Usando as Amostras do Rational Test Lab Manager

Além da administração normal do Build Forge, será necessário seguir essas instruções para fazer os projetos de automação para o Rational Performance Tester e o Rational Service Tester para SOA Quality usados com o Rational Test Lab Manager.

Antes de Iniciar

Todos os projetos e bibliotecas usam o arquivo de ambienteinstallrpt ou install-linux. Reveja cada variável neste campo e certifique-se de que faça sentido com os arquivos de resposta que você usa.

Sobre Esta Tarefa

Para usar as amostras do Rational Test Lab Manager

Procedimento

  1. Designe um servidor Build Forge para os arquivos de resposta, projetos de automação, etc. Nomeie esse servidor comoRPTFILESERVER e certifique-se de que ele possua acesso .get. Os scripts de automação procuram nesse servidor pelos arquivos de resposta do Installation Manager.
  2. Descompacte o arquivo install_dir\RPT-RST_RQMAdapter\rtlm_buildforge\RPT-RST_RTLM_Samples.zip e copie o diretório FILEROOT para o servidor RPTFILESERVER. Coloque os artefatos de automação no diretório rpt-response-dir, sob o diretório BF_ROOT.
  3. Para cada agente do Build Forge a ser usado, instale o Installation Manager no local im-install-dir. Essa automação não é fornecida nas amostras do Rational Performance Tester ou do Rational Service Tester para SOA Quality.
  4. Altere cada arquivo de resposta de instalação para apontar para:
    • Seu repositório remoto do Installation Manager, como repository location='http://mysite/repo', ou
    • O local das imagens de instalação, possivelmente na rede local, como repository location='\\localhost\linuxtemp\RPT_8.1\disk1'.
  5. Importe as amostras do Build Forge:
    1. Procure pelo comando bfimport.exe localizado na instalação do servidor do Build Forge.
    2. Copie todos os arquivos *.xml e import.bat a partir do RPT-RST_RTLM_Samples.zip extraído para o mesmo diretório do bfimport.exe.
    3. Execute import.bat
    4. Exclua os arquivos *.xml e import.bat.
    Todas as amostras estarão agora disponíveis por meio do console de gerenciamento do Build Forge.
  6. Configure um computador agente do Build Forge. Essa é a máquina na qual a automação ocorrerá. No Windows®, certifique-se de ter espaço em disco suficiente na unidade C: para manipular as instalações RPT. No Linux®, use o RPM para instalar o agente do Build Forge. Os scripts de automação requerem que o Installation Manager esteja instalado em um local específico, portanto, poderá ser necessário desinstalar antecipadamente o Installation Manager.
    1. Instale o agente do Build Forge.
    2. Crie um diretório para servir como o diretório-raiz do Build Forge, por exemplo, C:\Builds ou /bfroot.
    3. No servidor do Build Forge, configure uma autenticação do servidor que contenha as credenciais para efetuar logon neste agente.
    4. No servidor do Build Forge, configure e teste a conexão com o servidor.
    5. Instale o Installation Manager no diretório especificado pelo im-install-dir, por exemplo: C:\Program Files\InstallationManager\eclipse.
    6. Siga as instruções no documento do Build Forge sobre a configuração do agente do Linux, especialmente se o seu sistema usar pam.d.
  7. Configure um agente de servidor de origem do Build Forge. Os scripts de automação usam o ambiente installrpt no Windows e installrpt-linux no Linux. Reveja as variáveis definidas nesses ambientes e configure como apropriado para suas necessidades de automação. Consulte o Variáveis para Arquivos de Ambiente installrpt para obter informações de referência sobre cada variável.

O que Fazer Depois

Determine qual projeto de amostra será executado no agente do Build Forge. Modifique as variáveis usadas pelo projeto apropriadamente e execute o projeto por meio das funções de gerenciamento de laboratório do Rational Quality Manager. Consulte o centro de informações do Build Forge para obter informações sobre os scripts de execução nos recursos de laboratório remotos.

Feedback