Introdução aos Diagramas de Processos de Negócios

A diagramação do processo de negócios é uma técnica flexível de definição de requisitos. Ao iniciar, é melhor utilizar a representação de processo mais simples. Comece com uma estrutura básica e com os elementos mais claramente identificáveis no processo. Com o desenvolvimento do diagrama, inclua detalhes.

Sua representação incorporará elementos de processos cujos comportamentos são projetados de acordo com as diretrizes do Business Process Modeling Notation (BPMN). Esses elementos, que são descritos em detalhes em Elementos do Processo de Negócios, ajudam a reconhecer as atividades no processo e a organizar seu diagrama. Este tópico descreve as etapas para iniciar um novo diagrama de processo de negócios. Ao obter experiência na diagramação de processos, você descobrirá outras abordagens criativas.

Para obter orientação no processo sobre a criação de diagramas de processos de negócios, selecione um elemento em um diagrama e clique em Ajuda > Orientador de Processos.

Escolhendo um Processo Finito

Comece com um objetivo claro. O diagrama de processos de negócios deve representar um processo finito, claramente ligado, mesmo que contenha subprocessos. Um processo complexo, como "Processando um pedido do cliente" pode ter muitos participantes e muitos subprocessos; um processo mais simples poderia ser "Consultar informações do cliente". Algumas diretrizes para diagramação incluem:
  • Para um processo complexo, planeje criar apenas um resumo. Represente os subprocessos com um único elemento de subprocesso; evite incluir muitos detalhes nesse momento.
  • Para processos menores e mais simples, crie detalhes conforme necessário, mas certifique-se de limitá-los às atividades que são executadas completamente no processo.

Utilizando Conjuntos e Faixas

São suportados dois tipos de processos: simples e de relações comerciais entre empresas.
  • Um processo Simples representa os processos internos em uma unidade organizacional ou uma entidade de negócios. O processo não inclui conjuntos de raias, no entanto, pode incluir várias raias para representar funções ou participantes internos no processo.
  • Um processo Business2Business representa processos globais que atravessam várias unidades organizacionais ou entidades de negócios. Esse processo é representado por vários conjuntos de raias. Os fluxos de mensagens conectam as atividades através dos conjuntos

Se o seu processo envolver vários participantes (como organizações, clientes ou sistemas diferentes), crie um processo de relações comerciais entre empresas e separe os participantes em conjuntos diferentes. Utilize um conjunto para representar cada participante que controla seus próprios processos. Por exemplo, um cliente é um conjunto e um vendedor é outro; cada um possui seus próprios processos, mas também precisam comunicar-se fora de suas organizações (através de conjuntos) quando é feito um pedido.

Em um processo simples ou um único conjunto em um processo de relações comerciais entre empresas, pode haver várias funções, cada uma das quais representada por uma faixa separada no diagrama. Por exemplo, atendimento ao cliente, faturamento e remessa possuem cada um sua própria faixa em um conjunto.

Identificando Atividades

Identifique as tarefas e os subprocessos incluídos no processo. Essas atividades são descrições de trabalho. A tarefa é uma atividade finita (atômica) que não pode ser subdividida em atividades menores. Um subprocesso representa uma coleta de tarefas que são tratadas como uma atividade nesse diagrama de processo. Coloque cada atividade no conjunto ou na faixa que representa o participante, a função ou o sistema que executa a atividade.

As atividades podem compartilhar objetos de dados, que são contêineres para dados. Conectar atividades a objetos de dados gera associações de dados, que são utilizadas para colocar ou recuperar dados de um objeto de dados.

Posicionando os Eventos de Início, Intermediários e de Finalização

Coloque os eventos de início e de finalização no conjunto e na faixa corretos, em relação às atividades iniciais e finais no processo. Inclua eventos intermediários que afetem as atividades no processo.

Incluindo Conectores de Fluxo e Gateways

À medida que se inclui conectores de fluxo no diagrama, a ferramenta designa um conector que seja apropriado para o contexto. Os conectores de fluxo de sequência conectam atividades em um processo simples ou em um conjunto em um processo de relações comerciais entre empresas. Os conectores de fluxo de mensagem conectam atividades através de dois conjuntos. À medida que se inclui um conector entre dois elementos, o editor do diagrama de processo de negócios determina o tipo de conector a ser utilizado com base na origem e no destino selecionados. As associações conectam anotações de texto a atividades e eventos. Um gateway controla a divergência e a convergência do fluxo de sequência; o gateway pode determinar a ramificação, a bifurcação, a mesclagem e a junção de caminhos.

Incluindo Grupos e Anotações

Organize as atividades relacionadas utilizando um artefato de grupo. Um artefato de grupo é um dispositivo que não afeta o fluxo do processo, mas é útil para entender o relacionamento ou a função de partes específicas do processo.

Inclua uma anotação de texto para esclarecer uma atividade ou um evento específico. Utilize um conector para associar a anotação a outros elementos.


Feedback