Gravando um Teste de Serviço com o Cliente de Serviço Genérico

Você pode gravar um teste de serviço, fazendo uma série de chamadas com o cliente de serviço genérico. Quando você tiver feito as chamadas com sucesso, selecione os resultados na seção Histórico do cliente de serviço genérico para gerar um teste. Se você não tiver acesso a um cliente Java™ dedicado para as chamadas de serviço, o cliente de serviço genérico será a forma mais fácil para gerar as chamadas e gravar um teste.

Antes de Iniciar

Verifique se o Rational Agent Controller está em execução no computador local.

Se seu espaço de trabalho ainda não contiver um projeto de teste, o assistente de gravação de teste criará um. Se deseja gerar um teste em um projeto específico, verifique se o projeto existe antes de gravar o teste.

Se estiver testando um serviço da Web baseado no SOAP, certifique-se de que você tenha acesso a um arquivo Web Services Description Language (WSDL) válido. O assistente pode importar arquivos WSDL do espaço de trabalho, do sistema de arquivos, de um repositório remoto ou de uma URL. Assegure-se de que os arquivos WSDL utilizam a sintaxe apropriada para o ambiente de teste. O cliente de serviço genérico pode não funcionar com alguns arquivos Web Services Description Language (WSDL).

Se você estiver utilizando a autenticação Secure Sockets Layer (SSL), certifique-se de possuir todos os arquivos de chave necessários na área de trabalho.

Se estiver utilizando a segurança do SOAP ou anexos de arquivo, assegure-se de que tenha configurado o ambiente com as bibliotecas e os arquivos de configuração corretos.

Sobre Esta Tarefa

Para gravar um teste:

Procedimento

  1. Na perspectiva Teste, clique em Arquivo > Novo > Teste a partir de Gravação ou clique no botão da barra de ferramentas Novo Teste a partir de Gravação (botão Novo Teste a partir de Gravação).
  2. Selecione Criar Teste a partir de Nova Gravação e Gravação de serviço da Web com cliente de serviço genérico; em seguida, clique em Avançar.
  3. Selecione um projeto e, em seguida, em Nome do arquivo de teste, digite um nome para o teste. O nome que digitar servirá de base para os nomes de arquivos de gravação, de teste e de outros arquivos necessários. Você verá esses arquivos no Navegador padrão ou no Java Package Explorer com suas extensões distintas, mas verá apenas o nome simples (do teste) no Navegador de Teste.
  4. Clique em Avançar. Se essa for a primeira vez que você grava um teste de serviço da Web, leia o Aviso de Privacidade e, em seguida, selecione Aceitar e Concluir para prosseguir. O cliente de serviço genérico é aberto.
  5. Se seu serviço utilizar um protocolo de transporte ou de segurança que exija a substituição das configurações padrão, então clique na guia Transporte e crie um novo transporte ou configuração de segurança.
  6. Clique na guia Chamadas.
    • Selecione Incluir um Arquivo WSDL (Incluir um WSDL) para utilizar um arquivo WSDL do espaço de trabalho, para importar um WSDL ou para vincular-se a um arquivo WSDL remoto.
    • Selecione o arquivo Incluir um Terminal (Incluir um Terminal) para criar uma chamada para um serviço HTTP, JMS ou WebSphere MQ.
  7. Depois de criar a chamada, clique na seta Editar Chamada para alterar os detalhes da chamada, se necessário.
  8. Clique na seta Chamar para fazer a chamada de serviço. Se a chamada foi bem-sucedida, a resposta será exibida na seta Visualizar Resposta.
  9. Se deseja gravar um teste com várias chamadas, repita as etapas 6 a 9.
  10. Quando terminar de gravar, clique em Parar Gravação (botão Parar Gravação) . Uma janela de progresso é aberta enquanto o teste é gerado.

O que Fazer Depois

Alternativamente, é possível utilizar o cliente de serviço genérico para criar, editar e fazer as chamadas sem gravar. As respostas bem-sucedidas são incluídas na lista Histórico de Chamadas. Você pode selecionar as chamadas na lista Histórico de Chamadas e clicar em Gerar Conjunto de Testes (Gerar Conjunto de Testes) .

Feedback