Incluindo Lógica Condicional

É possível inserir a lógica IF-THEN nas partes de um teste para fazer com que essas partes sejam executadas se uma condição específica for encontrada.

Antes de Iniciar

Um bloco condicional pode executar partes de um teste, dependendo do valor de uma referência ou de uma referência de campo. A referência ou a referência de campo deve existir no teste e preceder o bloco condicional. Se a referência ou a referência de campo que o bloco condicional usa para entrada não existir, crie a referência conforme explicado em Criando uma Referência ou uma Referência de Campo.

O teste pode já conter os elementos de teste que devem ser executados. Se o teste não contiver os elementos para ser executado, selecione os pedidos na etapa 2 do procedimento e clique em Inserir. As instruções a seguir explicam como incluir um bloco condicional contendo tais pedidos.

Por outro lado, é possível criar um bloco condicional vazio no final do item selecionado (teste ou pedido). Clique no objeto e em Incluir.

Procedimento

  1. No Navegador de Teste, navegue até o teste e dê um clique duplo nele. O teste é aberto.
  2. Clique em uma página ou em um pedido de página. O bloco condicional é inserido antes do item selecionado. Ao concluir a etapa 5, é possível mover os itens selecionados para o boco.
  3. Pressione Shift ou Ctrl ao clicar para selecionar várias páginas ou pedidos para serem movidos para o bloco. Na etapa 6, se incluir um bloco Else, é possível selecionar um ou mais desses itens para serem movidos para a ramificação Else.
  4. Clique com o botão direito do mouse no item e selecione Inserir > Condição (IF). É perguntado a você: Gostaria de mover os objetos selecionados para o novo IF?
  5. Clique em Sim ou em Não. O bloco If é inserido no teste. Se você clicar em Sim, conforme mostrado no exemplo, os itens que você selecionou serão movidos para If na área Conteúdo do Teste. O exemplo a seguir mostra um bloco If com um teste de HTTP.
    itens de teste copiados na instrução if
  6. Para incluir um bloco Else:
    1. Na área Conteúdo do Teste, em If, selecione os itens a serem movidos para o bloco Else. Pressione Shift ou Ctrl ao clicar para selecionar vários itens.
    2. Clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir > Condição (IF) - Bloco ELSE. É perguntado a você: Gostaria de mover os objetos selecionados para o novo ELSE?
    3. Clique em Sim ou em Não. O bloco Else é inserido no teste. Se você clicar em Sim, conforme mostrado no exemplo, os itens que você selecionou serão movidos para Else na área Conteúdo do Teste no campo Else na área Detalhes do Elemento de Teste. O exemplo a seguir mostra um bloco If-Then-Else com um teste de HTTP.
      itens de teste copiados na instrução else
  7. Na área Detalhes do Elemento de Teste, em Condição, inclua condições:
    1. Próximo do campo Primeiro Operando, clique em Origem de Dados e, em seguida, selecione uma origem de dados para ser comparada com a cadeia no campo Segundo Operando ou digite um valor no campo Primeiro Operando.
    2. No campo Operador, indique a base de comparação dos dois operandos. Observe que os dois operandos são cadeias.
    3. Próximo do campo Segundo Operando, clique em Origem de Dados e selecione uma origem de dados para ser comparada com Primeiro Operando ou digite um valor no campo Segundo Operando. Quando os padrões são utilizados (ambos os campos operando definidos como verdadeiro e o campo Operador definido como Igual), o bloco é sempre processado.
  8. Na área Detalhes do Elemento de Teste, em Opções, escolha o tipo de comparação desejado selecionando ou limpando as caixas de opções.

Feedback