O Collaborative Application Lifecycle Management (C/ALM)
é implementado integrando produtos na tecnologia Jazz para conectar o trabalho dos analistas com as equipes de desenvolvimento e testes. As interações de produtos atuais incluem Rational Requirements Composer, Rational Team Concert,
e Rational Quality Manager. Os links entre produtos suportam rastreabilidade, navegação semelhante à da Web, revisão, comentários e acompanhamento do status através dos repositórios de projetos.
Essas integrações apóiam-se na Jazz Foundation
para fornecer uma abordagem comum a vinculação de artefatos, painéis, segurança e estruturas da interface com o usuário.
Cada produto baseado em Jazz estende a funcionalidade do Jazz
Team Server principal. Por exemplo, cada produto inclui extensões para tipos de dados adicionais e alterações na interface com o usuário.
As integrações C/ALM fornecem os seguintes recursos:
- Vínculo com artefatos existentes em repositório em produtos integrados; por exemplo, etapas de teste são vinculadas a itens de trabalho e requisitos.
- Passe o mouse sobre os links para rapidamente verificar o status do trabalho associado; por exemplo, testadores podem monitorar o status de um defeito que eles reportaram à equipe de desenvolvimento.
- E um viewlet para um console para relatar resultados de consulta de projetos associados; por exemplo, é possível exibir requisitos aos quais não foram designados planos de teste.
- Incluir comentários a qualquer artefato em um repositório integrado.
Membros de equipe podem usar integrações C/ALM para alcançar objetos de negócios no ciclo de vida do aplicativo, como mostrado na figura e exemplos a seguir:
Figura 1. Interações ALM Colaborativas Conectam Analistas, Desenvolvedores e Testadores
No
Rational Requirements
Composer:
- Os requisitos são implementados por planos de iteração no Rational Team Concert e validados por planos de teste no Rational Quality
Manager.
- Analistas e outros membros da equipe desenvolvem requisitos que direcionam itens de trabalho de desenvolvimento, planos de teste e etapas de teste.
No
Rational Team Concert:
- Os gerentes de projeto e gerentes de desenvolvimento usam planos de iteração para implementar requisitos do Rational Requirements
Composer no contexto de uma programação de desenvolvimento.
- Histórias do plano de iteração e outros itens de trabalho implementam requisitos individuais.
- Os desenvolvedores trabalham nos defeitos que são enviados pelos testadores como um resultado da execução de teste.
No
Rational Quality
Manager:
- A equipe de teste vincula requisitos a planos de teste e etapas de teste.
- Os testadores vinculam etapas de teste a itens de trabalho de desenvolvimento para acompanhar o progresso do desenvolvimento.
- Os testadores submetem defeitos no Rational Team Concert e verificam o status de um defeito ou uma compilação.