de regressão funcional, de desempenho, de verificação do sistema, de globalização, e assim por diante.
Categorias do plano de teste são utilizadas na seção de Resumo de um plano de teste.
É possível utilizar categorias do plano de teste para ajudá-lo a organizar seus planos de teste em grupos lógicos. Mais tarde, ao utilizar o recurso Todos os Planos de Teste para listar todos os seus planos de teste, você pode classificar a listagem utilizando as categorias.
Por padrão, duas categorias de plano de teste são fornecidas: Produto e Release. Você pode incluir seus próprios produtos na categoria de Produto e seus próprios números de Release. Você também pode criar suas próprias categorias, como Tipo de Teste, Componente ou Divisão.
Um item de trabalho é uma forma de manter controle das tarefas e dos problemas que sua equipe precisa endereçar. O status e número de itens de trabalho são indicadores do funcionamento de seu projeto. Pronto para uso, o Rational Quality Manager inclui os seguintes tipos de itens de trabalho:
Para designar uma seção de um plano de teste a um outro membro da equipe, clique em Item de Trabalho: Criar à direita da seção de plano de teste e especifique uma descrição de resumo, proprietário e data de conclusão do item de trabalho. Isso resulta na criação de um item de trabalho Qualidade da Tarefa.
A partir de um plano de teste você pode gerenciar outros artefatos de teste, como casos de teste e requisitos. No entanto, também é possível utilizar o produto sem um plano de teste. O tópico em relacionamentos de artefato de teste descreve os relacionamentos entre planos de teste e outros artefatos de teste, como casos de teste, requisitos, scripts de teste, palavras-chave, dados de teste, e assim por diante.
Aqui estão algumas das muitas tarefas que você pode executar com o plano de teste do Rational Quality Manager: