Executando Testes em Ordem Aleatória

Um planejamento que contém apenas grupos de usuários e testes executará cada teste em um grupo de usuários seqüencialmente. A inclusão de um seletor aleatório em um planejamento permite repetir vários testes em ordem aleatória, emulando assim as várias ações de usuários reais.

Sobre Esta Tarefa

Para incluir um seletor aleatório em um planejamento:

Procedimento

  1. No Navegador de Teste, navegue até o planejamento e dê um clique duplo nele. O planejamento é aberto.
  2. Clique no nome do elemento de planejamento que conterá o seletor aleatório e, em seguida, clique em Incluir > Seletor Aleatório.
  3. Na área Detalhes do Elemento de Planejamento, inclua o número de iterações para o loop.

    Pense em si mesmo como um "seletor aleatório". Você está com os olhos vendados e possui um balde com 10 bolas vermelhas e 10 bolas verdes. Você tem 50% de chance de pegar uma bola vermelha e 50% de chance de pegar uma bola verde. Você pega uma bola aleatoriamente — ela é vermelha. Em seguida, você substitui a bola no balde. Sempre que você pega uma bola, você tem 50% de chance de pegar uma bola vermelha. Como a bola é substituída depois de cada seleção, o balde sempre contém 10 bolas vermelhas e 10 bolas verdes. É até mesmo possível (mas improvável) que você sempre pegue uma bola vermelha.

  4. Configure o peso do seletor aleatório. O peso determina a probabilidade estatística de um elemento específico ser selecionado.
    1. Clique com o botão direito do mouse no seletor aleatório e clique em Incluir > Bloco Pesado.
    2. No campo Peso, digite um inteiro. Esse inteiro mostra a proporção relativa com que cada teste é executado.

    Suponha que um seletor aleatório contenha dois testes: Navegar e Fazer um Lance. Você designa a Navegar o peso 7 e Fazer um Lance o peso 3. Toda vez que o loop for processado, Navegar terá 70% de chance de ser selecionado e Fazer um Lance 30%.

    planejamento com dois scripts de diferentes valores

Exemplo

Quando um seletor contém muitos pesos diferentes, você pode determinar matematicamente a probabilidade de execução de um bloco. Para fazer isso, inclua os pesos e divida o peso de cada bloco por esse total.

Por exemplo, suponha que um seletor contenha seis blocos configurados para o seguinte peso:

O total dos pesos é: 1 + 1 + 2 + 5 + 5 + 9 = 23. Portanto, a probabilidade estatística de seleção é:
Peso de bloco Probabilidade de o bloco ser selecionado
1 (dois blocos) 1/23. = 0,0435 ou cerca de 4,35% (para cada bloco)
2 2/23 = 0,0870 ou cerca de 8,70%
5 (dois blocos) 5/23 = 0,2174, ou cerca de 21,74% (para cada bloco)
9 9/23 = 0,3913 ou cerca de 39,13%
Note que um peso maior aumenta a probabilidade, mas não a garantia, de que um bloco será executado. Pode ocorrer alguma variação. Por exemplo, se você executar um teste 23 vezes, não poderá prever que o primeiro e o segundo blocos serão executados exatamente uma vez, o terceiro bloco, exatamente duas vezes, o quarto e o quinto blocos, exatamente cinco vezes e o sexto bloco, exatamente nove vezes. Entretanto, quanto mais vezes os blocos forem executados, mais precisa será a previsão.

Feedback