Ao gravar um teste, execute uma seqüência de etapas que um usuário típico executaria. A partir da gravação, um teste é gerado refletindo exatamente tais interações. Ao executar esse teste, ele utilizará os mesmos dados utilizados durante a gravação. Para variar os dados do teste, utilize um datapool que contenha dados variáveis. No tempo de execução, esses dados são substituídos pelos dados no teste gravado.
Crie o datapool. Crie um datapool com três itens. A figura a seguir mostra um datapool chamado Procurar na IBM.
Registre um teste. Digite o endereço da Web www.ibm.com/us/, procure IBM Rational Performance Tester e pare a gravação. A figura a seguir mostra o texto que é gerado. Observe que a lista Datapools, à direita, está vazia. Isso ocorre porque o teste ainda não está associado a um datapool.
Associe o teste ao datapool. Para associar um teste a um datapool, clique no botão Incluir Datapool e selecione o datapool. A figura a seguir, que agora contém um datapool na lista Datapools, mostra o teste expandido. Os elementos do teste que têm segundo plano amarelo contêm dados que podem ser substituídos ou que já tenham sido substituídos (por um datapool ou correlação de dados, que não é discutido aqui).
Depois de ter associado o pedido à coluna de datapool, o IBM+Rational+Performance+Tester muda para segundo plano verde escuro para indicar que está em datapool, conforme mostrado na figura a seguir. Os itens que tiverem sido modificados aparecerão em itálico; o itálico será removido depois de salvar o teste.