Ativando um Teste para Utilizar um Datapool

Antes de um teste poder utilizar dados variáveis a partir de um datapool, será necessário atualizar o teste para incluir uma referência a esse datapool.

Sobre Esta Tarefa

Para permitir que um teste utilize um datapool:

Procedimento

  1. No Navegador de Teste, navegue até o teste e dê um clique duplo nele. O teste é aberto.
  2. Clique com o botão direito do mouse no nome do teste e clique em Incluir > Datapool. A janela Importar Datapool se abre, listando os datapools disponíveis ao teste. Se um teste já estiver utilizando um datapool, ele não aparecerá na lista.
  3. Na lista Recursos Correspondentes, clique no nome do recurso que seu teste utilizará.
  4. Selecione modo Aberto para o datapool. Esse modo determina a visualização que os usuários virtuais terão do datapool.
    Opção Descrição
    Compartilhado (por máquina) (padrão)

    Os usuários virtuais de cada computador valem-se de uma visualização compartilhada do datapool, com as linhas do datapool partilhadas entre eles coletivamente, em ordem seqüencial, numa base ""primeiro a chegar, primeiro a ser atendido"".

    Com essa opção, é provável que os usuários virtuais ou iterações de loop utilizarão dados de linhas diferentes e que o servidor exibirá dados variáveis. Não é possível prever a ordem exata de acesso à linha entre todos os usuários virtuais ou iterações, uma vez que essa depende da ordem de execução do teste e da duração deste em cada computador.

    Privado

    Cada usuário virtual vale-se de uma visualização privada do datapool, com linhas do datapool partilhadas para cada um deles em ordem seqüencial.

    Essa opção garante que cada usuário virtual obtenha os mesmos dados do datapool na mesma ordem. No entanto, como cada usuário inicia com a primeira linha do datapool e acessa as linhas em ordem, diferentes usuários virtuais utilizarão a mesma linha. A próxima linha do datapool será utilizada apenas se você incluir o teste que está utilizando o datapool em um loop de planejamento com mais de uma iteração.

    Segmentado (por máquina)

    Os usuários virtuais em cada computador valem-se de uma visualização segmentada do datapool, com dados coletivamente partilhados entre eles a partir dos segmentos, em ordem seqüencial, numa base ""primeiro a chegar, primeiro a ser atendido"". O processamento dos segmentos baseia-se em como um planejamento partilha usuários virtuais entre computados. Por exemplo, se um planejamento designar 25% dos usuários ao grupo 1 e 75% ao grupo 2, e atribuir tais grupos aos computadores 1 e 2, a visualização do computador 1 consistirá nos primeiros 25% de linhas do datapool e a do computador 2, nos 75% de linhas restantes.

    Essa opção evita que os usuários virtuais selecionem valores duplicados (por exemplo, IDs de contas). Se você desativar o retorno, nenhuma linha poderá ser utilizada mais de uma vez.

  5. Selecione o Modo de acesso para o datapool:
    • Seqüencial: As linhas do datapool são acessadas na ordem em que são armazenadas fisicamente no arquivo de datapool, começando com a primeira linha e terminando com a última.
    • Aleatória: As linhas no datapool são acessadas em qualquer ordem e qualquer linha fornecida pode ser acessada várias vezes ou não. Cada linha possui uma chance igual de ser selecionada a cada vez.
    • Embaralhada: Antes de cada acesso ao datapool, a ordem das linhas é alterada, e é obtida uma seqüência diferente. As linhas são acessadas aleatoriamente, mas todas as linhas deverão ser selecionadas uma vez antes que uma linha seja selecionada novamente.
  6. Selecione se o teste reutilizará dados quando atingir o fim do datapool.

    Por padrão, quando um teste atingir o fim de um datapool ou segmento de datapool, ele reutilizará os dados do início. Para forçar um teste a parar no final do datapool ou segmento, limpe a caixa de opções ao lado de Retornar quando a última linha for alcançada. Forçar uma parada pode ser útil se, por exemplo, um datapool contiver 15 registros, você executar um teste com 20 usuários virtuais e não quiser que os últimos cinco usuários reutilizem as informações. Embora o teste seja tenha sido marcado com Falha em razão da parada forçada, os dados de desempenho no teste ainda serão válidos. Entretanto, se não importar para seu aplicativo se os dados forem reutilizados, o padrão de retorno será mais conveniente. Com o retorno, você não precisa assegurar que seu datapool seja grande o suficiente quando alterar a carga de trabalho incluindo mais usuários ou aumentando a a contagem de iteração em um loop.

  7. Selecione se o teste fará os dados no registro de datapool permanente para cada usuário virtual.

    Por padrão, é recuperada uma linha do datapool para cada execução de teste e os dados na linha do datapool ficam disponíveis apenas durante o teste. Selecione Buscar Apenas uma Vez por Usuário para especificar que todo acesso ao datapool de qualquer teste em execução por um usuário virtual em particular sempre retornará a mesma linha.

    Para ilustrar como essas opções afetam as linhas retornadas, suponha que um teste contenha um loop que acessa um datapool. O loop tem 2 iterações. A tabela a seguir mostra a linha acessada em cada iteração:
    Opção de datapool Iteração 1 Iteração 2
    Seqüencial e Privado linha 1 linha 2
    Compartilhada e Embaralhada linha x linha y
    Buscar somente uma vez por usuário linha x linha x
  8. Clique em Selecionar. Uma referência ao datapool é incluída no teste e a área Detalhes do Elemento de Teste é atualizada com as informações do datapool.
  9. Salve o teste.

O que Fazer Depois

Agora que você criou uma referência entre o teste e o datapool, a próxima etapa é associar um valor no teste com uma coluna no datapool, conforme discutido em Associando um valor de teste com uma coluna do datapool.

Feedback