Criando Código Java Customizado

O código customizado utiliza referências no teste como entrada e retorna valores modificados ao teste. Utilize a interface ICustomCode2 para criar seu código customizado e a interface ITestExecutionServices para estender a execução do teste. Essas interfaces estão contidas no pacote com.ibm.rational.test.lt.kernel.services.

Sobre Esta Tarefa

Nota: Ao utilizar a interface ITestExecutionServices no código customizado para reportar resultados do teste, os resultados do código customizado serão exibidos no log de teste. Se você registra vereditos de pontos de verificação, eles são refletidos no veredito geral do planejamento.

Os valores de entrada do código customizado estão localizados em referências ou em referências de campo. Essas referências devem ser incluídas nos testes. Nos testes, as referências devem preceder o código que elas afetam. Verifique se o teste contém as referências necessárias para entradas personalizadas em seu código. Para obter detalhes sobre como criar referências e referências de campo, consulte Criando uma Referência ou uma Referência de Campo.

Se o código customizado utilizar arquivos JAR externos, provavelmente você precisará alterar o caminho de construção Java : consulte a página Caminho de Construção Java. Em alguns casos, é possível impedir a alteração do caminho de construção manualmente, executando o teste antes de incluir nele o caminho personalizado. A primeira vez que um teste é executado, as classes e bibliotecas necessárias para compilação são incluídas no caminho de construção. Por exemplo, você poderá importar as classes TPTP (Test and Performance Tools Platform) necessárias para criar eventos customizados no log de teste se o teste, no qual você incluiu o código customizado, tiver sido executado anteriormente. Entretanto, se o teste nunca tiver sido executado, ocorrerão erros de importação, visto que as classes não são nomeadas no caminho de construção para o projeto enquanto o teste não é executado.

Se o código utilizar recursos externos, por exemplo, um banco de dados SQL ou um produto que gerencie relacionamentos de cliente, o código customizado precisará ser configurado para funcionar em cada computador no qual o teste é executado.

O código customizado reside na pasta src do projeto que contém o teste que chama o código. Por padrão, o código customizado está localizado em um pacote chamado teste dentro dessa pasta.

O exemplo a seguir mostra a visualização Navegador padrão de duas classes de código personalizado. (O Navegador de Teste não exibe os arquivos de origem Java.)

visualização Navegador com classes ReplaceCC.java e VerifyUserID.java

Quando você inclui as classes de código customizado ReplaceCC.java e VerifyYUserID.java no teste e um valor é retornado ao teste, Substituir lista essas duas classes.

O pacote de teste também contém o código Java gerado para testes no projeto.

Você pode colocar o código customizado em um pacote diferente (por exemplo, custom). Separe código personalizado de código gerado, especificamente se você utilizar um sistema de controle de origem. Para obter informações sobre controle de origem e código personalizado, consulte Colocando os Recursos de Teste sob o Controle de Origem.

Procedimento

Para incluir código personalizado:

  1. Abra o teste e selecione um elemento de teste.
  2. Clique em Incluir ou em Inserir e selecione Código Customizado. Incluir anexa o código personalizado ao final do elemento de teste selecionado. Inserir inclui o código personalizado acima do elemento de teste selecionado.

    janela Detalhes do Elemento de Teste
    Nota: Após a inclusão ou inserção de código customizado, a visualização Problemas exibirá um erro indicando que o novo elemento de código customizado não tem nenhum arquivo Java. Essa mensagem de erro permanece até você clicar em Visualizar Código ou em Gerar Código para lembrá-lo que o elemento de teste de código customizado ainda não está associado a nenhum código Java.
  3. Examine o campo Nome da Classe e conclua uma das etapas a seguir.
    • Se o código que você deseja chamar já existir, altere o nome de classe para corresponder a seu nome. Clique em Visualizar Código para abrir o código no editor Java.
    • Se o código não existir, altere o nome da classe para descrever o propósito do código. Clique em Gerar Código para gerar uma classe de modelo para registrar os resultados e abri-la no editor Java. Se houver uma classe com esse nome, você será alertado de que ela será sobrescrita.
  4. No campo Argumentos, clique em Incluir.
  5. Na janela Código Customizado, selecione todas as entradas que o código precisa. A janela Código Customizado lista todos os valores do teste os quais podem ser utilizados como entradas para o código (referências ou referências de campo no teste que precedem o código).
  6. Clique em OK. A janela é fechada, as referências selecionadas são incluídas no campo Argumentos .
  7. No teste, após o código personalizado, localize um valor que o código retorna para o teste.
  8. Realce o valor.
  9. Clique com o botão direito do mouse no valor destacado, clique em Substituir e selecione o nome da classe de seu código customizado. As classes de código personalizado que você incluiu são listadas. Depois de ter feito sua seleção, o valor a ser retornado para o teste é realçado na cor laranja e a tabela Utilizada por é atualizada com essas informações.

O que Fazer Depois

Nota: O código customizado não é exibido na visualização Navegador de Teste. Abra a visualização Package Explorer e utilize as ferramentas Java para identificar o código customizado incluído.

Feedback