Gravando um Teste de Serviço Utilizando um Proxy HTTP

É possível gravar testes para serviços baseados em SOAP ou serviços XML simples executando um programa cliente por meio de um proxy HTTP dedicado. Para gravar o teste, o proxy intercepta as chamadas de serviço e os retornos de mensagem entre o cliente e o serviço. Essa intercepção pode causar problemas de autenticação, pois o cliente se comunica com o proxy de gravação, e não com o servidor real.

Antes de Iniciar

Verifique se o Rational Agent Controller está em execução no computador local.

Se seu espaço de trabalho ainda não contiver um projeto de teste, o assistente de gravação de teste criará um. Se quiser gerar um teste em um projeto específico, verifique se o projeto está disponível antes de gravar o teste.

Se estiver testando um serviço da Web baseado no SOAP, certifique-se de que você tenha acesso a um arquivo Web Services Description Language (WSDL) válido. O assistente pode importar arquivos WSDL do espaço de trabalho, do sistema de arquivos, de um repositório remoto ou de uma URL. Assegure-se de que os arquivos WSDL utilizam a sintaxe apropriada para o ambiente de teste. O cliente de serviço genérico pode não funcionar com alguns arquivos WSDL.

Se estiver usando Secure Sockets Layer (SSL) para autenticar a comunicação com o servidor, você deverá configurar o cliente para aceitar o certificado que o proxy gravador gera no lugar do certificado a partir do servidor real.

Se estiver utilizando a segurança do SOAP ou anexos de arquivo, assegure-se de que tenha configurado o ambiente com as bibliotecas e os arquivos de configuração corretos. Consulte o Configurando o Ambiente para Segurança do SOAP para obter informações adicionais.

Por padrão, o proxy de gravação utiliza a porta 1080. Você pode alterar o número da porta no assistente se essa porta já estiver em uso ou se um firewall ou proxy corporativo já utilizar essa porta.

Sobre Esta Tarefa

Para gravar um teste:

Procedimento

  1. Na perspectiva Teste, clique em Arquivo > Novo > Teste a partir de Gravação, ou clique em botão Novo Teste a partir de Gravação.
  2. Selecione Criar Teste a partir de Nova Gravação e Gravação de serviço da Web ou XML utilizando o cliente existente (proxy HTTP); em seguida, clique em Avançar.
  3. Selecione um projeto e, em seguida, em Nome do arquivo de teste, digite um nome para o teste. O nome que digitar servirá de base para os nomes de arquivos de gravação, de teste e de outros arquivos necessários. Você pode visualizar esses arquivos no Navegador Padrão ou no Java Package Explorer com seus sufixos distintos, mas visualizará apenas o nome simples (do teste) no Navegador de Teste.
  4. Clique em Avançar.
  5. Especifique quaisquer arquivos WSDL ou XML Schema Definition (XSD) que possam ser usados para a criação de conteúdo do teste:
    1. Se você estiver gravando um serviço da Web baseado em SOAP, clique em Incluir para selecionar ou importar os arquivos WSDL dos serviços da Web para testar. Se estiver testando um serviço XML simples por meio de HTTP, sem o SOAP, o arquivo WSDL não será necessário.
    2. Se um XSD estiver disponível, clique em Incluir para selecionar ou importar os arquivos XSD que definem o conteúdo XML dos serviços para testar.
  6. Clique em Avançar.
  7. Especifique a Porta que o serviço usa e o valor Tempo Limite em segundos. O gravador utiliza seu próprio proxy para gravar chamadas e retornos de mensagens. Entretanto, se você já estiver usando um proxy, como um firewall corporativo, para acessar o serviço, ou se você precisar transformar mensagens de entrada ou de saída com o código customizado, clique em Configurações Avançadas e conclua estas etapas:
    1. Para um proxy HTTP existente, digite o endereço IP ou o nome do host em Proxy HTTP e especifique um valor em Porta. Se alguns hosts precisarem ignorar o proxy, então digite os nomes desses hosts em Nenhum Proxy HTTP para. Use uma vírgula para separar vários nomes de hosts.
    2. Para um proxy HTTPS existente, digite o endereço IP ou o nome do host em Proxy HTTPS e especifique um valor em Porta. Se alguns hosts precisarem ignorar o proxy, digite os nomes desses hosts em Nenhum Proxy HTTPS para. Use uma vírgula para separar vários nomes de hosts.
    3. Se você precisar transformar mensagens de entrada ou de saída com seu próprio código Java, clique em Navegar para especificar uma classe Java em sua área de trabalho. Essa opção é para casos específicos em que mensagens devem ser transformadas ou compactadas por meio de um método de processamento que pode ser definido em uma classe Java.
  8. Clique em Avançar.
  9. Se você não tiver acesso ao arquivo keystore de certificado do servidor, poderá informar ao proxy do gravador para fornecer seu próprio certificado. Para fazer isso, selecione Autenticar com o certificado proxy. Essa ação faz o proxy gravador tentar se identificar com seu próprio certificado; portanto, você deve configurar o aplicativo cliente para confiar no certificado do proxy gravador usando um dos seguintes métodos.
    Dica: Se você não estiver usando SSL, selecione Autenticar com Certificado do Proxy e ignore esta página.
    • Se o aplicativo cliente usar um arquivo de armazenamento confiável, especifique como você quer que o gravador de proxy se autentique com o aplicativo cliente: Selecione Incluir certificado do proxy no armazenamento confiável do cliente, clique em Navegar para especificar o arquivo de armazenamento confiável e digite a senha.
    • Se não houver nenhum arquivo de armazenamento confiável, use as preferências, os comandos ou as opções que o aplicativo cliente fornece para especificar um servidor confiável.
  10. Se você tiver acesso ao arquivo keystore do certificado do servidor, se o serviço requerer autenticação dupla ou se o serviço oferecer vários terminais que requerem sua própria configuração SSL, desmarque a caixa de opção Autenticar com certificado do proxy e use a tabela para associar uma configuração SSL a cada porta e nome de host de terminal:
    1. Para cada porta e nome de host de terminal, selecione uma configuração SSL existente e clique em Editar Configuração ou clique em Nova Configuração para criar uma configuração SSL. Essa ação abre a janela Propriedades de SSL.
    2. Para a configuração SSL atual, selecione ou desmarque a caixa de opção Autenticar com certificado do servidor conforme descrito na etapa 9.
    3. Se você desejar que o servidor autentique o cliente, selecione Usar o certificado do cliente, clique em Procurar para especificar o arquivo keystore do certificado do cliente e, se o keystore estiver criptografado, digite a senha.
    4. Clique em OK.
  11. Clique em Avançar. Se essa for a primeira vez que você grava um teste de serviço da Web, leia o Aviso de Privacidade e, em seguida, selecione Aceitar e Concluir para prosseguir.
  12. Execute o aplicativo cliente manualmente e use-o para enviar as chamadas de serviço para o serviço e para receber os retornos de mensagem a partir do serviço. Todas as chamadas de serviço e retornos de mensagem que passarem pelo proxy de gravação serão gravadas.
  13. Após você concluir a gravação das chamadas de serviço e a mensagem retornar para teste, clique em Pararícone Parar na visualização Controle do Gravador. Uma janela de progresso é aberta enquanto o teste é gerado.

Feedback